You are on page 1of 47

Biodiesel de Algas

Docente: Prof. Dr. Marilia Rodrigues Pereira Noronha


Discentes: Maria Luana Alves RA: 200911591 Wanderson R. Morais RA: 200910691

Introduo

Conter o uso excessivo de combustveis fsseis e impacto ambiental Busca de fontes de energia que sejam renovveis e mais baratas do que o petrleo H estudos com vegetais na produo de biodiesel pelo uso de lipdeos produzidos.

As microalgas se mostram mais eficientes na produo de lipdeos do que vegetais superiores, como as palmceas Desenvolvimento de estudos sobre o cultivo e caractersticas do leo extrado de microalgas

O leo produzido de maior qualidade em relao aos demais, dessa forma, maior investimento nesse novo setor energtico.

Tabela mostrando a quantia de leo produzida por diferentes espcies vegetais.


Fonte: Citado por Gil Cmara em Agronegcios de Plantas Oleaginosas (2006).

Em relao ao rendimento em leo, o de microalgas pelo menos quinze vezes maior que o de palma, que o de maior produtividade. Existe uma estimativa de produo de leo de microalgas de 15.000 a 30.000 L/Km2.

Tabela com relao de microalgas e suas respectivas produes de leo.


Fonte: Microalga como matria-prima para a produo de biodiesel (2006).

Segundo estudos, possvel aumentar percentagem de leo proveniente de microalgas com otimizao dos locais de cultura.

Tabela com a composio qumica do leo de algumas microalgas.


Fonte: Microalga como matria-prima para a produo de biodiesel (2006).

As letras significam: C14:0 (mirstico), C14:1 (miristolico), C16:0 (palmtico), C16:1 (palmitolico), C18:0 (olico), C18:2 (linolico), C18:3 (linolnico), C20:5 (eicosapenteneico).

Espcies de algumas microalgas utilizadas na produo de leo para biodiesel:


Scenedesmus obliquus1 Scenedesmus dimorphus2

Chlamydomonas sp.3

Chlorella vulgaris4

Spirogyra sp.5

Dunaliella tertiolecta6

Dunaliella salina7

Isochrysis sp.8

Nannochloris salina

Nitzchia sp.10

Critrios de Avaliao na produo de Biodiesel

Estudos baseados em aspectos econmicos e ecolgicos: -Teor de leo por rea ocupada, -Perodo de cultivo, -Preo da matria-prima deve ser menor que o preo do diesel, -Aproveitao do subproduto, -O biodiesel deve ser compatvel e atender especificaes do motor.

Vantagens na utilizao de Microalgas


Maior produo em menor rea, Custo baixo para colheita e transporte, Eficincia fotossinttica maior em relao a vegetais superiores, Seqestradoras de CO, Grande adaptabilidade,

Qualidade do leo excelente,


No acaba com o estoque de alimentos.

Tabela relacionando leos de diferentes vegetais e suas caractersticas. Fonte: Microalga como matria-prima para a produo de biodiesel (2006)

A qualidade do biodiesel produzido medida por especificaes da ANP (Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Combustvel).

Extraindo leo de Microalgas

As microalgas podem ser plantadas em sistemas de lagoas abertas ou fechadas, o leo extrado das clulas de suas paredes celulares. Existem diversas formas de extrao do leo: Prensagem do leo Adio de Hexano Fludo Supercrtico

Prensagem do leo.17

Mtodo simples: As microalgas so prensadas, num sistema similar ao feito com o azeite, sendo extrado cerca de 75% de lipdeos de um indivduo.

Adio de Hexano

Mtodo frequentemente utilizado depois da prensagem, aqui as sobras da microalgas so misturadas com Hexano

A mistura filtrada e limpa para no restar resduos qumicos; extrai cerca de 95% de lipdeos.

