You are on page 1of 1

Drogas ilcitas O abuso e Preveno

No Brasil os estudos disponveis apontam que as drogas ilcitas e alguns medicamentos psicotrpicos so as mais consumidas e responsveis por uns dos maiores ndices de problemas para a nossa populao. No entanto, foram observadas diferenas regionais, aparecendo em destaque a cocana nas capitais do Sul e do Sudeste, e os medicamentos psicotrpicos nas capitais do Nordeste. Vale ressaltar que a violncia relacionada ao uso abusivo de drogas no fica restrita aos acidentes de trnsito, prticas ilcitas como furtos, s cenas de brigas, mas tambm envolve o ambiente familiar de forma considervel. Dessa maneira, torna-se essencial o desenvolvimento de intervenes complementares, voltadas principalmente para a preveno, incluindo o indivduo e o meio social em que se encontra. No presente informativo so apresentados os diferentes drogas, sendo comentados os seus efeitos txicos e consequncias.

1. Maconha Feito por Acadmica de Enfermagem Stphanie Santos


Os efeitos fsicos agudos so os olhos avermelhados, a boca fica seca e o aumento do batimento cardaco. Interfere na capacidade de aprendizagem e memorizao, pode induzir a um estado de amotivao, isto , no sentir vontade de fazer mais nada, pois tudo fica sem graa e sem importncia.

4. Solventes e Inalantes
No Brasil so comuns o cheirinho da lol e o lana-perfume. A dependncia gera o desejo de usar somente a substncia, perde outros interesses que no seja o solvente. A sndrome de abstinncia, embora de pouca intensidade, sendo comum ansiedade, agitao, tremores, depresso, cibras nas pernas e insnia.

2. Cocana
extrada das folhas de uma planta encontrada somente na Amrica do Sul. A partir dela so gerados o crack, a merla e o p. Provoca excitao, hiperatividade, insnia, perda de sensao do cansao, falta de apetite. Em menos de um ms, usurios de crack e/ou merla perde de 8 a 10 quilos e em um tempo maior de uso ele perde as noes bsicas de higiene. O uso repetitivo, causa cansao e intensa depresso.

5. Anfetaminas
So drogas sintticas, fabricadas em laboratrio. Exemplos dela so ICE (gelo) e xtase. A pessoa sob sua ao tem insnia, perde o apetite, fala mais rpido, ficando ligada. O consumo excessivo deixa a pessoa mais agressiva, irritadia, comea a suspeitar de que outros esto tramando contra ela.

3. pio e Morfina
Muitas substncias com grande atividade farmacolgica podem ser extradas de uma planta conhecida popularmente com o nome de Papoula do Oriente. A partir dela obtm-se o pio e a morfina. As pessoas sob ao dos narcticos apresentam contrao acentuada da pupila dos olhos, o indivduo sente-se com o estmago cheio e geralmente apresenta forte priso de ventre.

6. Esteroides Anabolizantes
So substitutos sintticos do hormnio masculino testosterona. Assim como a cocana, so drogas injetveis. Alguns dos efeitos so: nervosismo, agressividade, problemas hepticos, acne grave, problemas sexuais e cardiovasculares, aumento do HDL (forma boa do colesterol), diminuio da imunidade. Alm disso, os usurios de Cocana, Esteroides Anabolizantes, pio e Morfina compartilham agulhas e seringas e expem-se ao contgio de vrias doenas, entre estas hepatites e AIDS.

Onde procurar ajuda ?


1. 2. 3. Unidades bsicas de sade ou centros de sade (SUS); Centros de Referncia de Assistncia Social (CRAS); Viva Voz 132.

Rio de janeiro, Abril de 2012


Fontes: REGINA, Ana e CARLOS, Jos. O uso de drogas psicotrpicas e a preveno no Brasil ; Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas - http://www.cebrid.epm.br ; Ministrio da Sade - http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/home.

You might also like