You are on page 1of 39

1

A POSTURA EM LOJA

POSTURA EM LOJA
Aulete (dicionrio digital) POSTURA (Do lat. positura,ae. Ideia de: - por.)
a posio do corpo ou de parte dele, aspecto fsico, a maneira de andar, de se locomover e de se comportar, comportamento, modo de agir; Indivduo de boas maneiras no trajar e no comportamento.

Vrios significados, somente alguns pertinentes Abordaremos ento a POSTURA (sentido restrito) EM LOJA.
3

POSTURA EM LOJA
Duas so as posturas tradicionais e imutveis, uma apresentada encontrando-se o maom sentado, outra, estando de p.(*) Contudo, possvel ir-se alm dessas, pois outras posturas ocorrem e que sero delineadas a seguir:
(*) Hlio P. Leite, XIII ERAD.
http://www.formadoresdeopiniao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7247:posicio namento-dos-obreiros-em-loja-maconica&catid=66:templo&Itemid=85

POSTURA
A posio do corpo ou de parte dele, aspecto fsico. A maneira de andar, de se locomover e de se comportar. O comportamento, modo de agir. Boas maneiras no trajar.

SINAL DA ORDEM
Em p, Os ps em esquadria, isto , o p esquerdo voltado para a frente, e a perna direita em ltero-rotao, Colocar a mo direita com a palma para baixo, dedos unidos e extendidos, polegar em abduo formando uma esquadria e tocando a garganta. Trs esquadrias imveis, ps, braos e mos:
So trs as esquadrias porque trs a idade do aprendiz maom. a procura de um equilbrio passivo e esttico nos trs planos, material, astral e espiritual.

Atitude assumida pelos irmos:


ao se darem a conhecer, em cumprimento apresentao do Ritual.

SINAL DA ORDEM
Postura especifica da Ordem :
A do Aprendiz (inclusive o sinal) nica e universal para todos os ritos e maons do mundo.

Alem desta, cada grau possui a que lhe caracterstica. A liturgia manica exige que os maons mantenham, quando em Loja as posturas do Grau. A posio do corpo fsico contribui para o xito de uma sesso. Esotericamente, facilita-se para receber os fluidos e as vibraes, bem como transmiti-las aos Irmos que como eles compartilham das benesses msticas e exotricas que a sesso distribui. A postura mal executada redunda na sua inexistncia, ou ainda, quando o maom, estando de p, relaxa na postura, ele no est a Ordem, mas no caos. Ser como o maom sem o avental, estar despido.

DE P E ORDEM
Tcnica: estando o Maom em Loja de p e ordem ele estar fazendo o sinal do grau em que a Oficina da Arte Real est funcionando; deve ser executado de forma digna, sria, elegante, com o corpo ereto, erguido verticalmente, estando de p no interior de um Templo Manico;

DE P E ORDEM Significados
Que o Irmo ao dizer-se de p e ordem para outro irmo, seu GroMestre, Gro-Mestre Adjunto, Venervel Mestre, 1 Vigilante, 2 Vigilante, etc. : Est pronto para receber e cumprir ordens (tanto individual quanto coletivamente, pronto para receber e procurar cumprir as ordens emanadas de quem pode dar) Est cnscio de suas obrigaes para com a Sublime Ordem, a Famlia, a Ptria e a Humanidade; gesto de humildade (uma das muitas virtudes cultuadas pela maonaria). Homenagem liturgia manica. (Toda organizao se rege por normas, por regras que se destinam a assegurar a hierarquia e a disciplina) Demonstra interesse por assuntos que desconhece; quem cumpre o que promete; quem retribui carinho e, primordialmente, solidariedade. Ficar de p, expressa respeito, reverncia, considerao , ou ainda forte homenagem (quando se aplaude de p algum que pronunciou um belo discurso, ou que adentra determinado recinto).
9

O SINAL GUTURAL OU SAUDAO MANICA


Tcnica:
Partindo da posio de Ordem:o rpida retirada da mo direita horizontalmente cruzando todo o pescoo at o ombro deixando-a cair ao longo do corpo, formando uma esquadria e voltando-se depois ao Sinal (postura) de Ordem.

