You are on page 1of 77

Universidade Estadual Vale do Acara- UVA

Coletnea Sugestiva Normas para apresentao do TCC Estrutura e Apresentao

Professoras: FERNANDA GUERRA e IARA ALMEIDA

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo em Portugus(obrigatrio) Resumo em Lngua estrangeira ingls/Francs/Espanhol(obrigatrio) Sumrio (obrigatrio)

ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUO

DESENVOLVIMENTO
CONCLUSO

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS
REFERNCIAS (obrigatrio) ANEXOS (opcional)

CAPA
Elemento obrigatrio, onde as informaes so transcritas na seguinte ordem: NOME DA INSTITUIO NOME DO AUTOR TTULO DO TRABALHO LOCAL(CIDADE) DA INSTITUIO ONDE DEVE SER APRESENTADO ANO DE DEPSITO (DA ENTREGA)

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA UVA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA


(Fonte tamanho 18 maisculo)

(fonte tamanho 14, maisculo)

AUTOR(A):

(Fonte tamanho 18 em negrito, maisculo)

TTULO

(fonte tamanho 14)

RECIFE-PE 2008

FOLHA DE ROSTO
Elemento obrigatrio que contm os mesmos dados da capa, acrescentando-se abaixo e a direita do ttulo explicao de qualificao da natureza do trabalho e o nome do orientador.

AUTOR(A):
(fonte tamanho 14, maisculo)

(Fonte tamanho 18 em negrito, maisculo)


Trabalho de concluso de curso apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acara UVA, como requisito parcial para a concluso do curso de graduao. (Fonte tamanho 12)

TTULO

(fonte tamanho 14)

RECIFE-PE 2008

FOLHA DE APROVAO
Elemento obrigatrio, colocado logo aps a folha de rosto, constitudo pelo nome do autor do trabalho, ttulo do trabalho, finalidade (monografia, dissertao), objetivo (grau pretendido), nome da instituio, local, nmero de pginas, ano. Banca Examinadora: Segue com nome e titulao dos Membros que iro compor a Banca Examinadora com os devidos espaos para assinatura e notas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA UVA LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA


(Fonte tamanho 18)
AUTORES(14)

Banca Examinadora:
_____________________________ Prof. Fulano de Tal Orientador ____________________________ Prof. Fulano de Tal Examinador ____________________________ Prof. Fulano de Tal Examinador

NOTA FINAL:_______________

APROVADA EM .............................................................. DE 2012


(fonte tamanho 12)

DEDICATRIA
Elemento opcional colocado aps a folha de aprovao onde o autor pode utilizar para dedicar o trabalho a algum ou a instituies Ateno:ottuloDedicatriadeveser dispensado nessa pgina

minha esposa, pais e filhos pelo apoio recebido durante a elaborao deste trabalho.
Fonte 12, parte inferior da folha

AGRADECIMENTOS
Elemento opcional, colocado aps a dedicatria. O autor deve dirigir palavras de reconhecimento a pessoas e/ou instituies que contriburam de maneira relevante para a realizao do trabalho

AGRADECIMENTOS
fonte tamanho 14

Sra. .............................., por sua dedicao e colaborao no decorrer desta pesquisa. professora ........................, por compartilhar comigo seus conhecimentos. ....................................., que auxiliou na reviso e digitao do trabalho.
(fonte tamanho 12)

EPGRAFE
Elemento opcional, colocado aps os agradecimentos.

Trata-se de uma citao literal de um texto, com a devida indicao da autoria, que esteja relacionado ao assunto do trabalho. Dever ficar localizada ao p da pgina, sua direita e sem ttulo
Ateno:ottuloEpgrafedeveserdispensado nessa pgina

Alguns homens vem as coisas como so, e dizem por qu? Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo: Por que no?
George Bernard Shaw

(fonte tamanho 12, direita em letra itlica, espao simples com 6 cm de recuo da margem)

RESUMO NA LNGUA VERNCULA


Elemento obrigatrio, constitudo de uma seqncia de frases concisas e objetivas e no de uma simples enumerao de tpicos e deve conter no mximo 300 palavras. Redigido em nico pargrafo, sintetizando a metodologia utilizada e a coleta de dados, verbos no passado. Ao final colocar a concluso do trabalho. Componentes do resumo: tema, objetivo, metodologia, resultados, a concluso, palavras-chave. Aps escrever o resumo pular um espao, escrever as palavras-chave (at 5) do trabalho. Devem ser separadas por ponto e finalizadas tambm por ponto.

