You are on page 1of 1

A PRESERVAO DOS RECURSOS HDRICOS E A QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DO MUNICPIO DE TAPEJARA RS

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO


Jupira Almeida 1, Rosa Maria Locatelli Kalil
2

1- Engenheira Civil, especialista em Engenharia Ambiental, Mestranda em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo UPF - RS. 2- Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Docente e Pesquisadora da Universidade de Passo Fundo UPF - RS.

1. INTRODUO A sade da populao est fortemente sendo afetada na medida em que os ambientes urbanos so degradados, desta forma, necessrio que o planejamento ambiental urbano faa parte da estruturao de uma cidade, pois isso afetar significativamente as atividades normais da populao, no que diz respeito s questes relacionadas com habitao, trabalho, transporte e lazer. O trabalho descrito neste artigo refere-se a uma anlise preliminar para avaliar o comportamento dos cursos dgua do municpio de Tapejara frente ao desenvolvimento urbano, sem planejamento e critrios ambientais de sustentabilidade. A anlise permitir ter uma viso dos impactos que o Arroio Bonetes est sofrendo, seu grau de poluio e as conseqncias para a sade da populao mais carente. Servir, tambm, como fonte de estudo e de alternativas tcnica e economicamente viveis, como propostas de tratamento de esgotos e minimizao de impactos, em conjunto com um trabalho social de conscientizao da populao em geral. 2. DESCRIO DA REA ANALISADA O municpio de Tapejara localizado no Planalto Mdio do estado do Rio Grande do Sul, distante 370 km da capital Porto Alegre, possui 14.167 habitantes (Figura 1). Com a crescente economia do municpio, devido a incentivos para pequenos e mdios empresrios, o potencial industrial cresceu muito nestes ltimos anos, com ele, a gerao de empregos e a urbanizao do municpio e, conseqentemente, a gerao de resduos e produo de dejetos. O municpio tem sua captao de gua para os principais usos, exclusivamente de guas subterrneas, atravs de poos tubulares e no possui rede de esgotos, algumas residncias possuem fossa sptica individual, sendo que a maioria dos domiclios lana seus dejetos em um arroio, chamado Bonetes, o qual possui cinco nascentes distintas que se encontram e seguem percurso na parte central da cidade e se encontrando com o rio Tapejara, divisa de municpio. Os cursos dgua tm funcionado como receptores de grandes quantidades de cargas orgnicas provenientes de efluentes domsticos e industriais, lanados sem tratamento prvio, ocorrendo um grau de degradao acentuado.

3. METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ANLISE Como atividade da 8 Semana Interamericana da gua, ano de 2001, foi organizado um passeio aos alunos da 7 srie da Escola Municipal de Ensino Fundamental ngelo Posser, da localidade de Paiol Novo, interior do municpio, para conhecerem as nascentes dos arroios que cruzam o permetro urbano (Figura 2). O objetivo desse passeio foi para que os alunos pudessem analisar os diversos aspectos envolventes, durante o percurso do curso dgua, que servissem como indicador para a qualidade ambiental urbana. O mtodo utilizado para a anlise foi o de Avaliao Ps-Ocupao APO, do tipo walkthrough (percurso guiado), que para sua aplicao seguiu-se o roteiro descrito a seguir. Primeiramente foram visitadas as nascentes dos quatro arroios, aps foi visitado o local onde cada arroio encontrou o primeiro contato com a urbanizao. Em seguida, visitou-se cada ponto onde dois arroios se encontravam e finalmente, onde todos os arroios se juntavam para formar o Arroio Bonetes (Figura 3). Em cada local houve levantamento fotogrfico e observao visual da situao de cada ponto segundo indicadores ambientais previamente definidos: qualidade da gua, localizao, impacto da urbanizao e impacto ambiental. Aps o percurso realizado, juntamente com levantamento fotogrfico dos pontos visitados, foi elaborado um relatrio, onde considerou-se os indicadores sob os seguintes aspectos: a) Qualidade da gua (sob o aspecto visual); b) Localizao (sob o aspecto da proteo); c) Impacto da urbanizao (sob o aspecto da infraestrutura); d) Impacto ambiental (sob o aspecto poluio). Os resultados obtidos na anlise dos cursos dgua visitados foram registrados em fichas tcnicas, sendo que todos os pontos visitados foram fotografados e registrados. 4. CONCLUSO O mtodo de Avaliao Ps-Ocupao APO, tipo walkthrough, que serviu como base para o levantamento dos problemas ambientais deste artigo, mostrou-se uma ferramenta adequada no estudo preliminar de avaliaes de qualidade ambiental, pois na medida em que reconhecemos os pontos de contaminao e os fatores contribuintes, poderemos partir para uma anlise mais aprofundada, na qual podero ser atribudos indicadores ambientais com ndices numricos, resultando numa avaliao mais completa, denominada avaliao econmica-social e ou valorao ambiental.

Figura 8 Arroio Bonetes, aps receber os demais arroios, ponto 12. Figura 1 Localizao do municpio de Tapejara na unidade Inhandava, e esta na Regio Hidrogrfica do Uruguai.

Figura 4 Nascente do Arroio Ibirapuit, ponto 1.

Figura 7 Encontro dos demais arroios com o Arroio Sem Denominao, ponto 11. Figura 2 Realizao de APO tipo percurso guiado em nascentes e percurso de arroios contribuintes do Arroio Bonetes, Tapejara, RS. Figura 5 Nascente do Arroio Caramirim, ponto 3.

Figura 6 Trecho do Arroio Bonetes na RST 479, sada p/ municpio de Charrua, ponto 8.

Figura 3 Permetro Urbano de Tapejara-RS, pontos visitados

jupira@lci.upf.br

CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA E TECNOLOGIA EM RESDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL & CICLO DE CONFERNCIAS SOBRE POLTICA E GESTO AMBIENTAL

You might also like