You are on page 1of 39

UNEB: UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAO

CAMPUS XV VALENA/BA CURSO: DIREITO SEMESTRE:IX PROFESSOR: PEDRO DIAMANTINO

Trs dcadas de resistncia feminista contra o sexismo e a violncia feminina no Brasil: 1976 a 2006.
Lourdes Bandeira

Grupo: Patrcia Hellen Leila Flvia Jos Carlos

O USO DA VIOLNCIA COMO ESTRATGIA NORMATIVA DO CONTROLE VIRIL SOBRE OS CORPOS FEMININOS

Sob esta designao, so agrupados fenmenos e situaes diversas: abusos verbais, fsicos e emocionais, agresses e torturas, assdios e abuso sexual, estupro, privao de liberdade, escravido sexual, incesto, heterossexualidade forada, possesso forada dos corpos femininos, maternidade imposta, abortamentos, mutilaes fsicas e assassinatos (femicdios).

Entende-se aqui a categoria de resistncia como compreendendo estratgias e dinmicas de rejeio e de luta desencadeadas pelas mulheres contra padres, papis e normas de comportamentos culturais e sociais desiguais que lhes foram impostos e que hierarquizam os sexos.

- 2000 a 2004: 1.428 (PE)


- 2002 a 2006: 1.512 mortes (PE)

- 2007 : 369 mulheres mortas (PE)

Entre 15 a 24 anos.

Matei por amor, por zelo.


Matei porque a queria demais...

Matei para preserv-la da maledicncia alheia.


Matei para defender minha honra.

O rompimento com a relao do casal pela mulher visto como desobedincia ao marido/companheiro e ruptura com a ordem social e com o contrato social.

Ainda conduta prpria do homem latino, sentir-se possuidor da mulher e com direitos sobre ela.

Observa-se que a maioria da violncia viril est relacionada ao fato de as mulheres no responderem plenamente ao padro ideal de comportamento normativo a elas atribudo nas relaes familiares.

INOVAES INSTITUCIONAIS E LEGISLATIVAS COMO ESTRATGIAS DE RESISTNCIA FEMINISTA EM RELAO A VIOLNCIA CONTRA A MULHER.

DCADA DE 80:
1.1.SOS CORPOS -PIONEIROS ESPAOS DE RESISTNCIA;
-REIVINDICAVAM A TOMADA DE CONSCINCIA DO ESTADO; 1.2.DESDE ESSA POCA FICARAM CUNHADOS OS SLOGANS: QUEM AMA NO MATA E DENUNCIE A VIOLNCIA CONTRA A MULHER

1.3.EM 1983, ACOMPANHANDO AS ELEIES DOS PRIMEIROS


GOVERNOS DEMOCRTICOS, FORAM CRIADOS: -O PRIMEIRO CONSELHO DA CONDIO FEMININA EM SO PAULO E,LOGO EM SEGUIDA, O DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

1.4.EM 1985 FORAM CRIADOS:


-O CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DAS MULHERES (CNDM), -O PROGRAMA DE ASSISTNCIA INTEGRAL SADE DA MULHER (PAISM) -A PRIMEIRA DELEGACIA DE APOIO MULHER (DEAM) EM SO PAULO, SEGUIDA PELA DO RIO DE JANEIRO EM 1986, INICIATIVA QUE TEVE A MAIOR EXPRESSO E REPERCUSSO COMO POLTICA PBLICA.

AS DEAMS:
-NOS MAIS DE 30 ANOS DE SUA EXISTNCIA, AS DEAMS, ALM DE PRODUZIREM UM EFEITO POLTICO NA SOCIEDADE, EXPRESSARAM A LEGITIMIDADE DE QUE A VIOLNCIA CONTRA A MULHER UM PROBLEMA AMPLO, DE SADE PBLICA, QUE ENVOLVE TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA.