Fludo Super-crtico

Este mtodo pode extrair at 100% de lipdeos das microalgas, e pode ser utilizado diretamente aps a Adio de Hexano Depois de ser prensada e aquecida, a microalga posta junta do CO, este age como um fludo supercrtico e transforma totalmente a microalga em leo. Por precisar de equipamentos caros e trabalho extra, este mtodo menos utilizado.

Obteno do Biodiesel

Aps ser extrado o leo refinado usando-se cadeias de cidos graxos em um processo chamado Transesterificao. NaOH e o CHOH so utilizados na reao, o primeiro como catalisador e o segundo como reagente.

Resulta: Combustvel+Glicerol, ento a mistura refinada e o biodiesel obtido.

Refinando o Biocombustvel
A Glicerina pode ser separada por Decantao ou Centrifugao. Os sabes e restos de reagentes e catalisadores so retirados com uma destilao.

Figura mostrando a reao de Transesterificao, utilizada na obteno do biodiesel.14

O biodiesel um ster de cido graxo, renovvel e biodegradvel, obtido comumente a partir da reao qumica de leos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um lcool na presena de um catalisador (reao

conhecida como transesterificao).

O Reagente e o Catalizador da reao de Transesterificao.15

O Hidrxido de Sdio funciona como um catalisador para a reao, e o Metanol reagir com os leos, formando Glicerol e ster.

Melhorias na produo do Biodiesel11


Local Luminosidade Substrato

Maximizando a produo de leo

Diferentes mtodos de cultura Lagoa Aberta Crescimento Vertical e Bioreatores

Cultivo em Lagoa Aberta

Mtodo mais natural e popular, criao em reas ensolaradas e quentes do mundo todo

Desvantagens: O clima ruim retarda o crescimento, Contaminao por bactrias e outros organismos,

Temperatura da gua deve ser constante.

Foto do cultivo de microalgas em uma Lagoa Aberta.18

Lagoa das algas na usina piloto HR BioPetroleum, em Kona, no Hava: iniciativa pioneira em carter demonstrativo.

Life Fuel Inc., uma companhia de Biodiesel localizada na Califrnia.11

A industria est pesquisando o potencial de produo de leo de microalgas atravs do cultivo em Lagoa Aberta.

Crescimento Vertical

Cultivo de algas mais rpido e de maneira mais eficiente do que o anterior As microalgas so colocadas em sacos plsticos, estes so cobertos e empilhados sendo protegidos contra a chuva e contaminao Maior produo de leo.

Figura mostrando como feito o cultivo de microalgas pelo mtodo de Crescimento Vertical.16

Por ficarem expostas aos raios solares por ambos os lados, h maior produtividade.

Foto do cultivo de algas no mtodo Crescimento Vertical.19

Cultivo experimental de microalgas no mtodo de crescimento Vertical.

Bioreatores

As microalgas so cultivadas em tonis grandes e redondos, sendo manipuladas para crescerem ao mximo e serem colhidas diariamente Cultivo estratgico perto de industrias, Cultivo em lagoas fechadas: Sem risco de contaminao, Algas alimentadas com acar.

Esquema de cultivo com Bioreator prximo industrias.12

As microalgas poderiam capturar excesso de dixido de carbono que, em outro caso, poluiria o ar.

Esquema da utilizao de Bioreatores como lagoas fechadas.13

Este mtodo evitaria a contaminao pelo total controle dos fatores ambientais, alm de prover a alimentao necessria; o problema seria o fornecimento do acar, usado como alimento.

Empresas que esto trabalhando com o Biodiesel

H diversas empresas que j comearam a investir no cultivo e produo do biodiesel a partir de microalgas. Solazyme, Estados Unidos; UTN Mar del Plata, Mxico; PetroSun & Algae Biofuels Estados Unidos; UCT, Tkio; Sapphire Energy, Estados Unidos; Dow Chemical & Algenol Biofuels, Flrida ABBM, Brasil; Sines, Portugal; Green Cyber, Estados Unidos; CENPES & UFRG e UFSC, Brasil; Royal Dutch Shell & HR Biopetroleum, Hava.

