You are on page 1of 44

FARMACOTCNICA II

INTRODUO A FARMACOTCNICA
CINCIAS RELACIONADAS
Farmacologia(melhor via de administrao do medicamento, sucesso teraputico, a melhor forma de apresentao e, consequentemente, a tcnica envolvida no preparo. Qumica Farmacutica e a farmacognosia tm relao direta com a produo de medicamento, uma vez que so responsveis pela obteno e desenvolvimento dos princpios ativos.
2

Controle de qualidade Deontologia complementa a questo do medicamento nos aspectos legais e ticos.

DEFINIO

Farmacotcnica enfim a cincia responsvel pelo desenvolvimento e produo de medicamentos, levando-se em conta efeito teraputico e a estabilidade desejados,condies de acondicionamento, transporte e

armazenamento,bem como forma ideal de administrao e


dispensao.
4

CONCEITOS E DEFINIES
Frmaco : substncia ativa ou droga, insumo farmacutico ou matria prima empregada para modificar um estado patolgico em benefcio da pessoa a qual se administra o medicamento. Medicamento: produto farmacutico tecnicamente obtido ou elaborado, que contm um ou mais frmacos juntamente com outras substncias, com a finalidade profiltica,curativa, paliativa ou par fins de diagnstico.

Medicamento Magistral: medicamento preparado na farmcia cuja prescrio estabelece a composio,a forma farmacutica e a posologia.
5

Medicamento Oficinal: medicamento preparado na farmcia ou industrializado, cuja frmula est descrita nos compndios oficiais(farmacopias e formulrios) . Especialidade Farmacutica: produto farmacutico industrializado que pode ser: Medicamento de Referncia medicamento cuja patente expirou podendo ser reformulado. Medicamento Genrico: bioequivalente a um medicamento de referncia.

Medicamento Similar possui o mesmo princpio ativo, forma e dose do medicamento referncia.
6

Forma Farmacutica: a forma na qual o medicamento apresentado, podendo ser lquida(gotas,xaropes), slida(comprimidos, cpsulas), semi-slida(creme, gel) ou gasosa(spray,aerossol). Frmula farmacutica: composio do medicamento, considerando a dose do frmaco e percentuais dos demais componentes. Dose: quantidade de frmaco suficiente(mnima) para produzir efeito teraputico ideal. Posologia: freqncia com que uma dose administrada para manter nveis plasmticos teraputicos.

CLASSIFICAO DOS MEDICAMENTOS


Qto a Farmacografia: forma de prescrio oficinais, magistrais, as especialidades. Segundo o princpio ativo: alopticos e homeopticos Qto ao uso: externo e interno Qto via de administrao: oral, injetvel, intramuscular, tpico, oftlmico, nasal, auricular, retal , vaginal.

Qto forma fsica:lquido, plsticos ou semi-slidos, slidos, gasosos.

OPERAES BSICAS
Pesagem e/ou tomada de volume Triturao ou tamisao Mistura

CONTROLE DE QUALIDADE
Caracteres organolpticos Solubilidade pH Peso Volume Ponto de fuso Densidade Avaliao do laudo de anlise do fabricante/fornecedor
9

Responsabilidades e atribuies do farmacutico responsvel tcnico


Supervisionar a preparao, incluindo conferncia das frmulas. Estudar e acompanhar a legislao vigente. Adquirir matrias-primas de fornecedores confiveis e qualificados,criando meios e critrios para este procedimento. Avaliar certificados de anlise emitidos pelos fornecedores. Implementar e supervisionar o controle de qualidade de acordo com aspectos ticos e legais

10

Avaliar prescries mdicas quanto a sua adequao, concentrao, compatibilidades, posologia e via de administrao.
Estipular as condies adequadas de manipulao, conservao, transporte, dispensao e controle do produto Elaborar procedimentos operacionais (POPs), treinando e qualificando o pessoal responsvel para que estes sejam seguidos com rigor.

Supervisionar e inspecionar rotinas operacionais de manipulao.


Conferir o rtulo.

