You are on page 1of 12

Os ossos do Corpo Humano

Projecto de:
Rodrigo Candido Dias Stephano Rogerio Rosa

O esqueleto humano

O esqueleto humano formado por 206 ossos, Tem a funo principal de sustentar e dar forma ao corpo, mas tambm a de proteger determinados rgos, como, por exemplo, o crebro, que protegido pelo crnio, e tambm os pulmes e o corao, que so protegidos pelas costelas. Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho. O maior deles o fmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido mdio. nos ossos que se prendem os msculos esquelticos, por intermdio dos tendes. O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na plvis, cujo formato favorece a sada de um beb do ventre da me. Fazem parte tambm do esqueleto humano, alm dos ossos, os tendes, os ligamentos e as cartilagens.

O que so as articulaes?
Uma articulao uma unio entre dois ossos. H articulaes fixas e articulaes mveis. As articulaes fixas como as dos ossos do crnio no deixam mover os ossos que unem. As articulaes mveis como as do joelho permitem que se movam os ossos que unem.

Os ossos da cabea
Os ossos da cabea formam o crnio e a face. O crnio formado por diversos ossos que protegem o crebro. A face constituda por catorze ossos. Na face esto os maxilares. Por sua vez, nos maxilares encontram-se os dentes.

Os ossos do tronco
Os ossos do tronco so formados pelos ossos da coluna vertebral e da caixa torcica. A coluna vertebral constituda por trinta e trs ossos curtos, chamados vrtebras. As vrtebras protegem a espinal medula, que um rgo muito delicado e muito importante para o nosso corpo, porque comanda a respirao, os batimentos do corao e outras funes vitais. A caixa torcica formada pelas costelas, pelo esterno, pelas omoplatas e pelas clavculas. Estes ossos, em conjunto, protegem o corao e os pulmes.

A coluna vertebral
A coluna vertebral permite-nos realizar uma grande variedade de movimentos. formada por vrtebras, que so ossos curtos unidos entre si por pequenas articulaes chamadas discos.

Os ossos dos membros


Os ossos dos membros so constitudos pelos ossos dos braos, mos, pernas e ps. O brao formado pelo cbito e pelo rdio. A perna composta pelo fmur, pela tbia e pelo pernio. O fmur o osso mais comprido do nosso esqueleto. As mos e os ps so constitudos por pequenos ossos, as falanges, que correspondem a cerca de metade dos ossos do nosso corpo. Nos membros, os ossos unem-se uns aos outros atravs de importantes articulaes: ombro, cotovelo, pulso, anca, joelho e tornozelo.

A Postura correcta
Para cuidar da sade dos nossos ossos muito importante que adoptemos uma postura correcta quando nos sentamos ou caminhamos. Por isso: No te inclines para a frente quando ests a escrever ou a ler. No estejas sentado com as costas torcidas para um lado. No inclines as costas nem a cabea, quando andas.

Alguns pormenores sobre o esqueleto


Temos 12 pares de Costelas. A coluna vertebral constituda por muitos ossos pequenos. A maior articulao o joelho. H 26 ossos no p. O maior osso do corpo o fmur. A bacia formada por dois ossos grandes e achatados. O nariz no feito de osso, mas de uma substncia chamada cartilagem. Se observarmos um esqueleto s se v um buraco no stio do nariz, no h nenhum osso.

O tornozelo uma articulao. constitudo por ossos do p e pelas extremidades dos ossos da perna, a tbia e o pernio. H doze pares de costelas. Ento todas ligadas a uma fila de ossos nas costas, a coluna vertebral. Vista de lado, a coluna vertebral curva, como a letra s. ela que nos mantm direitos.

Ossos protectores
Os rgos so muito delicados e alguns dos nossos ossos protegem-nos das pancadas. O crnio forma uma caixa protectora que contm o crebro. As costelas e o esterno formam outra caixa para guardar os pulmes e o corao. Os ossos so duros e rijos por fora e tm por dentro uma substncia esponjosa.

Ossos e mais ossos


Ns temos 206 ossos no corpo mais de metade encontramse nas mos e nos ps. H muitos tipos de ossos e todos tm formas diferentes:

Ossos compridos: o fmur, mero e as costelas. Ossos planos: o crnio e a omoplata. Ossos curtos, como os dedos e as vrtebras, e alguns arredondados, como a rtula, que se encontra no joelho. medida que crescemos, os ossos aumentam de tamanho. Desde que nascemos e at aos 25 anos, o nosso corpo cresce. Os ossos alongam, tornando-se mais altos e maiores. O crnio formado por vrios ossos unidos entre si. Estes formam uma caixa forte e resistente que protege o crebro. Na parte de trs do crnio sai a coluna vertebral.

You might also like