You are on page 1of 36

Captulo 7: Questes de Reviso

7: Redes Multimdia

7c-1

Sees 7.1-7.2
O que significa interatividade no caso de fluxo contnuo de udio/vdeo armazenados? E no caso de udio/vdeo interativos em tempo real? 2. Foram discutidos trs campos para aprimorar a Internet de modo que ela possa dar melhor suporte s aplicaes de multimdia. Faa um breve resumo das vises de cada campo. Qual deles voc defende?
1.
7: Redes Multimdia 7c-2

Sees 7.1-7.2
3.

As figuras 7.1, 7.2 e 7.3 apresentam trs esquemas para fluxo contnuo de mdia armazenada. Quais as vantagens e as desvantagens de cada esquema?

7: Redes Multimdia

7c-3

Sees 7.3-7.4
4.

5. 6.

Qual a diferena entre atraso fim-a-fim e variao de atraso? Quais so as causas da variao de atraso? Por que um pacote recebido aps o seu tempo de reproduo programado considerado perdido? Na Seo 7.3 descrevemos dois esquemas FEC. Faa um pequeno resumo deles. Ambos os esquemas aumentam a taxa de transmisso do fluxo adicionando sobrecarga. A intercalao tambm aumenta a taxa de transmisso?

7: Redes Multimdia

7c-4

Sees 7.3-7.4
7. Como os diferentes fluxos RTP em sesses

diferentes so identificados por um receptor? Como os diferentes fluxos internos mesma sesso so identificados? Como so distinguidos os pacotes RTP e RTPC (como parte da mesma sesso)? 8. Trs tipos de pacotes RTCP foram descritos na Seo 7.4. Faa um pequeno resumo da informao contida em cada um destes tipos de pacotes.

7: Redes Multimdia

7c-5

Sees 7.6-7.9
9. Na Seo 7.6 discutimos o enfileiramento

prioritrio no preemptivo. O que seria um enfileiramento prioritrio preemptivo? O enfileiramento prioritrio preemptivo teria sentido em redes de computadores? 10. D um exemplo de disciplina de escalonamento que no seja conservadora de trabalho. 11. Cite algumas dificuldades associadas ao modelo Intserv e reserva de recursos por fluxo.
7: Redes Multimdia 7c-6

Problemas

7: Redes Multimdia

7c-7

Problema 1

Navegue na Web e ache dois produtos para fluxo contnuo de udio e/ou vdeo armazenado(s). Para cada produto determine:
a. b. c. d.

se so usados metarquivos; se o udio/vdeo enviado por UDP ou TCP; se usado RTP; se usado RTSP.

7: Redes Multimdia

7c-8

Problema 2
Escreva um poema, um conto, uma redao sobre

frias recentes ou qualquer outro tipo de texto cuja leitura demore de 2 a 5 minutos. Leia e grave seu trecho. Converta a sua gravao para um dos formatos de udio da RealNetworks ou da Microsoft usando um dos codificadores gratuitos. Carregue o arquivo no mesmo servidor que contm sua home page pessoal. Carregue tambm o metarquivo correspondente no servidor. Finalmente, crie um ponteiro entre sua home page e o meta arquivo.
7: Redes Multimdia

7c-9

Problema 3
Considere o buffer cliente mostrado na Figura 7.4.

Suponha que o sistema de transmisso use a terceira opo, isto , o servidor lana a mdia na porta o mais rapidamente possvel. Suponha que a largura de banda TCP disponvel seja >> d na maior parte do tempo. Suponha tambm que o buffer cliente pode conter somente cerca de um tero da mdia. Descreva como x(t) e o contedo do buffer cliente evoluiro com o tempo.

7: Redes Multimdia 7c-10

Problema 4
O buffer de recepo do TCP e o buffer

cliente do reprodutor de mdia (transdutor) so a mesma coisa? Se no so, como eles interagem?

