You are on page 1of 53

MBA em Gerenciamento de Projetos

Coordenao Acadmica Andr Barcaui

Metodologia Cientfica

Prof: Marta Rgo Dra.


profmartalima@yahoo.com.br

Programa
O que TCC?
Mtodo Cientfico Etapas do TCC Estrutura do TCC Normas da ABNT

Redao do TCC ..

O QUE O TCC?

O que o TCC
Trabalho de Concluso de Curso o relato de uma pesquisa realizada. exigido como requisito parcial para a aprovao, em diferentes nveis acadmicos . Graduao Especializao Mestrado Doutorado

O TCC no MBA de Gerenciamento de projetos


aspectos tericos ou prticos de uma ou mais reas de Gerenciamento de Projetos; avaliao comparativa de aspectos tericos ou metodolgicos de Gerenciamento de Projetos; estudos sobre temas diversos, desde que relacionados ao Gerenciamento de Projetos;

Cronograma de a Elaborao do TCC


disciplina de Metodologia Cientfica; elaborao do projeto do TCC; desenvolvimento do trabalho (pesquisa e redao do TCC); 2 etapa da disciplina orientao metodolgica; entrega do TCC para correo; ajustes finais; entrega da verso final do TCC;

MTODO CIENTFICO

Mtodo Cientfico
O que conhecimento? O que cincia? O que conhecimento cientfico? Caractersticas do conhecimento cientfico:orgnico, metdico, rigoroso, sistemtico, contingente, objetivo, universal, efmero. Mtodo e metodologia

A pesquisa permite
revisar e sistematizar o conhecimento existente

sobre determinado tema;


investigar e propor solues para uma situao especfica; criar um sistema, um novo procedimento, desenvolver uma metodologia; explorar e analisar uma situao especfica; combinar as possibilidades descritas acima, consolidando os conhecimentos tericos e prticos.

COMO ESQUEMATIZAR UMA PESQUISA


ESCOLHA DO TEMA FORMULAO DO PROBLEMA DEFINIO DOS OBJETIVOS DELIMITAO DO ESTUDO RELEVNCIA DO ESTUDO

REVISO DA LITERATURA

DEFINIO DA METODOLOGIA

SELEO DA AMOSTRA

ELABORAO DOS INSTRUMENTOS DE COLETA

COLETA DE DADOS

ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS

CONCLUSO

REDAO DO RELATRIO DE PESQUISA

ETAPAS DO TCC

O primeiro passo para a elaborao do TCC


CURIOSIDADE
ESCOLHA DO TEMA

BIBLIOGRAFIA

EXPERINCIAS NA REA

Tipos de pesquisa
pesquisa bibliogrfica; pesquisa documental; pesquisa de campo; pesquisa aplicada;

Abordagem pesquisa quantitativa pesquisa qualitativa

Etapas do TCC
Tema (geral) Problema (especfico)

O que um problema de pesquisa?


uma questo no-resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta via pesquisa (VERGARA, 2006, p.21). O problema sempre redigido sob a forma de

pergunta.

Exemplos de Problema de Pesquisa


Quais as causas e as conseqncias da comunicao interpessoal (lder e liderados) deficiente no gerenciamento de projetos? Como foram planejadas as diferentes fases do Projeto de Construo da Linha Verde de Belo Horizonte, levando-se em conta as ferramentas de gerenciamento do risco? Quais riscos foram negligenciados e quais as perspectivas de cumprimento das principais metas deste projeto?

Exemplos de Problema de Pesquisa


Quais os impactos da implementao de um escritrio de projetos na Brasil Telecom? Qual o grau de maturidade de empresas de TI rea de telecomunicaes - de mdio porte, em gerenciamento de projetos? Como identificar e recuperar projetos problemticos?

Os Objetivos do TCC

objetivo geral ou final - o que se deseja alcanar como meta final, por meio da realizao da pesquisa.

objetivos especficos ou intermedirios direcionam a metodologia e possibilitam ao alcance do objetivo final.

Exemplo

problema de pesquisa a criao de indicadores para a identificao de projetos problemticos pode aumentar as chances de recuperao e de sucesso de projetos problemticos?

Objetivos do TCC
Objetivo final: Desenvolver um plano para identificao e recuperao de projetos problemticos.
Objetivos intermedirios: Identificar os fatores que caracterizam um projeto problemtico; Comparar o status atual do projeto com os valores planejados; Identificar as causas do problema; Avaliar as chances de recuperao do projeto; Definir propostas para a recuperao do projeto, a partir da restrio tripla.

