You are on page 1of 15

Apresentao sobre Piolhos

Histria no mundo
Ao que parece os piolhos evoluram de insetos de vida livre no Jurssico ou Cretceo; No existem registros fosseis, mas parece que acompanham os humanos desde a pr-histria; So documentados arqueologicamente em mmias do Egito antigo e do Peru prcolombiano;

Em muitas ocasies veicularam terrveis epidemias de tifo e de outras rickettioses; Atravs da literatura especializada, tem-se constatado ate mesmo um aumento da incidncia do piolho de cabea em todo mundo, nesta ltima dcada; A infestao por esses ectoparasitas chama-se pediculose.

Caracterizao
Os piolhos sugadores de mamferos so insetos pequenos e sem asas; Possuem corpo achatado dorsoventralmente e os segmentos do abdmen fundidos. Antenas com 3 a 5 segmentos e peas bucais modificadas, constituem um estilete pungitivo retrtil; Machos e fmeas so hematfagos.

Posio sistemtica
Ordem: Anoplura Famlia: Pediculidae Gneros: Pediculus e Pthirus Espcies: Pediclus capitis Pediculus humanus Pthirus pubis

Morfologia
Pediculus spp. Pthirus pubis

Biologia dos Pediculus ssp.


Todas as etapas do ciclo de vida dos piolhos desenvolvem-se sobre o corpo do hospedeiro; A cpula geralmente ocorre nas 10 primeiras horas de vida adulta; O piolho pe seus ovos junto a base dos fios de cabelo enquanto o do corpo deposita-os nas fibras do tecido da roupa;

A forma dos ovos aproximadamente elptica e traz um oprculo no polo livre; So chamados de lndeas (medem 0,8 mm); Uma fmea pe de 4 a 10 ovos por dia.

A temperatura ambiente condiciona a maior ou menor rapidez do embrionamento e da ecloso; As variaes de temperatura tem efeito nocivo sobre os ovos.

Ciclo de vida

Os piolhos tendem a deixar pessoas com febre por hospedeiros sem febre; Abandonam rapidamente cadveres por novos hospedeiros.

Biologia do Pthirus pubis


A localizao mais frequente so os pelos pubianos e perneos; Tambm podem ser encontrados em pelos axilares, sobrancelhas, pestanas e barba, raramente no cabelo; Permanecem geralmente agarrados a base dos pelos;

Os ovos se assemelham aos de Pediculus ssp., sendo menores; Estdios ninfais duram de 13 a 17 dias a vida adulta dura cerca de um ms; Passagem dos insetos de uma pessoa para outra faz-se pela coabitao no leito ou durante o contato sexual.

Doenas transmitidas por piolhos


Dermatites; Tifo epidmico; Febre da trincheira; Febre recorrente epidmica.

Referencias bibliogrficas
ANDRADE, C. F. S.; DOS SANTOS. L. V. Consideraes gerais sobre os piolhos e pediculicidas- Estudo sobre mtodos de avaliao e desenvolvimento de tcnicas. Disponvel em: www.piolho.org.br/artigos/relato1.pdf. Acesso: 06 fev. 2012. Rey, L. Parasitologia: parasitos e doenas parasitarias do homem nos trpicos ocidentais. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

You might also like