7: Redes Multimdia 7c-11

Problema 5

No exemplo do telefone por Internet da Seo 7.3, seja h o nmero total de bytes de cabealho adicionado a cada poro, incluindo os cabealhos UDP e IP.
a.

b.

Admitindo que um datagrama IP seja emitido a cada 20 milissegundos, qual a taxa de transmisso em bits por segundo para os datagramas gerados por um dos lados desta aplicao. Qual um valor tpico de h quando usado o RTP?
7: Redes Multimdia 7c-12

Problema 6

Considere o procedimento descrito na Seo 7.3 para estimar o atraso mdio di. Suponha que u=0,1. Seja r1-t1 a amostra mais recente do atraso, seja r2-t2 o prximo atraso mais recente seguinte, e assim por diante.
Para uma dada aplicao de udio suponha que quatro pacotes tenham chegado ao receptor com amostras de atrasos r4-t4, r3-t3, r2-t2, r1-t1. Expresse a estimativa de atraso d em termos destas quatro amostras. b. Generalize a sua frmula para n amostras de atrasos. Para a frmula da parte (b), suponha que n tenda a infinito e apresente a frmula resultante. Comente porque este procedimento de determinao de mdia denominado mdia mvel exponencial.
a.

7: Redes Multimdia 7c-13

Problema 7

Repita as partes (a) e (b) da questo anterior para a estimativa do desvio do atraso mdio.

7: Redes Multimdia 7c-14

Problema 8

No exemplo do telefone por Internet na Seo 7.3, apresentamos um procedimento on-line (mdia mvel exponencial) para estimar atraso. Neste problema examinaremos um procedimento alternativo. Seja ti a marca de tempo do i-simo pacote recebido; seja ri o tempo em que o i-simo pacote recebido. Seja dn nossa estimativa do atraso mdio aps o recebimento do n-simo pacote. Aps a recepo do primeiro pacote, estabelecemos a estimativa de atraso como sendo d1 = r1 - t1.
a)

b)

Suponha que gostaramos que dn = (r1 - t1+ r2 - t2+...+rn - tn)/n para todo n. Deduza uma frmula recursiva para dn em termos de rn, e tn. Descreva por que, para a telefonia por Internet, a estimativa de atraso descrita na Seo 7.3 mais apropriada do que a estimativa esboada na Parte a.

7: Redes Multimdia 7c-15

Problema 9
Compare o procedimento descrito na Seo

7.3 para a estimativa do desvio mdio do atraso com o procedimento descrito na Seo 3.5 para a estimativa do tempo de ida e volta. O que os procedimentos tm em comum? Em que so diferentes?

7: Redes Multimdia 7c-16

Problema 10

Considere a estratgia de reproduo adaptativa descrita na Seo 7.3.


a.

b.

Como dois pacotes sucessivos recebidos no destino podem ter marcas de tempo que diferem em mais de 20 milissegundos se os dois pacotes pertencem ao mesmo surto de voz? Como o receptor pode usar nmeros de seqncia para determinar se um pacote o primeiro pacote de um surto de voz? Seja objetivo em sua resposta.
7: Redes Multimdia 7c-17

Problema 11

Recorde os dois esquemas FEC para telefone por Internet descritos na Seo 7.3. Suponha que o primeiro esquema gere uma poro redundante para cada quatro pores originais. Suponha que o segundo esquema use uma codificao de baixa taxa de bits, cuja taxa de transmisso seja 25 por cento da taxa de transmisso do fluxo nominal.
a. b.

c.

Quanta largura de banda adicional cada esquema requer? E quanto atraso de reproduo cada esquema adiciona? Como os dois esquemas funcionaro se em cada grupo de cinco pacotes o primeiro for perdido? Qual esquema ter melhor qualidade de udio? Como os dois esquemas funcionaro se em cada grupo de dois pacotes o primeiro for perdido? Qual esquema ter melhor qualidade de udio?
7: Redes Multimdia 7c-18

Problema 12
Como calculada a variao do atraso entre

chegadas no relatrio de recepo do RTCP? (Dica: Leia a RFC do RTP).

