You are on page 1of 22

PCN

Parmetros Curriculares Nacionais

ARTE

Transformao contnua da existncia Mudana de referncias Flexibilidade Aprendizado

EDUCAO EM ARTE
Desenvolvimento do pensamento artstico; Aumenta a auto estima; Sensibilidade; Percepo; Imaginao; Apreciao; Reflexo; Contextualizao.

CRONOGRAMA

ARTE EDUCAO NO BRASIL

1549 - 1808

Barroco Jesutico (Portugal) Ensino em oficinas de artesos

1808 - 1870
Misso francesa; Barroco substitudo pelo Neoclassicismo; Arte popular substituda por uma concepo burguesa; O aprendizado atravs do trabalho substitudo por rduos exerccios formais; Predominavam o retrato e a cpia de estampa; No havia ensino de arte em escolas pblicas.

1870 -1901
Intensa propaganda sobre a importncia do ensino do desenho na educao popular; Cpia dos modelos americanos, ingleses e belgas; Nenhuma preocupao com a cultura nativa.

1901 - 1914

Implantao de modelos de escolas de missionrios americanos, que passam a influenciar na legislao educacional brasileira.

1914 - 1927
Primeiras investigaes sobre o desenho das crianas; Uso do desenho como teste mental; Valorizao da livre expresso da criana; Contestao dos modelos impostos; permitida a criana procurar seus prprios modelos a partir de sua imaginao.

1927 - 1935

Despertar da modernidade e da conscincia nacional; Semana de Arte Moderna influencia no ensino de arte; Necessidade de adaptar modelos estrangeiros s condies nacionais.

1935 - 1948

Reduo do interesse pela arte-educao; Valorizao dos esteretipos na sala de aula.

1948 - 1958
Supervalorizao da arte como livre expresso; Aceitao da arte na educao como atividade extracurricular e extraescolar; Criao da escolinhas de arte; Influencia de Herbert Read e Viktor Lowenfeld.

1958 - 1963
Organizao de classes experimentais sancionada por lei federal; Experimentao em arte nas escolas comuns; Perodo de afirmao de um modelo nacional, influenciado pelas concepes sobre educao de Paulo freire.

1971
Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional

Arte includa no currculo escolar com a denominao de Educao Artstica. Atividade educativa e no disciplina.

EDUCAO ARTSTICA Dcadas de 70 e 80


Cursos de curta durao; Cursos tcnicos sem bases conceituais; Acreditava-se que bastavam propostas de atividades para que os alunos conhecessem muito bem msica, desenho, artes plsticas, cnicas e dana. Professores isolados dentro da escola com insuficincia de conhecimentos e competncia na rea.

Movimento de Arte Educao


Finalidade de conscientizar e organizar os profissionais; Mobilizao de grupos de professores de arte; Discusses sobre a valorizao e aprimoramento do professor;

1996
Manifestaes e protestos contra uma uma das verses da LDB que retirava o ensino de arte nas escolas. Lei n 9.394/96 revoga as disposies anteriores e Arte considerada obrigatria na educao bsica. O ensino da arte constitura componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.(art. 26, 2)

Projeto de Lei n 11.796/2008


Altera a lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educao, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da msica na educao bsica

http://www.camara.gov.br/sileg/integras/535 987.pdf

O Congresso Nacional Decreta:


Art. 1 O Art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido dos seguintes : Art. 26. ................................................... 6 A msica dever ser contedo obrigatrio, mas no exclusivo, do componente curricular de que trata o 2. 7 O ensino da msica ser ministrado por professores com formao especfica na rea.(NR) Art. 2 Os sistemas de ensino tero 3(trs) anos letivos para se adaptarem s exigncias estabelecidas no art. 1. Art. 3 Esta lei entra em vigor na data da sua publicao.

MSICA
COMUNICAO E EXPRESSO EM MSICA:

INTERPRETAO, IMPROVISAO E COMPOSIO

Interpretao de msicas existentes vivenciando um processo de expresso individual ou grupal, dentro e fora da escola; Arranjos, improvisaes e composies dos prprios alunos baseadas nos elementos da linguagem musical, em atividades que valorizem seus processos pessoais Experimentao e criao de tcnicas relativas a interpretao, improvisao e composio. Experimentao, seleo e utilizao de instrumentos, materiais sonoros,equipamentos e tecnologias disponveis. Observao e anlise de estratgias pessoais e dos colegas em atividades de produo. Percepo e identificao dos elementos da linguagem musical, explicitando-os por meio da voz,do corpo,de materiais sonoros e de instrumentos disponveis. Utilizao e criao de letras de canes.

Utilizao do sistema modal/tonal na prtica do canto


Brincadeiras, jogos, danas, atividades diversas de movimento

You might also like