You are on page 1of 76

MARC 21

Palestrante: Maria do Socorro Almeida e-mail: maria.socorro@fgv.br

MARC 21
MARC um acrnimo para "Machine Readable Cataloging", registro catalogrfico legvel por mquina. O formato MARC define uma estrutura para registros bibliogrficos que permite o seu armazenamento em meio magntico e tratamento adequado pelos sistemas de computador, contendo recursos que permitem ao computador identificar e interpretar a informao contida em um registro catalogrfico

POR QUE MARC 21?


Custos reduzidos dos sistemas e escolha aumentada depois de um certo tempo, as bibliotecas sero obrigadas a mudar de sistemas, assim ao automatizar deve-se pensar no futuro para quando for mudar o sistema Catalogao compartilhada o uso do formato d mais opes para obter registros, inclusive pela internet e de realizar intercmbio e migrao de um sistema para outro

POR QUE MARC 21? (cont.)


Os registros bibliogrficos, controle de autoridades, etc, a parte mais cara e mais importante do sistema de automao de uma biblioteca, uma vez que produtos como listas de assuntos, fichas e pesquisas online sero baseados neles.

MARC 21 - MANUTENO
Manuteno - Corporaes - Bibliotecas Nacionais Library of Congress National Library of Canada - Comits Nacionais USA: MARC Advisory Committee Canad: Canadian Coomittee on Cataloguing

MARC 21 - DOCUMENTAO ONLINE

MARC Concise Format Bibliographic, Authority, Holdings, Classification, Community MARC Code Lists Country, GACs, Languages, Organizations Relators Sources URL http://lcweb.loc.gov/marc/

MARC 21 - FORUM ONLINE

A LC mantm uma lista de discusso eletrnica para todos os formatos, aberta a propostas de mudanas para todos os usurios interessados. E-mail para: marc@loc.gov

O QUE O MARC 21 SIGNIFICA PARA A COMUNIDADE DE CATALOGADORES?

Padronizao Melhor plataforma para desenvolvimento

Melhor suporte para materiais especiais


Maior cooperao Transio flexvel para formatos no MARC

HISTRICO
1965 Pojeto piloto Library of Congress e mais 16 bibliotecas 1967 OCLC (Ohio College Library Center) 1o. Banco de dados bibliogrfico 1970 - A introduo do MARC no Brasil se deu atravs de projetos de formatos MARC compatveis, como o formato CALCO da Fundao Getlio Vargas, Formato IBICT e o Mini CALCO da Universidade Federal de Minas Gerais. O Projeto CALCO (CAtalogao Legvel por Computador) deu origem Rede Bibliodata.

HISTRICO (cont.)
1981 surge o formato IBICT 1983 o LC Marc se transformou em USMARC 1995 no Brasil, nesta poca a Rede Bibliodata utilizava o formato CALCO para entrada de dados, a partir desta ocasio, foram iniciados os estudos para a converso do CALCO-USMARC.

HISTRICO (cont.)
participantes da Rede da verso preliminar do Manual de Entrada de dados USMARC. 1997 - Converso dos dados do Catlogo Coletivo do CALCO para o USMARC. 1998-2000 - Bibliotecas da Rede comeam a utilizar o USMARC como entrada de dados utilizando CD-ROM para pesquisa e entrada de dados.

1996 - Apresentao para bibliotecas

MOTIVOS PARA MUDANA DE FORMATO


O CALCO embora tenha sido baseado no MARC, com o tempo tornou-se desatualizado em relao ao formato USMARC. Foi necessrio uma converso de formato para que os dados da Rede se tornassem cada vez mais compatveis nacional e internacionalmente.

MOTIVOS PARA MUDANA DE FORMATO (continuao)


A possibilidade de oferecer s bibliotecas cooperantes os seus dados locais em um formato aceito pelos principais softwares de automao. Assegurar a preservao e a integridade dos dados bibliogrficos, ampliando as opes de escolha de um software de automao.

CALCO, USMARC, MARC 21


ASSIM COMO O CALCO TORNOU-SE OBSOLETO PARA A REDE BIBLIODATA, O USMARC PASSOU TAMBM POR TRANSFORMAES, RESULTANDO NA JUNO DO USMARC COM O CANMARC, NO FINAL DOS ANOS 90, FORMANDO O MARC 21.

MARC - PADRO
A complexidade e dificuldades na implementao do formato MARC tem sido apontadas como barreiras na adoo das bibliotecas a este padro. O MARC no uma camisa de fora, no necessrio fazer uma descrio exaustiva, nem todos os campos so obrigatrios Sem padres haver limitaes para a comunicao e o intercmbio de dados bibliogrficos, lembrando que a Internet no seria possvel, se no adotasse padres rgidos, como HTML, XML, etc.

