You are on page 1of 16

Escala dos Espiritos

Grupo Batuta

Origem dos Espiritos


78. Os Espritos tiveram princpio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade? Se no tivessem tido princpio, seriam iguais a Deus, quando, ao invs, so criao Sua e se acham submetidos Sua vontade. Deus criou todos os Espritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento.Deu a cada um deles uma misso, com o fim de os esclarecer e progressivamente conduzir a perfeio, pelo conhecimento da verdade e para os aproximar Dele. A felicidade eterna e sem perturbaes, eles a encontraro nessa perfeio. Os Espritos adquirem o conhecimento passando pelas provas que Deus lhes impe. Uns aceitam essas provas com submisso e chegam mais prontamente ao seu destino; outros no conseguem sofr-las sem lamentao, e assim permanecem, por sua culpa, distanciados da perfeio e da felicidade prometida. (115. Uns Espritos foram criados bons e outros maus?)

Origem dos Espiritos


120. Todos os Espritos passam pela fieira do mal, para chegar ao bem? -- No pela fieira do mal, mas pela da ignorncia. 121. Por que alguns Espritos seguiram o caminho do bem, e outros o do mal? -- No tem eles o livre-arbtrio? Deus no criou Espritos maus; criou-os simples e ignorantes, ou seja, to aptos para o bem quanto para o mal; os que so maus, assim se tornaram por sua vontade. 122. Como podem os Espritos, em sua origem, quando ainda no tm a conscincia de si mesmos, ter a liberdade de escolher entre o bem e o mal? H neles um princpio, uma tendncia qualquer que os leve mais para um lado que para outro? -- O livre-arbtrio se desenvolve medida que o Esprito adquire conscincia de si mesmo. No haveria liberdade, se a escolha fosse provocada por uma causa estranha a vontade do Esprito. A causa no est nele, mas no exterior, nas influncias a que ele cede em virtude de sua espontnea vontade. Esta a grande figura da queda do homem e do pecado original: uns cederam tentao e outros a resistiram.

Escala dos Espiritos


96. So iguais os Espritos, ou h entre eles qualquer hierarquia? "So de diferentes ordens, conforme o grau de perfeio que tenham alcanado." 97. As ordens ou graus de perfeio dos Espritos so em nmero determinado? "So ilimitadas em nmero, porque entre elas no h linhas de demarcao traadas como barreiras, de sorte que as divises podem ser multiplicadas ou restringidas livremente. odavia, considerando-se os caracteres gerais dos Espritos, elas podem reduzir-se a trs principais.

Escala dos Espiritos


A classificao dos Espritos funda-se no seu grau de desenvolvimento, nas qualidades por eles adquiridas e nas imperfeies de que ainda no se livraram. Esta classificao nada tem de absoluta: nenhuma categoria apresenta carter bem definido, a no ser no conjunto: de um grau a outro, a transio insensvel, pois, nos limites, as diferenas se apagam, como nos reinos da Natureza, nas cores do arco-ris ou ainda nos diferentes perodos da vida humana Vimos e observamos; julgamos pelas suas palavras e os seus atos, e depois os classificamos pelas semelhanas, baseando-nos nos dados que eles forneceram. Os Espritos admitem, geralmente, trs categorias principais ou trs grandes divises. Na ltima, aquela que se encontra na base da escala, esto os Espritos imperfeitos, caracterizados pela predominncia da matria sobre o esprito e pela propenso ao mal. Os da segunda se caracterizam pela predominncia do esprito sobre a matria e pelo desejo de praticar o bem: so os Espritos bons. A primeira, enfim, compreende os Espritos puros, que atingiram o supremo grau de perfeio. . Esta de alguma maneira, a chave da Cincia esprita, pois s ela pode explicar-nos as anomalias que as comunicaes apresentam, esclarecendo-nos sobre as irregularidades intelectuais e morais dos Espritos. Observaremos, entretanto, que os Espritos no pertencem para sempre e exclusivamente a esta ou aquela classe; o seu progresso se realiza gradualmente, e, como muitas vezes se efetua mais num sentido que noutro, eles podem reunir as caractersticas de varias categorias, o que fcil apreciar por sua linguagem e seus atos.

