You are on page 1of 18

MUROS DE ARRIMO:

CONTRAFORTES
Luana Barros Paganini 64981 Matheus Ferreira Carneiro da Silva - 64998 Marlon Fernandes Ramos 61736 Weiner Gustavo Silva Costa 64975 Francisco Murillo Barbosa Silva - 64965

Muros de arrimo:

Muros DE FLEXO COM CONTRAFORTES:


Possuem elementos verticais de maior porte, chamados contrafortes ou gigantes, espaados de alguns metros e destinados a suportar os esforos de flexo pelo engastamento na fundao.

Assim como nos muros de flexo, o equilbrio externo da estrutura conseguido tirando-se proveito do peso prprio do macio arrimado o qual se apoia sobre a sapata corrida ou laje de fundao.
Quando deseja-se construir um muro de flexo de alturas elevadas, o uso de contrafortes surge como uma alternativa interessante. A utilizao destes reduz a espessura do muro, uma vez que o contraforte suporta parte dos esforos da estrutura.

UTILIZAO DE CONTRAFORTES:
O uso de contrafortes indicado quando a altura do muro de flexo for superior a 6 metros, pois em alturas elevadas, o muro de flexo exige uma maior seo transversal e um maior uso de armaduras, o que tornaria a estrutura economicamente invivel.

cortina
Definio: So lajes armadas que podem vir a se apoiar em gigantes, viga de coroamento, na sapata e/ou nas vigas intermedirias. Tipos de cortina: Cortina de espessura constante; Cortina de espessura constante com vigas intermedirias; Cortina de espessura varivel;

Fundaes
Sapata: elevada ao do empuxo deve-se inclinar a sapata do lado da terra: melhora da condio de atrito solo-sapata; adiciona-se viga de ancoragem: transfere parte da carga da sapata para os contrafortes, alm de propiciar o aumento da resistncia passiva do conjunto. Fundao sobre estacas

Posicionamento do contraforte:
Quando deseja-se que os contrafortes resistam aos esforos de trao, deve-se fazer a laje de base interna, ou seja, sob o retroaterro. No caso de laje externa ao retroaterro, os contrafortes trabalham compresso. Esta configurao menos usual, pois acarreta perda de espao til a jusante da estrutura de conteno. Os contrafortes so em geral espaados de cerca de 30 a 60% da altura do muro.

IMPORTNCIA DA DRENAGEM NAS ESTRUTURAS DE CONTENO Evitar o acmulo de guas pluviais infiltradas no
lado da terra, impedindo o aumento do empuxo; necessrio um sistema de filtrao eficiente na rede de drenagem, diminuindo o risco de colmatao ou entupimento.

Etapas de execuo do muro de contraforte


Escavao

Preparo da

base e montagem de formas da base

Montagem das armaduras

Execuo do muro de conteno

Finalizao da drenagem Reaterro

ATENO: Tambm devem ser previstas juntas estruturais, com espaamento mximo de 20m. O fechamento das aberturas deve ser feito com juntas de neoprene ou material similar. O reaterro deve ser executado em camadas com espessuras de 0,20m, compactadas manualmente com cepos ou atravs de equipamento mecnico leve, de forma a evitar danos na estrutura.

DIMENSIONAMENTO

L1

L2

L3

L4

DMF

You might also like