You are on page 1of 25

TERRITRIOS

Os Territrios Rurais se caracterizam por: conjunto de municpios unidos pelo mesmo perfil econmico e ambiental; ter identidade e coeso social e cultural. Os Territrios Rurais (programa desenvolvido desde 2003 pelo MDA) so a base dos Territrios da Cidadania. Os Territrios possuem uma organizao (Colegiado) e j vem trabalhando num Plano de Desenvolvimento. Em alguns Estados os Territrios foram ajustados para responder a outras divises estabelecidas.

OBJETIVOS DO PROGRAMA TERRITRIOS DA CIDADANIA


Objetivo Geral: Superao da pobreza e gerao de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratgia de desenvolvimento territorial sustentvel. Objetivos Especficos:

Incluso produtiva das populaes pobres dos territrios; Busca da universalizao de programas bsicos de cidadania; Planejamento e integrao de polticas pblicas; Ampliao da participao social.

ELEMENTOS CONCEITUAIS DO PROGRAMA TERRITRIO DA CIDADANIA


Proposta de desenvolvimento local/regional que combina:

Estratgia territorial Consolidao das relaes federativas Integrao de polticas pblicas Participao social

Mnimo de 02 Territrios por UF

IOS R O RIT E C EL ES D
Organizao Social Colegiado Territorial

IDEB Ruralidade Bolsa Famlia

Ass. Reforma Agrria ESPECFICOS Agric. Familiares

Tipologia PNDR

GERAIS

IDHm

Ser Territrio do Programa MDA

Pescadores Terras Indgenas

Quilombolas

ES AD RID RIO Arco P Verde


CONSAD Resex

Bacia do S. Francisco
PRIORIDADES

Costeiro

Amaznia Legal Mesoregio

TO O AC TIV P RA DE FE Consulta aos Comits Estaduais (60 Territrios de 2 2009)

BR 163

Babau

OS 120 TERRITRIOS REPRESENTAM


Municpios: 1.852 (32,9% do total do Pas) : Populao: 42,4 milhes de habitantes (23% do total do Pas) : Populao Rural: 13,1 milhes (46% do total do Pas) : Agricultura Familiar: 1,9 milho de famlias (46% do total do Pas) : Assentados Reforma Agrria: 525,1 mil famlias (67% do total do Pas) : Bolsa Famlia: 3,9 milhes de famlias (35,6% do total do Pas) : Comunidades Quilombolas: 810 (66% do total do Pas) : Terras Indgenas: 317 (52% do total do Pas) : Pescadores: 210,5 mil famlias (54% do total do Pas)

OS 120 TERRITRIOS DA CIDADANIA

60 Territrios de 2008 60 Territrios de 2009

O CICLO DE GESTO DO PROGRAMA


Matriz de Aes (oferta):

Federal Estadual Municipal

Monitoramento Avaliao Contribuies para nova Matriz

Territrio (demanda) Colegiado Territorial PTDRS

Apresentao da Matriz Debate Territorial Propostas dos Colegiados (demanda qualificada)

Plano de Execuo (compromisso)

INSTNCIAS DE GESTO
Comit Gestor Nacional

Comit de Articulao Estadual

Colegiado Territorial

COMIT GESTOR NACIONAL


Composio: Secretrios Executivos ou Secretrios Nacionais de todos os Ministrios que compem o Programa. Atribuio: aprovar diretrizes organizar as aes federais adotar medidas para execuo do Programa avaliar o Programa m mobilizar atores federativos (Pacto ou Acordo Federativo) definio de novos territrios

COMIT DE ARTICULAO ESTADUAL


Composio Geral: Todos os rgos federais parceiros do Programa. Todos os rgos estaduais indicados pelo Governo do Estado. At 2 prefeitos de cada Territrio do Estado, por eles escolhidos Composio da Coordenao Executiva (regra geral): 3 representantes do Governo Federal 2 representantes do Governo do Estado 1 Prefeito dos Territrios

COMIT DE ARTICULAO ESTADUAL


Carter consultivo e propositivo. Atribuies: Apoiar a organizao e mobilizao dos Colegiados Apresentar ou articular aes para o Programa Acompanhar a execuo do Programa Fomentar a integrao das diversas polticas publicas nos territrios Apresentar sugestes de novos territrios Auxiliar na divulgao do Programa

COLEGIADO TERRITORIAL
Composio: Representantes das trs esferas de governo e da sociedade em cada Territrio. Indicaes Importantes: Sugere-se a ampliao em relao a atual composio dos Colegiados (incorporando novos atores).