MARC - PADRO
Compartilhamento de recursos bibliogrficos, bibliotecas utilizam MARC para compartilhar a catalogao original Comunicao de informao com mais preciso e flexibilidade Prover a flexibilidade necessria para bibliotecas individuais adicionarem informaes locais aos registros MARC Permitir que as bibliotecas substituam um sistema automatizado por outro sem prejuzo dos dados

MARC - PADRO
Tanto o software como os computadores tornam-se obsoletos em pouco espao de tempo, devido a evoluo tecnolgica constante, e precisam de investimentos para sua possvel substituio. A base bibliogrfica, porm, deve ser preservada ao longo do tempo e isto se consegue atravs da adoo de um formato padro, como o MARC 21, pois o mesmo garante a completa portabilidade dos dados bibliogrficos, no caso de uma troca de sistema

MARC - PADRO
Os softwares mais importantes de automao de bibliotecas, tanto os nacionais como os internacionais, implementam o formato MARC. Por isso, a adeso ao padro MARC para a construo da base bibliogrfica, facilitar no momento da escolha de um sistema de automao.

MARC - PADRO
catalogao por cpia, do ingls: copy cataloging, que a incorporao na base local de registros a partir de outras bases, catalogados por outras instituies. Economia de tempo e menor custo.

MARC PADRO BENEFCIO AOS USURIOS


Atravs de sistemas de recuperao eficientes que identificam cada elemento da informao bibliogrfica, como os dados codificados, campos e subcampos que atribuem significado ao contedo, a recuperao da informao mais precisa, retornando respostas satisfatrias s buscas do usurio

MARC PADRO CDS/ISIS


A Unesco disponibiliza o IsisMarc para entrada de dados, para os usurios CDS/ISIS O IsisMarc uma soluo para tornar o formato MARC 21 acessvel para qualquer biblioteca ou centro de informao, independente de seu porte e de seus recursos.

CDS/ISIS E O MARC
Os softwares da famlia CDS/ISIS (Microisis, Winisis, etc.) so uma excelente alternativa para controle bibliogrfico do acervo Como incentivo ao trabalho cooperativo, sugere-se que as bases de dados desenvolvidas nestes softwares adotem o padro MARC

CDS/ISIS E O MARC
O IsisMarc, que uma alternativa de entrada de dados no formato MARC, no funciona isoladamente, mas com o aplicativo CDS/ISIS para Windows, o WinIsis preciso que a definio da base de dados seja feita primeiro no WinIsis para que possa ser configurada e usada no IsisMarc.

CDS/ISIS E O MARC
A planilha de entrada de dados pode ser customizada e configurada de acordo com a base local e est estruturada de forma a tornar a entrada de dados o mais amigvel possvel, eliminando em grande parte a dificuldade do formato MARC. Para auxiliar na digitao e evitar erros, vem com bases auxiliares para os diversos cdigos, bem como tabelas de nomes e assuntos, atravs dos quais os cdigos, nomes e assuntos podem ser inseridos por meio de um simples clique com o mouse. Os menus, mensagens e descries dos cdigos (pases, reas geogrficas, lnguas, etc.) j esto disponveis em portugus.

CDS/ISIS E O MARC
Os registros podem ser copiados de outras bases de dados, algumas ficam disponvel na internet, de forma que sempre melhor copiar do que fazer uma catalogao original. Como exemplo, a Biblioteca virtual do Rio Grande do Sul e a LC: http://www.bibvirtual.rs.gov.br:8080/ http://catalog.loc.gov/cgibin/Pwebrecon.cgi?DB=local&PAGE=First

CDS/ISIS E O MARC
Outras funcionalidades do IsisMarc

Pesquisa e visualizao dos registros da


base de dados. Importao/Exportao de registros no formato padro Z39.2 (ISO2709). Esta funo til para o intercmbio de registros com outras bases de dados. Cliente Z39.50. um protocolo entre mltiplas bases e sistemas. Atravs deste cliente o IsisMarc permite a pesquisa em diversas bases disponveis e importar registros.

MARC - FORMATOS

Bibliogrfico - informaes bibliogrficas sobre materiais textuais impressos e manuscritos, arquivos de computador, mapas, msica, seriados, materiais visuais e materiais mistos Autoridade - informaes referentes a formas autorizadas de nomes, assuntos, ttulos uniformes, e subdivises de assuntos a ser usado para formar pontos de acesso nos registros MARC.

MARC - FORMATOS

Holdings - informaes de dados de coleo do acervo e localizao Classificao - informaes sobre nmeros de classificao e assuntos associados para manuteno e desenvolvimento de um esquema de classificao Informao comunitria - descries para registros no bibliogrficas que fornecem informaes necessrias a comunidade.