RESUMO
(fonte tamanho 14)

Esta monografia teve por objetivo ...............


(espaamento simples e desenvolvido em pargrafo nico)

Palavras-chave: ........... . ....................


(at cinco palavras, fonte tamanho 12)

RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA


Elemento obrigatrio, com as mesmas caractersticas do resumo em lngua verncula, digitado em folhada separada (em ingls Abstrat, em espanhol Resumen, em francs Rsum, por exemplo)

SUMRIO
Elemento obrigatrio, cujas partes so acompanhadas do(s) respectivo(s) nmero(s) da(s) pgina(s) do trabalho, na mesma ordem e grafia em que foram apresentadas.

SUMRIO
(fonte tamanho 14, centralizado e negrito)
1 INTRODUO .................................................................................11 2 NOME DO CAPTULO ..................................................................... 12 2.1 SUBCAPTULO ............................................................................. 14 2.2 SUBCAPTULO ..............................................................................17 3 NOME DO CAPTULO...................................................................... 22 3.1 SUBCAPTULO ..............................................................................26

4 METODOLOGIA
5 CONCLUSO .................................................................................. 30 6 REFERNCIAS ............................................................................... 32 7 ANEXOS .......................................................................................... 35 8 APNDICES

ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUO
DESENVOLVIMENTO CONCLUSO

INTRODUO
Parte inicial do texto, onde o pesquisador apresentar os elementos principais de seu trabalho, delimitando o problema, formulando as hipteses e os objetivos, e justificando as razes que o levaram a escrev-lo e para quem ou como os resultados obtidos iro contribuir alm do contedo de cada captulo.

ITENS DA INTRODUO
O PROBLEMA

OBJETIVOS (GERAL e ESPECFICOS) JUSTIFICATIVA


METODOLOGIA

DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento ou corpo (onde se apresentam os captulos, subcaptulos, tpicos, etc) no s a parte obrigatria de um trabalho monogrfico, porm a mais importante do trabalho e consiste na fundamentao lgica, sistemtica e metdica do contedo, cuja finalidade comunicar os resultados, ou argumentao em torno do tema.

DESENVOLVIMENTO
Devemos desenvolver nosso raciocnio de forma que nos conduza a uma concluso. Cada parte do texto (captulos, subcaptulos, tpicos, etc) dever ser trabalhada em conexo com as demais. No deveremos trabalhar cada parte de forma isolada, com concluses prprias, mas como um encadeamento rumo concluso final. Podemos, sim, fazer concluses parciais, mas estas se completam no final.

DESENVOLVIMENTO
A diviso e subdiviso do desenvolvimento em partes no dever dar a idia de blocos isolados, mas facilitar a compreenso e manuseio do trabalho, com uma lgica ou linha de raciocnio coerente e clara

CONCLUSO
Parte obrigatria de um trabalho monogrfico. Consiste na recapitulao sinttica dos resultados da pesquisa a partir dos propsitos ou hipteses levantadas na introduo, ressaltando o alcance e as conseqncias de suas contribuies. Nela, retomaremos os dados essenciais discutidos durante o desenvolvimento, sintetizando de forma que dem uma viso de unidade, fechando o ciclo da investigao.

CONCLUSO
Alm de uma breve recapitulao das argumentaes usadas durante o trabalho, a concluso tambm poder apontar caminhos, recomendaes e sugestes para um maior aprofundamento do tema.

SEQUNCIA PARA SE ESCREVER UMA CONCLUSO


Se voc formulou perguntas na delimitao do problema, inicie respondendo-as Faa uma sntese de cada captulo, verificando se o seu contedo contribuiu para que fossem alcanados os objetivos (geral e especfico) formulados na introduo do trabalho.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS
REFERNCIAS (obrigatrio)
ANEXOS (opcional)

REFERNCIAS
So obrigatrias, devem ser colocadas logo aps as concluses e apresentam todas (e somente)as fontes de informao que o pesquisador usou para escrever o trabalho.

