You are on page 1of 4

Sugesto Minimizar o nmero de diapositivos.

Detalhes Para manter uma mensagem clara e a audincia atenta e interessada, reduza ao mnimo o nmero de diapositivos na apresentao.

Sugestes para criar uma apresentao eficaz


Sugesto Aparea bem cedo e verifique se o equipamento funciona correctamente. Escolha um estilo de tipo de letra que a audincia consiga ler a uma certa distncia.

Incio da Pgina

Sugestes para fazer uma apresentao eficaz

No parta do princpio de que a apresentao funcionar sem problemas noutro computador.

Escolha um tamanho de tipo de letra que a audincia consiga ler a uma certa distncia.

A escolha do estilo do tipo de letra adequado, tal como Helvetica ou Arial, Detalhes ajuda a fazer passar a sua mensagem. Certifique-se letra estreitos, tal como Evite tipos de de que todo o equipamento est ligado e a e evite tipos o Arial Narrow funcionar. de letra com contornos elaborados, tal como o Times. Falhas ao mais informaes sobre Para obternvel do disco, incompatibilidades na verso de tipos de letra do espao como utilizar software, falta detema em disco, falta de memria e outros pr-concebidos na apresentao,factores podem arruinar a apresentao. consulte Tudo sobre temas, Estilos Se o computador onde planeia fazer Rpidos, estilos de clula e estilos de a apresentao no for seu, certifique-se de fundo. que possui espao em disco suficiente A escolha do tamanho do tipo de letra para no ter de recorrer apresentao adequado ajuda a fazer passar a suaa partir de um CD. mensagem. Desactive seguintes medidas indicam Nota As as proteces de ecr e certifiquese de que de um tipo de letra no ecr o tamanhopossui os ficheiros adequados e as verses de software de projectado do computador que noque necessita, incluindo o Microsoft Office PowerPoint. para a audincia no modo de ecr Para assegurar que o modo ficheiros inteiro. Para activar todos osde ecr so includos quando os Ver, para um inteiro, no separadorcopia no grupoCD ou unidade Apresentao, clique em Vistas dede rede e os transporta para a localizao da apresentao, consulte Copiar Apresentaes. uma letra de uma polegada legvel a Umaapresentao para um CD, rede ou unidade de 3 metros. disco local. Uma letra de duas polegadas legvel a 6 metros. Se as letra de trs polegadas legvel Uma resolues no coincidirem, os diapositivos a 9 metros. podem aparecer cortados e podem ocorrer informaes sobre Para obter mais outros problemas de visualizao. como utilizar tipos de letra do tema pr-concebidos na apresentao, no Mantenha a audincia concentrada consulte Tudo sobre temas, Estilos contedo da sua apresentao. Rpidos, estilos de clula e estilos de fundo. podem ser projectadas de forma As cores

Verifique se a resoluo do projector a mesma que a do computador onde a apresentao foi criada. Desactive a proteco do ecr. Verifique todas as cores num ecr de projeco antes de fazer a apresentao real.

Mantenha o texto simples utilizando Pea marcas ou frases curtas.todas as audincia que coloque questes no fim.

Utilize marcas ou acontece no monitor. diferente do que frases curtas e tente reduzir o texto a uma linha; isto , sem moldagem de texto. As perguntas so um a audincia o O seu objectivo que excelente indicador de que a pessoas estiveram atentas no oia asapresentar as informaes eao assunto e aos pormenores da ecr. que as leia a partir do apresentao. Se deixar projectores para o os Alguns as perguntascortam fim da apresentao, poder fazer a sua diapositivos nas margens, pelo que as apresentao sem interrupes. Para frases longas podero ser cortadas. alm disso, as perguntas que se colocam Pode remover artigos como "um" e no incio so frequentemente respondidas nos "o" para ajudar a reduzir o nmero de diapositivos e linha. palavras numacomentrios que se seguem. Utilize grficos para apoiar o seu Quando No estiver a tenha o ponteiro, discurso.no entanto, utilizarateno afaste a sufocar a audincia para nomo do mesmo. Isto impedi-lo- de mover o ponteiro inconscientemente, adicionando demasiados grficos a um o que poder ser diapositivo.uma fonte de distraco. Utilize apenas o texto indispensvel poder Pratique a apresentao de modo a para tornar os elementos do rtulo O texto falar a partir de pontos de destaque. num diagrama ou grfico pista para o deve funcionar como uma compreensveis.no como a mensagem apresentador e completa para a audincia. Escolha um modelo ou tema apelativo e consistente mas que no seja demasiado um determinadopretende Se planear distractivo. No tempo para a que o fundo ouno o ultrapasse. Se no tiver apresentao, o desenho afaste as pessoas da sua mensagem. apenas o um limite de tempo, demore Para mais informaes sobre como pessoas. tempo necessrio para envolver as utilizar temas, consulte Aplicar ou personalizar um tema de documento. Sempre que fizer uma apresentao, Os temaso comportamento da audincia. Se controle definem automaticamente o contraste entrepessoas esto concentradas reparar que as um fundo claro com texto escuro ou um fundo escuro com nos diapositivos, estes podem conter texto claro. dados ou ser confusos ou demasiados Para obter maisalguma forma.sobre as distractivos de informaes Utilize como utilizar adquiridas ao longo de uma informaes temas para definir automaticamente melhorar de presentao para um nvel as contraste visualmente satisfatrio, apresentaes futuras. consulte Tudo sobre temas, Estilos Rpidos, estilos de clula e estilos de fundo. Para obter e manter o respeito da audincia, faa sempre a verificao ortogrfica e gramatical da apresentao.

Utilize elementos grficos para ajudar Evite mover o ponteiro inconscientemente. a transmitir a mensagem.

Torne os rtulos de diagramas e grficos compreensveis. No leia a apresentao.

Utilize fundos de diapositivos subtis e Cinja-se ao tempo previsto. mantenha-os consistentes.

Controle o comportamento da audincia. Utilize um alto contraste entre a cor do fundo e a cor do texto.

Verifique a ortografia e a gramtica.

Como fazer uma boa apresentao em Power Point Publicado por: Eveh em: outubro 1, 2007 Em: Tecnologia Comente! Para isso, os cuidados comeam antes da preparao dos slides. Antes de mais nada, organize suas idias, dividindo tudo o que voc deseja expor em princpio, meio e fim. importante calcular o tempo de apresentao e distribuir os slides dentro desse perodo, para no provocar correria ou muita lentido na tela. Bertoni sugere a regra do 10, 20 e 30: dez slides apresentados durante 20 minutos com fontes no tamanho 30. Voc pode ir alm desses limites mas lembre-se: no exagere. Antes de preparar uma apresentao, organize suas idias. Faa uma anlise do que deseja expor, identificando qual o comeo, o meio e o fim. A quantidade de slides deve ser dividida pelo tempo de apresentao. Assim, voc evita correri ou lentido na tela, criando um bom ritmo com os slides. A fonte escolhida no pode ser nem muito grande, nem muito pequena: o ideal o tamanho 30 Opte por estilos tradicionais, e no pelos extravagantes. Os slides no devem conter textos grandes. Se a idia fosse fazer a platia ler, voc poderia simplesmente mandar as informaes por e-mail. Opte por grficos limpos: eles no devem ser carregados de cores, desenhos, texturas ou outras informaes, que roubam a ateno do pblico. Depois de todo o contedo pronto e organizado, faa uma apresentao teste para algum que no participou da elaborao do contedo. Nunca se esquea de passar o corretor ortogrfico em todos os textos, para evitar constrangimentos na hora da exibio dos slides.

You might also like