MARC COMPOSTO POR 3 ELEMENTOS


ESTRUTURA DO REGISTRO (IMPLEMENTAO DA AMERICAN NATIONAL STANDARD) INDICAO DE CONTEDO (CDIGOS E CONVENES PARA IDENTIFICAR DADOS DENTRO DO REGISTRO) CONTEDO (DEFINIDO POR PADRES EXTERNOS AOS FORMATOS, COMO ISBD, AACR2, LCSH, ETC.)

MARC - PADRO DE COMUNICAO


O MARC FOCALIZOU SEUS ESFOROS NA PADRONIZAO QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DOS FORMATOS MARC EM OUTROS PASES. A ESTRUTURA DO MARC FOI PROPOSTA COMO UM PADRO NACIONAL E INTERNACIONAL. ADOTANDO-SE COMO PADRO DE COMUNICAO O ANSI Z39.2 EM 1971; O EQUIVALENTE INTERNACIONAL, ISO 2709, FOI ADOTADO EM 1973.

MARC 21 - FORMATO DE COMUNICAO


OS ARQUIVOS MARC NO FORMATO DE COMUNICAO (ISO-2709) SO DESTINADOS PARA SEREM LIDOS POR COMPUTADOR. POR ESTAREM CODIFICADOS, NO PODEM SER LEGVEIS POR QUALQUER EDITOR DE TEXTO.
EM SEGUIDA MOSTRAREMOS EXEMPLOS DE REGISTROS NO FORMATO ISO- 2709.

OBRIGATORIEDADE/APLICABILIDADE /OPCIONALIDADE
No Manual MARC h indicaes se um campo obrigatrio, aplicvel ou opcional, em registros de nvel nacional ou de nvel mnimo Registro de nvel nacional um registro bastante completo para ser utilizado por instituies nacionais ou internacionais Registro de nvel mnimo contm apenas as informaes bibliogrficas essnciais

REGISTRO, CAMPO, SUBCAMPO E INDICADOR


Registro - conjunto de todos os campos, subcampos e indicadores que representam um item na base de dados Campo - espao definido para cada unidade de informao de um registro Subcampo - subdiviso do campo Indicador - valor associado a um campo, que indica que o dado contido no campo precisa de algum processo especial.

ESTRUTURA DO FORMATO MARC


LEADER (campo fixo 24 posies) DIRETRIO (informaes para indicar incio da localizao de cada campo e tamanho) CAMPOS FIXOS CAMPOS VARIVEIS

LEADER
PRIMEIRA PARTE DO REGISTRO LGICO FORNECE INFORMAES DE CONTROLE PARA PROCESSAR O REGISTRO

ELEMENTOS DO LEADER: Status do registro Tipo de registro Nvel bibliogrfico Nvel de catalogao Forma de catalogao

DIRETRIO
INICIA APS O LEADER FUNCIONA COMO NDICE DOS DADOS DO REGISTRO

ORGANIZAO DOS CAMPOS


0XX 1XX 2XX 3XX 4XX 5XX 6XX 7XX 8XX 9XX NMERO E CDIGOS DE CONTROLE ENTRADA PRINCIPAL TITULO, EDIO, PUBLICAO DESCRIO FSICA SRIES NOTAS ASSUNTOS ENTRADAS SECUNDRIAS ENTRADA SEC. DE SRIE PARA DEFINIO LOCAL

CAMPOS FIXOS (BLOCO 00X)

00X (001, 003, 005, 006, 007, 008)


NO TEM INDICADOR NEM SUBCAMPO NMEROS E CDIGOS CONTIDOS NO REGISTRO PARA VALIDAR A INFORMAO

CAMPO 008
CAMPOS FIXOS 40 CARACTERES (00-39) CONTM INFORMAES CODIFICADAS DO ITEM QUE EST SENDO CATALOGADO ALGUMAS POSIES (00-17 E 35-39) SO COMUNS A TODOS OS FORMATOS

CAMPOS VARIVEIS
TODOS OS CAMPOS EXCETO O BLOCO 00X PARGRAFOS COM TRS CARACTERES NUMRICOS OS CAMPOS PODEM SER REPETITIVOS (R) OU NO REPETITIVOS (NR) INDICADORES (VALOR ASSOCIADO A UM CAMPO) SUBCAMPOS (SUBDIVISO DO CAMPO)

ELEMENTOS DE UM REGISTRO CATALOGRFICO (FORMATO MARC)


001 Nmero de controle 02X Nmero normalizado 080 CDU 082 CDD 100 Entrada principal 240 Ttulo uniforme 245 Ttulo \h [DGM] = \b ttulo paralelo outras informaes sobre o ttulo \c indicao de responsabilidade ; cada uma das indicaes subsequentes de responsabilidade. 250 Edio / \b responsabilidade relativa edio. 260 Publicao.