REFERNCIAS
ALGUMAS REGRAS
Em primeiro lugar, deve-se manter a mesma fonte e tamanho utilizado em todo o texto. As referncias so digitadas em espaamento simples entre as linhas de uma mesma referncia e separadas entre si por dois espaos simples.
A segunda linha de cada referncia se inicia abaixo da primeira letra

REFERNCIAS
ALGUMAS REGRAS
necessrio tambm que seja seguido um padro uniforme de formatao grfica para o destaque do ttulo das obras ou de peridicos na lista de referncia, que pode ser negrito, itlico ou grifo. Quando o elemento de entrada for o prprio ttulo da obra, a primeira palavra dever ser a que receber destaque.

REFERNCIAS
ALGUMAS REGRAS
Para cada obra ou material a ser referenciado, h um conjunto de elementos essenciais que descrevem as informaes bsicas para a identificao das referncias, tais como: nome do autor ou da entidade, ttulo, etc.

ANEXOS
parte opcional de um trabalho monogrfico. Constituindo-se da exposio de tabelas, quadros, grficos, etc, que foram apenas mencionados dentro do texto, mas colocado no final.

ANEXOS
Devem ser escritos com letras maisculas consecutivas, travesso e seguidos de seus enunciados em letras minsculas. Ex.: ANEXO A -.......

FORMATAO e

EDIO

PAPEL
O TCC deve ser apresentado em papel branco, formato A4 ( 21,0cm x 29,7cm), digitado no anverso da folha.

DIGITAO
A fonte utilizada deve ser Arial ou Times New Roman sendo recomendada para a digitao a fonte tamanho 12, para o texto principal, e tamanho 10 para as citaes longas, notas de rodap, tabelas, quadros e figuras.

MARGENS
Superior e esquerda: 3cm; Inferior e direita: 2cm;

DIGITAO DO TRABALHO
O texto do trabalho deve ser justificado, com espaamento 1,5. O resumo, as notas de rodap. As citaes diretas (com mais de 3 linhas), as indicaes de fontes, tabelas e as referncias devem ser apresentadas em espaos simples

DIGITAO DO TRABALHO
Dois espaos 1,5 devem anteceder os ttulos dos captulos. Os ttulos das sees devem ser separados dos textos que os precedem ou que sucede por dois espaos 1,5. Os ttulos dos captulos devem ser apresentados em fonte tamanho 14, maiscula, e em negrito ou sublinhado. Os subttulos dos captulos devem estar em fonte tamanho 12, maisculas e minsculas, e em negrito ou sublinhado.

DIGITAO DO TRABALHO
Os ttulos, sem indicativo numrico AGRADECIMENTOS, RESUMOS, SUMRIO, REFERNCIAS, ANEXOS devem ser centralizados

DIGITAO DO TRABALHO
A redao do texto deve seguir a norma culta da Lngua Portuguesa. recomendvel sua reviso ortogrfica e gramatical.

PAGINAO
A paginao ocorre a partir da folha de rosto. Todas as folhas que precederem a primeira folha da parte textual do trabalho devem ser contadas, sequencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada a partir da primeira folha da introduo, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a dois centmetros da borda superior, ficando o ltimo algarismo a dois centmetros da borda direita da folha. Cada novo captulo deve iniciar em outra pgina.

PAGINAO
Se houver apndice, e/ou anexos, suas folhas devem ser numeradas continuamente, dando seguimento ao texto principal NBR 14.724 (ABNT, 2005).

CITAO
A citao a meno, no corpo do texto, de informaes extradas de obras/documentos de outros autores ou fontes. Alm do reconhecimento da autoria, a citao auxilia o autor na argumentao, explicao, corroborao ou refutao de idias

CITAO
Por exemplo, ao ler um artigo que relata uma pesquisa e verificar que os resultados so importantes e corroboram para discusso de suas prprias hipteses, o artigo deve ser selecionado, e as devidas citaes feitas em suas discusses.

CITAO
Existem dois padres de apresentao da citao no texto: o sistema autor-ano e o numrico.

Autor-ano: neste padro, quando a citao inicia o pargrafo, coloca-se o sobrenome do autor e, entre parnteses, o ano. Quando a citao termina o pargrafo, coloca-se o sobrenome do autor em maiscula e o ano entre parnteses.
Numrico: neste padro, a citao poder ser referenciada a partir de numerao colocada entre parnteses e alinhadas no texto, ou o nmero poder vir sobrescrito aps a pontuao que fecha a citao.

