You are on page 1of 53

Faa clique para editar o estilo

Dicionrio Ilustrado sobre Palavras

4/16/12

Aafro
Oaafro extrado dosestigmasdefloresdeCrocus sativus, umaplantada famlia dasIridceas. utilizado desde aAntiguidadecomoespeciaria, principalmente naculinria do Mediterrneo

4/16/12

Aougue

4/16/12

Aude
Os audes so muros de pedra que servem para reter, elevar e desviar a gua dos rios e para a conduzir, atravs da levada ao moinho.

4/16/12

acar

O acar uma forma possvel dos carboidratos . A forma mais comum de acar consiste em sacarose no estado slido e cristalino. O acar promove uma alterao no sabor dos alimentos e bebidas, tornando-os mais doces ao paladar humano. produzido comercialmente a partir de cana-de-acar ou de beterraba.

4/16/12

Almondega

Almndega, ou porpeta, o nome dado carne moda (eventualmente substituda por protena de soja) enrolada em formato de bola.

4/16/12

Alfndega

Alfndega ou aduana uma repartio governamental oficial de controle do movimento de entradas e sadas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsvel, inclusive, pela cobrana dos tributos pertinentes.

4/16/12

Alicate

uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a fora aplicada pelo usurio para incidi-la sobre o objeto desejado. A multiplicao de fora se d pelo princpio de alavanca, podendo ser calculada atravs das Leis de Newton. Alicates so usados para muitas finalidades, sendo uma das ferramentas mais comuns em uso pelo homem. Na maioria dos casos, o uso se d em trabalhos de mecnica, de eletricidade e de eletrnica. Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado s suas aplicaes especficas.

4/16/12

Almanaque

Um almanaque uma publicao (originalmente anual) que rene um calendrio com datas das principais efemrides astronmicas como os solstcios e as fases lunares, mas atualmente os almanaques englobam outras informaes com atualizaes peridicas especficas a vrios campos do conhecimento.

4/16/12

Almedina

Almedina uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra, com 1,09 km de rea e 904 habitantes (2011). Densidade: 829,4 hab /km. Antigamente era chamada de S Velha.

4/16/12

Almofada
Uma almofada um artigo de utilidade domstica utilizado para dar apoio s costas em adio aos sofs, suporte para os ps, pernas, cabea etc.

4/16/12

Significa declamar ou recitar; "recitao" ou algo que deve ser recitado.

Alc or o

4/16/12

Alc ov para dormir; Pequena cmara interior Quarto de dormir (sem janelas.) a

4/16/12

Ald eia prpria;[Por Localidade pequena sem jurisdio


extenso] Campo.

4/16/12

Ale cri Arbusto aromtico da famlia das lamiceas;Folhas, ramos ou flores dessa m rvore.

4/16/12

Ale [Culinria] Massa detria trigo em fios muito farinha de


finos; Doce feito com essa massa cozida em leite, ovos, acar e canela.

4/16/12

Almoxarife
O setor de almoxarifado, exige o controle do stock (quantidade, reposio, armazenagem, validade, controle do uso, etc.), mercadorias e produtos (de limpeza, de escritrio, servios, etc.), aquisio (levantamento de preos, pesquisa de fornecedores, registo das compras feitas e a fazer, arquivamento de notas) e outras tarefas afeitas ao almoxarife.

4/16/12

Alvar
O alvar um documento ou declarao que garante a autorizao de funcionamento para qualquer tipo de empresa ou comrcio e tambm para a realizao de eventos.

4/16/12

Armazm
Um armazm, um espao fsico em que se depositam matrias-primas, produtos semiacabados ou acabados espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuio.

4/16/12

Arroba
Arroba, uma antiga unidade de medida de massa usada em Portugal e no Brasil; de massa e volume usadas na Espanha e na Amrica Latina; e de massa do sistema imperial de medidas.

4/16/12

Aze O azeite um produto alimentar, usado como ite da azeitona, fruto tempero, produzido a partir
advindo das oliveiras.

4/16/12

Esmeralda
Rubi precioso ou nome de senhora

4/16/12

Div
Espcie de sof sem encosto nem braos coberto de almofadas

4/16/12

Escabeche
Molho h base de azeite ,vinagre, louro e cebola.

4/16/12

Emir
Ttulo dos descendentes de Maom, governador de provncia.

4/16/12

Emirado
Cargo do emir.

4/16/12

Matraca

1. Instrumento de percusso ger. de madeira, constitudo de uma plaqueta ou argola que se agita em torno de seu eixo para produzir estalos repetidos e montonos.

4/16/12

Mesquita

Edifcio destinado ao culto muulmano. Compe-se de um mihrab, um mimbar (plpito) ao lado do nicho e um minarete. Muitas mesquitas tm cpulas pontiagudas, vrios minaretes e ptios abertos em que os crentes se renem para lavar as faces, mos e pernas antes de fazerem suas oraes.

