You are on page 1of 13

Entendendo o mundo como uma partida de futebol

Vamos nos permitir alguma liberdade criativa e imaginar que um aliengena recm chegado Terra, interessado em conhecer nossos costumes, decide ir ao Maracan assistir a uma partida de futebol.

Certamente no incio da partida o ET ficaria bastante confuso, vendo todas aquelas pessoas correndo atrs de uma bola, e muito intrigado ao ver como alguns jogadores ficam to sensveis quando ela se aproxima demais daquelas redes localizadas nas extremidades do campo

Mas ao longo da partida, percebendo que alguns lances se repetem e tm sempre o mesmo desfecho (por exemplo, a partida sempre interrompida quando a bola sai dos limites traados no campo), ele provavelmente formularia algumas hipteses sobre o jogo:

Hipteses sobre o jogo:


"ser que o objetivo enviar a bola o mais distante possvel?", ele talvez pensasse aps assistir um infeliz chute de fora da rea; ou talvez o objetivo seja matar o humanide que carrega a bola", pensaria ao ver um zagueiro aplicando uma tesoura na altura do pescoo de um outro jogador.

quase certo que aps algum tempo observando a partida e depois de vrios palpites errados, o visitante extraterrestre fosse capaz de compreender a maior parte das regras do nosso futebol.

Pois ns somos como este aliengena


Estamos imersos no grande "jogo" da natureza tentando entender suas "regras":
Ser que tudo o que sobe desce? Porque as coisas tm cor? Ser que a posio que os corpos celestes ocupavam no instante de nosso nascimento podem afetar nossa personalidade?

Em outras palavras, ou melhor, nas palavras do fsico Richard Feynmann, "Entender a natureza como aprender a jogar xadrez somente assistindo a partida".

Porm ainda que nossa metfora seja didtica, ela no completa. Pois nela o ET assiste passivamente ao desenrolar dos lances na partida e prope hipteses que somente tem como verificar esperando que se repitam.

Ns, por outro lado, no somos meros expectadores da natureza mas participamos dela; podemos interagir com ela realizando experimentos.

Claro que isto pode parecer um tanto bvio. Afinal quando seu carro no pega pela manh e voc desconfia que a bateria est descarregada, provavelmente testa sua hiptese tentando acender os faris ou medindo o potencial da bateria com um multmetro.

Porque seria diferente com a cincia?


Pois por incrvel que parea, a idia de realizar um experimento para testar uma hiptese bastante nova; no tem mais do que 500 anos

Os filsofos gregos, que h mais de 2500 anos foram os primeiros a investigar o mundo de maneira racional e sistemtica, achavam que a natureza s poderia ser compreendida pelo uso da razo e do intelecto e por isso desdenhavam a experincia.
O filsofo Parmnides (510 a.C.) um exemplo de como os gregos estavam dispostos a levar a lgica e a razo at as ltimas consequncias: ao negar a existncia do tempo e do vazio e portanto do movimento, Parmnides concluiu que se tinhamos a impresso de que as coisas se moviam e o tempo passava era somente porque vivamos num mundo ilusrio (uma verso antediluviana do filme Matrix).

Prximo Tpico
O peru indutivista

You might also like