-SEGUNDO SUREZ E BANDEIRA (2002), A REFLEXO CRTICA PRODUZIDA SOBRE A VIOLNCIA CONTRA A MULHER, ENVOLVENDO A ATUAO DAS DEAMS, PODE DESTACAR ALGUNS ELEMENTOS:

-TOMADA DE CONSCINCIA SOBRE A NATUREZA DAS SOCIABILIDADES VIOLENTAS QUE PERMEIAM AS RELAES DE SENSO COMUM NA VIDA COTIDIANA DAS MULHERES.

-IMPORTNCIA DAS ORGANIZAES DE MULHERES

EM PROCESSOS GRUPAIS; O GRUPO DE APOIO S MULHERES AGREDIDAS, COMO UMA EXPERINCIA INICIAL DE APOIO E ESTMULO, AJUDAVA-AS NAS ESCOLHAS, SEJA EM BUSCA DE CORAGEM E AUTONIMIA, INCENTIVANDO-AS A PROCURAR A DEAM.

A PERCEPO DE QUE A VIOLNCIA EST PRESENTE, SENO EM TODAS, PELO MENOS NA MAIORIA DAS AES E RELAES SOCIAIS. NO CASO DAS DEAMS A EXPECTATIVA ERA DE QUE AS MULHERES VTIMAS NO FOSSEM REVITIMIZADAS.

A LEI N 9099/95 E A VULNERABILIZAO DOS CRIMES DE VIOLNCIA CONTRA A MULHER

A lei 9099/95 criou os Juizados Especiais Cveis e Criminais destinados conciliao, processo, julgamento e execuo de delitos considerados de menor potencial ofensivo.
A capacidade da resistncia feminista se caracterizou pelas crticas formuladas ao uso opressivo da Lei n 9.099/95 s mulheres. Por sua vez, as DEAMs, na falta de uma jurisprudncia especfica para o combate da violncia, passaram a servir-se dessa Lei como referncia jurdica para tratar dos delitos de violncia de gnero, sobretudo das leses corporais e dos crimes de ameaa.

INPLICAES DA LEI NO TRATAMENTO DA VIOLNCIA CONTRA AS MULHERES: os delitos de violncia contra mulher perderam o carter de crimes de ao pblica (qualquer pessoa pode denunciar) e foram transformados em crimes de ao pblica condicionada; restrio na atuao da DEAM Delegacias Especializadas em Atendimento as Mulheres, suprimiu a realizao do inqurito policial; estabeleceu penalidades pecunirias e trabalho alternativo;

estabeleceu mecanismos quase compulsrios de conciliao. a senhora quer continuar a discutir o assunto? (Campus, 2001) A Lei teve efeito descriminalizante e reforou-se a cultura da impunidade que leva os homens a agredirem as mulheres.

CONQUISTAS DO MOVIMENTO FEMINISTA 2002 teve incio processo de elaborao de uma nova proposta de lei, que calcada na Conveno de Belm do Par, enfrentasse a violncia domstica contra as mulheres de forma mais eficaz; 2004 Executivo instituiu o Grupo de Trabalho Internacional para ... elaborar proposta de medida legislativa e outros instrumentos para coibir a violncia domstica contra mulher 2006 - entra em vigor a Lei 11.340/2006 Lei Maria da Penha.

[...] por serem diferentes, em alguns momentos havero forosamente de possuir direitos adequados a estas desigualdades. (Celso Ribeiro) Assim sendo, para que homens e mulheres sejam iguais perante a lei e a sociedade, necessrio que haja uma ferramenta que possibilite uma equiparao, ainda que forada, entre eles.

FONTE: http: criticaconsciente.wordpress. com2011/04/19. A isonomia e a lei maria da penha. Consultado em 17.03.2012.

