You are on page 1of 18

CHOQUE ELTRICO

Prof: Aline Pires.

A eletricidade uma forma de energia que pode fluir entre dois pontos, desde que entre eles exista uma diferena de potencial eltrico.

A corrente eltrica flui com maior facilidade atravs de materiais especficos (condutores) se houver um caminho completo para que se processe o fluxo (circuito). Se este interrompido em qualquer ponto por um material no condutor (isolante), o fluxo no se processa.

CONDUTORES: gua, maioria dos metais e os seres vivos. OBS: quanto maior o teor de gua tecidual, maior a condutividade.

ISOLANTES: ar seco, madeira seca, plsticos.


OBS: a terra sempre funciona como um enorme receptor de corrente eltrica.

Numa cidade, a populao vive dentro de um circuito eltrico. H redes eltricas energizadas por todos os lados (paredes, pisos,tetos, equipamentos). Devido ao gigantismo da rede eltrica, o choque um evento corriqueiro e cada pessoa j recebeu, pelo menos um choque. Ao circular pelo corpo a corrente eltrica produz uma sensao desconfortvel sentida pelo organismo, o que o torna mais perigoso que os outros riscos fsicos, como o frio, calor ou rudo.

EFEITOS DA CORRENTE ELTRICA SOBRE O ORGANISMO


DEPENDE DE ALGUNS FATORES: Condutividade dos tecidos corporais Intensidade da corrente

Circuito percorrido pelo corpo


Durao da corrente Natureza da corrente

EFEITOS
Queimaduras: por arco voltaico, por chama e por carbonizao direta; Fibrilao ventricular: por leso cardaca direta; PCR: por leso dos centros vitais do bulbo do tronco enceflico; Fraturas: por espasmos musculares severos, quedas, etc. Neurolgicas (perda de conscincia, convulses, amnsia, cefalia, paresia, surdez, leses de nervos perifricos, etc.

Os raios constituem a mais ampla ameaa populao durante a temporada de tempestades e a segunda causa de morte relacionada tempestades nos EUA desde 1959, ficando atrs somente das inundaes. uma descarga eltrica muito intensa que ocorre em certos tipos de nuvens.

MECANISMO DA LESO:

Golpe direto Contato lateral Contato Voltagem rasteira Indiretamente

O impacto de um raio produz uma corrente de milhes de volts, e a durao da exposio ao corpo instantnea, em mdia de 8.000 C, com nvel de energia de 30 milhes de volts.

TIPOS DE LESES: LEVE: esto conscientes e relatam uma sensao desagradvel e anormal na extremidade afetada; amnsia; ruptura da membrana do tmpano; surdez temporria; dor muscular; queimaduras cutneas (raras); tem sinais vitais normais ou hipertenso leve e transitria, e a recuperao em geral gradual e completa.

MODERADA: Apresentam leses progressivas, isoladas ou multissistmicas, algumas com risco de vida, ou com sequelas permanentes. Desorientao Agitao Coma Paralisia das extremidades Mosqueamento da pele Ausncia de pulso Hipotenso Queimaduras de 1 e 2 graus, etc.

OBS: dependendo do local de impacto do raio, um impacto que atinja o centro respiratrio do crebro pode resultar em PR prolongada, que pode evoluir pra PC, secundria a hipxia.
GRAVE: As vtimas com leso grave por impacto direto de raios (neurolgicas e cardiovasculares) ou as vtimas que demoram a receber RCP tm prognstico ruim.

O QUE FAZER ????

CONDUTAS: Garantir a prpria segurana e dos demais presentes na cena: no tocar na vtima antes de se certificar que o circuito j tenha sido interrompido; Desligar a chave geral nos ambientes domiciliares e industriais; Chamar a companhia de energia eltrica nos acidentes em via pblica. Se as vtimas estiverem dentro de um veculo em contato com um cabo energizado, orientlas para que l permaneam at a chegada dos tcnicos da companhia de energia eltrica. Se houver risco real de incndio, desabamento ou exploso, orient-las para saltar do veculo sem estabelecer contato simultneo com a terra.

Abordagem primria
Garantir via area com controle cervical. Iniciar e manter a RCP

Acesso Venoso
Abordagem Secundria: curativos estreis queimaduras, imobilizao das fraturas, etc. Transporte. nas

VTIMAS ATINGIDAS POR RAIOS -TRATAMENTO Mesmos procedimentos como em qualquer atendimento; Descubra se ainda existe a possibilidade de raios na rea; durante uma aproximao ou afastamento de uma tempestade, ainda existe perigo; ABCDE e procure problemas com risco de vida; Avalie o ritmo cardaco com o ECG;

PREVENO

Se voc o vir, fuja; se o ouvir, afaste-se.


regra dos 30-30: tempo entre a visualizao de um raio e a escuta de um trovo for igual ou inferior a 30s, os indivduos esto em risco e precisam de abrigo apropriado. Recomenda-se retornar as atividades ao ar livre 30 minutos aps o ltimo raio ou trovo, os raios podem atingir uma pessoa a uma distncia de 16 Km; Procure ambientes fechados; Evite ambientes ao ar livre; Tente minimizar o menor contato possvel com o cho; A posio para se proteger de um raio : agachado, ps juntos, ouvidos cobertos com as mos, fique agachado em cima de um material isolante; Mantenham-se afastados uns dos outros entre 10 e 15 metros, para evitar o contato com fascas e correntes do solo.

Quem vence sem glrias triunfa

sem lgrimas.
Augusto Cury.

You might also like