You are on page 1of 17

SIDA

O que a SIDA?
A SIDA uma doena causada por um vrus chamado VIH (Vrus da Imunodeficincia Humana) que ataca o sistema imunitrio do nosso organismo, destruindo a nossa capacidade de defesa em relao a muitas doenas.

A sigla SIDA significa:


O S a inicial de SNDROME, que significa conjunto de sintomas e sinais de uma doena.
O I corresponde a IMUNO e refere-se ao sistema imunitrio, que o mecanismo que o nosso corpo possui para nos defender dos agentes causadores de doenas. O D de DEFICINCIA, isto , mau funcionamento. O A corresponde a ADQUIRIDA, no a herdamos mas podemos a desenvolver durante a vida.

Qual a diferena entre um seropositivo e um doente com Sida?


O sistema imunitrio de uma pessoa infectada pelo VIH produz anticorpos contra este vrus, os quais so detectveis atravs de anlise ao sangue. Quando estes anticorpos so detectados diz-se que a pessoa seropositiva. Os seropositivos no apresentam sintomas da doena, durante um perodo que pode durar vrios anos. No entanto, essa pessoa est infectada e pode transmitir o vrus a outra.

Qual a diferena entre um seropositivo e um doente com Sida?


A Sida s aparece mais tarde e relaciona-se com a degradao progressiva do sistema imunitrio e a incapacidade de defesa contra outras doenas que, usualmente no afectam uma pessoa saudvel. Emagrecimento acentuado, aumento dos gnglios linfticos, diarreia persistente, febre e o aparecimento de algumas infeces, so alguns dos sinais com que se inicia o perodo sintomtico da doena

Como se transmite o VIH?


Somente as pessoas portadoras de VIH, tenham ou no sintomas da infeco VIH/SIDA, so capazes de o transmitir a outra pessoa.

So os comportamentos de risco que possibilitam a transmisso do vrus, e no o pertencer a determinados grupos sociais.

Quais as vias de transmisso?


As trs vias de transmisso do VIH so:
via sangunea via sexual

via peri-natal ou me-filho.

Transmisso por via sangunea:


Partilha de agulhas, seringas e outros objectos contaminados pelo VIH entre toxicodependentes que utilizam drogas injectadas.

Partilha de objectos como lminas de barbear, escovas de dentes, instrumentos de tatuagens e de furar orelhas, tesouras e outros materiais de manicura, onde exista sangue de uma pessoa infectada.

Transmisso por via sexual:


Durante relaes sexuais sem proteco e com intercmbio de secrees genitais, com uma pessoa infectada.

As leses genitais produzidas por doenas sexualmente transmissveis, aumenta o risco de transmisso do VIH.

Transmisso por via peri-natal:


Se me estiver infectada pode transmitir o vrus ao filho durante a gravidez, o parto ou a amamentao.

Como prevenir a infeco pelo VIH?


Nunca utilizar agulhas ou seringas usadas, seja por razes de doena ou toxicodependncia (neste caso tambm no deve ser partilhado qualquer outro material usado na preparao da droga). No partilhar objectos pessoais que possam perfurar a pele. Usar sempre o preservativo em todo o tipo de relaes sexuais. A mulher antes de engravidar deve sempre fazer o teste do VIH.

A Sida no se transmite atravs de:


Picadas de insectos. Aperto de mo, abraos e beijos. Contactos sociais e profissionais. Tosse e espirros. Uso das mesmas casas de banho. Partilha de piscinas com portadores. Partilha de roupa. Partilha de copos e talheres. Ddiva de sangue.

O VIH facilmente destrudo fora do organismo atravs de:


Calor temperatura de 60C durante 30 minutos. Desinfeco Superfcies e objectos no metlicos: lixvia domstica diluda a 10% durante 10-30 minutos. lcool etlico a 70 durante 10-30 minutos.

Superfcies corporais: Betadine ou similar. lcool a 70.

Entre a VIDA e a SIDA Apenas uma letra De diferena. Entre a sorte e a morte Uma letra tambm. Maldita ortografia! O amor para dar vida, no para dar sida.

O CONVVIO NO MATA. O CARINHO NO MATA. O BEIJO NO MATA. A INDIFERENA MATA. FAA UM PRIMEIRO GESTO. A SIDA NO SE TRANSMITE PELA AMIZADE

melhor ter pacincia e estar bem do que parecer bom por fora e mal por dentro. A sida existe! No acontece s aos outros, olhe para as suas aces e previna-se.

You might also like