You are on page 1of 27

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Csio 137 Acidente em Goinia

A Histria

A Histria

Um catador de papel fica sabendo que havia uma pea de chumbo- de muito valor - nas runas da Santa Casa de Misericrdia.

Com a ajuda dum amigo, consegue remover partes da pea. Os dois a levam em um carrinho de mo para um ferro velho.

As runas do ferro-Velho

Local do antigo ferro-velho para onde foi levada a cpsula de chumbo com o material radioativo.

No ferro-velho dois funcionrios abrem o material.

O dono do ferro velho se encanta com o intenso brilho azul daquele p e imagina que poder ganhar muito dinheiro.

Admirado, leva o material para casa. E convida amigos e vizinhos, a ver o brilho.

Pores do p so distribudas entre familiares. Algumas pessoas passam o produto no corpo e brincam com aquele brilho.

Todas as pessoas que tiveram contato com o csio-137 passam mal. (tonteiras, nuseas e vmitos)

Em casa, alguns fragmentos do p so postos sobre a mesa. Uma menina, de 6 anos, manuseia o material radioativo durante a refeio, ingerindo fragmentos de csio.

A me da menina suspeita que a pea seja a causa do mal-estar. Com ajuda de funcionrios do ferro-velho, vai de nibus Vigilncia Sanitria levar o material suspeito.

A rea da Vigilncia isolada. As pessoas so convencidas a deixarem suas casas. As vtimas so monitoradas no Estdio Olmpico. A Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) avisada.

O que o Csio

O csio-137 um istopo radioativo, proveniente da fisso de urnio ou plutnio. O ncleo do csio-137 constitudo por 55 prtons e 82 nutrons. Essa composio d instabilidade ao ncleo. Para recuperar a estabilidade, um dos nutrons vira prton (o ncleo fica com 56 prtons e 81 nutrons) e uma partcula com carga negativa, chamada partcula beta, expulsa.

O que o Csio

Ao liberar esta radioatividade, ele se transforma em outro elemento: brio-137. O brio-137 tambm instvel e, portanto, radioativo. Para recuperar a estabilidade, ele emite raios gama. Aps fazer isso, deixa de ser radioativo.

Formao de Csio-137

O processo comea com a insero de um nutron em um reator abastecido com urnio-235. O urnio absorve o nutron, passa a ser urnio-236 e fica instvel. Para recuperar a estabilidade, ele se quebra em dois pedaos (fisso nuclear).

Formao de Csio-137

Liberando radioatividade (raios gama) e vrios nutrons. Esses nutrons vo bombardear outros tomos, repetindo todo o processo, no que se chama de reao em cadeia. Cada um dos dois pedaos um novo elemento, dependendo do nmero de prtons e nutrons que recebeu.

Formao de Csio-137

Mais de 100 elementos se formam como resultado da fisso. Um deles o csio 137, que tambm instvel, isto , precisa liberar excesso de energia.

Csio-137 em Goinia

O material fonte de contaminao :

compunha-se de cloreto de csio137 (28 g) mais um aglutinante (63 g) atividade de 1.375 Ci atividade especfica de 15,11 Ci/g 90% do contedo total da fonte de csio-137 , foram efetivamente liberados.

Os Efeitos das Radiaes

Os efeitos das radiaes sero quase sempre maiores nas clulas com maior atividade mittica ou menor grau de diferenciao, como as da pele, do intestino ou dos rgos hematopoiticos; exceo os linfcitos, que so bastante radiossensveis. O mais importante dos efeitos imediatos das radiaes aps exposio do corpo inteiro a doses relativamente elevadas a doena aguda de radiao (DAR);

Os Efeitos das Radiaes

Doses em torno de 100 Gy produzem falncia do Sistema Nervoso Central, resultando desorientao espao-temporal, perda de coordenao motora, hiperexcitabilidade, distrbios respiratrios, convulses, coma e morte, em horas ou dias. Quando a dose absorvida de corpo inteiro de dezenas de grays, a forma da DAR a sndrome gastrointestinal, com nusea, vmito, anorexia, diarria e apatia; depois desidratao, perda de peso e infeces graves

Os Efeitos das Radiaes

Nos corpos das vtimas fatais havia queda de cabelos e mudana na textura da pele. Haviam mltiplas leses hemorrgicas em toda a superfcie corporal, do couro cabeludo aos ps; (ao se rebater o couro cabeludo, isto era ainda mais ntido a nvel de musculatura.) Os rgos internos tiveram modificada a sua tonalidade, com aspecto negride, aumento de volume e de consistncia.