Simboliza: Aluso pena "de ter minha garganta cortada desde o lado, minha lngua arrancada pela raiz e meu corpo enterrado nas areias do mar na mar baixa, onde a mar flui e reflui duas vezes em vinte e quatro horas, se alguma vez, conscientemente violar esta minha obrigao. A esquadria formada por: Mo: podem me degolar que no conto os segredos; A honra de guardar segredo, preferindo ter a garganta cortada a revelar os segredos as Maonaria. Brao e antebrao: significa a fora disposio da Ordem; Ps: o caminho do maom deve sempre ser pautado pela retido do ngulo reto e igualdade dos princpios da ordem.
10

SAUDAO RITUALSTICA
Tcnica: Perfeitamente eretos, altivos formando um Esquadro com os ps, o sinal de ordem que por si s representa um ngulo reto. Smbologia: a postura que deve presidir o discurso do Maom, respeitando-se rigorosamente Venervel Mestre, Primeiro Vigilante e Segundo Vigilante. Somente realizada quando o Obreiro estiver de p e parado, ou praticando a Marcha Ritualstica. Portanto, os Sinais e Saudaes jamais podem ser feitos por quem esteja sentado, andando, ou portando Instrumentos de Trabalho (Malhete, Bastes, Espadas, Livros, etc).
11

POUSTURA QUANDO SENTADO


A postura simtrica: total imobilidade ou mudana, suprimindo todo movimento e tempo para criar uma quietude eterna, A forte constituio e permanente instncia denota a atemporalidade. O Fara atemporal, seu poder transcende sua existncia, sua face impvida e sem sinais de idade aludindo a seu imprio no catico e poderoso.
A postura essencialmente esttica. Assemelha-se a uma postura de Faras.

Kheffre no trono

13

POSTURA QUANDO SENTADO


A postura sentada uniforme nos trs Graus: ps unidos, joelhos encostados, corpo ereto, braos cados com as mos, com seus dedos unidos, descansando sobre os joelhos. Essa postura d ao corpo o descanso natural, nela se pode permanecer um longo perodo sem sofrer cibras ou sacrifcios. Simbologia: para que a mente acompanhe o desenvolvimento do Ritual, unindo-as para a construo da Egrgora, possibilitando o envio da grande mensagem ao centro espiritual da Loja e de cada maom individualmente. No se trata de espiritualizar a mente, mas apenas do efeito mecnico de separar a mente do corpo, pois sabemos, sem duvida, que a prpria mente que subjuga o corpo, num ato de auto-libertao. Em suma, a maonaria ensina e orienta o maom a usar a mente, subjugando, atravs das posturas o corpo fsico, para que no haja qualquer interferncia sobre a mente que viaja. Hlio P. Leite

14

POSTURA QUANDO SENTADO


Castellani: discordo, frontalmente, dessa bobagem que se tem ensinado, sem nenhuma base, aos Aprendizes: a de ficar sentado em posio de "filha de Maria", ou de casta e pudica donzela, de joelhos unidos. Nunca vi isso em lugar nenhum, nunca houve instrues nesse sentido ; mas desde que fui iniciado, h quase 34 anos, tenho visto os Mestres de Cerimnias exigirem essa postura esdrxula, sem que saibam porque. Perguntei a alguns deles, em vrias ocasies, porque exigiam isso ; e a resposta era invarivel: "No sei. Eu aprendi assim". certo que o maom no deve ter uma postura relaxada, mas pode se sentar normalmente, sem essa frescura de joelhos unidos, que, como mdico, posso garantir ao caro Ir.:, uma postura forada, cansativa e prejudicial, principalmente para os mais velhos e para os mais gordos
Jos Castellani: http://www.polibusca.com.br/texto.aspx?idTxt=34

15

POSTURA QUANDO SENTADO


1. 2. 3. 4. 5. 6. Costas: eretas, os ombros para trs; Quadril deve tocar o encosto da cadeira; Sente-se no fim do assento e apoie-se completamente; Tente elevar o tronco por uns 10 segundos e depois relaxe um pouco; Distribua seu peso em ambos quadris por igual; Joelhos: devem formar um ngulo reto com a coxa e devem esta um pouco mais elevados que o quadril (se possvel, use um descanso sob os ps); Pernas: No as cruze Ps: Mant-los no cho; Evite permanecer na posio por mais de 30 minutos.

