You are on page 1of 14

Djulian Diego Ribeiro do Carmo Canrio Gittanha Fadja de Oliveira Nunes Flvio Laranjeira Ferraz Segundo Rosane Davoglio

EIXO TEMTICO: Redes, Integralidade do Cuidado e Inter e Transdisciplinariedade

INTRODUO
Ensino da enfermagem Competncia Busca de conhecimentos Formas alternativas de aprendizado

OBJETIVO

Realizar trabalho voluntrio fora do pas de origem, em rea de baixo desenvolvimento, visando conhecer novas realidades e trocar experincias que propiciem crescimento e aprendizado pessoal

MTODO
Perodo: de 26 de junho a 29 de julho de 2011 Local: Chanchamayo, selva central peruana

MTODO

aperfeioamento do idioma estgio locado em uma unidade de sade da referida regio atividades: vacinao, enfermagem geral, controle do crescimento, administrao de vacinas, deslocamento em selva fechada para atendimentos e superviso de outras unidades de sade, reconhecimento das polticas pblicas para a sade.

22-07-11 at 29-07-11: Apoio em enfermagem na unidade de sade Eneas, vacinao, atendimento a agravos de variadas complexidades, apoio ao programa integral de nutrio, programa de controle e desenvolvimento, venda de medicamentos, administrao de injees e triagem.

RESULTADOS

de janeiro a julho de 2011, 21% das crianas menores de 5 anos apresentavam desnutrio crnica: a OMS considera aceitvel at 3%.

85% dos nativos e 55% dos colonos apresentavam alguma parasitose: responsveis por 2 a 3 milhes de mortes/ano, no mundo (OMS)

PARASITOS QUE PREDOMINA EN LA ZONA SON: Giardia Lamblia 40% Ascaris Lumbricoides 35% Tricocefalo dispar 15% Hymenolepis nana (tenia) 5% Anquilostoma duodenalis 3% Enterobius vermicularis 2%

Aprendizado

O aprendizado da lngua estrangeira em mais visvel quando h o contato com a forma real e cotidiana de falar, o conviver com a lngua contribui demais. O sistema de Sade peruano est em transformao e aperfeioamento, existe o ideal da integralidade da ateno, os profissionais vo at os colgios vacinar os jovens, o SERUMS, o Programa Vaso de leite, e as diversas experincias prticas proporcionadas.

CONCLUSO
O agir em sade perpassa o conhecimento e a atuao em diferentes realidades. A elevao da condio de sade e qualidade de vida de uma comunidade dependem muito do perfil e do compromisso coletivo dos profissionais que participam deste processo!

REFERNCIAS

Feuerwerker LCM. Alm do discurso da mudana na educao mdica: processos e resultados. So Paulo (SP): Hucitec; 2002. Silva KL, Sena RR. A formao do enfermeiro: construindo a integralidade do cuidado. Rev Bras Enferm. 2006; 59(4):488-91. Brasil. Ministrio da Educao e Cultura. Conselho Nacional de Educao. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Enfermagem. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 9 nov. 2001. Seo 1, p. 37.

Organizao Mundial de Sade, web site: www.oms.org, acessado em 29/07/2011.

INOLVIDABLE Gracias!!!!

"Bom mesmo ir a luta com determinao, abraar a vida com paixo, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... E a vida muito para ser insignificante Charles Chaplin

You might also like