MOVIMENTOS FEMINISTAS E LEI MARIA DA PENHA

Dcada de 70 Quem ama no mata

Em 1976, o brutal assassinato de ngela Maria Fernandes Diniz pelo seu ex-marido, Raul Fernando do Amaral Street (Doca) que no se conformou com o rompimento da relao e acabou por descarregar um revlver contra o rosto e crnio de ngela. Sendo levado a julgamento foi absolvido com o argumento de haver matado em legtima defesa da honra. A grande repercusso dada morte de ngela Diniz na mdia, acarretou numa movimentao de mulheres em torno do lema: quem ama no mata.

Lei Maria da Penha - Aps 30 anos de luta feminista, o reconhecimento do Legislativo brasileiro, trazendo uma srie de inovaes no combate violncia domstica.

A Lei 11.340/2006 entrou em vigor em agosto de 2006 para preencher uma lacuna no sistema penal brasileiro que aplicava a deficiente Lei do Juizado Especial Criminal (que julga crimes de menor potencial ofensivo) aos casos de violncia domstica e familiar praticada contra mulheres.

PRINCIPAIS MUDANAS NA LEI

1-Estabelece o conceito de violncia domstica contra as mulheres configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial 2 Determina que a violncia domstica contra a mulher independe de orientao sexual. 3 Prev um captulo especfico para o atendimento pela autoridade policial nos casos de violncia domstica contra a mulher 4 Retira dos Juizados Especiais Criminais competncia para julgar os crimes de violncia domstica contra a mulher. 5 Estabelece as chamadas Medidas Protetivas 6 - A mulher vtima de violncia domstica ser notificada dos atos processuais, especialmente quanto ao ingresso e sada da priso do agressor.

STF (ADI 4424)- ao na Justia deixar de ser prerrogativa da vtima e MP pode dar incio a Ao Penal.
STF (ADC 19) - aos crimes praticados com violncia domstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, no se aplica a Lei n 9.099/95.

Em votao na CCJ projeto que estende Lei Maria da Penha tambm a namorados

Direito da Famlia: Mudanas promovidas a partir da luta feminista no Brasil

Evoluo legislativa do Direito da famlia 1. Antes de 1916: Mulher recluso no lar Vida domstica Proibies - Objetivo maior: procriao; ;

2. Cdigo de 1916: Consagrou a superioridade do homem- esposa era relativamente incapazo marido detinha o ptrio poder sobre os filhos;

Evoluo legislativa do Direito da famlia


1932: Mulheres conquistam o direito ao voto no Brasil; 1962: Estatuto da mulher Casada (Lei n 4.121/62): revogou a capacidade relativa da mulher, desvinculou o exerccio do trabalho da mulher da autorizao marital;

1977: Lei n6.515/77 Passou a aceitar o rompimento do vnculo conjugal Patronmico do marido tornou-se facultativo;

Lei no 3.071/1916 CDIGO CIVIL DE 1916 Art. 467. Em falta de cnjuge, a curadoria dos bens do ausente incumbe ao pai, me, aos descendentes, nesta ordem, no havendo impedimento que os iniba de exercer o cargo. Pargrafo nico. Entre os descendentes, os mais vizinhos precedem aos mais remotos, e, entre os do mesmo grau, os vares preferem s mulheres.

Lei no 10.406/2002 CDIGO CIVIL DE 2002 Art, 25, 2o Entre os descendentes, os mais prximos precedem os mais remotos.

CDIGO DE 1916

CDIGO DE 2002

Art. 178. Prescreve: Sem 1o Em dez dias, correspondente. contados do casamento, a ao do marido para anular o matrimnio contrado com mulher j deflorada.

CDIGO DE 1916 Art. 233. O marido o chefe da sociedade conjugal, funo que exerce com a colaborao da mulher, no interesse comum do casal e dos filhos.

CDIGO DE 2002 Art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges.

CDIGO DE 1916

CODIGO DE 2002

Art. 380. Durante o casamento compete o ptrio poder aos pais, exercendo-o o marido com a colaborao da mulher. Na falta ou impedimento de um dos progenitores passar o outro a exerclo com exclusividade.