7. 8. 9.

16

POSTURA QUANDO SENTADO


Concluses:
A boa postura enquanto sentado, diferentemente do que pensa no cansativa, no requer muito esforo, nem gera dor, pois respeita a configurao da coluna sem sobrecarreg-la. Assim, a postura recomendada pelos especialistas aproxima-se daquela que apregoa o primeiro debatedor e parecem-me exagerados os comentrios do ilustre Jos Castellani. Nosso templo...
17

POSTURA
A posio do corpo ou de parte dele, aspecto fsico. A maneira de andar, de se locomover e de se comportar. O comportamento, modo de agir. Boas maneiras no trajar.

18

O SILNCIO
Em Loja, o Aprendiz Maom no tem direito ao uso da palavra. Esta frase, sendo substancialmente verdadeira, no espelha, porm, corretamente a realidade. Expresso mais apropriada: em Loja, o Aprendiz Maom beneficia-se do direito ao silncio e cumpre o dever do silncio.
19

O silncio do Aprendiz
importante por, pelo menos, trs razes: a defesa do prprio Aprendiz, a focalizao da sua ateno para a simbologia de que se v rodeado, a demarcao de prioridades no seu processo de aperfeioamento.

20

O silncio do Aprendiz Simbolismo


mais no do que um ensurdecedor dilogo consigo prprio, uma discusso que o que tem de bom trava com o que tem de mau, uma conversa com a criana que nos esquecemos de ser, com o adulto ponderado que, s vezes, deixamos para trs de ns prprios, a que se vai amaciando as asperezas da pedra bruta que ele prprio. O silncio do Aprendiz Maom a primeira prenda que a Loja lhe d. Deve o Aprendiz Maom utiliz-la como uma ferramenta. Se a utilizar bem ou mal, ele prprio - e s ele - o avaliar!
21

SUBIDA E DESCIDA DOS DEGRAUS DO TEMPLO


Sete so os degraus do Templo: Quatro do Oc.. que do acesso ao Or .. :
Simbologia: temperana, justia, coragem e prudncia.

Trs que do acesso ao Altar do Ven.. M..


Simbologia: f, esperana e caridade.

Todos os degraus, sempre que possvel, sero subidos ou descidos um a um, rompendo a marcha com o p.. dir..e o esq.. juntando-se a ele, formando uma esquadria, se assim permitir a largura do degrau.
22

CIRCULAO EM LOJA
A- Ocidente: A circulao feita no sentido horrio ou dextrocntrico, dessa forma, durante a circunvoluo o ombro direito deve estar sempre virado para o altar dos juramentos. B- Oriente no existe padronizao na circulao, podendo o Irmo circulante se deslocar livremente , sem necessidade de fazer a saudao ao Venervel ou ao Delta.
23

CIRCULAO EM LOJA Simbologia


Primeiras religies adoravam-se o sol e o fogo,. Homem pr-histrico encontrou Deus na natureza:
Sua voz era um trovo; Sua arma: raio; Sua respirao: vento, Sua presena: fogo.

Sol = vida
fornece luz e calor, mantem afastadas as feras, faz crescer as colheitas,

O fogo = vida dava luz e calor para a preparao dos alimentos A adorao ao sol no cu realizava-se simbolicamente pela adorao ao fogo sobre as pilhas de pedras que eram os altares primitivos.
24

CIRCULAO EM LOJA Simbologia


O homem incuravelmente imitativo. O menininho que se comporta como o pai, o aluno imita o mestre; o funcionrio imita seu gerente. Similarmente, o homem primitivo procurou imitar o Deus cultuado. O fogo simbolizaria o sol ao fornecer calor e luz, O homem primitivo procurou imitar os movimentos do seu Deus. Como?
25

Como se v o sol ao Meio dia (crculo luminoso) a 40 de latitude Norte


21 de junho: 73 acima e no sul 21 de maro e 21 de setembro: 50 acima e no sul O sol parece mover-se de leste para oeste, atravs do sul (meio dia= sul)

