You are on page 1of 32

ALUNOS: Alex Costa Ana Karolyne Brando Joo Paulo Soares Laila Chaves Louirene Leal Maria Joaquina

Maria do Rosrio Valria Karine

Obesidade - definida como o acmulo excessivo de gordura corporal.


Desbalano entre as calorias ingeridas sob a forma de alimentos e as gastas pelo indivduo para o organismo funcionar.

Pr-Industrial

Obesidade = riqueza/sade

Sociedade Industrial

Obesidade = doena

A obesidade classificada pela Organizao Mundial de Sade como uma epidemia global.

Nmero de pessoas com excesso de peso ultrapassou o de desnutridos 1 bilho e 200 milhes em todo o mundo. Crescimento alarmante no nmero de obesos. O Brasil um bom exemplo 1 em cada 3 brasileiros j esto com o peso acima do considerado normal.

Mundo : 1 bilho de pessoas em


sobrepeso e 300 milhes obesos

EUA: - Obesidade:

da populao adulta; das crianas e adolescentes; Causa: 300 mil mortes/ano.

1/ 3

Brasil: 40% da populao sobrepeso;


: 80 mil mortes/ano.

Causa

Excesso de peso: At 20% acima do normal; Obesidade: Maior que 20% do normal; Peso normal: Peso corpreo associado a menores taxas de morbidade e mortalidade (comparando altura/peso/idade/sexo).

ndice de Massa Corprea (IMC):


peso (kg) altura2 (m2)

Prof. Maurcio Moraes

Na hipertrofia, os adipcitos aumentam de volume; Na hiperplasia, o nmero total de adipcitos aumenta; Os obesos possuem em geral, os adipcitos 50% maior e 3 vezes mais adipcitos do que os no obesos;

Assim, a principal diferena de massa de tecido adiposo dada pelo nmero de adipcitos.

Pai + Me obesos = 80 % Pai ou Me obeso = 50 % Ambos peso adequado = 15 % Dietas ricas em gorduras Dietas de lancherias Dietas da moda

Baixo nvel de AF fator de risco para o de peso; Nvel de sedentarismo mais alto em pessoas obesas; A AF regular altera a composio corporal; Nveis altos de AF a atividade do SNS e da TMB; A AF regular contribui para a e manuteno do peso.

Comer em breve perodo de tempo um quantidade exagerada de alimentos (comer rpido); Sentimento de falta de controle sobre os episdios;

Comer grandes quantidades de comida sem estar com fome; No est associado a comportamento compensatrio (uso de medicamentos, exerccio fsico, vmito induzido, jejuns).

Alteraes metablicas DM; Doena vescula biliar; HAS; Doenas CV; Algumas formas de cncer. Aumento massa gorda Osteoartrite; Apnia do sono; Estigmatizao.

Bactrias; Estilo de vida; (Sedentarismo)* Gentica; (Sndrome de PraderWilli, Sndrome de Bardet-Biedl, sndrome de MOMO e mutaes dos receptores de leptina e melanocortina) Doenas; ( hipotiroidismo Sndrome de Cushing e deficincia do hormnio do crescimento).

- Neoplasias:

a. Na mulher: cncer de endomtrio ( 5,4 vezes ), vescula biliar ( 3,6 vezes ), colo uterino ( 2,4 vezes ), mama ( 1,5 vezes ); b. No homem: cncer colorretal ( 1,7 vezes ), prstata ( 1,3 vezes ).

- Problemas reprodutivos;
- Problemas digestivos refluxo gastroesofgico (esofagite), clculos biliares, esteatose heptica;
- Problemas psico-socio-econmicos.

-DIETA; -TERAPIA COMPORTAMENTAL; -EXERCCIOS;

-DROGAS Anorexgenos, Catecolaminrgicos, Serotoninrgicos, Termognicos (efedrina, cafena, aminofilina), Inibidores da absoro de gorduras (Orlistat); -CIRURGIA.

Motivao e preparao do paciente; Metas Teraputicas; Plano Teraputico Componentes nutricionais, farmacolgicos e de apoio emocional (Eq. Multidisciplinar); Dietas; Atividade Fsica; Mudanas Comportamentais; Cirurgia.

As necessidades nutricionais no so iguais para todos, dependendo das caractersticas fsicas e da atividade de cada indivduo; No deixe de comer para trabalhar. Esta uma regra bsica e muitas vezes esquecida; O ideal realizar de 5 a 6 refeies/dia, com alimentos variados e saudveis.

No almoo, coma uma refeio variada. D preferncia ao peixe e aos vegetais e evite as frituras; O que se bebe tambm conta para uma boa alimentao. Beba gua durante todo o dia o corpo humano necessita de cerca de 1,5 a 2 litros de gua por dia (cerca de 8 a 10 copos).

No coma para encher a barriga. Coma at o ponto em que se sinta satisfeito; Uma dieta equilibrada contm protenas, vitaminas, lipdios, hidratos de carbono, sais minerais, e fibras. No no fast-food que vai encontrar tudo isto; O organismo funciona como um relgio respeite os horrios das refeies.

Uma alimentao equilibrada e variada pode prevenir vrias doenas; Quanto mais colorida for a composio do seu prato,mais diversificada ser ingesto de vitaminas e sais minerais da sua dieta.

Coma verduras, legumes , frutas e beba sucos naturais entre as trs principais refeies,voc vai se sentir mais disposto e revigorado.

Prefira Alimentos Cozidos, Assados ou Grelhados; Coma alimentos que contenham ferro (como carnes de todos os tipos, feijo e lentilha) para prevenir a anemia e proporcionar um crescimento saudvel.

Seminrio de obesidade UNB http://aprender.unb.br/mod/resource/view.php?id=58334 Causas de obesidade - wash_vieira@terra.com.br http://www.4shared.com/dir/739028/65617e15/Apresentae s.html Obesidade Apresentao - wash_vieira@terra.com.br http://www.4shared.com/dir/739028/65617e15/Apresentae s.html Tratamento da obesidade- O papel da atividade Fsica Carletti, Luciana - teia.salesiano.com.br/lcarletti/ www.saudedamulher.org/arquivos/trabalhos/Obesidade.ppt Obesity Trends CDC USA, 1985-2006.

Champe, Pamela e Harvey, Richard. Lippincott`s Illustrated Reviews: Biochemistry. 3rd Edition, pag. 347-353. Devlin Manual da Bioqumica. 4 edio. Editora Edgard Bleicher Lehninger, Albert L. Princpios da Bioqumica

OBRIGADO!

You might also like