Delimitao do Estudo...
o momento em que se explicitam para o leitor o que fica dentro do estudo e o que fica fora (VERGARA, 2006, p.30).

significa, sobretudo, selecionar as reas de conhecimento das quais se vai tratar e qual ser o recorte especfico, escolhido dentro de um grande tema (escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicao, riscos, aquisies, integrao).

Relevncia do Estudo...
um relato sobre a importncia do trabalho, em termos prticos ou tericos; trata-se de uma justificativa; devem ser apresentados argumentos que enfatizem a

contribuio do trabalho para a rea de Gerenciamento de


Projetos.

Referencial Terico...
Estudos relacionados ao tema do trabalho: teorias; conceitos; modelos; pesquisas realizadas.

A reviso da literatura ajuda a sustentar o problema de pesquisa e a interpretao dos resultados.

Metodologia...
Explica como o estudo ser feito: tipo de pesquisa, ferramentas e instrumentos. Estudo de caso: observao participante; entrevistas com roteiros pr-definidos; pesquisas com questionrios estruturados; estudo de documentao sobre o caso.
Para que o estudo seja uma fonte vlida: descrio clara da unidade de anlise e contexto; abrangncia das partes envolvidas, papis e influncia no processo; associado documentos e no apenas relatos orais.

Metodologia...
O que Operacionalizao de Conceitos? Dois estudos sobre a mesma questo podem gerar
resultados diferentes?

H definies operacionais diferentes para um mesmo termo?

Operacionalizao de conceitos
O que Operacionalizao de Conceitos?

Dois estudos sobre a mesma questo podem gerar resultados diferentes? H definies operacionais diferentes para um mesmo termo?

O que , por exemplo, um projeto problemtico?

Exemplo de Operacionalizao de Conceitos:


Projeto problemtico pode ser definido como um projeto cuja variao entre o esperado e o realizado excedeu os limites de tolerncia aceitveis, fazendo com que ele entre em uma rota que inevitavelmente possa lev-lo ao fracasso. So indicadores de um projeto problemtico: escopo, custo, tempo, recursos, riscos, formalizao e documentao, stakeholders. Projetos problemticos no so projetos fracassados. Projetos fracassados so irrecuperveis. Projetos problemticos so passveis de uma possvel recuperao.

Instrumentos de pesquisa
Questionrio semi-estruturado ou misto. Questionrio no-estruturado. Formulrio controle para o pesquisador. Entrevista.

ESTRUTURA
DO TCC

Conforme a NBR 14724:2005


Elementos pr-textuais

Elementos textuais
Elementos ps-textuais

Elementos pr-textuais
Capa Folha de Aprovao Declarao Termo de Compromisso Dedicatria Agradecimentos Epgrafe Resumo e palavras-chave Abstract e keywords Lista de Ilustraes Lista de Tabelas Sumrio

Elementos textuais
Introduo: apresentao do tema e do problema, dos objetivos, da delimitao e da relevncia do estudo, bem como de outros elementos necessrios ao entendimento do que vai ser tratado. Desenvolvimento: referencial terico, metodologia, apresentao dos resultados, entre outros elementos. Concluso: resposta ao problema de pesquisa, sntese do que foi discutido no trabalho, resgate da hiptese ou suposico (se houver), comparao dos resultados empricos com o suporte terico.

Elementos ps-textuais
Referncias

Apndices
Anexos

NORMAS DA ABNT

Normas da ABNT
Fundada em 1940, a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro. O que Normalizao Atividade que estabelece, em relao a problemas existentes ou potenciais, prescries destinadas utilizao comum e repetitiva com vistas obteno do grau timo de ordem em um dado contexto.

Vamos olhar os exemplos na nossa apostila!

REDAO DO TCC

Erros mais Comuns


Ausncia de objetivos bem definidos.
Introduo desconectada do restante do trabalho. Apresentao incompleta dos resultados da pesquisa de campo. Ausncia de resposta ao problema de pesquisa. Ausncia de comparao entre os resultados obtidos no campo e a literatura sobre o tema. Concluses tmidas, se comparadas ao restante do trabalho. Falta de uniformidade na linguagem e excesso de repeties.

Utilizao de Figuras e Tabela


Figuras so imagens visuais como grficos, desenhos, fotografias e
esquemas. Tabelas apresentam palavras e nmeros.

Figuras e Tabelas devem ser numeradas (Figura 1, Figura 2, Tabela


1, Tabela 2 ) Figuras e Tabelas devem receber um ttulo.

Deve-se, tambm, mencionar a fonte, se for o caso.


Figuras e Tabelas devem ser referenciadas no corpo do texto (Exemplo: Como a Tabela 1 permite visualizar ).