Art. 1.631. Durante o casamento e a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade.

Outros avanos promovidos no Cdigo Civil de 2002


No Cdigo de 1916, em sua redao original, a mulher, sem autorizao do marido, no podia aceitar ou repudiar herana ou legado; aceitar tutela, curatela ou qualquer outro encargo outorgado por autoridade pblica; ajuizar ao cvel ou comercial, exercer profisso ou aceitar mandato.

A mulher casada era considerada relativamente incapaz, assim como os ndios, os menores e os prdigos.

Normas da atuao da prtica jurdica ou necessidade de refazer uma dialtica dos costumes? (J. Carlos Ferreira)

Introduo
A preservao do modelo tradicional de relao masculino-feminino e familiar sustenta-se, ainda, nos ideais conservadores predominantes em nossa cultura, na esfera familiar, os quais se fazem presentes tambm na conduta de agentes pblicos masculinos no mbito das instituies, e que se consideram as questes relativas violncia domstica como assunto da vida privada. (Lourdes Bandeira, p. 25)

Mais lei e mais violncia contra as mulheres


O padro simblico do homem brasileiro pacfico e ordeiro, do homem cordial de Srgio Buarque de Holanda (1991) ainda predomina e pode ser metafrico ao horizonte do judicirio, no apenas porque a questo da violncia contra a mulher remetida ao mbito da privacidade, mas porque vale o peso da famlia, sobretudo em seus moldes tradicionais e tambm porque persiste a crena de que, se o homem bate na mulher, porque ou ela gosta de apanhar ou ela merece. (Chau, 2001).

O mito do homem cordial


A fora de valores viris tradicionais sempre renovada em representaes que se atualizam nas razes fundadoras do Brasil: Se tambm dizemos mito fundador porque, maneira de toda fundatio, esse mito impe um vnculo interno com o passado que no cessa nunca, se conserva permanentemente presente e, por isso mesmo, no permite o trabalho da diferena temporal e da compreenso do presente enquanto tal. Nesse sentido tambm se fala de um mito psicanaltico, ou seja, como impulso repetio de algo imaginrio que cria um bloqueio percepo da realidade e impede de lidar com ela. (Chau, 2001, p. 9).

O imaginrio brasileiro
Perdura no imaginrio brasileiro a representao desse homem cordial, ordeiro e no violento, e se, por alguma eventualidade, agride a mulher, ele age imbudo de seu papel de disciplinador.

Postura dos operadores do direito


Em parte, o pensamento e a atuao dos operadores do direito tm caminhado em direo diversa ao que prope o pensamento feminista, uma vez que, ao se referirem especificidade da violncia domstica e familiar, eles tendem a no tratar a agredida como indivduo, dando prioridade famlia, ao lar, e, portanto, maximizam o significado da ordem familiar como uma ordem natural regida pelo homem-provedor. Para os operadores do direito juzes e promotores e os outros agentes pblicos essa lgica est associada idia de que interferir na vida privada e na intimidade das pessoas no seria parte de sua funo judicial, o que permite compreender, em boa medida, a manuteno dessa racionalidade familista e de suas implicaes para as relaes sociais de gnero.

Faltam informaes consistentes


H muita dificuldade em se entender as racionalidades que norteiam a esfera do judicirio, ao mesmo tempo em que obter informaes no contexto judicirio difcil: so indisponveis e escassos os dados e informaes sobre a atuao de categorias jurdicas especficas em relao s sentenas. Os membros do poder judicirio no so acessveis realizao de entrevistas; por sua vez, o sistema de informao de dados e de registros policiais impreciso e no h registros que caracterizam vtimas e agressores para alm das variveis tradicionais. Outra dificuldade refere-se falta de tipificao dos crimes de violncia contra a mulher nos Cdigos, o que possibilita um uso interpretativo e estigmatizante.

You might also like