Terceira Ordem
Predominncia da matria sobre o esprito. Propenso ao mal. Ignorncia, orgulho, egosmo Tm a intuio de Deus, mas no o compreendem. Nem todos so essencialmente maus; em alguns, h mais leviandade. Uns no fazem o bem, nem o mal; mas pelo simples fato de no fazerem o bem, revelam a sua inferioridade. Outros, pelo contrrio, se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando encontram ocasio de pratic-lo. Podem aliar a inteligncia maldade ou malcia; mas, qualquer que seja o seu desenvolvimento intelectual, suas idias so pouco elevadas e os seus sentimentos mais ou menos abjetos O carter desses Espritos se revela na sua linguagem. Vem a felicidade dos bons, e essa viso para eles um tormento incessante, porque lhes faz provar as angstias da inveja e do cime. Conservam a lembrana e a percepo dos sofrimentos da vida corprea, e essa impresso freqentemente mais penosa que a realidade. Sofrem, portanto, verdadeiramente, pelos males que suportaram e plos que acarretaram aos outros; e como sofrem por muito tempo, julgam sofrer para sempre.

Dcima classe. Espritos Impuros So inclinados ao mal e o fazem objeto de suas preocupaes. Como Espritos, do conselhos prfidos, insuflam a discrdia e a desconfiana, e usam todos os disfarces, para melhor enganar. Apegam-se s pessoas de carter bastante fraco para cederem s suas sugestes, a fim de as levar perda, satisfeitos de poderem retardar o seu adiantamento, ao faz-las sucumbir ante as provas que sofrem. Quando encarnados, inclinam-se a todos os vcios que as paixes vis e degradantes engendram: a sensualidade, a crueldade, a felonia, a hipocrisia cupidez e a avareza srdida. Fazem o mal pelo prazer de faz-lo, no mais das vezes sem motivo, e, por dio ao bem, quase sempre escolhem suas vitimas entre as pessoas honestas
Nona classe. Espritos Levianos - So ignorantes, malignos inconseqentes e zombeteiros. Metem-se em tudo e a tudo respondem sem se importarem com a verdade. Gostam de causar pequenas contrariedades e pequenas alegrias, de fazer intrigas, de induzir maliciosamente ao erro por meio de mistificaes e de espertezas. Esto sob a dependncia de Espritos superiores, que deles se servem multas vezes, como fazemos com os criados. Nas suas comunicaes com os homens, a sua linguagem , muitas vezes espirituosa e alegre, mas quase sempre sem profundidade;

Oitava classe. Espritos Pseudo-Sbios - Seus conhecimentos so bastante amplos, mas julgam saber mais do que realmente sabem Tendo realizado alguns progressos em diversos sentidos, sua linguagem tem um carter srio, que pode iludir quanto sua capacidade e s suas luzes .Sua linguagem uma mistura de algumas verdades com os erros mais absurdos, entre os quais repontam a presuno, o orgulho, a inveja e a teimosia, de que no puderam despir-se Stima classe. Espritos Neutros Nem so bastante bons para fazerem o bem, nem bastante maus para fazerem o mal; tendem tanto para um como para outro, e no se elevam sobre a condio vulgar da humanidade, quer pela moral ou pela inteligncia. Apegam-se s coisas deste mundo, saudosos de suas grosseiras alegrias. Sexta classe. Espritos Batedores e Perturbadores No formam, propriamente falando, uma classe distinta quanto s suas qualidades pessoais, e podem pertencer a todas as classes da terceira ordem. Manifestam freqentemente sua presena por efeitos sensveis e fsicos. Parece que esto mais apegados matria do que os outros. Todos os Espritos podem produzir esses fenmenos, mas os Espritos elevados os deixam, em geral, a cargo dos Espritos subalternos, mais aptos para as coisas materiais que para as inteligentes. Quando julgam que as manifestaes desse gnero so teis, servem-se desses espritos como auxiliares.

Segunda Ordem
Predomnio do Esprito sobre a matria; desejo do bem. Uns possuem a cincia, outros a sabedoria e a bondade; os mais adiantados juntam ao seu saber as qualidades morais. Conservam mais ou menos, segundo sua ordem, os traos da existncia corprea, seja na linguagem, seja nos hbitos, nos quais se encontram at mesmo algumas de suas manias. Se no fosse assim, seriam Espritos perfeitos. Compreendem Deus e o infinito e gozam j da felicidade dos bons. Sentem-se felizes quando fazem o bem e quando impedem o mal. Como Espritos, suscitam bons pensamentos, desviam os homens do caminho do mal, protegem durante a vida aqueles que se tornam dignos, e neutralizam a influncia dos Espritos imperfeitos sobre os que no se comprazem nelas. Quando encarnados, so bons e benevolentes para com os semelhantes; no se deixam levar pelo orgulho, nem pelo egosmo, nem pela ambio; no provam dio, nem rancor, nem inveja ou cime, fazendo o bem pelo bem

