You are on page 1of 30

AUDITORIA NA GESTO DE SADE

A Auditoria em Sistemas de Sade compreende trs fases, a saber:

PREVENTIVA OPERACIONAL ANALTICA

PREVENTIVA

Autorizao prvia de procedimentos e internaes; Compatibilizao da autorizao com os direitos do paciente; Encaminhamento do paciente rede credenciada; Ao de cunho administrativo.

OPERACIONAL

Visita durante o perodo de permanncia no hospital; Avaliao da qualidade de servios prestados; Racionalizao de custos; Ao apenas da rea tcnica.

ANALTICA

Anlise das informaes obtidas aps a alta do paciente; Exame crtico dos documentos resultantes do atendimento; Avaliao dos dados de cobrana (tabelas, preos etc); Aes de cunho tcnico e administrativo.

CONTA HOSPITALAR
A Conta Hospitalar o conjunto de documentos padronizados e ordenados, destinados cobrana das despesas havidas com o atendimento durante o tratamento no hospital, devendo conter todos os comprovantes pertinentes.
-

Pode ser de dois tipos: ambulatorial ou de internao

PRONTURIO MDICO

O Pronturio Mdico o registro de todos os dados referentes ao paciente e dos cuidados prestados ao mesmo. Deve ser completo, contendo:

1 .SUMRIO OU NOTA DE INTERNAO


Listagem dos problemas e sua evoluo; Situao atual, justificando a internao; Conduta a ser adotada;

2. PRESCRIO MDICA

Medicao; Dieta; Procedimentos de enfermagem; Exames solicitados;

3. EVOLUO

Interpretao do quadro atual; Medidas adotadas; Relatrio de enfermagem;

4. EXAMES COMPLEMENTARES
Protocolos; Exames de alto custo;

5. FOLHA COM SINAIS VITAIS


Registro com horrios; Outras observaes

6. RELATRIO DE CIRURGIA

Data, horrio do incio e fim; Nomes da equipe; Diagnstico pr e ps; Tipo de anestesia; Descrio do procedimento, material utilizado e intercorrncias eventuais;

7. RELATRIO DE ANESTESIA

Data, horrio do incio e fim; Tcnica usada; Equipamentos; Medicamentos e dosagens; Componentes da equipe;

8. BOLETIM DA SR
Horrios de entrada e sada; Medicao empregada; Controles;

9. RESULTADOS DE EXAMES

Colocao ou colagem de cpias de laudos; Deve constar a solicitao mdica;

10. SUMRIO DA ALTA


Resumo do diagnstico final; Situao no momento da alta; Conduta a seguir.

Os problemas mais significativos identificados na anlise das Contas:

Preenchimento incompleto dos dados de identificao do usurio; Documentos mdicos ilegveis, incompletos e/ou com rasuras; Ausncia do relatrio cirrgico; Ausncia do boletim de anestesia; Falta do boletim de sala cirrgica; Ausncia dos laudos dos exames complementares; Rasuras nos boletins de materiais.

ANLISE DAS CONTAS MDICO-HOSPITALARES

Anlise tcnica e Anlise administrativa.

Na anlise de contas mdico-hospitalares deve ser dedicada ateno especial aos seguintes itens:

Cobrana de atos no realizados; Cobrana de visitas em nmero superior ao tempo de permanncia do paciente; Manipulao da tabela de pagamentos utilizada pelo sistema; Cobrana de procedimentos em pacientes no usurios;

Duplicidade de cobrana de procedimentos ( hosp./coop.); Documentos ilegveis, incompletos ou com rasuras; Discrepncia entre os documentos apresentados ( laudo mdico, boletim cirrgico, boletim anestsico, resultado de exames); Tratamento no compatvel com o quadro clnico apresentado;

Utilizao de exames de forma excessiva ou injustificada; Ausncia de laudos de exames nas contas; Falta dos boletins cirrgico, anestsico ou de sala; Cobrana de materiais e medicamentos em valor acima da mdia de mercado, especialmente os de alto custo e em quantidade a maior;

Utilizao de material/medicamento de forma incompatvel com o quadro clnico; Cobrana de itens j includos em outras taxas; Preenchimento incompleto dos dados de identificao do usurio e falta de assinatura; Mudana de procedimento previsto e incluso no justificada e/ou autorizada; Procedimentos antiticos.

ELABORAO DE TABELAS

1. PACOTES:
Procedimentos em Cardiologia Procedimentos em Urologia (litotripsia) Procedimentos em Endoscopia Digestiva Procedimentos ambulatoriais em Traumatologia; Cirurgia Baritrica;

2. Tabelas de materiais indenizveis 3. Tabelas de servios hospitalares.

ELABORAO DE RELATRIOS DE PAGAMENTOS

Tendo por base as informaes objeto de anlise tcnica e da rea administrativa das atividades de auditoria, so apurados os honorrios a serem pagos, assim como os correspondentes custos administrativos dos procedimentos, sendo elaborados os Relatrios de Pagamentos, enviados Diretoria de Assistncia da entidade.

INFORMAES AOS PRESTADORES DE SERVIOS

Com base no assessoramento da Auditoria do Sistema, os gestores do Sistema de Assistncia Sade podero informar previamente aos prestadores, todos os procedimentos e servios que foram validados no perodo considerado e os respectivos valores que sero creditados

SISTEMATIZAO DOS DADOS


As informaes obtidas aps anlise tcnica e administrativa das ocorrncias, devero ser submetidas a uma sistematizao rigorosa, no sentido de obter planilhas confiveis, que representem a realidade do Sistema em nmeros, tipos e valor. Devero assessorar aos gestores nas tomadas de deciso, podendo tambm ser objeto de anlise, discusso ou negociao com todos os envolvidos na execuo do plano, inclusive prestadores de servio.

RELATRIOS DE OCORRNCIAS
Todas as ocorrncias devero ser objeto de elaborao mensal de relatrios, em regime de competncia, visando controle estatstico do Sistema. Um dos relatrios dever conter, basicamente, dados sobre os usurios dos servios, como nmero de titulares, nmero de dependentes, nmero de pensionistas ( no caso de funcionrios pblicos), idade mdia de cada grupo e do total de usurios

RELATRIOS DE OCORRNCIAS
Outro, dever relacionar as ocorrncias por tipo de procedimento (independente do prestador) e seu custo global e por usurio. Poder ser individualizado por prestador. Os relatrios ainda podero fornecer informaes comparativas com perodos anteriores, com anlise das variaes das ocorrncias, tanto em frequncia como em custo.

RELATRIOS DE OCORRNCIAS
Peridicamente, conforme estabelecido com os gestores do Sistema, sero analisados perodos maiores, com emisso de pareceres tcnicos, recomendaes e cuidados a tomar com a execuo do Sistema de Sade e sua manuteno.

You might also like