21 de dezembro: 26 acima e no sul

26

CIRCULAO EM LOJA Simbologia


O homem primitivo (hemisfrio norte) circulava os altares, em que ardia o fogo (Deus), de leste a oeste, atravs do sul. A circambulao se tornou-se parte de todas as observncias religiosas:
Cerimnias do antigo Egito, rabes giravam ao redor da Kaaba em Meca, Mistrios de Elusis, Ritos de Mitra Mil outros cultos...
27

POSTURA
A posio do corpo ou de parte dele, aspecto fsico. A maneira de andar, de se locomover e de se comportar. O comportamento, modo de agir. Boas maneiras no trajar.

28

COMPORTAMENTO EM LOJA
Velar para que todos os Irmos se conservem nas CCol.. com o devido respeito disciplina e ordem (dever do 2 Dicono Ritual). A- Comportamento adequado: Faz parte do conceito de ordem em loja, a necessidade da ritualstica bem executada.
Nos trabalhos: um ritual a ser seguido, Cerimonial: seguir todos os cnones, meticulosamente, estabelecendo uma unidade de doutrina, a anttese seria a anarquia.

B- Comportamento inadequado:
Falatrio nas Colunas: Prejudica o ensinamento aos AApr.. e CComp.. Pssimos exemplos.

Providncia a ser tomada:


Ven.. M.. deve solicitar ao 2 Dicono (responsvel pela ordem em ambas as colunas) que verifique o murmrio que est chegando ao Or.. vindo do Norte e do Sul. O 2 Dicono responder: Ven.. M.. houve realmente murmrios na Coluna do Norte e do Sul, mas j terminaram e de agora em diante a reunio prosseguir reinando silncio nas Colunas.
29

COMPORTAMENTO EM LOJA Algumas regras bsicas


Decoro: Ao longo do tempo e observando os outros, o obreiro vai se moldando de modo a exibir suas boas maneiras manicas para aprender os costumes em loja. Seja como aprendiz, companheiro ou mestre maom, espera-se que se demonstre o decoro adequado e propriedade no cumprimento dos requisitos formais que regem o comportamento nas sociedades educadas... antes que algum o chame de lado para explicar seus erros... B- Sentar-se no oriente: Irmos no se assentam no Oriente sem serem convidados, mesmo se todos os demais lugares estejam ocupados. Por que?
Mesmo que todos os irmos dentro de uma sala telhada sejam iguais uns aos outros e que os oficiais sejam servidores dos irmos, todos os oficiais da Loja trabalharam e estudaram duro e longamente para sua loja. prerrogativa do V..M.. reconhecer tais devoo e lealdade ao escolher quem ser convidado a sentar-se no Oriente.
30

COMPORTAMENTO EM LOJA Algumas regras bsicas


C- Esteja em p quando for falar: Nenhum obreiro pode ficar sentado quando for falar em Loja , no importa se ele se dirigir a um oficial ou a outro irmo. Por que? Toda a atividade da Loja baseia-se em cada homem em loja seja um servidor de seus irmos. Isso inclui o Venervel Mestre e seus oficiais. D- Assumir tarefas: Deve-se aceitar um pedido feito em nome da loja, se ele estiver dentro de suas habilidades. Por que? O pedido sinal de reconhecimento e confiana em voc e em sua competncia para realiz-l com base no seu conhecimento. E. Correo de erros verbais: Segundo os costumes de Loja ningum exceto o V. . M . . , ou um seu representante prdesignado, pode corrigir qualquer eventual erro que transcorra durante uma cerimnia, e mesmo assim, ele o faz caso o erro seja srio. Por que? descortes apontar erros na frente dos irmos de loja.
31

POSTURA
A posio do corpo ou de parte dele, aspecto fsico. A maneira de andar, de se locomover e de se comportar. O comportamento, modo de agir. Boas maneiras no trajar.

