You are on page 1of 21

O que vale a pena na vida?

Exposio de Eclesiastes 2
Reni Pereira Abel

Ec 2.1-3 - buscar a alegria intil.


Ento resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida. Mas descobri que isso tambm iluso. Cheguei concluso de que o riso tolice e de que o prazer no serve para nada. Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e ento resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra.

1. Em que ele buscou alegria?

a) Ec 2.4-6 - grandes feitos.


Realizei grandes coisas. Constru casas para mim e fiz plantaes de uvas. Plantei

jardins e pomares, com todos os tipos de


rvores frutferas. Tambm constru audes

para regar as plantaes.

b) Ec 2.7-9 riqueza, prazer e fama.


Comprei muitos escravos e alm desses tive outros, nascidos na minha casa. Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalm antes de mim. Tambm ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei. Homens e mulheres cantaram para me divertir, e tive todas as mulheres que um homem pode desejar. Sim! Fui

grande. Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalm


antes de mim, e nunca me faltou sabedoria.

c) Ec 2.12-16 - sabedoria.
Ento comecei a pensar no que ser sbio e no que ser tolo ou sem juzo. Por exemplo: ser que um rei pode fazer alguma coisa que seja nova? No! S pode fazer o que fizeram os reis que reinaram antes dele. E cheguei concluso de que a sabedoria melhor do que a tolice, assim como a luz melhor do que a escurido. Os sbios

podem ver para onde esto indo, mas os tolos andam na


escurido.

2. Qual foi o resultado?

a) Ec 2.10-11 vazio e frustrao.


Consegui tudo o que desejei. No neguei a mim mesmo nenhum tipo de prazer. Eu me sentia feliz com o meu trabalho, e essa era a minha recompensa. Mas, quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir faz-las, compreendi que tudo aquilo era iluso, no tinha nenhum proveito. Era como se eu estivesse correndo atrs do vento.

b) 2.14-16 Desiluso.
Porm eu sei que o mesmo que acontece com os sbios acontece tambm com os tolos. A eu pensei assim: O que acontece com os tolos vai acontecer comigo tambm. Ento, o que que eu ganhei sendo to sbio? E respondi: No ganhei nada!. Ningum lembra para sempre dos sbios, como ningum lembra dos tolos. No futuro todos ns seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sbios como os tolos.

c) Ec 2.17-23 - desespero.
Por isso, a vida comeou a no valer nada para mim; ela s me havia trazido

aborrecimentos. Tudo havia sido iluso; eu apenas havia corrido atrs do


vento. Tudo o que eu tinha e que havia conseguido com o meu trabalho no valia nada para mim. Sabia que teria de deixar tudo para o rei que ficasse no

meu lugar. E ele poderia ser um sbio ou um tolo quem que sabe? No
entanto, ele seria o dono de todas as coisas que eu consegui com o meu trabalho e ficaria com tudo o que a minha sabedoria me deu neste mundo. Tudo iluso. Ento eu me arrependi de ter trabalhado tanto e fiquei desesperado por causa disso.

A gente trabalha com toda a sabedoria, conhecimento e inteligncia para conseguir alguma coisa e depois tem de deixar tudo para algum que no fez nada para merecer aquilo. Isso tambm iluso e no est certo! Ns trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que que ganhamos com isso? Tudo o que fazemos na vida no nos traz nada, a no ser preocupaes e desgostos. No podemos descansar, nem de noite. tudo iluso.

3. Qual a concluso.
Ec 2.24-26: A melhor coisa que algum pode fazer comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vm de Deus. Sem Deus, como teramos o que comer ou com que nos divertir? Ele d sabedoria, conhecimento e felicidade s pessoas de quem ele gosta. Mas Deus faz com que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada s pessoas de quem ele gosta mais. Tudo iluso. tudo como correr atrs do vento.

Eclesiastes 3.12-13.
Todos ns devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso um presente de Deus.

4. Observaes sobre o viver.

a) Reconhecer que tudo vem de Deus.


Ec 5.18-20: Ento cheguei a esta concluso: a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho. Essa a parte que cabe a cada um. Se Deus der a voc riquezas e propriedades e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso um presente de Deus. E voc no sentir o tempo passar, pois Deus encher o seu corao de alegria.

b) Ter satisfao com o que se tem.


Ec 6.9: Isso tambm iluso, correr atrs do vento. muito melhor ficar

satisfeito com o que se tem do que estar


sempre querendo mais.

c) Trabalhar e confiar em Deus.


Ec 11.4-6: Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantar, nem colher nada. Deus faz todas as coisas. E, como voc no pode entender como comea uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim tambm no pode entender as coisas que Deus faz. Semeie de manh e tambm de tarde porque voc no sabe se todas as sementes crescero bem, nem se uma crescer melhor do que a outra.

d) Deus est no controle e isso no nos exclui de sofrer.


Ec 7.14: Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanh.

e) Saber que Deus nos julgar.


Ec 3.17: Ento pensei assim: Deus julgar tanto os bons como os maus

porque tudo o que se passa neste


mundo, tudo o que a gente faz, acontece na hora que tem de acontecer.

"Se eu encontrar em mim desejos que nada neste mundo pode satisfazer, eu s posso concluir que eu no fui feito para este lugar." (C.S. Lewis)

You might also like