You are on page 1of 20

DESIGN, PROTOTIPAO E CONSTRUO AULA 7

Desenvolvimento de Interfaces
Prof. Jemerson Fernando Maia 03/2012

Introduo

A atividade de design inicia uma vez que o conjunto de requisitos tenha sido estabelecido. O design evolui iterativamente, em ciclos repetidos de design-avaliaoredesign envolvendo os usurios. Para que eles avaliem de modo eficaz o design de um produto interativo, os designers devem produzir uma verso interativa de suas idias. Nos primeiros estgios de desenvolvimento, essas verses interativas podem ser feitas com papel e cartolina.

Introduo

Conforme o design progride e as idias vo se tornando mais detalhadas, elas podem vir a ser partes do software. Essa atividade, preocupada com construir essa verso interativa, chamada de prototipao e construo.

Prototipao e construo

Geralmente se diz que os usurios no conseguem transmitir o que querem, mas quando vem algo e comeam a utiliz-lo, logo sabem o que no querem. Tendo coletado informaes sobre as prticas de trabalho e idias sobre o que um sistema deveria ou no realizar, temos ento que tentar experimentar nossas idias construindo prottipos e experimentando iterativamente vrias verses. Quanto mais iteraes, melhor ser o produto final.

Prototipao e construo

O que um prottipo?
Um

prottipo pode ser um esboo de papel de uma tela ou conjunto de telas, uma fotografia, uma simulao em um vdeo de uma tarefa, uma maquete tridimensional, de papel ou cartolina, entre outros. Ele possibilita que os stakeholders interajam com um produto imaginado visando a adquirir alguma experincia de como utiliz-lo em um ambiente real e a explorar os usos para ele imaginados.

Prototipao e construo

Por que fazer prottipos?


Os

prottipos so muito teis quando se esto discutindo idias com stakeholders. So dispositivos que facilitam a comunicao entre os membros da equipe. Encoraja a reflexo sobre o design.

Liddle (1996), recomenda que a prototipao sempre anteceda qualquer escrita de cdigo.

Prottipos

respondem a questo e fornecem suportes aos designers para a escolha de uma dentre as vrias opes.

Prototipao e construo

A figura seguinte mostra um prottipo de papel do design de um aparelho porttil para ajudar uma criana autista a se comunicar. Esse prottipo exibe suas funes pretendidas e os botes, sua posio e rtulos e a forma toda do aparelho, no entanto, nenhum dos botes realmente funciona. Esse tipo de prottipo suficiente para investigar cenrios de uso e para decidir, por exemplo, se os botes so apropriados e as funes suficientes, mas no para testar se o volume da voz alto o bastante ou se a resposta rpida.

Prototipao e construo

Prototipao e construo

Prototipao de baixa-fidelidade
aquele que no se assemelha muito ao produto final. Ele utiliza, por exemplo, materiais muito diferentes da verso final pretendida, como papel e cartolina. Prottipos de baixa-fidelidade so teis porque tendem a ser simples, baratos e de rpida produo. Isso significa tambm que podem ser rapidamente modificados, oferecendo, portanto, suporte a explorao de designs e idias alternativas.

Prototipao e construo

Exemplos de prototipao de baixa-fidelidade


Storyboard
Consiste

em um srie de desenhos mostrando como um usurio pode progredir em um tarefa utilizando o produto que est sendo desenvolvido.

Prototipao e construo

Exemplos de prototipao de baixa-fidelidade


Prottipos

com fichas

uma maneira exitosa e simples de se prototipar uma interao e comumente utilizada quando se desenvolve websites. Cada ficha representa uma tela ou um elemento da tarefa. Nas avaliaes com usurios, este pode alterar os cartes, fingindo realizar a tarefa enquanto interage com eles.

Prototipao e construo

Prototipao de alta-fidelidade
Utiliza

materiais que se espera que esteja no produto final e realiza um prottipo que se parece muito com algo acabado. Exemplo, o prottipo de um software desenvolvido em Visual Basic, Delphi, Netbeans apresenta maior fidelidade do que um esboo de papel papel. Se construir um prottipo em software, obviamente ser necessrio uma ferramenta de software que oferea suporte a essa atividade.

Prototipao e construo

A prototipao de alta-fidelidade til para vender idias a pessoas e para testar questes tcnicas. No entanto, o uso de prototipao em papel e outras ideias deveriam ser altamente encorajados para a explorao de questes de contedo e estrutura.

Construo: do design a implementao

Quando o design tiver passado pelos ciclos de iterao o nmero de vezes suficiente para que se tenha segurana de que ele se enquadra nos requisitos, tudo o que foi aprendido nos passos iterados da prototipao e da avaliao deve ser integrado na realizao do produto final. Embora os prottipos iro ter passado por uma extensiva avaliao do usurio, no necessariamente tero sido sujeitos a rigorosos testes de qualidade para outras caractersticas como resistncia e operao livre de erros.

Ferramentas de Prototipagem

As Ferramentas de Prototipagem so utilizadas durante o processo de prototipao. Algumas utilizadas so esquemas em papel na anlise inicial, para facilitar um feedback concreto dos usurios, e depois desenvolvem um prottipo operacional utilizando sistemas especficos, como ferramentas de construo de cones e demais componentes tcnicos.

Ferramentas de Prototipagem

O IDE - Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado tambm pode ser utilizado para a gerao de prottipos. O IDE um programa com caractersticas e ferramentas que apoiam o desenvolvimento de software. As linguagens de programao interagem com um ambiente de suporte , os IDEs, permitindo a gerao de prottipos. Os IDEs permitem que as telas sejam montadas facilmente clicando e arrastando os componentes ao formulrio, assim possvel compilar o projeto na linguagem suportada pela IDE e gerar um prottipo desejado. Essas caractersticas de programao visual so heranas da maioria das ferramentas de desenvolvimento de prottipos.

Ferramentas de Prototipagem

Ferramentas utilizadas na gerao de prottipos de software (alta-fidelidade)

Eclipse - O eclipse (IDE) uma ferramenta opensource que agrega a plataforma de desenvolvimento geradores de cdigos Java. O interessante do eclipse so seus Plugins, atravs deles o eclipse pode gerar ainda cdigos Python e C/C++. Visual Studio .NET - uma soluo da Microsoft que gera cdigo para Framework .NET, suportando linguagens Visual Basic .NET, C#, C++, e J#. Netbeans IDE opensource para plataforma Java, Ruby, Python, C/C++.

Ferramentas de Prototipagem

IDE Netbeans (construndo GUI)

Ferramentas de Prototipagem

Ferramentas utilizadas na gerao de prottipos de software (baixa-fidelidade)

Pencil Project Ferramenta gratuita para elaborao de prottipos de interface de baixa-fidelidade.

Possui plugin para firefox

http://pencil.evolus.vn/en-US/Home.aspx

Ferramentas de Prototipagem

You might also like