You are on page 1of 19

Plano de ao: 5w 2h

Jacqueline Fernandes De Cintra

Metodologia: Um caminho para seguir


O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?

Isso depende muito de para onde voc quer ir, respondeu o Gato. No me importo muito para onde..., retrucou Alice. Ento no importa o caminho que voc escolha, disse o Gato.

POR ONDE SE COMEA?


O primeiro passo: TEMA - Assunto de interesse para se estudar O segundo passo: A DELIMITAO DO TEMA - um processo de especificao: delimitao do objeto ( o que se quer estudar) e do sujeito (a quem vc vai recorrer) limitados em um local e espao especficos.

Exemplo de temas

A ortotansia A utilizao da ortotansia em pacientes terminais A aplicao de aes baseadas na ortotansia em pacientes terminais no HUPE

O problema da pesquisa
O terceiro passo: PROBLEMA - Algo que, dentro do tema, sucinta a busca de novo conhecimento (no indito, mas sob outro enfoque, outra tica).

O Problema

ESCLARECER A QUESTO DE PESQUISA: O QUE E COMO Consiste em um enunciado explicitado de forma clara, compreensvel e operacional cujo melhor modo de soluo pode ser respondido por meio de processos cientficos Observar: viabilidade, relevncia, exeqibilidade, Deve ser interrogativa, clara, precisa e objetiva Possuir soluo vivel (nem sempre... s vezes s consideraes) Expressar uma relao entre variveis Ser fruto de reviso de literatura e reflexo pessoal

Exemplos de problema de pesquisa

A ortotansia uma atividade recentemente autorizada pelo CFM para pacientes terminais, porm, no momento ainda no existe normatizao para sua aplicabilidade nos conselhos regionais. A ortotansia como atividade reconhecida pelo CFM, est sendo aplicada em pacientes terminais e FPT

Como caracterizar o problema?


ALGO DE MEU INTERESSE!!!! Cujos conhecimentos no me do as devidas respostas E, quando dialogo com meus pares, o dilogo no capaz de atender meus anseios.

O objeto da pesquisa

a resposta ao problema, a coisa , a delimitao do tema. Assunto/ Tema:A ortotansia na tica dos mdicos Delimitao: Descrever como os mdicos interpretam o uso da ortotansia em pacientes terminais, fora de perspectiva teraputica, nos pacientes da clnica mdica do HUPE no perodo de 2007-2009 Objeto: A ortotansia usada nas decises teraputicas de pacientes terminais FPT?

Sujeitos
So aqueles indivduos, instituies ou relaes que se vai pesquisar para obter os dados necessrios. Ex.Os mdicos residentes das clnicas mdicas do HUPE que tratam de pacientes terminais FPT.

Os objetivos

Tudo o que queremos mostrar com a pesquisa. Ex.Analisar a opinio dos mdicos residentes de unidades de Clnica mdica do HUPE sobre a resoluo do CFM sobre a ortotansia.

Justificativa (por qu?)

o elemento que contribui mais diretamente na aceitao da pesquisa pelos pares. Consiste em uma exposio sucinta, porm completa, das razoes de ordem terica e dos motivos de ordem prtica que tornam importante a realizao da pesquisa. Deve enfatizar: O estgio em que se encontra a teoria correspondente ao tema As contribuies tericas que a pesquisa pode trazer Importncia do tema dos pontos de vista geral e do caso particular em questo Possibilidade de sugerir modificaes Descoberta de solues (lembrando-se que o Einstein demorou 30 anos... E era pesquisa pura!)

5W 2H
TIPO Assunto Objetivo Justificativa Problema Hiptese Mtodo Como? MTODO O qu? Para qu? Por qu? DESCRIO TITULO OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECFICOS JUSTIFICATIVA FORMULAO DO PROBLEMA HIPTESES METODOLOGIA

Local
Seqncia Custo

Onde?
Quando? Quanto?

DELIMITAO DA PESQUISA
CRONOGRAMA ORAMENTO

TEMA DE PESQUISA

PALAVRAS - CHAVE

PALAVRAS - CHAVE

PALAVRAS - CHAVE

PROPOSTA

MTODO PARA VALIDAR CIENTFICAMENTE

Estrutura do projeto
Definindo tema e ttulo ( o qu?) Assunto que se deseja estudar Do tema feita a delimitao que deve ser dotada de um sujeito e um objeto ( ttulo) Objetivos (para qu?) Geral: ligado a uma viso global e abrangente do tema. Vincula-se diretamente a prpria significao da tese proposta pelo autor Especficos: apresentam carter mais concreto, tem funo intermediria e instrumental, permitindo atingir o objetivo geral

Verbos adequados! Alguns exemplos


Quando a pesquisa tem como objetivo Conhecer: citar classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar Quando a pesquisa tem como objetivo Compreender: compreender, demonstrar, determinar, diferenciar discutir, interpretar Quando a pesquisa tem como objetivo Aplicar: desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, selecionar, traar Quando a pesquisa tem como objetivo Analisar: comparar, criticar, diferenciar, discriminar, investigar, medir, testar, monitorar Quando a pesquisa tem como objetivo Sintetizar: Compor, documentar, especificar, produzir, propor, reunir, sintetizar Quando a pesquisa tem como objetivo Avaliar: Avaliar, constratar, avaliar, estimar, medir, selecionar

Hipteses

Supostas respostas ao problema Deve ser testvel Serve de guia na pesquisa para verificar sua validade Deve necessariamente: ser conceitualmente clara, especfica, ter referencias empricas (ser verificvel), simples, estar relacionada com as tcnicas disponveis, estar relacionada com uma teoria.

Referencial Terico

"Referencial terico", "Quadro terico", "Marco terico" ou "Reviso de Literatura" um resumo sobre o tema j definido e delimitado, enfatizando conceitos, caractersticas, justificativas de modo compacto com as devidas fontes (autores, ano e pgina). As fontes devero constar da bibliografia do projeto de pesquisa de modo completo, de acordo com normas da ABNT ou da Associao selecionada pelo seu orientador/a.

Estudem!!

You might also like