O Lado B da utilizao de Microalgas.

H pesquisas que revelam pontos negativos na utilizao das microalgas para biodiesel:

Maior utilizao de gua e energia,


Custo de manuteno e refinao do biocombustvel.

Discusso e concluso20

O biodiesel de microalgas parece ser uma tima sada para resolver os problemas na demanda dos combustveis fossis e a preservao dos recursos naturais, porm a utilizao desse biocombustvel ainda est em testes, apenas um carro movido a biodiesel foi testado em janeiro de 2008 em Park City (Utah), durante o Festival de Cinema de Sundance. Entretanto nenhuma estatstica sobre o consumo ou tipos de emisso do carro foi publicada. Dessa forma, ainda vai demorar um certo tempo at que pesquisas mais reveladoras sejam exibidas e o uso de microalgas seja feito.

Muito Obrigado!

Referncias Bibliogrficas

Newman, S., Como funciona o biodiesel de microalgas? Traduzido por HowStuffWorks Brasil. Disponvel em http://carros.hsw.uol.com.br/biodiesel-de-algas5.htm. Acesso em: 25 de Maro de 2010. TEIXEIRA, C. M - Microalga como matria-prima para a produo de biodiesel. Disponvel em Acesso em: 25 de Maro de 2010. Imagens retiradas dos seguintes site: 1-http://www.lifesciences.napier.ac.uk/algalweb/Yarrow/scenedesobliqe1.jpg 2http://www.glerl.noaa.gov/seagrant/GLWL/Algae/Chlorophyta/Images/OU Scene.JPG 3http://rydberg.biology.colostate.edu/Phytoremediation/2003/Boczon/chla mydomonas02.jpg 4-http://botany.natur.cuni.cz/algo/images/determin/chlvulgaris.jpg 5-http://www.biologie.uni-hamburg.de/bonline/library/webb/BOT311/Chlorophyta/SpirogyraBig500.jpg

6-http://www.marinebiology.edu/Phytoplankton/profiles/dunaliella.jpg 7-www.uniprot.org/taxonomy/3046 8http://www.lib.noaa.gov/retiredsites/korea/korean_aquaculture/algal.files /microalgal003.gif&imgrefurl=http://www.lib.noaa.gov/retiredsites/korea/ korean_aquaculture/algal.htm&usg=__5GP2RZPAOa4r1Q_rRIhb3ayRDdU =&h=156&w=175&sz=17&hl=ptBR&start=6&itbs=1&tbnid=m7bVkzeI4w6boM:&tbnh=89&tbnw=100&prev =/images%3Fq%3DIsochrysis%26hl%3DptBR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 9-http://www.ibvf.cartuja.csic.es/Cultivos/micro-nz.htm&usg=__JJM4PoHeFdH9HkVOkE_WichQgh4=&h=878&w=772&sz=70 &hl=ptBR&start=2&itbs=1&tbnid=Gy_zJNdMF1IpFM:&tbnh=146&tbnw=128&pre v=/images%3Fq%3DNannochloris%26hl%3DptBR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1

10http://www.keweenawalgae.mtu.edu/ALGAL_IMAGES/bacillariophyceans/ Nitzschia_jason3_hcp1_402.jpg&imgrefurl=http://www.keweenawalgae.m tu.edu/ALGAL_PAGES/bacillariophyceae.htm&usg=__bdoBNmHTA8yxyKcl ZQSuNbUkum8=&h=480&w=640&sz=32&hl=ptBR&start=3&itbs=1&tbnid=1jqgQlvDUgdvM:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3DNitzschia%26hl%3Dp t-BR%26sa%3DX%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1