7: Redes Multimdia 7c-19

Problema 13
a.

Suponha que enviamos dois datagramas IP para a Internet, cada um portando um segmento UDP diferente. O primeiro datagrama tem endereo IP de fonte A1, endereo IP de destino B, porta de fonte P1 e porta de destino T. O segundo datagrama tem endereo IP de fonte A2, endereo IP de destino B, porta de fonte P2 e porta de destino T. Suponha que A1 diferente de A2 e P1 diferente de P2. Admitindo que ambos os datagramas cheguem a seu destino final, os dois datagramas UDP sero recebidos pelo mesmo socket? Justifique sua resposta.
7: Redes Multimdia 7c-20

Problema 13 (cont.)
b. Suponha que Alice, Bob e Claire querem

fazer uma udio conferncia usando SIP e RTP. Para Alice enviar e receber pacotes RTP de e para Bob e Claire, somente uma porta UDP suficiente (alm da porta necessria para as mensagens SIP)? Caso a resposta seja positiva, ento como o cliente SIP de Alice distingue entre os pacotes RTP recebidos de Bob e Claire?

7: Redes Multimdia 7c-21

Problema 14

Considere uma sesso RTP com quatro usurios, todos eles enviando e recebendo pacotes RTP para o mesmo endereo multicast. Cada usurio envia vdeo a 100 kbps.
a. b. c.

O RTCP limitar seu trfego a qual taxa? Quanta largura de banda RTCP ser alocada a um determinado receptor? Quanta largura de banda RTCP ser alocada a um determinado remetente?
7: Redes Multimdia 7c-22

Problema 15
Quais as semelhanas entre RTSP e o HTTP? O RTSP tem mtodos? O HTTP pode ser usado para solicitar um fluxo de dados? b. Quais as diferenas entre o RTSP e o HTTP? Por exemplo, o HTTP dentro da banda ou fora da banda? O RTSP mantm informao de estado sobre o cliente (considere a funo pausa/reincio)?
a.
7: Redes Multimdia 7c-23

Problema 16
Quais so os produtos atuais da Microsoft

para conferncias de udio/vdeo conferncia em tempo real? Esses produtos usam algum dos protocolos discutidos neste captulo (por exemplo, RTP ou RTSP)?

7: Redes Multimdia 7c-24

Problema 17

Verdadeiro ou falso:
a.

b. c. d.

Se um vdeo armazenado entregue diretamente de um servidor Web a um transdutor, ento a aplicao est usando TCP como protocolo de transporte subjacente. Ao usar RTP, possvel que um remetente mude a codificao no meio de uma sesso. Todas as aplicaes que usam RTP devem usar a porta 87. Suponha que uma sesso RTP tenha fluxos separados de udio e vdeo para cada remetente. Ento os fluxos de udio e vdeo usam o mesmo SSRC.

7: Redes Multimdia 7c-25

Problema 17 (cont.)

Verdadeiro ou falso:
e.

f.

g.

Em servios diferenciados, ainda que o comportamento por salto defina diferenas de desempenho entre classes, ele no impe nenhum mecanismo particular para alcanar estes desempenhos. Suponha que Alice quer estabelecer uma sesso SIP com Bob. Ela inclui, na sua mensagem INVITE, a linha m=audio 48753 RTP/AVP 3 (AVP 3 denota udio GSM). Portanto, Alice indicou em sua mensagem que ela deseja enviar udio GSM. Com referncia declarao anterior, Alice indicou em sua mensagem INVITE que enviar udio para a porta 48753.
7: Redes Multimdia 7c-26

Problema 17 (cont.)

Verdadeiro ou falso:
h.

i. j.

Mensagens SIP so enviadas tipicamente entre entidades SIP usando um nmero default para a porta SIP. Para manter seu registro, clientes SIP tm de enviar mensagens REGISTER periodicamente. SIP impe que todos os clientes SIP suportem codificao de udio G.711.