11

Fazer a manuteno dos arquivos informatizados de documentao correspondente a todas as etapas envolvidas no processo: laudos de compra, certificados de anlise de fornecedores e controle de qualidade, relatrios de preparao de frmulas,datas de entrada e sada, entre outras. Registrar as substncias e medicamentos controlados. Participar e viabilizar a participao de membros da equipe em programas de qualificao continuada em todas as reas pertinentes produo, incluindo: desenvolvimento de formulaes, garantia e qualidade, farmacovigilncia, informtica, entre outras.

Prestar ateno farmacutica necessria aos pacientes, objetivando a administrao correta dos produtos.
12

CONFERNCIA DE FRMULAS
Um receiturio ou prescrio deve apresentar os seguintes requisitos: Identificao do mdico, incluindo CRM

Identificao do paciente
Data

Legibilidade da receita e concordncia dos termos segundo DCB


Dose do frmaco e indicao posolgica.
13

No que diz respeito s questes tcnicas, a conferncia da prescrio exigir conhecimentos especficos relacionados a problemas de incompatibilidade, erro de dosagem.

14

PESAGEM
A pesagem de frmacos ou insumos farmacuticos um procedimento essencial, pois visa garantir a correta proporo do princpio ativo no medicamento. Sem a garantia de uma proporo pr-definida e adequada do frmaco, o medicamento perde seu valor teraputico e a farmcia perde sua credibilidade. Erros acidentais mais comuns no processo de pesagem: 1. Falha na interpretao ou converso das unidades. Ex: miligramas(mg) por gramas(g).

15

2. Descuido na observncia de fatores de converso (Fc) salbase(ex: fluoxetina base PM = 309.33; fluoxetina cloridrato PM = 345.79 Fc = 1.12 309.33/345.79 * 100 = 89.46% Fc = 100/89.5 = 1.12)
3. Descuido na observao dos fatores de correo relacionados diluio aplicados a frmacos muito potentes( ex.: o hormnio T3 convenientemente diludo geometricamente 1: 100, logo deve-se aplicar o fator 100) 4. No observao de concentraes constantes nos laudos de qualidade emitidos pelos fornecedores( ex.: vitamina E 50% deve-se aplicar fator 2, no betacaroteno a 10% deve-se aplicar fator 10.

16

CUIDADOS NA PESAGEM
1. Acerto de prumo nivelar
2. Uso de recipientes leves ou compatveis

3. Tara da balana
4. Tempo de estabilizao de aproximadamente 15 minutos (para balanas eletrnicas).

17

COMPONENTES DE FORMULAO Princpios ativos (frmacos) responsveis pela ao farmacodinmica propriamente dita. Coadjuvantes atuam na promoo da estabilidade ou biodisponibilidade. Veculos em princpio so inertes e tm a funo bsica de veicular o frmaco, ou seja, conduzi-lo pela via de administrao escolhida em sua devida proporo. Coadjuvantes Farmacuticos So componentes ou excipientes que integram os medicamentos com funes diversas. 1.1. Coadjuvantes teraputicos geralmente se visa efeito farmacodinmico ou farmacocintico- sinergismo, reduo de efeitos adversos ou aumento de meia-vida. Ex,.: carbidopa e cido clavulnico, associados levodopa e penicilina aumentam a meia-vida destes por inibio metablica. Alguns exemplos de coadjuvantes teraputicos: queratolticos, emolientes,promotores de penetrao cutnea, os molhantes, os tampes, todos relacionados eficcia de ao do frmaco. 1.2. Coadjuvantes Tcnicos Possuem as mais variadas funes, podendo interferir nos aspectos qumicos, fsicos, fsicoqumicos e biolgicos da formulao. Entre eles: estabilizantes qumicos reduzem a susceptibilidade de um ou mais componentes da formulao a reaes qumicas adversas.

18

No que diz respeito aos aspectos biolgicos temos os coadjuvantes envolvidos na resistncia do medicamento frente contaminao microbiana e aqueles envolvidos nas propriedades oraganolpticas. 1.2.1. Estabilizantes Qumicos: antioxidantes, quelantes, tamponantes, acidificantes e alcalinizantes. a) Antioxidantes previnir oxidao do princpio ativo ou do medicamento como um todo: BHT, tocoferol, metabissulfito de sdio. b)Quelantes evitam que catalisem (acelerem) um processo de oxidao. Ex.: EDTA, cido ctrico, cido trtarico. c) Tamponantes so agentes que mantm o pH em uma faixa estreita tima de estabilidade. Os principais sistema tampo so: citrato de sdio/cido ctrico; fosfatos alcalinos, bicarbonatos/gs carbnico, etc. d) Acidificantes tm a funo de baixar o pH para um valor compatvel e de maior estabilidade, especialmente frente hidrlise. Podem ainda conferir um sabor cido agradvel, acidulantes. Ex.: cido ctrico, cido clordrico, cido tartrico, etc e) Alcalinizantes possuem a funo de elevar o pH. Ex.: hidrxido de sdio, carbonato de sdio, citrato de sdio, amnia, trietanolamina, fosfato disdico.

