You are on page 1of 18

Como realizar um trabalho escolar

Em um trabalho escolar consta, geralmente, o seguinte:


1. Capa 2. Folha de Rosto 3.Sumrio (ndice) 4.Introduo 5.Texto ou Desenvolvimento do Contedo 6.Concluso 7.Bibliografia

Capa
A Capa contm geralmente os seguintes elementos: Nome da Escola - o qual deve ser escrito com uma margem de 3,5cm da borda superior; Ttulo do trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maisculas), sem exageros; Nome de Aluno (ou dos alunos) - o qual deve ser escrito abaixo do ttulo; Nome da cidade e o Ano centralizado, abaixo da folha.

Folha de rosto
a folha que vem logo depois da Capa. Ela contm os elementos essenciais para identificao do trabalho, que so praticamente os mesmos escritos na Capa, acrescidos da identificao estudantil do autor ou autores (curso, turma, turno e nmero) e da Nota de Apresentao, a qual pode ser redigida mais ou menos assim: Trabalho individual (ou em equipe, quando for o caso) apresentado disciplina tal, do Professor Fulano de Tal, para obteno de nota relativa ao bimestre tal.

Sumrio

a relao dos itens ou divises que compem. O Sumrio , na verdade, o esquema do trabalho.

Introduo
Na Introduo - que a primeira parte do desenvolvimento do tema -, explique sobre a importncia e objetivos do Trabalho. Nesta parte o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente identificado, apresentando um resumo ou viso geral do que est sendo abordado. No precisa ser longa e em hiptese alguma deve conter concluses. a partir da Introduo que as folhas so numeradas. O nmero da folha pode ser escrito na parte superior, direita, na mesma margem utilizada pelo texto.

Desenvolvimento
o contedo do tema abordado e, portanto, a parte mais substancial do trabalho. H vrias maneiras de se comear a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. H casos em que se pode iniciar com um Histrico, no qual se detalha a evoluo do assunto. Em outra situao pode-se comear com o Conceito ou Definio do assunto. No se limite a transcrever o que est nos livros consultados.

Recomendaes
a) No inicie de imediato o trabalho. Faa antes um planejamento; b) Selecione as publicaes que possam ser aproveitada no desenvolvimento; c) Leia as publicaes, transcrevendo em rascunho os trechos que sero aproveitados; d) Subdivida o assunto e escreva os nomes das divises principais em letras maisculas com uma margem de 5 cm a partir da borda superior; e) Faa uma redao provisria antes de escrev-lo em definitivo; f) Por fim, datilografe, digite ou se faa o trabalho escrito em folha de papel A4.

Concluso
sem dvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata dedues lgicas do autor fundamentadas no contedo do texto. Uma maneira prtica apresentar a concluso ou concluses sob a forma de tpicos, empregando-se frases curtas, objetivas. H alunos que costumam escrever coisas assim na Concluso: Agradeo a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta matria, ou coisa semelhante. Isto no tem nada a ver com concluso.
A Concluso deve revelar o que voc concluiu da leitura e elaborao do texto.

Referncias Bibliogrficas
Tambm se diz Fontes de Consulta. Nessa parte devem ser relacionadas todas as publicaes (livros, revistas, Jornais, etc.), que foram consultadas e das quais se retirou alguma coisa para elaborao do trabalho escolar.

Livro- Quando a obra consultada for livro ele deve constar na Bibliografia da seguinte forma: sobrenome do autor escrito em letras maisculas, vrgula, primeiro nome do autor (e os demais nomes) escrito com inicial maiscula, ponto, nome da obra com inicial maiscula e em itlico ou sublinhado, ponto, nmero da edio (se for a primeira edio, no precisa citar), ponto, local da editora, dois pontos, nome da editora, vrgula, ano de publicao, ponto, nmero de pginas da obra, ponto.

Internet: colocar o endereo eletrnico (http://www...) dos sites que voc visitou e a data de acesso. Se for uma enciclopdia: Enciclopdia Delta. Volume 13. So Paulo, Editora Delta, 1995, pgina 543. Revista ou jornal - Quando a publicao consultada for revista ou jornal:REVISTA VEJA. N 52, 23 de maio de 1996. Editora Abril, So Paulo. Pginas 23 a 25.DIRIO DO NORDESTE. N 115. 12 de agosto de 2005.

O importante conter os dados essenciais da obra: nome, nmero, data, nome da editora, lugar e nmeros das pginas consultadas.

Usar folha A4; Margens esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2cm; Letra Arial ou Times New Roman Tamanho 12;Usar maisculas, negrito ou sublinhado para destacar, no alterar o tamanho da em hiptese alguma, salvo o ttulo do trabalho; Usar cor preta nos caracteres; Caso seja manuscrito respeitar as mesmas regras (no fazer margem nem linha nas folhas de A4, mas respeit-las.).

PRODUZIDO POR PATRICIA GUIEIRO DE S ESCOLA ESTADUAL ENGENHEIRO PRADO LOPES 2012

You might also like