O Tratamento

Tratamento da sndrome aguda da radiao - atravs da depresso da medula ssea, da sua hipoplasia ou da sua aplasia. O destinado recuperao das radioleses. O tratamento da decorporao. O de suporte e psicoterapia.

Boneco anti-nuclear de papier-mach

O Tratamento

6.000 toneladas de lixo radioativo esto no depsito de Abadia de Gois Grupo I - 55 vtimas, que receberam altas doses Grupo II - 51 atingidas por doses consideradas mdias Grupo III - 600 que receberam doses baixas ou nem tiveram contaminao comprovada, mas ficaram expostos aos riscos da radiao

Atendimento precrio s vtimas de contaminao.

O Tratamento
Com relao fase aguda:

Isolamento Preveno e tratamento de infeces oportunistas Vitaminoterapia Dieta livre de alimentos crus e hiperprotica Transfuso de hemcias Reposio hidroeletroltica Infuso de um fator de estimulao da medula ssea.

O Tratamento
A descontaminao externa dos pacientes:

O importante retirar da pele o residuo. Foi usado gua e sabo Usou-se ainda cido actico e dixido de titnio.

Leso causada por residuo de Csio-137.

O Tratamento
A descontaminao externa dos pacientes:
Os indivduos que foram contaminados foram distribudos em 2 grupos: os que tinham apenas uma contaminao de vestes e sapatos, os quais foram descontaminados e liberados. E os com algum indcio de exposio e tambm de radioleso.

Tcnico monitorando as pessoas.

O Tratamento
A descontaminao interna dos pacientes:

Foi usado o radiogardase e o azul-da-prssia (ferro com ferrocianeto frrico)

O produto age como uma resina de troca inica, um carregador de ons. O csio, que excretado via urinria passa ento a ser eliminado tambm pelas fezes; este medicamento no tem efeitos colaterais, desde que totalmente puro.

O Tratamento
A descontaminao interna dos pacientes:

Foram usados Diurticos Sauna Exerccios ergomtricos (para ajudar na decorporao pela sudorese)

Depsito de Rejeitos
A funo de um depsito de rejeitos a de manter segregadas substncias txicas ou agressivas por longo tempo, possibilitando a sua degradao, de tal modo que ao voltar para a biosfera no provoque risco inaceitvel para os seres vivos.

Os raios alfa e beta so facilmente bloqueados por pequenas espessuras de materiais slidos; mas uma blindagem de 35 cm de espessura de concreto ainda permite a transmisso de 0,00001 das radiaes gama do Csio-137.

O Futuro
H sempre a possibilidade de surgimento de efeitos biolgicos tardios, principalmente a cancerizao (qualquer exposio s radiaes implica neste risco; no h uma dose segura) com desenvolvimento de neurofibrossarcomas, uma forma rara de cncer.

Bibliografia

http://www.231.hpg.com.br/goiania.htm MCT Ministerio da Ciencia e Saude (http://www.mct.gov.br/sobre/noticias/2001/23_01.htm) Memoria.Net (http://www.abreuretto.com/memoria/pastas/pasta10.htm) (http://www.abreuretto.com/memoria/pastas/arquiv10.htm#9) ABEN Associao Brasileira de Energia Nuclear (http://www.aben.com.br/) CNEN Centro Nacional de Energia Nuclear (www.cnen.gov.br) Jornal - O Popular on-line (www.opopular.com.br/especiais/cesio)

You might also like