You are on page 1of 10

MARKETING EM ODONTOLOGIA

DEFINIO

A palavra Marketing tem como significado: ao de comprar, vender ou comercializar. o processo de planejar e implementar uma estratgia para a promoo, venda e distribuio de bens e servios. o conjunto de aes que leva as pessoas a perce-berem a empresa, produto ou servio e coloc-la na mente de uma forma indelvel e permanente.

FUNO

Estabelecer os parmetros que gostaramos de imprimir empresa, produto ou servio. Estabelecer, manter e melhorar as relaes entre cirurgiesdentistas e pacientes, de forma que os objetivos de ambos sejam alcanados. Estreitar a relao paciente/profissional criando lealdade do paciente, que, alm de ser fiel, ainda ser um grande divulgador do seu trabalho.

MARKETING INTERNO E EXTERNO

Interno: marketing realizado junto aos pacientes. A principal fonte de indicao de novos pacientes atravs de familiares e amigos dos j existentes. Externo: dirigir todos os esforos para atrair novos pacientes.

MARKETING INTERNO ESTRATGIAS

Telefone: ainda um dos melhores instrumentos de Marketing, pois o primeiro contato que o paciente tem com o consultrio odontolgico, projetando a primeira imagem, que pode ser positiva ou negativa. Ambiente: sentar na cadeira odontolgica causa desconforto para muitos pacientes. Criar um ambiente agradvel no consultrio fundamental para que a experincia seja menos traumtica possvel. Ambientes agradveis substituram os antigos consultrios com paredes brancas recheadas com diplomas de cursos. Ambiente refrigerado; banheiro; servir caf, ch, gua...; ter revistas atuais (e no de dois anos atrs).

MARKETING INTERNO ESTRATGIAS

Cartes de Visita: nome do profissional, nmero do CRO, endereo, telefone e especialidade atendida, se for o caso. Mala Direta: deve informar sobre os progressos tcnicocientficos, congressos, cursos, com linguagem fcil e no com linguagem tcnica. Falar sempre em benefcios e no em tcnicas. Retorno dos seis meses: mandar uma carta, alertando ter chegado a poca do retorno para uma reviso. Agradecimento: deve-se agradecer pela indicao; melhor do que o paciente que veio indicado, aquele que o indicou. Carta Trmino de Tratamento: o trmino do tratamento um momento de satisfao para o paciente.

MARKETING INTERNO ESTRATGIAS

Equipe de apoio: deve-se mant-los treinados e qualificados. A responsabilidade de um bom relacionamento com os pacientes estende-se a toda a equipe de trabalho. Cada um tem como dever aplicar o melhor de seus conhecimentos e habilidades na realizao dos servios o que levar a uma total satisfao do cliente. O comportamento e postura dos funcionrios so sempre interpretados como o retrato do profissional

MARKETING EXTERNO ESTRATGIAS

Anncios: em jornais, revista e redes sociais (facebook). Carta a Pacientes: sobre a especialidade em que foi habilitado. Carta a Colegas: quando se pretende receber indicao de colegas para realizao de uma especialidade Entrevistas: escrever artigos em jornais e revistas da cidade, instrutivos de odontologia preventiva. Palestras: palestras educativas sobre Odontologia Preventiva e Esttica realizadas em entidades, escolas e clubes da cidade. Mandar e-mails: com propostas bsicas e tipos diferenciados de atendimento.

MARKETING TICO

A tica um fator primordial na construo de qualquer relacionamento. O marketing, utilizado como ferramenta para mudar o comportamento do consumidor, precisa obedecer a determinados limites ticos: 1- As comunicaes de marketing e publicidade no devem ser enganosas. O negcio bom quando os dois so beneficiados. 2- No prejudicar ningum. 3- No se aproveitar da ignorncia, falta de conhecimento, fraqueza ou boa vontade do consumidor. 4- No impor produtos e servios de forma enganosa ou por meio de processos empresariais no ticos, tal como venda casada.

FOCO NO PACIENTE

O paciente tem que perceber que sempre o profissional estar zelando pelo seu bem-estar. O paciente deve receber atendimento com ateno e respeito. Sentir que a sua presena importante e nica Muitos pacientes inconscientemente tornam-se fiis aos seus cirurgies-dentistas exatamente pelo bom atendimento, independentemente da titulao desses profissionais ou pelo atendimento por uma secretria eficiente, ou ainda, por praticarem um preo justo de tratamento ou no.
Cliente satisfeito comenta para mais 5 outros. O insatisfeito conta para mais 20

You might also like