You are on page 1of 19

Aula 2 A inteligncia Humana, o Conhecimento e a Cincia Prof.

Marney Cruz

A inteligncia humana pode ser identificada por 3 nveis de desenvolvimento: o medo, o misticismo e a cincia

O desenvolvimento do conhecimento humano est relacionado com nossa caracterstica e necessidade de viver em grupos e com a comunicao que estabelecemos com os outros.

Teoria: explicao de um conjunto de fenmenos e significaes atravs da utilizao de procedimentos especficos, prprios natureza dos objetos investigados. Conhecimento humano: resultado de uma sntese de um sujeito que conhece o objeto conhecido.

A cincia se faz quando o pesquisador aborda os fenmenos aplicando recursos tcnicos, seguindo um mtodo e apoiando-se em fundamentos epistemolgicos.Antnio Severino, p.100 ,2007. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 2007. 304p.

Cincia refere-se a: Investigao racional ou estudo da natureza, direcionado descoberta da verdade. Tal investigao normalmente metdica, ou de acordo com o mtodo cientfico um processo de avaliar o conhecimento emprico; A Cincia o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operao de leis gerais especialmente obtidas e testadas atravs do mtodo cientfico.

Pura (o desenvolvimento de teorias) versus Aplicada (a aplicao de teorias s necessidades humanas); ou Natural (o estudo do mundo natural) versus Social (o estudo do comportamento humano e da sociedade).

A Cincia precisa se apoiar em pressupostos do conhecimento e para ter validade precisa de consistncia.
Paradigmas epistemolgicos:

(relao sujeito/objeto)

Problema ou lacuna

Explicao

Colocao precisa do problema Procura de conhecimentos Ou instrumentos relevantes Tentativa de soluo

O mtodo cientfico a teoria da investigao e alcana seus objetivos quando cumpre as seguintes etapas:

Satisfatria

Intil

Inveno de Novas idias Obteno de uma soluo

Prova da soluo

satisfatria

Concluso

No satisfatria

Innio de novo ciclo

Mtodo Indutivo: uma construo mental, cientfico, racional que parte das variveis particulares para as ou a geral

MTODOS
Maiutico Dialtico Platnico Peripattico Introspectivo Analgico Sentimental Metafsico Dialtico Positivo Pragmtico Intuitivo Fenomenolgico Falsificabilidade Dedutivo Prxis Histrico Estatstico Tipolgico Estruturalista

AUTORES
Scrates Plato Aristteles Agostinho Toms de Aquino Pascal Kant Hegel Conte James Bergson Husserl Popper Descartes Marx Boas Quetelet Weber Levi-Stauss

Mtodo Dedutivo: Sua construo cientfica parte do raciocnio geral para o particular

O mtodo de Galileu Primeiro terico do mtodo experimental Discordou dos seguidores de Aristteles (essncia ntima das substncias) Considera que o conhecimento da lei que preside os fenmenos, como mtodo das investigaes Suas preocupaes se focavam nas relaes quantitativas e no na qualidade dos fenmenos. Denominam seu mtodo de Induo Experimental, chegando a uma lei geral por intermdio da observao de certo nmero de casos particulares.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

7.

Principais etapas de seu mtodo: Observao Anlise Induo Verificao Generalizao Confirmao Estabelecimento de Leis Gerais

Tambm critica Aristteles Na obra Novum Organum considera que o processo de abstrao e o silogismo aristotlico no propicia um conhecimento completo do universo.

SILOGISMO ARISTOTLICO
Deduo formal que, partindo de duas proposies, denominadas premissas, delas retira uma terceira, nelas logicamente implicada, chamada concluso) O silogismo estruturado do seguinte modo: Todo homem mortal (premissa maior) Scrates homem (premissa menor) Scrates mortal (concluso) Os silogismos seguem algumas regras como: Todo silogismo contm somente 3 termos, maior, mdio e menor; Os termos da concluso no podem ter extenso maior que os termos das premissas; O termo mdio no pode entrar na concluso; O termo mdio deve ser universal ao menos uma vez; De duas premissas negativas, nada se conclui; De duas premissas afirmativas, no pode haver concluso negativa; A concluso segue sempre a premissa mais fraca; De duas premissas particulares, nada se conclui. Os silogismos tambm podem ser derivados em Entimema, Epiquerema, Polissilogismo, Silogismo Expositrio, Silogismo Informe, Sorites, Silogismo Hipottico e Dilema.

MTODO DE BACON Consiste nos seguintes passos

1. 2. 3. 4. 5.

Experimentao Formulao de hipteses Repetio Testagem de hipteses Formulao de generalizao e leis

Mtodo de Descartes Discurso Sobre o Mtodo Afasta-se dos mtodos Indutivos originando o mtodo Dedutivo

Postula 4 regras: 1. Evidncia 2. Anlise 3. Sntese 4. Enumerao

ANLISE: pode ser compreendida como o processo que permite a decomposio do todo em suas partes constitutivas, indo sempre do mais para o menos complexo. SNTESE:Processo que leva reconstituio do todo, previamente decomposto pela anlise.

EMPIRISMO X RACIONALISMO
EMPIRISMO LOCKE BERKELEY HUME STUART MILL

DESCARTES
LEIBINIZ ESPINOZA

Os sentidos A verdade da Natureza

A veracidade de Deus Intuio e Razo

Formulao de leis ou sistemas de leis para descrever, explicar e prever a realidade. Assim a discusso versa sobre o ponto de partida e o caminho a seguir para alcanar o conhecimento.

Mtodo Hipottico Dedutivo

Problemas Hipteses preliminares Fatos adicionais Hiptese Deduo de consequncias Aplicao

Grcia Antiga: dilogo, argumentao que fazia clara distino aos conceitos envolvidos na discusso Herclito de feso (540-480 a.C.): por meio do conflito que tudo se altera

No se pode percorrer duas vezes o mesmo rio e no se pode tocar duas vezes uma substncia mortal no mesmo estado; por causa da impetuosidade e da velocidade da mutao, esta se dispersa e se recolhe, vem e vai.

Parmnides: a essncia do ser imutvel Aristteles: Universal imanente e no transcendente ao indivduo, relao entre a razo e a experincia e o movimento (do vir-aser devir) da potencialidade ao ato ou realidade Montaigne Diderot Hegel Marx

You might also like