You are on page 1of 16

PROFESSORA: MARA RUBIA SILVA

a cincia que trata da gua na Terra, sua ocorrncia, circulao e distribuio, suas propriedades fsicas e qumicas, e sua reao com o meio ambiente, incluindo sua relao com as formas vivas (U. S. Federal Council for Science and Technology, citado por Chow, 1959).

a cincia que do estudo da gua na Natureza. parte da Geografia Fsica e abrange, em especial, propriedades, fenmenos e distribuio da gua na atmosfera, na superfcie da Terra e no subsolo. (N. L. DE SOUSA PINTO).

uma cincia que se baseia na observao dos processos envolvidos no meio fsico natural. Para analisar a sazonalidade da ocorrncia de precipitaes, num determinado local, utilizam-se observaes realizadas no passado, uma vez que os fenmenos provocadores dos processos hidrolgicos na bacia hidrogrfica so os eventos meteorolgicos, cuja previso a mdio e longo prazos, o conhecimento atual ainda no dipe de explicaes determinsticas suficientes.

Hidrometeorologia:

a parte da cincia que trata da gua na atmosfera; Limnologia: refere-se ao estudo dos lagos e reservatrios; Potamologia: trata do estudo dos arroios e rios; Glaciologia: rea da cincia relacionada com a neve e o gelo na natureza; Hidrogeologia: o campo cientfico que trata das guas subterrneas.

Esta

voltada para os diferentes problemas que envolvem a utilizao dos recursos hdricos, preservao do meio ambiente e ocupao da bacia.

Modificaes

do uso do solo; Regularizao para controle de qualidade da gua; Impacto das obras hidralicas sobre o meio ambiente aqutico e terrestre.

impacto do meio sobre a populao atravs das enchentes; O impacto do homem sobre a bacia.

Planejamento

e gerenciamento da bacia hidrogrfica: o desenvolvimento das principais bacias quanto ao planejamento e controle do uso dos recursos naturais requer uma ao pblica e privada coordenada.

Drenagem

urbana: atualmente 75% da populao do Brasil ocupa o espao urbano. Enchentes, produo de sedimentos e qualidade da gua so problemas srios encontrados em grande parte das cidades brasileiras.

Energia:

produo de energia hidreltrica representa 92% de toda a energia produzida no pas. O potencial hidreltrico ainda existente significativo. Esta energia depende da disponibilidade de gua, da sua regularizao por obras hidrulicas e o impacto das mesmas sobre o meio ambiente.

uso do solo rural: a expanso das fronteiras agrcolas e o intenso uso agrcola tm gerado impacto significativos na produo de sedimentos e nutrientes nas bacias rurais, resultando em perda de solo frtil e assoreamento dos rios.

Qualidade

da gua: o meio ambiente aqutico (oceanos, rios, lagos, reservatrios e aquferos) sofre com a falta de tratamento dos despejos domsticos e industriais e de cargas de pesticidas de uso agrcolas.

Abastecimento

de gua: a disponibilidade de gua, que apesar de farta em grande parte do pas, apresenta limitaes nas regies ridas e semiridas do nordeste brasileiro. A reduo da qualidade da gua dos rios e as grandes concentraes urbanas tm apresentado limitaes quanto disponibilidade de gua para o abastecimento.

Irrigao:

a produo agrcola nas regies ridas e semi-ridas depende essencialmente da disponibilidae de gua. No sul, culturas como o arroz utilizam quantidade significativa de gua. O aumento da produtividade passa pelo aumento da irrigao em grande parte do pas.

Navegao:

a navegao interior ainda pequena, mas com grande potencial de transporte, principalmente nos rios Jacu, Tiet/Paran, So Francisco e na Amaznia. A navegao pode ter um peso significativo no desenvolvimento nacional. Os principais aspectos hidrolgicos so: disponibilidade hdrica para calado, previso de nveis e planejamento e operao de obras hidrulicas para navegao.

You might also like