You are on page 1of 14

Os problemas na explorao dos recursos do subsolo

Entre os vrios problemas ocorrentes na explorao dos recursos do subsolo, encontrava-se o facto de este sector centrar a sua produo na explorao de minerais energticos (carvo) e minerais metlicos/ferro, alumnio, cobre, zinco e outros). Hoje em dia atravessamos uma fase onde se comprova a ideia generalizada da perda de importncia da indstria extractiva que se dedica a este tipo de minerais (contrariamente indstria que trabalha com os minerais no metlicos, que se encontra em franco crescimento).

Os custos de explorao:
A indstria extractiva portuguesa tem sido caracterizada pelas pequenas unidades industriais, de fraca capacidade econmica. Deste facto tem resultado o atraso tecnolgico e, subsequentemente, o subaproveitamento das jazidas e o encarecimento dos custos de explorao, o que reflecte no decrscimo da competitividade nos mercados externos, cada vez mais agressivos.

O baixo teor dos nossos minrios(excluindo o cobre produzido nas minas de Neves Corvo) e a consequente fraca rendibilidade, tem levado igualmente, na maior parte dos casos, ao abandono das jazidas. A regresso que actualmente se verifica no sector mineiro portugus assenta principalmente na falta de competitividade, uma vez que apresenta custos de produo mais elevados. Estes custos devem-se tecnologia menos avanada e mo-de-obra cada vez mais cara.

A acessibilidade:
Um dos obstculos ao desenvolvimento da indstria extractiva em Portugal prende-se com o facto da maioria das jazidas se localizar no interior, em reas de fraca acessibilidade. Os acessos, especialmente no norte e centro (devido ao relevo mais acidentado), so quase inexistentes.

O facto de algumas jazidas serem total ou parcialmente inacessveis (o que se reflecte no aumento dos custos dos transportes e na subida dos custos de produo) leva a que estas tenham deixado de ser economicamente vantajosas, o que culmina com o seu abandono.

A dependncia externa:
Relativamente ao sector energtico, o nosso pas manifesta uma grande dependncia externa, dependncia essa que podemos considerar a vrios nveis:
*Dependncia das substncias que no produzimos ou que produzimos em quantidades insuficientes; *Dependncia das cotaes destes materiais estipuladas pelo mercado internacional; *Dependncia quase sempre de indstrias e capitais estrangeiros para a realizao da extraco e do tratamento de minrio extrado. Ao nvel da dependncia externa das substncia que no so produzidas ou que se produzem em quantidade insuficiente, pode-se estabelecer uma diviso: entre a dependncia energtica e a dependncia de matrias-primas.

Dependncia energtica:
Portugal possuiu um grande potencial em termos de energias renovveis, porm, continua a importar combustveis fsseis. Assim, em Portugal, a dependncia energtica do exterior extremamente elevada, pois, por exemplo, em 1999, a importao de energia para satisfazer as necessidades de consumo (electricidade, aquecimento, combustveis) foi de cerca de 2/3. O carvo (15,2%) e o petrleo (69,1%) so responsveis por cerca de 85% de toda a energia que consumimos.

Desde o encerramento das minas do Pejo (dedicada ao carvo,

em 1994, que as produes mineiras relacionadas com o sector energtico se encontram quase confinadas produo de urnio que destinadas exportao, pois Portugal no possui centrais nucleares.

Todavia, apesar dos esforos para diversificar as fontes energticas, continua-mos a ter que importar a totalidade do petrleo, carvo e gs natural que consumimos, o que afecta negativamente a balana comercial do nosso pas.
Estas dependncias agravaram-se no s com o aumento do consumo de carvo, a partir da dcada de 80, mas tambm com a introduo do gs natural. No entanto, a introduo deste ltimo recurso permitiu, de uma maneira geral, para a diversificao das fontes energticas, diminuindo a excessiva dependncia em relao ao petrleo e a vulnerabilidade a que lhe est aliada. devido s sucessivas crises econmicas, resultantes dos choques petrolferos e conflitos nas reas produtoras de petrleo, que colocam os pases consumidores e respectivas economias numa situao debilitada.

Portugal na Unio Europeia :


Na Unio Europeia, Portugal dos pases que apresenta uma maior dependncia energtica. Contudo, a Unio Europeia tambm no autosuficiente no que compete a recursos energticos, pelo que a sua dependncia em relao aos combustveis fsseis indentificamente elevada. O pas menos dependente o Reino Unido, devido intensa explorao do petrleo e do gs natural no mar do Norte. A dependncia externa da Holanda tambm no muito elevada, uma vez que o primeiro produtor de gs natural da Europa Ocidental.

Dependncia em matrias-primas:

Outra dependncia tambm muito importante a que est relacionada com as necessidades de obteno de matrias-primas por parte de alguns sectores da indstria transformadora. A maior dependncia externa no sector dos minerais metlicos onde, apesar de sermos produtores de razovel importncia, nomeadamente do cobre, no entanto, uma grande dependncia ao nvel dos outros recursos exgenos, os quais no produzimos ou produzimos em quantidades inferiores s nossas necessidades, como acontece com o minrio de ferro, alumnio, cobalto, crmio, mangans, titnio, zinco, zircnio, entre outros.

A dependncia das importaes para to grande nmero de substncias minerais deve-se ao facto destes produtos serem escassos tanto em quantidade como na sua localizao, no possuindo Portugal recursos suficientemente grandes que permitam a explorao rentvel dos mesmos.

Dependncia do mercado internacional:


As cotaes de algumas destas substncias (minerais energticos e metlicos) so ditadas pelo mercado internacional que pode por vezes decidir a viabilidade de uma mina ou mesmo do sector mineiros). Em Portugal h o exemplo da explorao mineira de (cobre) em Aljustrel, que se encontra suspensa porque o preo do cobre no mercado internacional est to baixo que faz com que a sua explorao no seja rentvel, e que se mantenha a mina fechada espera de que as cotaes deste mercado internacional subam, viabilizando a sua explorao.

Dependncia do capital estrangeiro:


A ltima das dependncia est relacionada ao facto de alguns dos segmentos do sector de explorao dos recursos do subsolo se encontrarem nas mos de empresa completa ou parcialmente formadas por capitais estrangeiros. Este problema que se fica muitas vezes a dever falta de dinamismo do sector econmico extractivo ao nvel nacional, o que na maior parte dos casos aproveito por empresas estrangeiras, que no perdem a oportunidade para se instalarem, quase sempre com sucesso, explorando os nossos recursos e retirando da elevados lucros, que o Pas acaba por ver sair para o estrangeiro.

O impacto Ambiental:
A utilizao de novas tcnicas de extraco e legislao, que impe determinadas regras de cariz ambiental s empresas, tm atenuado os impactos ambientais negativos. Porm, as exploraes mineiras a cu aberto e as pedreiras continuam a reflectir a destruio de reas vastas. Alm disso, os rebentamentos de explosivos, as nuvens de poeiras e as crateras resultantes das exploraes abandonadas que se transformam em lixeiras ou em depsitos de gua colocam em risco a sade fsica e psquica dos trabalhadores e da populao residente nas reas limtrofes.

Em termos ambientais, as consequncias da utilizao destes recursos fazem-se sentir a nvel da poluio atmosfrica. Esta originada no s pela refinao de petrleo e pela produo termoelctrica, mas tambm pela indstria transformadora, transportes, servios e sectores domsticos. O litoral do pas a regio onde a populao ambiental se faz sentir mais vincadamente, uma vez que a que se concentra a procura e a oferta de energia, verificando-se as maiores concentraes demogrficas e ambientais.

You might also like