You are on page 1of 17

Capitulo 1

Introducao ao Marketing

1. INTRODUCAO

2. 3. 4. 5. 6.

CONCEITOS DE MARKETING FUNCOES/PROCESSO DE MARKETING IMPORTANCIA DO MARKETING DOMINIO DE ACCAO DO MARKETING MARKETING SOCIAL

Introducao

1. 2. 3. 4.

5.
6.

As empresas bem sucessedidas de hoje apresentam algo em comum: Comprometidas com o marketing Voltadas para o cliente Dedicadas a entender os desejos Dedicadas a entender as necessidades Motivacao de membros na busca de valor superior para o cliente Garantia de satisfacao

A essencia fundamental do pensamento de marketing: lidar com clientes, entender, criar, comunicar e proporcionar valor e satisfacao ao consumidor (Geoffrey, 2006).

Conceitos de marketing

Geoffrey (2004) e Kotler (2008) notaram de que havia um conceito muito vago

em relacao ao marketing: veder e publicidade.


Entrega e satisfacao do cliente em forma de beneficio Administracao de consumidores lucrativo E a licao de casa que os administradores devem ter para avaliar as

necessidades, quantificar a extensao e intencidade delas e com isso determinar se ha ou nao oportunidade lucrativa
E o processo administtem e social pelo qual individuos e grupos obtem o

necessitam e desejam, por meio de criacao, oferta e troca de produtos e valores com outros

Importancia do entendimento dos termos chave

Necessidades Desejos e demandas Produtos ou servicos Valor, satisfacao e qualidade Trocas, transaccoes e relacionamentos Mercados,

Mas antes, podemos ja entender que a venda so comeca depois que um produto e produzido, enquento que o marketing inicia-se antes da empresa determinar o produto. Vendas e propagandas sao apenas algumas pecas de um mix de marketing, ou seja de um conjunto de ferramentas de marketing que operam juntas para impressionar o mercado.

Conceitos chaves

Necessidades humanas resultam de situacoes de privacao (fisicas basicas de alimentacao, vestuario, abrigo e seguranca, sociais de bens e afeto, individuais de conhecimentos e auto-expressao)
Desejos: sao formas que as necessidades humanas assumem quando sao particularizadas por determinadas culturas e pela personalidade individual (hamburguer- norte americano) ou arroz (ilhas mauricias) Demandas: as pessoas tem desejos ilimitados, mas possuem recursos limitados. Por isso optam por investir seu dinheiro em produtos que lhes oferecem o maximo possivel de valor. Quando apoiados pelo poder de compra os desejos tornam-se demandas.

Produto: e qualquer coisa que possa seu oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo. Valor para o cliente: e a diferenca emtre o que ele ganha adquirindo e utilizando um produto e o que gasta para fazer a aquisicao. Satisfacao do cliente: depende do que ele percebe sobre o desempenho do produto em relacao as suas expetactivas. Se esse desempenho nao corresponder as expetactivas do cliente, o cliente ficara insatisfeito. Se corresponder, ele ficara satisfeito. Se exceder as expetactivas, ele ficara maravilhado.

Continuacao
Valor para o cliente: e a diferenca emtre o que ele ganha adquirindo e utilizando um produto e o que gasta para fazer a aquisicao.

Satisfacao do cliente: depende do que ele percebe sobre o desempenho do produto em relacao as suas expetactivas. Se esse desempenho nao corresponder as expetactivas do cliente, o cliente ficara insatisfeito. Se corresponder, ele ficara satisfeito. Se exceder as expetactivas, ele ficara maravilhado. Gestao de Qualidade total (total quality management)\; desenvolvidos com intuito de aumentar constantemente a qualidade de seus produtos, servicos e processos de marketing. A qualidade exerce impacto directo sobre o desempenho do produto e, por consequencia, sobre a satisfacao do cliente. Qualidade: ausencia de defeitos.

Troca: e o acto de obter de alguem um objecto desejado oferecendo algo em troca Transacao: consiste na troca de valores entre duas partes. 400kz por um aparelho de televisao (transacao monetaria), uma transacao de permuta (geleira velha por aparelho velho de televisao).

Relacionamentos, mercado e marketing

Alem de geracao de transacoes a curto prazo, os profissionais peocupam-se em criar relacionamentos de longo prazo com clientes, distribuidores e fornecedores. Devem constituir vinculos sociais e economicos fortes disponibilizando produtos de alta qualidade, bons servicos e precos satisfatorios. Mercado : e o conjunto de potencial existente de compradores actuais de um determinado produto Marketing significa gerir mercados para criar relacoes lucrativas com clientes.