Exemplo de Figura

Figura 1: Variao percentual do nmero de pessoas ocupadas, por porte da empresa - 1996-2002
Fonte: disponvel em www.ibge.gov.br

Exemplo de Tabela
Tabela 1: Nmero de Empresas Formais, por porte e setor 1996-2002

Fonte: disponvel em www.ibge.gov.br

Redao
Utilize frases curtas. Frases muito longas tornam o texto confuso. Evite repeties de palavras, pois tornam o texto cansativo. Evite o uso da expresso etc, pois perde-se a preciso. Ao utilizar siglas, escreva o nome por extenso, seguido da sigla entre parnteses, na primeira vez em que for citada. No restante do texto, basta a sigla. Exemplo: Project Management Institute (PMI)

Redao - com relao Narrativa


Em trabalhos acadmicos, predomina a narrativa impessoal. Exemplo: Considera-se que H quem utilize a primeira pessoa do singular. Exemplo: Acredito que A primeira pessoa do plural usada se o trabalho for de mltipla autoria. Exemplo: Entendemos que Deve-se manter um padro ao longo do texto.

Redao - com relao ao Tempo Verbal


A elaborao do texto implica certa variao no tempo verbal.

Na redao dos objetivos especficos - os verbos, em geral, aparecem no infinitivo ou no futuro . Exemplo: realizar entrevistas; sero realizadas entrevistas semi-estruturadas com profissionais da rea de Projetos. No TCC - os verbos, em geral, aparecem no passado e no presente. Exemplo: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da rea de Projetos.

Apresentao Grfica
Margem: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm Espaamento: 1,5 Formato: papel A4, fonte Times New Roman 12 Para notas de rodap, deve ser utilizada a fonte corpo 10. Para citaes com mais de 3 linhas, deve ser utilzado espaamento simples, bem como fonte corpo 10.

Apresentao Grfica
Mudanas grficas Palavras em lngua estrangeira devem vir em itlico. No se deve utilizar mudanas de fonte, negrito, itlico ou sublinhado para enfatizar argumentos no corpo do trabalho.

Apresentao Grfica
Ttulos dos Captulos, Sees e Subsees
Ttulos dos Capitulos: so escritos em caixa alta e negrito. Exemplo: 1 INTRODUO Ttulos das Sees: so escritos com a primeira letra em caixa alta e negrito. Exemplo: 1.2 Objetivos Ttulos das Subsees: so escritos com a primeira letra em caixa alta. Podem vir ou no em negrito. Exemplo: 1.2.1 Objetivo final

Apresentao Grfica
Numerao
Todas as pginas do trabalho so contadas para efeito de numerao. O nmero s comea a aparecer a partir do Captulo 1. O nmero deve ser inserido no canto superior da folha.

Atividade
Ler os casos entregues e escolher um eles para ser, supostamente, o caso do seu TCC. Elaborar um esboo de projeto, com a seguinte estrutura:

EXERCCIO EM GRUPO 5 ou 6
A partir do caso escolhido, elaborar um esboo de projeto com os seguintes elementos:
tema; delimitao do tema; problema pergunta; objetivo geral; objetivos especficos minimo 3; Relevncia;

Elementos do Projeto de Pesquisa


tema; delimitao do tema; problema em forma de pergunta; objetivo geral; objetivos especficos; Relevncia;

DESENVOLVIMENTO do TCC
Captulo 1 captulo terico Captulo 2 dilogo com a prtica (estudo de caso, ou projeto, aplicabilidade, teste de ferramenta, por exemplo.) Captulo 3 resultados de pesquisa, anlises, propostas de melhoria, apresentao de planos e metodologias, se for o caso.

ENTREGAS
1 entrega: formulrio de projeto 2 entrega: capitulo terico 3 entrega: dois captulos (relao com a prtica/pesquisa e resultado) 4 entrega: verso completa para reviso todos os captulos, introduo, concluso, pginas pr-textuais (capa, folha de aprovao, resumo, etc.) e ps textuais.

Informaes gerais
As entregas parciais valem ponto para a disciplina - at 2 pontos. Mais 2 pontos pelo cumprimento das etapas propostas final do processo. Critrios: qualidade da entrega e pontualidade. O processo de orientao encerrado na data da ltima entrega ou do ltimo planto. CQ: 120 dias aps o trmino da ltima disciplina - risco: sem orientao.

No podemos mudar o vento, mas podemos ajustar as velas.

Obrigada! Bom trabalho e bom curso. Marta Costa Rgo

e-mail: profmartalima@yahoo.com.br

You might also like