19

1.2.2. Estabilizantes Fsico-Qumicos Os coadjuvantes tcnicos deste grupo exercem mudanas quimicamente reversveis na interao frmaco e veculo. Ionizao, protonao, a solvatao, alterao da constante dieltrica, reduo da tenso interfacial, efeitos de eletrlitos sobre o potencial zeta. Os principais coadjuvantes desta classe so: tensoativos(emulsificantes e molhantes), cosolventes e solventes, acidulantes, alcalinizantes, eletrlitos, floculantes e coagulantes. a) Tensoativos,emulsificantes e molhantes agentes que diminuem a tenso interfacial entre duas fases de polaridades distintas. Os emulsificantes so tensoativos utilizados na estabilizao de emulses constitudos por lquidos imiscveis(leo-gua). Ex.: lauril sulfato de sdio, lcool cdetlico, cetiol, estaratos, steres de sorbitano., Tween. b) Alcalinizantes e acidificantes alm de garantir aestabilidade qumica, promovem estabilidade fsica por promoo da dissoluo via ionizao. c) Eletrlitos, coagulantes e floculantes atuam sobre as cargas superficiais residuais de partculas slidas ou amorfas, evitando a sedimentao. Ex.: complexos e sais metlicos, polmeros hidrfilos.

20

1.2.3. Estabilizantes Fsicos: so aqueles relacionados estabilidade fsica do produto em processo, tais como doadores de consistncia(viscosidade, espessantes e/ou agentes suspensores), agentes envolvidos na coeso do p (aglutinantes) e os agentes de revestimento ou cobertura(plastificantes, formadores de pelculas, revestimento entrico e revestimento de acar). a) Viscosificantes,agentes suspensores e espessantes diminuem a fluidez ou conferem consistncia. Ex.: viscosifiicante - glicerina,propilenoglicol, trietanolamina; agentes suspensores CMC, Carbopol, natrosol, bentonita, Veegum, caolin, gar, goma guar, goma xantana; espessante parafina, ceras, lccol estearlico, lcool cetlico, Lanette N, Polawax. b)Lubrificantes, deslizantes e antiaderentes melhoram as caractersticas reolgicas do p, uniformizando o peso de comprimidos e cpsulas durante o processo de enchimento. Lubrificantes estearato de magnsio, de clcio, de zinco, o silicone, a parafina e o polietilenoglicol. Deslizantes slica coloidal, amido de milho e talco. Antiaderentes o estearato de magnsio e o talco. c) Aglutinantes so utilizados para garantir a coeso de granulados e comprimidos. Ex.: gomas, cido algnico, CMC, etilcelulose, povidona, gelatina. d) Agente de Cobertura so agentes utilizados para revestir comprimidos ou cpsulas a fim de conferir a estes proteo adicional contra decomposio qumica ou sabores desagradveis. Pode ser cobertura de acar(glicose lquida, sacarose), cobertura polimrica(hidroetilcelulose, metilcelulose, hidroxipropilcelulose, hidroxiproprilmetilcelulose) e revestimentos entricos(etilcelulose, acetoftalato de celulose, goma laca 35%). e) Desagregantes so usados em comprimidos para promover sua desintegrao, facilitando a disperso e absoro. Podem atuar por ts mecanismos: intumescimento(celulose, alginato 21 de sdio,croscarmelose), por formao de canalculos (ex.: glicose, frutose, lactose,sacarose,