O Colegiado deve ter uma coordenao executiva. O Colegiado deve ter composio paritria.

COLEGIADO TERRITORIAL
Atribuies: Elaborar ou aperfeioar o Plano de Desenvolvimento do Territrio; Promover a interao entre gestores pblicos e conselhos setoriais; Contribuir para qualificao e integrao de aes; Ajudar na execuo das aes e identificar aes para o serem priorizadas no atendimento; Exercer o controle social do Programa; Dar ampla divulgao sobre as aes do Programa.

Portal Territrios da Cidadania (www.territoriosdacidadania.gov.br)

MINISTRIOS MOBILIZADOS NO PROGRAMA (22, SENDO 18 COM AES)

Casa Civil Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica Planejamento Secretaria de Relaes Institucionais Minas e Energia Sade/Funasa Integrao Nacional Trabalho e Emprego Meio Ambiente Cidades Desenvolvimento Agrrio/Incra Desenvolvimento Social Educao

Secretaria Especial de Promoo da Igualdade Racial Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca Justia/Funai Comunicaes Cincia e Tecnologia Agricultura, Pecuria e Abastecimento Cultura B Banco do Brasil (Fazenda) B Banco da Amaznia (Fazenda) C Caixa Econmica Federal (Fazenda) B Banco do Nordeste do Brasil (Fazenda) Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social

( (Desenvolvimento e Comrcio Exterior)

Anualmente, as aes que integram o Programa so organizadas em trs eixos e sete temas:
Organizao Sustentvel da Produo Apoio a Atividades Produtivas Aes Fundirias Educao e Cultura Cidadania e Direitos Direitos e Desenvolvimento Social Sade, Saneamento e Acesso gua Infra-estrutura Apoio Gesto Territorial Infraestrutura

Aes

Organizao Sustentvel da Produo Compreendem aes concretas de: Financiamento da Produo e Seguro (Pronaf); Capacitao, Assistncia Tcnica e Extenso Rural; Estmulo ao Cooperativismo e Economia Solidria; Apoio Comercializao; Planejamento e Organizao Produtiva (Arranjos Produtivos Locais, Biodiesel); Gesto e Educao Ambiental.

Aes Fundirias Compreendem aes concretas de: Obteno de Terras para assentamentos de trabalhadores rurais; Regularizao Fundiria; Reconhecimento e Regularizao de Terras de Comunidades Quilombolas; Desintruso de famlias no-indgenas em Terras Indgenas; Programa Nacional de Crdito Fundirio.

Educao e Cultura
Compreendem as aes previstas no Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) do Ministrio da Educao e do Programa Mais Cultura do MinC, com destaque para: Brasil Alfabetizado;
Pro Jovem Rural e Urbano; Construo de Escolas no Campo; Construo e Equipamentos para Escolas de Populaes Indgenas e Quilombolas; Bibliotecas Rurais; Pontos de Cultura.

Direitos e Desenvolvimento Social Compreende aes concretas na universalizao dos programas bsicos de cidadania: Bolsa-Famlia; Polticas de Assistncia Social; Benefcios de Prestao Continuada; Programas de Documentao Civil (mulheres trabalhadoras rurais).

Sade, Saneamento e Acesso gua Compreende aes tais como: Ateno Bsica em Sade (Estratgia de Sade da Famlia); Farmcia Popular; Brasil Sorridente; Saneamento e Abastecimento de gua; Construo de Cisternas; Infra-estrutura hdrica.

Apoio Gesto Territorial Compreende aes de fortalecimento da Interlocuo com a Sociedade e da articulao institucional, com destaque: Elaborao e Qualificao dos Planos Territoriais de
Desenvolvimento; Capacitao de agentes e membros do Colegiado Territorial; Articulao de Instrumentos de Planejamento Territorial (Mesorregies, Consads, Gestar (MMA), Territrios Rurais (MDA).

Infraestrutura Compreende aes de melhoria da qualidade de vida no meio rural, como, por exemplo: Programa Luz para Todos Habitao Rural e nos centros urbanos dos municpios pertencentes aos Territrios da Cidadania (PAC Habitao); Melhoria da Infra-estrutura em assentamentos de reforma agrria (vias de acesso).

You might also like