11-http://biocombustiveis-brasil.blogspot.com/2008/05/biodiesel-alga-notanque.html 12-http://biocombustiveis-brasil.blogspot.com/2008/05/biodiesel-alga-notanque.html 13-http://biocombustiveis-brasil.blogspot.com/2008/05/biodiesel-alga-notanque.html 14-http://vsites.unb.br/iq/lmc/biooleo.htm 15-http://vsites.unb.br/iq/lmc/biooleo.htm 16-http://static.hsw.com.br/gif/algae-biodiesel-5.htm 17http://3bp.blogspot.com/_DUy7kzhzIky/Swqk8q6kUUI/AAAAAAAAJQ/x7pV kdk8pz0/s1600/prensa

18-www.editoravalete.com.br/site_alcoolbras/edicoes/ed_119/esp.html 19http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://viajeaqui.abril.com.br/nationalgeographic/imagens/galeria-de-fotos/2009/especiais/energia/combustivel-fossilalgas-cultivadas.jpg&imgrefurl=http://viajeaqui.abril.com.br/nationalgeographic/especiais/energia/fotos/combustivel-fossil493124.shtml%3Ffoto%3D6p&usg=__sBJtzkif8fDF_KPfqAXMbKodKA=&h=457&w=650&sz=47&hl=ptBR&start=49&itbs=1&tbnid=gAS0BKeIgoUQDM:&tbnh=96&tbnw=137&prev=/images %3Fq%3Dbiodiesel%2Bde%2Balgas%26start%3D40%26hl%3DptBR%26lr%3D%26sa%3DN%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1 20-4car.net/portugues/press/catalog/628/index.html Castilhos, W. Biodiesel feito de algas. Disponvel em http://www.agencia.fapesp.br/materia/9839/especiais/biodiesel-feito-de-algas.htm Acesso em: 26 de Maro de 2010. Pillegi, M. Biodiesel de Algas. Disponvel em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_409265.shtml Acesso em: 26 de Maro de 2010. Thomas, J. New Company to produce Biodiesel from algae. Disponvel em http://www.hsw.uol.com.br/framed.htm?parent=biodiesel-dealgas.htm&url=http://www.treehugger.com/files/2006/06/new_company_to.php Acesso em: 26 de Maro de 2010.

Millet, W. A. Biodiesel: O novo combustvel. Disponvel em http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/voxscientiae/img/biodiesel2.gif&imgref url=http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/voxscientiae/william15.html&h=23 3&w=600&sz=16&tbnid=JrEC8e2KnLNUeM:&tbnh=52&tbnw=135&prev=/i mages%3Fq%3Drea%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2Btransesterifi ca%25C3%25A7%25C3%25A3o&hl=ptBR&usg=__sakuP3vLSEn3uHGrWvOQgjJV6Wk=&ei=xsi5S5u4JIT6lwez99m kAQ&sa=X&oi=image_result&resnum=6&ct=image&ved=0CC0Q9QEwBQ Acesso em 5 de Abril de 2010. Biodiesel. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel Acesso em 5 de Abril de 2010. Diesel. Disponivel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Diesel Acesso em 5 de Abril de 2010. Saturno, M. E. lcool e Biodiesel de Algas. Disponivel em http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=45719 Acesso em 27 de Maro de 2010. Brasil, algas e Biodiesel: Uma aposta que pode gerar riqueza. Disponvel em http://agronegociar.com/index.php?option=com_content&view=article&id =2177:Brasil,-algas-e-biodiesel:-uma-aposta-que-pode-gerarriqueza&catid=44:Biodiesel&Itemid=44 Acesso em 27 de Maro de 2010.