7: Redes Multimdia 7c-27

Problema 18

Suponha que a poltica de escalonamento WFQ seja aplicada a um buffer que suporta trs classes, e suponha que os pesos para essas trs classes sejam 0,5; 0,25 e 0,25.
a.

b.

Suponha que cada classe tenha um grande nmero de pacotes no buffer. Em que seqncia poderiam ser atendidas essas trs classes para atingir os pesos WFQ descritos? (Para escalonamento por varredura cclica, uma seqncia natural 123123123...). Suponha que as classes 1 e 2 tenham um grande nmero de pacotes no buffer e que no haja pacotes de classe 3 no buffer. Em que seqncia as trs classes poderiam ser atendidas para alcanar os pesos WFQ descritos?
7: Redes Multimdia 7c-28

Problema 19
Considere o sistema de leaky bucket (discutido na

Seo 7.7) que regula a taxa mdia e o tamanho da rajada de um fluxo de pacotes. Queremos agora tambm regular a taxa de pico, p. Mostre como a sada deste regulador leaky bucket pode ser alimentada para um segundo regulador de leaky bucket de modo que os dois, em srie, regulem a taxa mdia, a taxa de pico e o tamanho da rajada. No esquea de atribuir um tamanho e uma taxa de gerao de marcas para o balde do segundo regulador.
7: Redes Multimdia 7c-29

Problema 20
Diz-se que um fluxo de pacotes est de acordo

com a especificao de um leaky bucket (r,b) com tamanho de rajada b e taxa mdia r se o nmero de pacotes que chega ao leaky bucket for menor do que rt + b pacotes a cada intervalo de tempo de durao t para todo t. Um fluxo de pacotes que esteja de acordo com a especificao do leaky bucket (r,b) alguma vez ter que esperar num regulador leaky bucket com parmetros r e b? Justifique sua resposta.

7: Redes Multimdia 7c-30

Problema 21
Demonstre que, enquanto

r1 < R.w1/(wj), ento dmax , na verdade, o atraso mximo que qualquer pacote do fluxo 1 sofrer na fila WFQ.

7: Redes Multimdia 7c-31

Questes para Discusso

7: Redes Multimdia 7c-32

Questes para Discusso


Como um hospedeiro pode usar realimentao de informao RTCP para determinar se os problemas so locais, regionais ou globais? 2. Na sua opinio, melhor transmitir fluxo contnuo de udio/vdeo armazenados por TCP ou por UDP? 3. Escreva um relatrio sobre os produtos SIP da Cisco.
1.
7: Redes Multimdia 7c-33

Questes para Discusso


4. O problema de fornecimento de garantias

de QoS pode ser resolvido simplesmente fornecendo largura de banda suficiente, isto , apenas aumentando todas as capacidades de enlace, de modo que as limitaes de largura de banda deixem de ser uma preocupao?

7: Redes Multimdia 7c-34

Questes para Discusso


5.

Um interessante mercado emergente est usando o telefone por Internet e a LAN de alta velocidade de uma empresa para substituir o seu PABX corporativo. Faa um relatrio de uma pgina sobre este assunto que inclua as seguintes questes:
a. b.

c.

O que um PABX tradicional? Quem o utiliza? Considere uma chamada entre um usurio na empresa e um outro usurio fora da empresa realizada pela rede telefnica tradicional. Que tipo de tecnologia necessria na interface entre a LAN e a rede telefnica tradicional? Alm do software do telefone por Internet e da interface da parte (b), o que mais preciso para substituir o PABX?

7: Redes Multimdia 7c-35

Questes para Discusso


6. Considere os quatro princpios de

fornecimento de suporte de QoS discutidos na Seo 7.6. Descreva as circunstncias, se houver alguma, em que cada um destes princpios no precisa ser seguido.

7: Redes Multimdia 7c-36

You might also like