Quinta classe. Espritos Benvolos Sua qualidade dominante a bondade; gostam de prestar servios aos homens e de os proteger; mas o seu saber limitado: seu progresso realizou-se mais no sentido moral que no intelectual. Quarta classe. Espritos Sbios O que especialmente os distingue a amplitude dos conhecimentos. Preocupam-se menos com as questes morais do que com as cientficas, para as quais tm mais aptido; mas s encaram a Cincia pela sua utilidade, livres das paixes que so prprias dos Espritos imperfeitos. Terceira classe. Espritos Prudentes Caracterizam-se pelas qualidades morais da ordem mais elevada. Sem possuir conhecimentos ilimitados, so dotados de uma capacidade intelectual que lhes permite julgar com preciso os homens e as coisas. Segunda classe. Espritos Superiores Renem a cincia, a sabedoria e a bondade. Sua linguagem, que s transpira benevolncia, sempre digna, elevada, e freqentemente sublime. Sua superioridade os torna, mais que os outros, aptos a nos proporcionar as mais justas noes sobre as coisas do mundo incorpreo, dentro dos limites do que nos dado conhecer. Comunicam-se voluntariamente com os que procuram de boa f a verdade e cujas almas estejam

PRIMEIRA ORDEM: ESPRITOS PUROS


112. Caracteres Gerais. Nenhuma influncia da matria. Superioridade intelectual e moral absoluta, em relao aos Espritos das outras ordens. 113. Primeira classe. Classe nica Percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matria. Havendo atingido a soma de perfeies de que suscetvel a criatura, no tm mais provas nem expiaes a sofrer. No estando mais sujeitos reencarnao em corpos perecveis, vivem a vida eterna, que desfrutam no seio de Deus. Gozam de uma felicidade inaltervel, porque no esto sujeitos nem s necessidades nem s vicissitudes da vida material, mas essa felicidade no a de uma ociosidade montona, vivida em contemplao perptua. So os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam, para a manuteno da harmonia universal. Dirigem a todos os Espritos que lhes so inferiores, ajudam-nos a se aperfeioarem e determinam as suas misses. Assistir os homens nas suas angstias, incit-los ao bem ou expiao das faltas que os distanciam da felicidade suprema para eles uma ocupao agradvel. So, s vezes, designados plos nomes de anjos, arcanjos ou serafins.

Evoluo
115-a. Segundo isto, os Espritos, na sua origem, se assemelhariam a crianas, ignorantes e sem experincia, mas adquirindo pouco a pouco os conhecimentos que lhes faltam, ao percorrer as diferentes fases da vida? Sim, a comparao justa: a criana rebelde permanece ignorante e imperfeita; seu menor ou maior aproveitamento depende da sua docilidade. Mas a vida do homem tem fim, enquanto a dos Espritos se estende ao infinito. 116. H Espritos que ficaro perpetuamente nas classes inferiores? No; todos se tornaro perfeitos. Eles mudam, embora devagar, porque, como j dissemos uma vez, um pai justo e misericordioso no pode banir eternamente os seus filhos. Querias que Deus, to grande, to justo e to bom, fosse pior que vs mesmos? 117. Depende dos Espritos apressar o seu avano para a perfeio? Certamente. Eles chegam mais ou menos rapidamente, segundo o seu desejo e a sua submisso vontade de Deus. Uma criana dcil no se instrui mais depressa que uma rebelde? 118. Os Espritos podem degenerar? No. A medida que avanam, compreendem o que os afasta da perfeio. Quando o Esprito conclui uma prova, adquiriu conhecimento e no mais o perde. Pode permanecer estacionado, mas no retrogradar. 119. Deus pode livrar os Espritos das provas que devem sofrer para chegar a primeira ordem? Se eles tivessem sido criados perfeitos, no teriam merecimento para gozar dos benefcios dessa perfeio. Onde estaria o mrito, sem a luta? De outro lado, a desigualdade existente entre eles necessria a sua personalidade, e a misso que lhes cabe, nos diferentes graus, est nos desgnios da Providncia, com vistas a harmonia do Universo.