Empresa lana biodiesel produzido a partir de algas marinhas. Disponvel em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=empr esa-lanca-biodiesel-produzido-a-partir-de-algas-marinhas Acesso em 11 de Abril de 2010. FRATI, M. Biodiesel. Disponvel em

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bi odiesel.com.ar/zenphoto/zpcore/i.php%3Fa%3Dbiodiesel%26i%3Dalgas-biodieselcontinental.jpg&imgrefurl=http://biodiesel.com.ar/tag/micr oalgas&usg=__EFDd5E3N4YmCe5Aby1A0hE1KCQ=&h=285&w=388&sz=16&hl=ptBR&start=2&um=1&itbs=1&tbnid=A1RGDnoo8gnMeM:&tbn h=90&tbnw=123&prev=/images%3Fq%3Dalgasbiodiesel%26um%3D1%26hl%3DptBR%26client%3Dfirefoxa%26sa%3DX%26rls%3Dorg.mozilla:ptBR:official%26tbs%3Disch:1 Acesso em 11 de Abril de 2010.

Biocombustvel de algas alternativa vivel contra aquecimento global. Disponvel em http://www.abin.gov.br/modules/articles/article.php?id=4121 Acesso em 11 de Abril de 2010. Biodiesel das Algas - Ser um fracasso ? Disponvel em http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=30&t=3133 Acesso em 11 de Abril de 2010. MOTTA, R.Araraquara ganhar 1 fbrica de biodiesel de algas do mundo. Disponvel em http://www.jornaloimparcial.com.br/?p=5527 Acesso em 11 de Abril de 2010. MINAR, R. Brasil, algas e biodiesel: Uma aposta que pode gerar riqueza. Disponvel em http://agronegociar.com/index.php?option=com_content&view=ar ticle&id=2177:Brasil,-algas-e-biodiesel:-uma-aposta-que-podegerar-riqueza&catid=44:Biodiesel&Itemid=44 Acesso em 11 de Abril de 2010.

Biodiesel de micro-algas: Petrobras no quer perder bonde dos

biocombustveis. Disponvel em http://www.gforum.tv/board/876/312360/biodiesel-de-microalgas-petrobras-nao-quer-perder-bonde-dos-biocombustiveis.html Acesso em 11 de Abril de 2010. LOPES, R. D. Portugueses vo produzir em Sines biodiesel a partir de algas. Disponvel em http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=675002 Acesso em 11 de Abril de 2010. KALMUS, N. Algas podem render mais biodiesel do que qualquer planta. Disponvel em http://normannkalmus.com.br/blog/2008/12/19/algas-podemrender-mais-biodiesel-que-qualquer-planta/ Acesso em 11 Abril 2010.

Pesquisadores identificam impactos ambientais significativos das algas para biocombustveis. Disponvel em http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.biodiesel br.com/i/destaques/algaebiodiesel.jpg&imgrefurl=http://www.biodieselbr.com/x/algas/&usg =__TZXXHWcTYoF8jwCNX7fVhR_hojY=&h=450&w=284&sz=52&h l=ptBR&start=3&itbs=1&tbnid=cRYUE58ox508sM:&tbnh=127&tbnw= 80&prev=/images%3Fq%3Dbiodiesel%2Bde%2Balgas%2B-sojaarroz%26hl%3DptBR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 Acesso em 12 de Abril 2010. Biocombustivel de Algas?! Disponvel em http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ib.usp.br /ecosteiros/costao%2520web/costao/biodiver/verde1.jpg&imgrefu rl=http://www.bioconsciencia.com.br/wordpress/%3Fp%3D26&us g=__XOCCH4vUxINR404v45jR7zil640=&h=211&w=212&sz=33&h l=pt-BR&start=312&itbs=1&tbnid=HK-Mw5_ReF1XM:&tbnh=106&tbnw=106&prev=/images%3Fq%3Dbiodiesel% 2Bde%2Balgas%26start%3D300%26hl%3DptBR%26lr%3D%26sa%3DN%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1 Acesso em 12 de Abril de 2010.

Algas como matria-prima de Biodiesel. Disponvel em http://brasilbio.blogsopt.com/2007/02/algas-como-materiaprima-de-biodiesel.html Acesso em 12 de Abril de 2010. Algas cultivadas para converter CO2 em alcool etlico, combustvel e plstico.Disponvel em http://www.ecofriend.org Acesso em 2010.

You might also like