You are on page 1of 33

3 DESENVOLVIMENTO DA ANTROPOLOGIA CULTURAL

3.2 FUNCIONALISMO

Sistema e Funo
Organismo vivo - sociedade uma totalidade que s pode ser compreendida pela anlise de suas partes, das funes que cada uma delas exerce a fim de manter o todo coeso. Instituies cumprem as mesmas funes que os rgos e sistemas do corpo humano. Dessa forma, o parentesco, a religio e seus ritos, possuem funes especficas e se relacionam com outros aspectos sociais a fim manter o modo de vida social.

Exemplo de Funo
Religio - relacionada com a guerra. Pode proporcionar ao homem f, confiana e devoo quando parte para a luta, seja ele agressor ou resistente agresso. No recente conflito, o povo germnico parece ter orado a Deus para conseguir a vitria com o mesmo fervor com que o fizeram os povos aliados (RADCLIFFE-BROWN, s/d: p. 238).

Exemplo de Funo
Culto aos antepassados Grcia e Roma: necessidade da libao, das oferendas aos mortos, reguladas juridicamente e, portanto, obrigaes legais, constituiu-se o direito de famlia, de propriedade, de autoridade paterna (RADCLIFFE-BROWN, s/d: p. 239).

Objetivo do Funcionalismo
Estudar o homem e a sociedade em um momento especfico, procurando conhecer uma cultura sem, entretanto, conhecer-lhe a histria as explicaes sero encontradas na lgica do sistema adotado pela comunidade objeto da pesquisa.

[os autores funcionalistas] defendiam a viso sincrnica, procurando conhecer a realidade cultural em dado momento e a viso sistmica, relacionando a sociedade a um organismo, a uma unidade complexa, a um todo organizado (MARCONI e PRESOTTO, 2006: p. 256).

Relativismo cultural
sociedades no-europias passaram a ser estudadas e compreendidas de acordo com suas especificidades; no mais eram vistas como atrasadas (no-capitalistas) em comparao com as europias.

A dificuldade [de entender os motivos pelos quais floresce a crena na magia negra] pelo menos a mesma que existe quando tentamos explicar os resultados de curas e milagres que, atravs da f, da orao e devoo, se verificam at nos dias atuais, como por exemplo os da cincia crist e os de Lourdes (MALINOWSKI apud COSTA, 2002: p. 125).

BRONISLAW KASPER MALINOWSKI


Cracvia, Polnia 1884-1942 Universidade de Londres Obras: Argonautas do Pacfico Ocidental, Crime e Costume na Sociedade Selvagem.

Objetivo da Cultura
Prover o homem de suas necessidades biolgicas atravs das instituies sociais, tal como a famlia, a economia... Dessa forma, o aqui e o agora que observado pelo pesquisador. So as instituies sociais, suas funes, que a cultura perpetua, o objeto de interesse da antropologia. A instituio que no possui uma funo, tende a desaparecer.

Natureza X Cultura
Diferenciao entre natureza e cultura entrelaamento, entretanto, de ambas, de maneira irrevogvel: Os problemas apresentados pela necessidades nutritivas, reprodutivas e higinicas do homem devem ser resolvidos. Eles so solucionados pela construo de um novo ambiente, secundrio ou artificial. Este ambiente, que no mais nem menos do que a cultura propriamente dita (MALINOWISKI apud MELLO, 2005: p. 247).

Pesquisa Participante
Entre 1914-1918 viveu entre os nativos das Ilhas Trobriand (Nova Guin). Realizou a primeira pesquisa a abranger um estudo integrado e totalizante do modo de vida de um povo no-europeu, reconstituindo os principais aspectos da vida deste grupo.

Caractersticas da Pesquisa Participante


Contato direto do estudioso com o grupo estudado. A posio do antroplogo deve levar em conta que as culturas nativas possuem padres especficos, devendo ser valorizadas dentro da lgica social que lhes prpria. A pesquisa deve ter longa durao e incluir a observao das atividades culturais e sociais da sociedade estudada e a aprendizagem da lngua nativa. O contato com os agentes coloniais deve ser reduzido ao mnimo essencial, j que suas leituras sociais podem influenciar o pesquisador e deturpar os resultados.

Vivendo na aldeia, sem quaisquer responsabilidades que no a de observar a vida nativa, o etngrafo v os costumes, cerimnias, transaes etc., muitas e muitas vezes; obtm exemplos de suas crenas, tais como os nativos realmente as vivem. Ento, a carne e o sangue da vida nativa real preenchem o esqueleto vazio das construes abstratas (MALINOWSKI apud COSTA, 2002: p. 125)..

RADCLIFFE-BROWN
Birmingham, Inglaterra; 1881-1955; London School of Economics; Universidade de Chicago Obras: Organizao Social das Tribos Australianas, Estrutura e Funo na Sociedade Primitiva.

Cultura
A cultura um sistema adaptativo, que tem por finalidade a manuteno do equilbrio social, atravs do atendimento s condies necessrias de existncia do homem.

Funo
A funo de qualquer atividade peridica, tal como a punio de um crime, ou uma cerimnia fnebre, a parte que ela desempenha na vida social como um todo e, portanto, a contribuio que faz para a manuteno da continuidade estrutural (...) Pela definio aqui dada, funo a contribuio que determinada atividade proporciona atividade total da qual parte (RADCLIFFE-BROWN, s/d: p. 233).

Principais Caractersticas do Funcionalismo (MARCONI e PRESOTTO, 2006: p. 259 e 260)


a) compreenso da cultura como um todo integrado, que deve ser apreendido em um dado momento; b) a cultura constituda de partes independentes, cada qual com sua funo, relacionadas entre si; c) teoria das necessidades; d) relativismo cultural.

Crticas ao Funcionalismo
Negligncia da pesquisa sobre as mudanas estruturais da sociedade, uma vez que estava mais interessado na auto manuteno dos sistemas. Sociedades no-europias necessitavam de um guia ocidental para que pudessem realizar a transio para os sistemas capitalistas. Administrao indireta: o colonialismo, em colaborao com as elites nativas, impunha um modo de vida e uma cultura mais complexos sobre o grupo social.

Crticas ao Funcionalismo
Defensores da tolerncia, foram excessivamente omissos quando essas transformaes ocorreram, destruindo as formas tradicionais de vida na frica e na sia (COSTA, 2002: p. 114 e 115).

You might also like