1.2.4. Estabilizantes Biolgicos so os coadjuvantes utilizados contra a proliferao microbiana. a) Conservantes antimicrobianos evitam proliferao de microorganismos em geral (ex.: nipagin, nipazol, lcool benzlico, cloreto de benzalcnio,clorobutanol). b) Conservantes antifngicos utilizados na prevena de crescimento de fungos. Exemplos: butilparbeno, etilparabeno, metilparabeno(Nipagin), propilparabeno (Nipazol), cido benzico, benzoato de sdio. 1.3. Agentes Corretivos Tm a funo de modificar as propriedades organolpticas de cor, sabor e aroma. a) Corantes - amarelo de tartarazina, azul de metileno, urucum b)Flavorizantes sabor e aroma menta, vanilina, essncias de abacaxi, hortel, morango. c)Edulcorantes sabor doce xarope, glicose, frutose, sorbitol, glicerina e adoantes, como a sacarina, aspartame ,ciclamato.
1.4. Veculos So agentes carreadores do frmaco. Devem ser inertes e incuos. Tm a funo de completar a forma de dosagem aumentando o volume, possibilitar a quantificao da dose certa de frmaco e permitir a administrao do mesmo. a) Veculos em forma lquidas: gua destilada, etanol, propilenoglicol, glicerina, leos. b) Veculos em formas plsticas so as bases tais como: gis, cremes, loes, pomadas, pastas, leos diversos. c) Veculos em formas slidas so os excipientes e diluentes. c.1) Excipientes e Diluentes conjunto de componentes que no so princpio ativo que compem a frmula. Funo bsica ade complementar o peso de fdormas slidas. Ex.: amido, talco, celulose microcristalina. d) Veculos em formas gasosas os Propelentes teriam a funo de veculo em formas gasosas,pois so agentes responsveis pelo desenvolvimento da presso necessria em um frasco de aerossol, 22 permitindo a expulso do produto quando a vlvula acionada. Ex.: CO2 e CFCs como

FORMAS FARMACUTICAS SLIDAS Representam mais de 2/3 dos medicamentos atuais. Tal difuso deve-se a vantagens como: Menor custo com acondicionamento,armazenamento e transporte; Maior estabilidade qumica, fsica e microbiana; Facilidade de administrao; Possibilidade de se controlar a biodisponibilidade; 1.PS:So formas farmacuticas slidas constitudas por um ou mais princpios ativos, adicionados ou no de adjuvantes, pulverizados e misturados homogeneamente. Vantagens: Viabilidade de obteno de outras formas farmacuticas Fcil dissoluo; Fcil absoro; Efeito mais rpido e regular;

Entre as desvantagens destacam-se:


Inconveniente na ingesto; Estabilidade; Dificuldade de proteo da decomposio dos ps contendo materiais higroscpicos. III. Quanto ao tamanho da Partcula Os ps podem se classificar de acordo com a abertura do poro do tamis em: P grosseiro: malha de 850m(20) P medianamente grosseiro: malha de 425m(40) P fino: malha de 180m(80) P muito fino: malha 125m (120)
23

Etapas de Obteno
Incluem pesagem e outras operaes preliminares, como, triagem e estabilizao,seguido por secagem, pulverizao, tamisao, mistura e se necessrio nova secagem.

24

Regras Bsicas de mistura:


Quantidade desiguais inicia-se pelo de menor quantidade misturando com diluente; Substncias potentes: diluio geomtrica com auxlio de indicador(corante); Misturas explosivas: pulverizao separadamente; Misturas de substncias higroscpicas: por intermdio de diluentes absorventes(ex.: slicas) Ps elsticos ou plsticos: mistura e triturao por intermdio de partculas duras; ps txicos: uso de capela e equipamentos de proteo individual(EPIs) Conservantes: so previamente solubilizados em solventes volteis.
25

A mistura de ps ou granulados pode ser feita em pequena escala com auxlio de gral, almofariz ou tamis.

Bases para ps de uso externo:


Bases Inorgnicas: Talco, xido de zinco, carbonato de magnsio,dixido de titnio e dixido de silcio. Bases Orgnicas: Estearatos, lactose e amido. 33073090

26

Ps para uso Externo Especiais:


Ps refrescantes: amido 95% e estearatos 5% Ps hidrorepelentes: contm 2 a 10% de substncias graxas (lanolina, leo mineral) incorporados no p. Ps adstringentes: contm substncias adstringentes,como taninos e sais de bismuto, incorporados em talcos ou amido. Ps antipruriginosos e analgsicos: mentol, cnfora e calamina misturados a uma base de boa aderncia(amido e talco).

