You are on page 1of 38

Respirao Celular

Patrcia Rosa de Araujo

Metabolismo
Conjunto de reaes qumicas que ocorrem no organismo.
Ex.: biossntese de nucleotdeos e aminocidos, degradao de cidos graxos.

Seres Produtores
Tambm chamados de AUTTROFOS.
So capazes de produzir o prprio alimento, atravs do processo da FOTOSSNTESE

Fotossntese

CO2 + H2O

C6H12O6 + O2

Seres Consumidores
Tambm chamados HETERTROFOS.
No produzem seu prprio alimento e precisam se alimentar de auttrofos ou outros hetertrofos para obter energia necessria sua sobrevivncia.

Como a energia armazenada na clula?


Nas ligaes fosfato da molcula de ATP.

ATP
ATP = Adenosina tri-fosfato Armazena nas suas ligaes fosfatos a energia liberada na quebra da glicose. Quando a clula precisa de energia para realizar alguma reao qumica, as ligaes entre os fosfatos so quebradas, energia liberada e utilizada no metabolismo celular.

ATP
Essa molcula formada pela unio de uma adenina e uma ribose aderida a trs radicais fosfato

Aceptores intermedirios de H
NAD e FAD
so aceptores intermedirios de hidrognio, ligando-se a prtons H+ produzidos durante as etapas da respirao e cedendoos para o oxignio, que p aceptor final de hidrognios

NAD

FAD

Processos de liberao de energia:


Aerbios: ocorre com a participao do oxignio. Ele o aceptor final de eltrons e hidrognios.
Anaerbios: Tambm chamado de FERMENTAO. Acontece sem a utilizao de oxignio. Os aceptores finais dependem do tipo de fermentao.

Fermentao
o processo de degradao incompleta de substancias orgnicas com liberao de energia e realizada principalmente por fungos e bactrias.
Existem diversos tipos de fermentao, que variam quanto ao produto final. No processo de fermentao o aceptor final de hidrognios o produto final.

Fermentao
Pode ser de dois tipos:

Fermentao Alcolica Fermentao Lctica

Fermentao Alcolica
Produtos Finais: etanol, CO2 e 2 ATPs
Realizada por leveduras que utilizada na produo pouco eficaz no que diz respeito liberao de energia, pois uma molcula de glicose s rende 2 ATPs

Fermentao Alcolica
Utilizao pelo homem:

Produo de Bebidas alcolicas

Fermentao Alcolica
Utilizao pelo homem:

Produo de pes e bolos - fermento biolgico

Fermentao Alcolica

Fermentao Lctica
Realizada por bactrias do leite que empregada na preparao de iogurtes e queijos. Tambm ocorre em nossos msculos em situaes de grande esforo fsico. Tambm rende 2 ATPs por molcula de glicose.

Fermentao Lctica
Utilizao pelo homem:

Produo queijos e iogurtes

Fermentao Lctica

Respirao Aerbica
processo pelo qual a glicose degradada em CO2 e H2O na presena de oxignio.
Rendimento maior do que na fermentao 38 ATPs por molcula de glicose quebrada.

Respirao Aerbica
Fases: 1. Anaerbia (gliclise): no necessita de oxignio para ocorrer e realizada no citoplasma. 2. Aerbia (ciclo de Krebs e cadeira transportadora de eltrons): requer e presena de oxignio e ocorre dentro das mitocndrias

Respirao Aerbica
Equao geral:

C6H12O6 + 6O2 6CO2 + 6H2O + 38 ATP

Mitocndria
Formada por 2 membranas. Membrana externa lisa e controla a entrada/sada de substancias da organela. Membrana interna contm inmeras pregas chamadas cristas mitocondriais, onde ocorre a cadeia transportadora de eltrons. Cavidade interna preenchida por uma matriz viscosa, onde podemos encontrar vrias enzimas envolvidas com a respirao celular, DNA, RNA e pequenos ribossomos. nessa matriz mitocondrial que ocorre o ciclo de Krebs.

Mitocndria

Gliclise
Quebra da glicose em duas molculas de piruvato + NADH + ATP

Aps a formao dos cidos pirvicos eles entram na mitocndria, sendo atacados ento por desidrogenases e descarboxilases. Logo, so liberados CO2, que so liberados pela clula e hidrognios que so capturados pelo NAD. O acetil formado combina-se com a Co-enzima A (Co-A) e a nova molcula (Acetil-CoA) comea o ciclo de Krebs

Coenzima A

Ciclo de Krebs
Ocorre na matriz mitocondrial. Todo carbono responsvel pela formao do acetil degradado em CO2 que ento liberado pela clula, caindo na corrente sangunea.

Ciclo de Krebs
So liberados vrios hidrognios, que so ento capturados pelos NAD e FAD, transformando-se em NADH2 e FADH2. Ocorre tambm liberao de energia resultando na formao de ATP

Ciclo de Krebs

Cadeia Transportadora de Eltrons


ocorre nas cristas mitocondriais. Tambm chamado de Fosforilao Oxidativa. um sistema de transferncia de eltrons provenientes do NADH2 e FADH2 at a molcula de oxignio.

Cadeia Transportadora de Eltrons


Os eltrons so passados de molcula para molcula presente nas cristas mitocondriais chamados CITOCROMOS. Quando o eltron pula de um citocromo para outro at chegar no aceptor final (o oxignio), ocorre liberao de energia que convertida em ATP.

Cadeia Transportadora de Eltrons

Resumindo...
Gliclise: 2 ATPs + 2 NADH Formao do Acetil-CoA: 2 NADH + 2 CO2 Ciclo de Krebs: 6 NADH + 2FADH + 2 ATPs + 2 CO2 Cadeia Transportadora de Eletrons:

Resumindo...
Cadeia Transportadora de Eletrns: NADH 3 ATPs FADH 2 ATPs
10 NADH 30 ATPs 2 FADH 4 ATPs 4 ATPs

38 ATPs

Respirao Celular
Patrcia Rosa de Araujo

You might also like