You are on page 1of 26

MEC SETEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR CAMPUS TUCURU LICENCIATURA PLENA EM CINCIAS BIOLGICAS

Acadmicos:
Camila M. Pereira Helem S. Silva Jos Claudo S. Ribeiro Jos Ribamar S. Silva Jorgevaldo S. Moraes

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA PAR

De acordo com a Lei Educacional Inglesa de 1981: Uma criana tem necessidades educacionais especiais caso tenha uma dificuldade de aprendizado que requeira o provimento de condies educacionais especiais.

Apresenta dificuldade de aprendizado significativamente maior que a maioria das crianas da sua idade; ou... Apresenta uma inaptido que a impede de tirar proveito dos estabelecimentos educacionais destinados s crianas de sua idade do tipo oferecido em geral nas escolas da rea de autoridade local.

Estgio 1: Identificao, avaliao e ao baseadas na escola. Estagio 2: Aconselhamento de servios de apoio.


Estgio 3: Envolvimento direto dos rgo de apoio. Estgio 4: Avaliao estatutria (formal). Estgio 5: Especificao de necessidades educacionais especiais.

Para receber tal diagnstico, o indivduo tem que exibir determinados comportamentos por no mnimo seis meses, e, ademais, num grau que caracterize inaptido e inconsistncia com os nveis de desenvolvimento. Diagnstico esse dado por uma equipe multifuncional (mdico, psiclogo, pedagogo).

Pode ser encontrado em trs formas diferentes: TDA/H com predominncia de desateno, TDA/H predominante imperativo/compulsivo e TDA/H combinado. Hiperatividade: um indivduo que agita frequentemente mos ou ps, ou se retorce na cadeira, ou se levanta com frequncia em sala de aula ou em outras situaes em que espera-se que fique sentado.

Impulsividade: seria um indivduo que frequentemente responde perguntas antes que estas tenham sido completadas e que tm dificuldade de esperar sua vez. Desateno: seria o indivduo que no consegue prestar ateno aos detalhes, comete enganos em razo de descuido nas tarefas de casa ou outras atividades, e, frequentemente, demonstra dificuldade de manter a ateno nas tarefas ou atividades ldicas.

Fazer atividades que exijam no mximo 2 minutos; Incentivar a cooperao com o professor e com outras crianas; Participao de um grupo com duas outras criana aprendendo e praticando a ateno em sesses de 15 minutos por dia; Utilizar recursos visuais atrativos nas atividades;

Melhorar sua concentrao na tarefa em trinta segundos por semana; Ao final do ano letivo, ter aumentado seu perodo de concentrao na tarefa para 15 minutos; Estar em constante comunicao com os pais a fim de traar uma parceria realizando o reforo emocional necessrio.

Vincent van Gogh. Apresentou muitos traos de pessoa com alto grau de funcionamento nesta condio, e era visto como excntrico e brilhante.

Isaac Newton (matemtico) Ele era brilhante em matemtica e hoje o pai da fsica, era excntrico e antesocial. Costumava ficar to envolvido com seu trabalho que era capaz de esquecer de fazer as refeies.

Michelangelo (pintor / escultor / arquiteto / poeta).

Charles Darwin (naturalista / cientista)

Mozart (compositor e msico)

(Possvel portador)

Albert Einstein pode ter tido uma forma de autismo de alto funcionamento. Ele se demonstrou, e em suas prprias palavras, muito solitrio e no se sentia particularmente ligado a ningum, nem mesmo a seus familiares prximos. Ele era brilhante em matemtica, mas algumas fontes dizem que ele s comeou a falar na idade de dois ou trs anos. Ele costumava ficar to envolvido com seu trabalho que era capaz de esquecer de fazer as refeies.

Andy Kaufman (falecido em 1984) era conhecido por ter um sentimento muito estranho e bizarro de humor. Ele outro ator que acredita-se com o autismo.
Bill Gates, se balana continuamente durante reunies de negcios e em avies (autistas fazem isso quando nervosos), no gosta de manter contato olho-a-olho e tem pouca habilidade social. No d importncia sua aparncia.
A atriz Daryl Hannah diz-se ter sido diagnosticada como no limite do autismo com menos de 3 anos, mas teve uma carreira bem sucedida como atriz. Ela provavelmente mais conhecida por seu papel nos filmes Splash e na srie Kill Bill.

Possui quase as mesmas caractersticas do autismo (problemas de comunicao, interao social e na imaginao), com a diferena que no apresentam nenhum atraso significativo no desenvolvimento da fala ou do cognitivo, podendo ser consideradas apenas como estranhas ou excntricas para os padres considerados normais de comportamento.

Sistema de comunicao por trocas de imagem; Promoo das habilidades sociais (cumprimentos, contatos visuais apropriados, dar boas vindas a visitantes, aceitar repreenses, falar com figuras de autoridade e habilidade de dilogo); Treinar os repetio; exerccios acima por meio de

Alm de dificuldades para ler e escrever, alguns indivduos dislexos tm dificuldades em outras reas: Matemtica; Problemas de memria; Dificuldade em seguir instrues complexas; Diferenciar a direita da esquerda; Concentrar-se nas tarefas.

Os professores podem rotular a criana como preguiosa; A criana tentando entender sua inabilidade de ter xito numa tarefa que seus colegas dominam, pode se auto-rotular como estpida; O sentimento acima citado pode levar a baixos nveis de auto-estima, possivelmente a comportamentos indisciplinados;

Utilizao de um programa de linguagem e escrita, e a seqncia de aquisio de habilidades; Trabalho com letras, correspondncia de sons e smbolos, combinaes de sons, palavras regulares, palavras polisslabas e diviso silbica; Compreenso e encorajamento;

Ensino voltado para os pontos fortes e ensino auxiliar voltado para os pontos fracos quando necessrio

Jogos de memria;

Auxilio com habilidades organizacionais;


Experincias empolgantes em sala de aula; Apoio construtivo;

Tem como caracterstica QI alto, entre 130 e 150 mas sem nenhuma habilidade extraordinria em qualquer rea, e crianas superdotadas com QIs altos e habilidades extraordinrias em uma ou mais reas, definidas como: Crianas manifestamente habilidosas; Crianas com habilidades ocultas; Crianas habilidosas rebeldes; Crianas criativas; Crianas talentosas.

Programa educacional especial no contraturno; Alternativas de trabalho em grupo; Alternativas educacionais especiais (tarefas para casa) encorajando trabalhos contnuos; Usar um leque de tarefas/investigaes abertas que todos os alunos possam acessar em seus prprios nveis; Encorajar os alunos a explorar estratgias mentais alternativas, etc.

OLIVER, Lou de. Distrbios de aprendizagem e comportamento. 5 ed. Rio de Janeiro: WAK, 2010. SILVEIRA, Joveliana Amado da. Quem a criana dislxica e como desenvolver um trabalho eficaz? Disponvel em: http://www.psicopedagogia.com.br. Acessado em: 17.01.2012, as 21h30min. SABATELLA, Maria Lcia Prado. Talento e superdotaoProblema ou soluo?. 2 ed. Curitiba: IBPEX, 2008. Psicologia da Educao

You might also like