You are on page 1of 17

Vcios do Consentimento

Prof Rosngela Ftima Penteado Brando mar/2011

Consentimento expresso com agravo ao direito pblico interno. Exemplo: inobservncia do direito constitucional

Erro: questes cartogrficas

Corrupo: comprometimento real do consentimento do representante do Estado. Poder ocorrer tanto em relao ao negociador, quanto em relao ao prprio Estado

Rezek apresenta dois exemplos:

Francisco I de Frana, cativo de Carlos V em Madri at que pactuasse, em 14 de junho de 1526, cedendo a Borgonha coroa hispnica. Alguns tratados foram assinados mediante ocupao militar do Estado. Por exemplo em 1915 (EUA e Haiti) sobre o controle financeiro do Haiti pelos EUA. 1939 (Alemanha e Tchecoslovquia) submetendo a 2 soberania da primeira mediante ameaa de bombardear Praga. (2010, p. 71 e 72)

CVDT Artigo 65 Processo Relativo Nulidade, Extino, Retirada ou Suspenso da Execuo de um Tratado 1. Uma parte que, nos termos da presente Conveno, invocar quer um vcio no seu consentimento em obrigar-se por um tratado, quer uma causa para impugnar a validade de um tratado, extingui-lo, dele retirar-se ou suspender sua aplicao, deve notificar sua pretenso s outras partes. A notificao indicar a medida que se prope tomar em relao ao tratado e as razes para isso.

CVDT art. 69 Conseqncias da Nulidade de um Tratado 1. nulo um tratado cuja nulidade resulta das disposies da presente Conveno. As disposies de um tratado nulo no tm eficcia jurdica. 2. Se, todavia, tiverem sido praticados atos em virtude desse tratado: a) cada parte pode exigir de qualquer outra parte o estabelecimento, na medida do possvel, em suas relaes mtuas, da situao que teria existido se esses atos no tivessem sido praticados; b) os atos praticados de boa f, antes de a nulidade haver sido invocada, no sero tornados ilegais pelo simples motivo da nulidade do tratado.

A iniciativa de emenda: qualquer Estado parte no tratado.

Para a adoo: Tratados comuns: pronunciamento conjunto das partes em conferncia especial ou mediante consultas individualizadas a cargo do depositrio. Tratados institucionais: Assembleia Geral da Organizao.

Em relao ao quorum verificar o que est disposto no tratado.

Carta da ONU
Art. 108 - As emendas presente Carta entraro em vigor para todos os Membros das Naes Unidas, quando forem adotadas pelos votos de dois teros dos membros da Assemblia Geral e ratificada de acordo com os seus respectivos mtodos constitucionais por dois teros dos Membros das Naes Unidas, inclusive todos os membros permanentes do Conselho de Segurana.

Para Rezek: significa determinar o exato sentido da norma jurdica expressa num texto obscuro, impreciso, contraditrio, incompleto ou ambguo. (2010, p.92)

Autntica: prprias partes pactuantes. Para Rezek, consiste em um dos poucos casos em que o Brasil permite acordos executivos. (2010, p.92)

Governamental: quando um dos pactuantes concebe a interpretao e d a conhecer aos demais

Jurisdicional: quando produzida por organismo investido de poder de jurisdio. rbitro, tribunal arbitral, cortes internacionais.

segundo a boa-f

encontrar a vontade das partes que normalmente poder ser detectada em tratados no escritos

no procedimento assumido pelas partes com o correr do tempo a cerca da execuo do tratado

pesquisas histricas dos trabalhos negociais preparatrios do compromisso, e das circunstncias da sua preparao.

Efeito til: no admitir a ociosidade do dispositivo, interpret-lo no sentido que justifique a valia operacional de sua concepo pelas partes.

Interpretao extensiva: comeou a ser utilizada com o aparecimento das OIs. Exemplos: Proteo Diplomtica e Imunidades Diplomticas (Rezek 2010, p.94)

Interpretao restritiva: nas clausulas que limitam de algum modo a soberania dos Estados ou que importem, da parte destes, submisso a Juzo Arbitral ou permanente

Contra Proferentem: segundo essa regra, toda disposio convencional obscura ou ambgua deve ser interpretada contra a parte que redigiu ou props o texto em exame. A outra parte, pois, o benefcio da dvida. (Rezek 2010, p.94)

Tratado entre as mesmas partes: mesmo

tema, posterior revoga anterior


Exemplos:

ONU e Liga das Naes ALADI e ALALC

Entre Partes distintas:

O Estado X vinculado ao Estado Y por um pacto de aliana ofensiva e ao Estado Z por um pacto de aliana defensiva. Presencia o ataque armado de Y contra Z. Por fora do que pactuou estar X simultaneamente obrigado a apoiar Y no ataque e Z na defesa.

Estimativas de ordem poltica determinaro em principio sua conduta na escolha do tratado a que atribuir prevalncia. (Rezek 2010, p.96)

CVDT - Artigo 59 - Extino ou suspenso da execuo de um tratado em virtude da concluso de um tratado posterior 1. Considerar-se- extinto um tratado se todas as suas partes conclurem um tratado posterior sobre o mesmo assunto e: a) resultar do tratado posterior, ou ficar estabelecido por outra forma, que a inteno das partes foi regular o assunto por este tratado; ou b) as disposies do tratado posterior forem de tal modo incompatveis com as do anterior, que os dois tratados no possam ser aplicados ao mesmo tempo. 2. Considera-se apenas suspensa a execuo do tratado anterior se se depreender do tratado posterior, ou ficar estabelecido de outra forma, que essa era a inteno das partes.

Carta da ONU

ARTIGO 103 - No caso de conflito entre as obrigaes dos Membros das Naes Unidas, em virtude da presente Carta e as obrigaes resultantes de qualquer outro acordo internacional, prevalecero as obrigaes assumidas em virtude da presente Carta.

ACCIOLY, Hildebrando. SILVA, G. E. do Nascimento. CASELLA, Paulo Borba. Manual de Direito Internacional Pblico. 17. ed. So Paulo:Saraiva, 2009. MAZZUOLI, Valrio de Oliveira. Curso de Direito Internacional Pblico. 2. ed. So Paulo: RT, 2007. REZEK, J. Francisco. Direito Internacional Pblico: Curso Elementar. 12. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. VARELLA, Marcelo de. Direito Internacional Pblico. So Paulo: Saraiva 2009.

You might also like