CITAO
Exemplo:

O mtodo cientfico um conjunto de regras e ou procedimentos utilizados para descrever ou explicar fenmenos. O mtodo cientfico um conjunto de regras e ou procedimentos utilizados para descrever ou explicar fenmenos. importante que, ao iniciar a redao do texto cientfico, o autor escolha um padro de apresentao das citaes e o siga ao longo do texto (do incio at o fim). O prximo passo definir se a citao ser Indireta, Direta ou Nota de Referncia.

CITAO
CITAO INDIRETA

A citao indireta a insero de informaes do texto consultado, realizada a partir da interpretao (parfrase) ou do resumo das idias originais, preservandoas em sua essncia.

CITAO
1. Perrenoud (1992) mostra que a avaliao escolar tem sido usada como um mecanismo poderoso de excluso social, na medida em que refora as diferenas de desempenho escolar, que, em regra, refletem as diferenas socioeconmicas dos alunos.

2. Para uma pesquisa ser considerada cientfica, na sua execuo deve ser utilizado o mtodo cientfico e tcnicas adequadas para obteno de dados relevantes ao conhecimento e compreenso de um dado fenmeno (BARROS e LEHFELD, 2000).
3. Pea-chave do governo dos EUA na resoluo de conflitos e administrao de crises, nos ltimos dias as atenes do mundo voltam-se para Colin Powell (FOLHA DE S. PAULO, 2002).

CITAO
CITAO DIRETA A citao direta (ou literal) a transcrio exata do texto original. Se for de at trs linhas,pode ser inserida entre aspas duplas, em continuidade ao texto normal, sendo imprescindvel indicar o nmero da pgina onde foi encontrada tal informao. As aspas simples so utilizadas para indicar a citao de aspas que j se encontravam no texto original.

CITAO
Apginadacitaopodeserindicadaoucomdois pontosoucomp,conformeexemploaseguir:

Exemplos:
1. Desta forma, Puigari (1902) afirma ser preciso abandonaroperodoromnticodaorganizaodo ensinoeprocederdefinitivasistematizao. 2. Conforme Lakatos e Marconi (1983, p.163),Varivel independente (X) aquela que influencia, determinada ouafetaoutravarivel.]...[

CITAO
As citaes literais com mais de trs linhas devem ser apresentadas com um recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto e vir sem aspas. Exemplos: 1. Quanto liberdade a ser dada ao aluno, tambm interessante a opinio do prprio Rogers (1969, p.73):

CITAO

Reconheo que, para muitos, dar liberdade a um grupo pode ser coisa arriscada e perigosa de fazer, e que, consequentemente, eles no podem , genuinamente, dar esse grau de liberdade. A estes sugeriria: experimente dar o grau de liberdade que voc pode, genuna e confortavelmente, dar e observe os resultados.

CITAO
Durante muito tempo a cincia buscou eliminar incertezas, dvidas, imprecises, a fim de dominar e controlar o mundo; contraditoriamente, o resultado foi a organizao de um cincia que hoje trabalha com o aleatrio, o incerto, o indeterminado, o complexo. Sem procurar estabelecer leis a qualquer preo, a viso contempornea de mtodos buscaumpensamento transdisciplinar, um pensamento que no se quebre nas fronteiras dasdisciplinas.(]...[MORIN citado por PDUA, 2000, p. 28)

CITAO
Caso o autor faa alguma omisso ou supresses para indic-las, ele usar [...]. Quando for dada nfase, ou destaque a termos ou expresses pelo autor que est desenvolvendo o texto, usar grifo ou negritoeutilizaraexpressogrifo nosso,egrifodoautor,quandosetratar de nfase dada pelo autor original do texto. Os comentrios ou interpolaes devem estar entre colchetes [ ].

CITAO
Quando a citao a meno de uma idia que no foi extrada de fonte original, mas que foi citada no autor consultado, a idia pode ser reproduzida, desde que na apresentao se remeta autoria original e obra consultada. Para tanto, emprega-se a expresso latina apud (citado por; junto a). Vale ressaltar que esse tipo de citao no deve ser o nico ou compor o maior nmero de citaes em um trabalho cientfico, porque muito importante que o autor busque ler/consultar as fontes originais do tema abordado.