33

BOAS MANEIRAS NO TRAJAR


A- indumentria manica: O Traje Manico, os Paramentos dos Graus Filosficos, a serem usados nas sesses manicas nos Graus Simblicos, sero aqueles conforme o previsto no RGF e na Legislao Manica vigente. Admite-se o uso do Balandrau (veste talar, longo, de mangas compridas, na cor preta, sem insgnia ou smbolo estampados ), desde que usado com calas pretas ou azul marinho, sapato e meias pretas. Avental: o verdadeiro traje manico o Avental, Smbolo do trabalho, sem o qual o maom considerado desnudo; Sempre totalmente vestido: Irmos no podem adentrar Loja sem seu avental, nem enquanto estiver ajustando-o ao corpo nem mesmo simplesmente afivelando-o. Por que? Em respeito s formalidades de sua Loja, os oficiais esperam que os irmos tenham a cortesia de adentrar templo para os trabalhos totalmente vestidos e prontos para o trabalho.
34

A MARCHA DO APRENDIZ
Ps em esquadria, com o direito voltado para o Sul e o esquerdo voltado para o Oriente: Trs passos, com o p esquerdo frente, juntando-se o p direito a cada passo. Marcha interrompida: penosa e vagarosa. Passos proporcionais a 3, 4 e 5.

35

A MARCHA DO APRENDIZ Simbologia


Retido, deciso e discernimento de carter do iniciado; caminhar do ocidente para o oriente, em busca da luz (conhecimento); levado pelo p esquerdo (lado do corao - emoo e imaginao); apoiado no p direito (razo e inteligncia); a cada passo do esquerdo deve-se juntar o direito (emoo e imaginao no devem afastar-se demasiadamente da razo e inteligncia). geometricamente: uma nica dimenso: a linha.

36

MARCHA DO APRENDIZ comentrio


Simbologia divergente da cincia mdica atualmente conhecida, quando se sabe que o hemisfrio cerebral dominante em 98% dos humanos o hemisfrio esquerdo, responsvel pelo pensamento lgico e competncia comunicativa, enquanto o hemisfrio direito o responsvel pelo pensamento simblico e pela criatividade.

37

38

A CADEIA DE UNIO
Forma-se aps o encerramento dos trabalhos, ainda em Templo, todos os presentes em crculo,
Oficiais defronte aos locais que ocupavam, Venervel Mestre voltado com as costas para o Oriente Mestre de Cerimnias, no lado oposto dando as costas Porta de Entrada. Quando possvel, colocar o Altar no centro, como Ponto Central de Loja.

Os Irmos (so os Elos): Eretos com os braos cados. Venervel Mestre comanda que os ps se unam; Cada obreiro une os calcanhares e abre os ps em esquadria, tocando as pontas dos ps dos Irmos que esto ao lado.
39

A CADEIA DE UNIO (cont.)


Cruzam-se os braos, sendo que o brao direito colocado sob o esquerdo; Do-se as mos. (a posio obriga o aperto das mos, bem como, o aperto do plexo solar, controlando assim, a respirao). os braos esto harmoniosamente cruzados. Venervel concita os Irmos a que respirem uniformemente, com rpido exerccio de inspirao e expirao; Quando a respirao for uniforme, o ar dentro do crculo, ou seja o Prana (ou, no feminino, a Prana) contido pelas paredes redondas formadas pelos Elos, circula nos pulmes de todos, numa troca constante de energias. Os Elos estaro, ento, unidos pelos ps, pelos braos e mos e pela respirao.
40

A CADEIA DE UNIO (cont.)


Venervel Mestre avisa que circular a Palavra Semestral transmitida de ouvido a ouvido, sussurrando-a partindo "a direita e da esquerda at chegar correta ao Mestre de Cerimnias que com um aceno dir que chegou Justa e Perfeita. Caso, pelo caminho, a Palavra resultar errada, ento o Mestre de Cerimnias dir em voz alta que a Palavra chegou incorretamente; Venervel Mestre repetir, ento, a operao. A Palavra Semestral distribuda como garantia de freqncia, dando a regularidade manica. Essa Palavra une as mentes e assim, todo o organismo humano ficar unido; todo Elo se unir aos demais Elos; haver um s pensamento; uma s mecnica.
41

You might also like