27

Ps anti-spticos: cido saliclico, cido brico em bases aderentes e com boa capacidade de adsoro de gua(xido de zinco, amido e talco). Ps para Uso Interno:
Requisitos

Permitir solubilizao dos ativos; Quando efervescentes (triturao de cido e base separadamente) Garantir sabor e odor agradveis Boa conservao Compatibilidade entre componentes.
28

2. GRANULADOS
So formas farmacuticas slidas constitudas por um ou mais princpios ativos, adicionados de adjuvantes, sob a forma de grnulos homogneos, destinados administrao direta por via oral (granulados efervescentes), ou na preparao de drgeas, cpsulas e como intermedirios comprimidos. Vantagens: Possibilitam a obteno de outras formas farmacuticas Fcil deglutio; Melhor fluidez; Desvantagens: custo e tempo de preparao.
29

CARACTERSTICAS DESEJVEIS
Regularidade na cor e forma Boa fluidez Resistncia mecnica 3-5% de umidade Boa solubilidade em gua

PROCESSOS DE OBTENO Via mida Fuso Via seca


30

3. CPSULAS

So formas farmacuticas slidas nas quais os frmacos e excipientes esto contidos no interior de um invlucro solvel, geralmente constitudo de gelatina de tamanho varivel, normalmente destinado ao uso oral. Em geral representam 50% da produo de farmcias de manipulao.
31

Vantagens:
Possibilita a proteo parcial do frmaco da ao da luz e do ar; Fcil identificao; Preciso de dosagem Boa conservao Produo a seco Preparao em escala industrial ou artesanal Rpida liberao do(s) frmaco(s) Necessidade de menor nmero de excipientes Versatilidade Mascara odor e sabor desagradvel

32

Desvantagens: No oferece proteo absoluta da ao da umidade ao frmaco; No passvel de fracionamento Limitado administrao de frmacos muito irritantes, instveis ou higroscpicos.
3.1. Classificao I. Quanto ao Invlucro Duras gelatina ou amido Moles gelatina e plastificantes(glicerina)

II. Quanto composio Ps Granulados Substncias oleosas

33

3.2. Invlucros das Cpsulas


Tamanho: variam quanto a capacidade, sendo classificadas por diferentes nmeros: 00, 0, 1, 2, 3, 4, inversamente proporcionais ao volume interno. 00 1000mg 0 500mg 1 320mg 2- 240mg 3- 180 mg 4 100mg

34

3.3. O Contedo das Cpsulas


composto por um ou mais frmacos combinados ou no de excipientes, com diferentes funes coadjuvantes. Os diluentes so extremamente importantes em cpsulas, especialmente quando a quantidade muito pequena, inviabilizando manuseio. O uso incorreto da quantidade e o tipo de diluente podem interferir na biodisponibilidade(dificultar ou retardar a liberao), custo (diversidade de preos) e estabilidade do produto (especialmente devido a incompatibilidades). Exemplos de diluentes empregados em cpsulas incluem a celulose microcristalina, lactose, amido, manitol, derivados de clcio.
35

No devem ser utilizados como diluentes de cpsulas: talco, caulim,carbopol, gomas e PVP.
3.4. Preparo das Cpsulas Cpsulas Duras Contedo depende da dose teraputica eficaz. Quando se fizer necessrio adio de um ou mais excipientes. A escolha da cpsula depende do volume final de frmaco(s) mais excipiente(s), devendo ser preenchido em pelo menos 90%. Clculo se faz pela densidade dos ps. Relao massavolume.

36

O enchimento pode ser manual ou atravs de equipamentos manuais, semi-automticos ou encapsuladoras industriais. Acondicionamento e a embalagem devem oferecer proteo, funcionalidade e possuir adequada identificao. Recomenda-se o uso de embalagens no transparentes, recipientes hermeticamente fechados e adio de silicagel.

