You are on page 1of 11

Legislao e Comits

para uso de animais em laboratrios

Marcela C. Garnica Disciplina 2CIF-233 Normas e tcnicas de pesquisa: experimentao em animais PMPGCF Programa Multicntrico de Ps-Graduao em Cincias Fisiolgicas

Introduo
O xito dos trabalhos de pesquisa e a qualidade dos resultados experimentais dependem de diversos fatores: animais saudveis, manuseio correto, preocupao constante com o bem-estar da espcie, conhecimento e treinamento dos responsveis. Toda sociedade tica e consciente deve preocupar-se com o cuidado no uso de qualquer espcie viva. O animal deve ser valorizado, considerado um ser sensvel, procurando reduzir seu sofrimento. Para ser justificada, a experimentao animal deve possuir uma expectativa razovel de benefcio imediato ou eventual para a sociedade ou para os animais. A legislao deve proteger no somente os animais, mas tambm as pessoas que trabalham com eles.

Legislao
Inglaterra
- 1822, Martin. Primeira lei contra a crueldade com animais. - 1876, lei British Cruelty to Animals Act, regulamentou o uso de animais de experimentao: petio com a relevncia do experimento, ter apoio de outros pequisadores e aguardar permisso do Secretrio do Estado.

- 1926, Charles Hume fundou a sociedade University of London Animal Welfare.


- 1986, nova lei Animal (Scientific Procedures) Act, muito mais rigorosa. Prev punio com pena de multa e priso, rgida fiscalizao, exigncia de qualificao especial por categorias.

Legislao
Aps a Inglaterra, outros pases criaram lei de proteo aos animais: Polnia (1928), Sucia (1944), Frana (1968). 1963, nos EUA publica-se o Guide for Laboratory Animal Facilities and Care, constantemente revisado. Fornece assistncia s instituies que criam e usam animais para que seja feito de formas cientfica, tcnica e humanamente apropriadas.

1986, com a criao da Comunidade Europia foi feita uma conveno para a Proteo de Animais Vertebrados Utilizados para Fins Experimentais e Outros Fins Cientficos, uniformizando as exigncias para os pases membros.

Histrico
Guidelines for Ethical Conduct in the Care and Use of Nonhuman Animals in Research
http://www.apa.org/science/leadership/care/guidelines.aspx

Princpios de Russell-Burch (1959) os 3Rs


qualquer tcnica deve substituir (replace) o uso de animais, reduzir (reduction) seu nmero em um procedimento experimental, ou refinar, aperfeioar, aprimorar (refinement) um mtodo existente para diminuir a dor e o desconforto dos animais.

Em 1969, foi criado o Fundo para Alternativas ao Uso de Animais em Experimentao (FRAME) que visa proporcionar tcnicas alternativas ao uso de animais em pesquisas.

Direito X Bem-Estar

Aps a 2o. Guerra Mundial: - Cdigo de Nuremberg - Declarao de Helsinki

Legislao no Brasil
- 1934, Decreto Federal 24.645
Determina a proteo de TODOS os animais.

- 1979, Lei Federal n 6.638


Prev a experimentao com animais. Estabelece a necessidade de registro de biotrios e centros de pesquisa, proibio da vivisseco em determinadas condies.

- 1991
COBEA Colgio Brasileiro de Experimentao Animal colaborou no aprimoramento das condutas dirigidas experimentao animal no pas (Princpios ticos na Experimentao Animal).

- 1997, Projeto de Lei n 03964


Apresentado pela SBPC, FESBE, COBEA e Fiocruz. proposta a criao de Comits de tica de Pesquisa Animal na diversas unidades de instituies governamentais, as quais devem autorizar a experimentao com animais sob determinadas condies atravs de projetos submetidos pelos pesquisadores.

Legislao no Brasil
- 2008, Lei n 11.794 (Lei Arouca)
Revogou a Lei de 1979. Utilizao de animais em atividades educacionais e de pesquisa. Criao do CONCEA Conselho Nacional de Controle de Experimentao Animal. Indispensvel a constituio de CEUAs - Comisses de tica no Uso de Animais - nas instituies de ensino e pesquisa.

- 2009, Decreto n 6.899


Complementa a lei anterior em relao as atividades do CONCEA e criao do CIUCA Cadastro das Instituies de Uso Cientfico de Animais.

- 2011, Resoluo Normativa n 3


Instituio do CIAEP Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino ou Pesquisa.
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/310553.html

Comits de tica em Pesquisa (CEP)


- Composto por veterinrios, biolgos, docentes e pesquisadores nas reas especficas, e representante de sociedade protetora dos animais. - Cumprir e fazer cumprir normas aplicveis utilizao de animais. - Examinar procedimentos de pesquisa e ensino realizados na instituio, e emitir parecer. - Manter cadastro dos procedimentos de pesquisa e ensino realizados, assim como dos pesquisadores.

- Desempenhar papel consultivo e educativo, fomentando a reflexo da tica na cincia.


- Solicitar a paralisao da pesquisa, e notificar as Entidades competentes caso for constatado atividades fora dos limites do protocolo aprovado.

Comits de tica

O que o bem-estar animal precisa de pessoas educadas, com cabeas frias e coraes quentes, preparados para ver o sofrimento dos animais e procurando meios prticos de alivi-los. Charles Hume

OBRIGADA!

You might also like