4/16/12

Papagaio

Nome genrico das aves psitaciformes. (Os papagaios, numerosos na Ocenia e na Amrica tropical, tm plumagem de cores vivas com predomnio do verde, patas adaptadas para trepar e apreender os alimentos, bico grosso e recurvado, e aparelho fonador que lhes permite imitar sons muito diversos, inclusive a voz humana. No Brasil, a famlia est representada por cerca de 75 espcies.) Objeto voador, usado como brinquedo de meninos, que consiste numa armao de varetas de bambu ou madeira leve, sobre a qual se cola papel fino e resistente, em geral de cores variadas, e se solta ao vento, preso por um cordel, que a criana retm nas mos; pandorga, pipa.

4/16/12

Laranjeira
rvore de folhagem persistente, cultivada nas regies quentes, cujo fruto a laranja, sumarenta e comestvel, e cujas flores do, por destilao, a gua de flor de laranjeira e a essncia de nroli.

4/16/12

Lezria
Leito maior ou plancie de inundao, junto a certos rios, onde h depresses que so invadidas pelas cheias.

4/16/12

Limo
Limo o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma rvore da famlia das rutceas.

4/16/12

Limoeiro
rvore da famlia das rutceas, que produz o limo.

4/16/12

Albatroz
Ave marinha branca com asas muito compridas.

4/16/12

Alcateia
Conjunto de lobos.

4/16/12

Almocreves
Almocreves - eram pessoas que conduziam animais de carga
e/ou mercadorias de uma terra para outra em Portugal, durante idade mdia e at tempos bem recentes - meados do sculo xx.

4/16/12

Almofariz
Vaso em que se tritura qualquer coisa, como gros , etc. com um pilo.

4/16/12

Algeroz
Cano por onde se escoam as guas do telhado.

4/16/12

Algibeira
A palavra algibeira vem do r[abe] al-jibair [e significa nesta lngua] "pequeno saco de couro com vrios bolsos, us[ado] pelos cavaleiros". Trata-se de termo da rea do vesturio, e pequeno bolso integrado roupa, ger[almente] cosido pelo lado de dentro do vesturio; sacola ou pequena bolsa, separada da roupa, que as mulheres do povo trazem cintura, por cima ou por baixo da saia. Em sentido figurado, ainda recurso financeiro; dinheiro.

4/16/12

Almude
Almude 1. Medida de capacidade para lquidos, equivalente a 12 canadas ou 48 quartilhos. 2. Antiga medida de cereais. 3. Medida de 25 litros. (Esta medida variava segundo as localidades.)

4/16/12

Atalaia
Torre ou lugar de vigia em situao elevada.

4/16/12

Benfica

4/16/12

Bolota

4/16/12

Barao

4/16/12

Cartaz

4/16/12

Magazine

4/16/12

Bolota

4/16/12

Tambor

Tambor o nome genrico atribudo a vriosinstrumentos musicaisdo tipomembranofone, consistindo de umamembrana esticada percutida. Essa membrana pode estar montada em vrios suportes: sobre uma armao, sem caixa de ressonncia pandeiro,adufe, etc.; sobre um tubo chamadofusteque pode ser de vrios formatos (cilndrico,cnicoentre outros) e constitui a caixa de ressonncia atabaque,bong; sobre um recipiente fechado (por exemplo,semi-esfrico) que constitui a caixa de ressonncia tmpanos.

4/16/12

Xadrez
Jogo em que dois parceiros fazem mover, um tabuleiro de 64 casas, diferentes peas (16 para cada lado), no qual o objetivo de cada um deles a tomada do rei do parceiro contrrio e a defesa do seu.

4/16/12

Xarope
um produto obtido pela dissoluo em gua, de suco de fruta, polpa ou parte do vegetal e acares.

4/16/12

Xaveco
Embarcao de pouca boca, com trs mastros, que navega a vela e a remo. Barco pequeno e mal construdo.

4/16/12

Xerife
Muulmano descendente de Maom. Ttulo de muulmano que j visitou trs vezes o templo de Meca. Autoridade a quem cabe, nos condados da Inglaterra e dos E.U.A., a execuo das leis, a manuteno da paz e da ordem, o andamento dos processos.

4/16/12

Zoo um local especfico para se manterem animais, selvagens e


domesticados, que podem ser exibidos ao pblico. Nele existem profissionais especializados, como veterinrios e zootecnistas, que cuidam da alimentao, das jaulas, da sade mental e fsica dos animais, entre muitas outras atividades. Muitas vezes os zoolgicos so criticados pelas pessoas que acreditam ser errado manter animais presos em cativeiro, mas outros argumentam que os zoolgicos podem ajudar na preservao dos mesmos embora deslocados de seus ecossistemas naturais, tendo suas posies na rede alimentar rearranjadas por humanos.

4/16/12

You might also like