37

FORMAS FARMACUTICAS SEMI-SLIDAS OU PLSTICAS So formas farmacuticas consistentes e pegajosas de aparncia translcida ou opaca, destinadas aplicao na pele ou mucosas. As indicaes dependem do grau de absoro percutneo. Para ao tpica epidrmica destacam-se as aes emoliente, antimicrobiana, desodorizante, protetora, etc. Para ao tpica endodrmica destacam-se as aes antiinflamatria, anestsica local e antimictica. Para ao hipodrmica destacam-se antiinflamatrios, anestsicos locais, hormnios. Outras formas plsticas incluem supositrios, vulos e velas, que apresentam consistncia mais firme e so destinados respectivamente mucosa retal, vaginal e uretral. QUANTO S CARACTERSTICAS FSICAS, OU ASPECTO, AS FORMAS SEMI-SLIDAS SO CLASSIFICADAS EM: Pomadas propriamente ditas hidrfobas Pomadas propriamente ditas hidrfilas Pastas Cremes e loes Gis

38

1. CREMES:S o formas emulsionadas de aparncia opaca, cuja viscosidade depende da


composio e do tipo de fase externa; Cremes O/A(hidrfilos) so em geral menos viscosos que os A/O (hidrfobos). Mtodos de Obteno: 1- Agrupar os componentes de acordo com suas solubilidades em fase aquosa ou fase oleosa. 2- Fazer os clculos proporcionais. 3- Dissolver os componentes da FO, podendo se aquecer a 5 acima do seu ponto de fuso. Por segurana evitar que ultrapasse 80C. 4- Dissolver os componentes da FA, recomenda-se aquecer 3 a 5 acima da FO. 5- Incorporar sob agitao a fase interna na externa. 2. GIS: Os gis so formas farmacuticas ou cosmticas obtidas a partir da hidratao de alguns compostos orgnicos macromoleculares ou de compostos inorgnicos gelificantes. So preparaes livres de gorduras(oil-free), cujo teor de gua bastante elevado, sendo em geral facilmente lavveis. Entre as desvantagens destacam-se a baixa penetrabilidade exceto os gis transdrmicos e maior susceptibilidade contaminao microbiana.

39

OS COMPONENTES USUAIS: GELIFICANTES espessantes utilizados na elaborao dos gis. Carbmeros: carbopol, synthalen. Concentrao usual: 0,5- 1,5% Hidroxietilcelulose natrosol e cellosize. Concentrao usual: 1,0 3,0% UMECTANTES so utilizados para evitar a perda de gua da formulao, conferindo ao gel maior elasticidade(melhor espalhamento). Exemplos: glicerina, sorbitol, propilenoglicol. Concentrao usual: em torno de 5% COADJUVANTES - conservantes parabenos, imidazolidiniuria,, etc. PRODUO DE GIS A fase mais crtica a hidratao do polmero. Esta deve ser feita de modo criteriosa e gradual. A adio de excesso de gua pode levar formao de grumos que dificultam a disperso mecnica de forma a comprometer a homogeneidade ou a uniformidade da formulao. A adio de outros adjuvantes ex: solubilizantes, bem como o acerto de volume e pH, devem ser feitos s aps homogenizao(uniformizao) parcial do veculo.

40

PRODUO DE GIS
A fase mais crtica a hidratao do polmero. Esta deve ser feita de modo criteriosa e gradual. A adio de excesso de gua pode levar formao de grumos que dificultam a disperso mecnica de forma a comprometer a homogeneidade ou a uniformidade da formulao. A adio de outros adjuvantes ex: solubilizantes, bem como o acerto de volume e pH, devem ser feitos s aps homogenizao(uniformizao) parcial do veculo.

41

42

Referncias Bibliogrficas
- Fonseca

A. e Prista L. Nogueira, Manual de Teraputica Dermatolgica e Cosmetolgica Editora Roca. - Batistuzzo, Jos Antnio; Itaya, Masayuki; Eto, Yukiko, Formulrio Mdico Farmacutico 3 Edio Editora Tecnopress - Ferreira, Anderson de Oliveira, Guia Prtico da Farmcia Magistral 2 Edio Editora Pharmabooks - Cavalcanti, Luiz Carlos, Incompatibilidades Farmacotcnicas na Farmcia Magistral Editora Pharmabooks -Appel, Gerson; Reus, Mrcia; Formulaes Aplicadas Odontologia -2 Edio RCN Editora

43

Obrigado!
talitaquirino@uol.com.br
Telefones para contato: 3531-5757 8841-9128

44

You might also like