You are on page 1of 15

A IMPORTNCIA DO PLANO DE AULA

Uma previso bem-feita do que ser realizado em classe melhora muito o aprendizado dos alunos e aprimora a sua prtica pedaggica
(Mrcio Ferrari)

Reflexes sobre o ato de planejar


FOCO: anlise e construo dos planos de aula ENFATIZA: a gesto do planejamento OBJETIVO COMUM: a melhoria da educao oferecida nas escolas pblicas estaduais PONTO DE PARTIDA: planos PONTO DE CHEGADA: aprendizagem O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGGICO: Mediador desse discurso coletivo que fala de prticas reais.

INTRODUO
PLANOS DAS AULAS O plano de aula tem por medida de tempo a previso por aula. Aula deve ser entendida como a organizao de uma srie de estratgias de ensino-aprendizagem em determinado perodo de tempo. As grades curriculares das escolas so organizadas por aulas. Os professores recebem o seu salrio por aulas atribudas. Os alunos marcam o tempo escolar por aulas. O sinal indica o incio e o trmino de uma aula. Os alunos que no freqentarem 75% do total de horas letivas, em um ano escolar, so reprovados (LDB n 9394/96, Art.24, inciso VI)

A ORGANIZAO DO PLANO DE AULAS DO CADERNO DO PROFESSOR

Plano por Srie/Bimestre/Aula ANLISE DE CASO

1) PLANO POR SRIE/ BIMESTRE

2) PLANO DE AULA (diagnstico/ sondagem)

QUADRO DE CONTEDOS POR Ano/SRIE/BIMESTRE - MATEMTICA - Ensino Fundamental


6

Ano

7 Ano

8 Ano

9 Ano

1 Bim

NMEROS NATURAIS - Mltiplos e divisores. - Nmeros primos. - Operaes bsicas (+, -, x, ). - Introduo s potncias. FRAES - Representao. - Comparao e ordenao. - Operaes (+ , -, x).

SISTEMAS DE NUMERAO NMEROS RACIONAIS NMEROS REAIS - Sistemas de numerao na - Transformao de decimais finitos - Conjuntos numricos. Antiguidade. em frao. - Nmeros irracionais. - O sistema posicional decimal. - Dzimas peridicas e frao geratriz. - Potenciao e radiciao em R. NMEROS NEGATIVOS POTENCIAO - Notao Cientfica. - Representao. - Propriedades para expoentes inteiros. - Operaes (+, -, x, ). - Problemas de contagem. NMEROS RACIONAIS - Representao fracionria e decimal. - Operaes com decimais e fraes (x, ). GEOMETRIA - ngulos. - Polgonos. - Circunferncia. - Simetrias. - Construes geomtricas EXPRESSES ALGBRICAS - Equivalncias e transformaes. - Produtos notveis - Fatorao algbrica. LGEBRA .- Equaes do 2 grau: resoluo e problemas. FUNES - Noes bsicas sobre funo. - A idia de variao. - Construo de tabelas e grficos para representar funes de 1 e 2 graus.

2 Bim

NMEROS DECIMAIS - Representao. - Transformao em frao decimal. - Operaes (+, -). SISTEMAS DE MEDIDA - Medidas de comprimento , massa e capacidade. - Sistema mtrico decimal: mltiplos e sub-mltiplos da unidade. FORMAS GEOMTRICAS - Formas planas. Formas espaciais. PERMETRO E REA - Unidades de medida. - Permetro de uma figura plana. - Clculo de rea por composio e decomposio. - Problemas envolvendo rea e permetro de figuras planas. ESTATSTICA - Leitura e construo de grficos e tabelas. - Mdia aritmtica. - Problemas de contagem.

3 Bim

PROPORCIONALIDADE EQUAES PROPORCIONALIDADE NA GEOMETRIA - Variao de grandezas - Resoluo de equaes de 1 grau. diretamente ou inversamente - O conceito de semelhana. - Sistemas de equaes e resoluo proporcionais. de problemas - Semelhana de tringulos. - Conceito de razo. - Inequaes do 1 grau - Razes trigonomtricas. - Porcentagem. GRFICOS - Razes constantes na geometria: - Coordenadas: localizao de pontos Pi. no plano cartesiano. - Construo de grficos de setores. - Problemas envolvendo probabilidade. LGEBRA - Uso de letras para representar um valor desconhecido. - Conceito de equao. - Resoluo de equaes. - Equaes e problemas. GEOMETRIA - Teorema de Tales. - Teorema de Pitgoras - rea de polgonos. - Volume do prisma. CORPOS REDONDOS - O nmero ; a circunferncia, o crculo e suas partes; rea do crculo. - Volume e rea do cilindro. PROBABILIDADE - Problemas de contagem e introduo probabilidade.