ELEMENTOS DE UM REGISTRO CATALOGRFICO (FORMATO MARC) (cont.)


300
4XX 5XX 6XX 7XX 8XX

Extenso do item : \b outros detalhes fsicos ; \c dimenses + material adicional Sries Notas Assuntos Entrada secundria Entrada secundria (sries)

Registro MARC em Editor Marc

Registro MARC em Editor Marc

Registro MARC em Editor Marc

Tamanho varivel, de acordo com o tamanho do contedo do campo

MARC 21 - EXIBIO

MARC 21 - EXIBIO

SITES INTERESSANTES PARA DOWNLOWD DE REGISTROS


LC (ISO 2709 MARC) http://catalog.loc.gov/ Biblioteca virtual do Rio Grando do Sul (ISO 2709 - ISIS) http://www.bibvirtual.rs.gov.br:8080/

BOOKWHERE (www.bookwhere.com)
SOFTWARE QUE PERMITE PESQUISAR CENTENAS DE BASES DE DADOS VIA INTERNET Z39-50

Z39.50

ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR PADRO PARA CONSULTA A DIVERSAS BASES DE DADOS BIBLIOGRFICAS O Z39-50 UMA ESPCIE DE TRADUTOR DE LINGUAGEM, ENTRE AS BASES E O USURIO, AS LINGUAGENS INTERNAS DE COMUNICAO ENTRE OS COMPUTADORES E AS SINTAXES DE BUSCA.

CATLOGO AUTORIDADES

NOMES PESSOAIS E ENTIDADES COLETIVAS

LISTA DE NOMES PESSOAIS E ENTIDADES COLETIVAS NORMALIZADAS DE ACORDO COM AS REGRAS DA AACR2 OBJETIVO : PADRONIZAO DAS ENTRADAS DE NOMES PESSOAIS E ENTIDADES COLETIVAS FINALIDADE : APOIO CATALOGAO E COOPERAO

MARC AUTORIDADES - NOME (EXEMPLOS)

CATLOGO AUTORIDADES
CABEALHOS DE ASSUNTOS
TERMOS AUTORIZADOS PARA REPRESENTAR UM ASSUNTO. OBJETIVO: FORMAO DE UM CATLOGO COM LINGUAGEM DE INDEXAO, TENDO COMO PARMETRO O LIBRARY OF CONGRESS SUBJECT HEADINGS - LCSH - OBSERVANDO-SE AS PARTICULARIDADES DA NOSSA LNGUA. FINALIDADE: SERVIR COMO UM INSTRUMENTO DE NORMALIZAO DA LINGUAGEM DE INDEXAO .

MARC AUTORIDADES ASSUNTOS (EXEMPLOS)

COMO FUNCIONA UM SISTEMA INTEGRADO

COMO FUNCIONA UM SISTEMA INTEGRADO

Lista de Sistemas que utilizam o formato MARC


Sistemas que possuem, organizam e gerenciam registros MARC 21.

http://lcweb.loc.gov/marc/marcsysvend.htm l

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
HUBNER, Edwin. ISIS MARC - Uma soluo que faltava. Disponvel em :
http://www2.fgv.br/bibliodata/indexmodelo.as p?modelo=textos.htm, Acesso 05/11/2007

HUBNER, Edwin; ALMEIDA, Maria do Socorro Gomes de. A Rede Bibliodata como Utilidade Bibliogrfica. Disponvel em http://www2.fgv.br/bibliodata/indexmo delo.asp?modelo=textos.htm Acesso em 26 nov. 2007. _____. Manual da Rede Bibliodata. Rio de Janeiro, 2001. 121p.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MARC 21 : Formato condensado para dados bibliogrficos / uma traduo e adaptao de MARC 21 por Margarida M. Ferreira. -- Marlia : UNESP-Marlia Publicas/CGB Publicaes Tcnicas, 2000. FURRIE, Betty. O MARC bibliogrfico : um guia introdutrio; catalogao legvel por computador / traduo de Beatriz Valadares Cendn, Sonia Burnier, Maria Helena Santos e Natlia Guin de Mello Carvalho. -- Braslia : Thesaurus, 2000.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MEY, E. S. A. No brigue com a catalogao!. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2003, 186 p. MORENO, Fernanda P. FRBR Requisitos Funcionais para Registros Bibliogrficos: um estudo no catlogo da Rede Bibliodata. Disponvel em http://www2.fgv.br/bibliodata/indexmo delo.asp?modelo=textos.htm Acesso em 26 nov. 2007.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MONTEIRO, Cristiane dos Santos. Sistemas de alimentao de catlogos e bases de dados. Disponvel em http://www2.fgv.br/bibliodata/indexmo delo.asp?modelo=textos.htm Acesso em 26 nov. 2007.

You might also like