Elementos do sistema de marketing moderno

Empresa Fornecedores Concorrentes intermediarios consumidor

Grandes forcas ambientais do mercado

Parceria for a da empresa

Fornecedores Concorrentes (network) Cadeia de fornecimento Atraves da cadeia de fornecimento, muitas empresas hoje estao fortificando suas relacaoes com seus parceiros, fornecedores e ate concorrentes, porque eles sabem que a sua fortuna depende nao so de quao bem eles se aplicam, mas tambem de quao forte e a sua cadeia de relacionamento.

Business to business Business to customer Customer to customer (transaction or relationship)

Processos de marketing Criacao de valores e construcao de relacoes fortes com o consumidor

Compreender o mercado (praca)

Definir estrategia

Construir um programa integral de marketing

Construir relacoes lucrativas

Capturar valores do cliente para obter lucros / accoes a longo prazo

Importancia de marketing

A filosofia de gestao de marketing mantem a ideia de que para atingir os objectivos de uma organisacao e necessario conhecer as necessidades e os desejos do mercado que se tem por servir para que a desejada satisfacao seja proporcionada de maneira superior aos concorrentes. E isto so e possivel com o funcionamento do marketing.

Conceito de venda em relacao ao conceito de marketing

Ponto inicial

foco

significancia

fins

Empresa

produto existente

vendas e promocoes

lucros

conceito de vendas

Mercado satisfacao

necessidades do cliente

marketing integral lucros-

conceito de marketing

Posicionamento

O gestor tem por objectivo encontrar, atrair, preservar e desenvolver clientes alvos, por meio de criar, fornecer e transmitir um valor superior ao concumidor. Delinear a estrategia de marketing orientada para o consumidor, selecionar o alvo de clientes para servir Para desenhar a estrategia : qual e o cliente que serviremos (qual e o nosso mercado alvo?) como poderemos servir melhor esses clientes? (qual e a nossa posicao de valor?) A empresa faz isto dividindo o mercado em segmentos de consumidores (segmentacao) Seleciona os segmentos em ira actuar (alvos target) (algumas pessoas ainda acham que a gestao de marketing consiste em conquistar o maior numero possivel de clientes e aumentar a demanda. Mas os gestares de marketing sabem que eles nao podem servir a todos os clientes em todas vertentes. Assim - Preposicao de valor de uma empresa define-se como um pacote de beneficios e valores que a empresa promete fornecer aos consumidores, satisfazendo assim as necessidades.

Gestao orientada de marketing e seus conflitos

A gestao de marketing pretende desenhar estrategia que vai criar relacoes lucrativas com os clientes. Mas levantam-se perguntas : Que filosofia guiara essas estrategias?

Que importancia se podera dar aos interesses dos clientes, da organisacao ou da sociedade?

5 conceitos alternativos

Conceito da producao

Conceito do produto

Conceito da venda

Comceito do marketing

Conceito do marketing social

5 conceitos alternativos

O conceito da producao e de que o consumidor estara a favor do produto disponivel com preco ao alcance. Por isso, a gestao devera concentrar-se no melhoramento da eficiencia de producao e distribuicao. O conceito do produto e de que o cliente estara a favor do produto com maior qualidade, aplicacao e com estruturas que revelam inovacoes. Por isso a estrategia de marketing deveria concentrar-se no melhoramento continuo do produto.

O conceito da venda defende a ideia de que o cliente nao comprara produto suficiente a nao ser que se desencadeia uma publicidade e promocao de venda em grande escala.
O conceito do marketing mantem a idea de que atingir os objectivos da organisacao depende do conhecimento das necessidades e dejos do mercado alvo e a capacidade de fornecer uma satisfacao melhor do que os concorrentes. O conceito do marketing social: nao sera que o conceito de marketing teria ignorado ou menos valorisado o possivel conflito entre o desejo de curto prazo e o bem estar do cliente a longo prazo? Sera que a empresa que satisfaz a curto prazo as necessidades e desejos imediatos dos clientes tambem procura fazer o que e bom para o consumidor a longo prazo

Aspecto social
Sociedade (bem-estar)

Conceito do marketing social


clientes (satisfacao de desejos) Empresa (lucros)

Pense em etica e responsabilidade social que as empresas tem perante a sociedade e parante o meio ambiente (the so-called corporate social responsibility)

You might also like