4 Bim

PLANO DE AULA / PROFESSOR


Por mais experiente que o professor seja, ele no dever entrar em classe sem antes planejar a aula. Por mais informal que a elaborao de um plano de aula parea, ele no dispensa estudo, reflexo e ao. Agindo assim, tem-se uma garantia de que as aulas vo ganhar qualidade e eficincia. 1. O que um Plano de Aula. O plano de aula pode ser definido como a previso dos contedos e atividades de uma ou de vrias aulas que compem uma unidade de estudo (semanal/bimestre/anual). 2. Elaborao do Plano de Aula. No existe um padro nico na elaborao de um plano de aula. preciso, no entanto, que um mnimo de coerncia seja percebido na seqncia dos elementos a serem considerados no processo ensino-aprendizagem. Buscando uma forma simples e funcional, apresentaremos os componentes abaixo, como partes integrantes do plano de aula. a) Identificao do contedo. Os contedos neste caso, j so previamente estabelecidos, mediante uma anlise do plano anual/bimestral/semanal. b) Objetivos. Os objetivos apontam para o elemento central do plano. Define aonde se quer chegar, o que deseja ser alcanado. Os objetivos devem ser claros e bem definidos.

d) Estratgia ou Mtodo de Ensino-Aprendizagem. Estratgias ou mtodos so caminhos a serem percorridos pelo professor, visando o alcance dos objetivos estabelecidos. e) Recursos Didticos. Podem ser definidos como os meios que servem para estruturar conceitos necessrios compreenso do que est sendo estudado. Isto , so recursos auxiliares do ensino que facilitam a assimilao da mensagem que se pretende comunicar (TULER, 2003, p. 39). Existe uma grande variedade destes recursos, que vo desde o quadro branco com marcador, at o uso de computadores e projetores de ltima gerao. A previso para o uso dos recursos didticos, precisa estar dentro da realidade e disponibilidade de cada escola e professor. f) Avaliao. (reflexo e tomada de deciso) 3. Referncias Bibliogrficas
GIL, Metodologia do ensino superior. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2007.

PLANO DE AULA /ALUNO


1 PARTE: - Definir o tema e o objetivo. - Estabelecer relao com a aula anterior. 2 PARTE: - Situaes-problema. - Contedo/Explicao. 3 PARTE: - Correo. - Concluso (reflexo :aprofundar ou retomar)

PLANOS DE AULA / OBSERVADO

ESTRUTURA 1 - Definio - Axioma - Postulado

ESTRUTURA 2 - Definio - Exemplo - Fixao

ESTRUTURA 3 - Sondagem - Problematizaro - Reflexo

Estrutura 1: refere-se ao tecnicismo, dcada de 50/60 Estrutura 2: refere-se ao formalismo, dcada de 70 Estrutura 3: refere-se a valorizao do cidado, dcada de 80

O GRANDE DESAFIO EST NA TRANSPOSIO DA LINEARIDADE DO CONTEDO PARA O MTODO EM ESPIRAL.

A PARTE NO GARANTE A APRENDIZAGEM DO TODO

SUGESTO
Colocar na lousa o plano sucinto da aula. - Afixar um quadro de contedo por bimestre/srie na sala da coordenao e outro na sala de aula. Conforme os professores forem ministrando os contedos, eles vo grifando. Dessa maneira, a coordenao e os alunos acompanharo o planejamento anual/bimestral, e consequentemente das aulas.

CONTINUO BUSCANDO, REPROCURANDO. ENSINO PORQUE BUSCO, PORQUE INDAGUEI, PORQUE INDAGO E ME INDAGO. PESQUISO PARA CONHECER O QUE AINDA NO CONHEO E COMUNICAR E ANUNCIAR A NOVIDADE.
PAULO FREIRE

Plano de Ensino: ponto de partida para a aventura pedaggica, onde alunos (as) e professores (as) so os protagonistas principais, num constante discurso dialtico.
Idevilson Bandeira Fernandes

You might also like