Escala dos Mundos


Mundos Primitivos So aqueles onde se verificam as primeiras encarnaes da alma humana. So ainda inferiores a Terra, tanto moral quanto intelectualmente. Mundos de Expiao e Prova Correspondem a mundos em que ainda predomina o mal. A superioridade da inteligncia, num grande nmero de seus habitantes, indica que eles no so um mundo primitivo. Suas qualidades inatas so a prova de que os Espritos ali encarnados j realizaram um certo progresso, mas tambm os numerosos vcios a que se inclinam so o indcio de uma grande imperfeio moral. A Terra nos oferece um dos tipos de mundos expiatrios, em que as variedades so infinitas, mas tm por carter comum servir como meio de expiao aos erros do passado e apresentar provas para o futuro, onde, atravs das dificuldades, da luta, enfim, contra as ms inclinaes os Espritos ali vinculados podero alar-se a globos menos materializados. Mundos de Regenerao Os mundos de regenerao servem de transio entre os mundos de expiao e os felizes. A alma que busca uma evoluo consciente, neles encontram a paz, o descanso, e os elementos para avanarem. Nesses mundos o homem ainda est sujeito s leis que regem a matria. A humanidade ainda experimenta as nossas sensaes e os nossos desejos, mas est isenta das paixes desordenadas que nos escravizam; Neles no h mais orgulho que emudece o corao, inveja que o tortura e dio que o asfixia. Nesses mundos, contudo, ainda no existe a perfeita felicidade, mas a aurora da felicidade. Os Espritos vinculados a eles necessitam muito evoluir, em bondade e em inteligncia.

Escala dos Mundos


Mundos Felizes So aquele onde o bem supera o mal. Kardec mostra-nos algumas caractersticas desses mundos: - a matria menos densa, o homem j no se arrasta penosamente pelo solo, suas necessidade fsicas so menos grosseiras, e os seres vivos no mais se matam para se alimentarem; - o Esprito mais livre, tem percepes que desconhecemos, e a mediunidade intuitiva bem mais evidente do que entre ns; - a intuio do futuro e a segurana que lhes d uma conscincia tranqila e isenta de remorsos fazem que a morte no lhes cause nenhuma apreenso; - a durao da vida bem maior, pois o corpo est menos sujeito s vicissitudes da matria grosseira; - a infncia existe, mas mais curta e menos ingnua; - a autoridade sempre respeitada, porque decorre unicamente do mrito e se exerce sempre com justia; - a reencarnao quase imediata, pois a matria corprea sendo menos grosseira, o Esprito encarnado goza de quase todas as faculdades do Esprito; - a lembrana das existncias corpreas mais precisa; - as plantas e os animais so mais perfeitos, sendo os animais mais adiantados do que na Terra. Mundos Celestes ou Divinos Morada dos Espritos purificados, onde o bem reina sem mistura.

Escala dos Mundos


ENCARNAO NOS DIFERENTES MUNDOS A encarnao nos diferentes mundos obedece a um critrio de progresso moral. Quando em um mundo, os Espritos ho realizado a soma de progresso que o estado desse mundo comporta, deixam-no para encarnar em outro mais adiantado, onde adquirem novos conhecimentos. Os Espritos que encarnam em um mundo no se acham a ele presos indefinidamente. O Esprito elevado destinado a renascer em planetas mais bem dotados que o nosso. A escala grandiosa dos mundos tem inmeros graus, dispostos para a ascenso progressiva das almas, que os devem transpor, cada um por sua vez. A encarnao em mundo inferior quele em que o Esprito viveu em sua ltima existncia pode ocorrer em dois casos: a) em misso, com o objetivo de auxiliar o progresso; b) em expiao, para aqueles Espritos renitentes no mal. Pode ser degredados para mundos inferiores, para que, atravs do sofrimento e das dificuldades, eles se reeduquem.

Escala dos Mundos


A TRANSFORMAO DA TERRA Informam, os Espritos superiores, que so chegados os tempos marcados pela Divindade, em que grandes acontecimentos se vo dar para regenerao da humanidade. O nosso globo, como tudo o que existe, est submetido lei do progresso. Progride fisicamente, pela transformao dos elementos que o compe e, moralmente, pela depurao dos Espritos encarnados e desencarnados que o povoam. De duas maneiras se executa esse duplo progresso: uma lenta, gradual e insensvel; a outra caracterizada por mudanas bruscas, a cada uma das quais corresponde um movimento ascencional mais rpido, que assinala os perodos progressivos da humanidade. Estamos vivendo, hoje, uma dessas mudanas bruscas, em que o orbe terrqueo vai sofrer profundas transformaes quanto s populaes de Espritos vinculadas a ele, pois, informam-nos os diversos autores espritas que, no prximo milnio, a Terra vai deixar de ser um Mundo de Provas e Expiaes e alar-se- a categoria de Mundo de Regenerao. Esta transformao admirvel do planeta, conseqncia mesmo da fora das coisas, foi predita em vrias passagens do Evangelho. Sob forma figurada, s vezes com expresses duras, os evangelistas e os apstolos puderam pressentir que esse momento no lhes estava longe.

You might also like