CITAO
Exemplo: Nessa perspectiva, a moral considerada comoomaissagrado,omaissupremoqueh nanaturezahumana(PESTALOZZIapud LUZURIAGA, 1946, p. 16). Caso a obra seja citada vrias vezes ao longo do trabalho, faz-se a referncia completa na sua primeira apario no texto e, nas aparies subseqentes, podem ser utilizadas expresses abaixo, porm, necessrio indicar novamente o autor.

CITAO
Idem ou id. (igual anterior) quando as citaes forem consecutivas;

Op. cit. opus citatum (obra citada) quando as citaes no so consecutivas.


Exemplo: PIAGET, op. cit. Se o autor for utilizar uma informao verbal que foi obtida em aulas, palestras, conferncias, debates, deve indicar entre parnteses informao verbal e mencionar os dados disponveis em nota de rodap.

REFERNCIAS
Livro com trs autores FARIA, Ana C.; CUNHA, Ivan; FELIPE, Yone X. Manual Prtico para elaborao de Monografia (Trabalhos de concluso de Curso, Dissertaes e Teses). Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

REFERNCIAS
Livro com mais de trs autores

AGUIAR, Eduardo C. et al. Manual Prtico para elaborao de Monografia (Trabalhos de concluso de Curso, Dissertaes e Teses). Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

REFERNCIAS
Monografia no todo

Os elementos essenciais so: autor(es), ttulo, edio, local, editora e data de publicao. Ex: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niteri: EdUFF, 1998.

REFERNCIAS
Autores com o mesmo nome

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005


___________Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

REFERNCIAS
Monografia no todo em meio eletrnico

KOOGAN, Andr; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopdia e dicionrio digital 98. Direo geral de Andr Koogan Breikmam. So Paulo: Delta: Estado, 1998. 5 CD-ROM.

REFERNCIAS
Parte de monografia

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). Histria dos jovens 2. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

REFERNCIAS
Parte de monografia em meio eletrnico MORFOLOGIA dos artrpodes. In: ENCICLOPDIA multimdia dos seres vivos. [S.l.]: Planeta DeAgostini, c1998. CD-ROM 9.

REFERNCIAS
Publicao peridica como um todo

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939 REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE,1939- . Trimestral. Absorveu Boletim Geogrfico, do IBGE. ndice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.

REFERNCIAS
Partes de revista, boletim etc.

DINHEIRO. So Paulo: Ed. Trs, n. 148, 28 jun. 2000.


DINHEIRO: revista semanal de negcios. So Paulo: Ed. Trs, n. 148, 28 jun. 2000. 98 p.

REFERNCIAS
Artigo e/ou matria de revista, boletim etc. AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, set. 1984. Edio especial.

REFERNCIAS
Artigo e/ou matria de revista, boletim etc. em meio eletrnico SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/bras ilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.

REFERNCIAS
Artigo e/ou matria de jornal

NAVES, P. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de S. Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

REFERNCIAS
Artigo e/ou matria de jornal em meio eletrnico KELLY, R. Electronic publishing at APS: its not just online journalism.APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponvel Em: <http://www.aps.org/apsnews/1196/11965. html>. Acesso em: 25 nov.1998.

REFERNCIAS
Legislao

BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional no 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislao federal e marginlia, So Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

REFERNCIAS
Documento de acesso exclusivo em meio eletrnico CAROS no Estado de So Paulo. In: FUNDAO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIAANDRTOSELLO.Base de Dados Tropical. 1985. Disponvel em: <http://www.bdt.fat.org.br/acaro/sp/>. Acesso em: 30 maio 2002.

REFERNCIAS
Sries e colees

CARVALHO, Marlene. Guia prtico do alfabetizador. So Paulo:tica, 1994. 95 p. (Princpios, 243).

ORDENAO DAS REFERNCIAS


As referncias dos documentos citados em um trabalho devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para citao no texto, conforme NBR 10520. Os sistemas mais utilizados so: alfabtico (ordem alfabtica de entrada) e numrico (ordem de citao no texto).

You might also like