You are on page 1of 68

Inaloterapia

Conceito
Administrao de drogas diretamente ao trato respiratrio . O dispositivo inalatrio ideal deve ser porttil, de fcil utilizao, deve administrar doses reprodutveis e acuradas de partculas respirveis (tamanhos entre 1 e 5 milimicras) .

Dispositivos
Nebulizadores. Inaladores dosimetrados pressurizados com propelente (IDP) utilizados com ou sem espaador (pMDI ). Inaladores de p com diferentes dispositivos diskus, diskhaler, turbuhaler, aerolizer, rotahaler (DPIs).

Dispositivos
pMDI tendncia atual: troca de propelentes de clorofluorocarbono para hidrofluoroalcano por maior deposio pulmonar, maior eficcia, ausncia de impacto na camada de oznio. DPIs requerem inalao profunda, fluxo inspiratrio > 60L/min,maiores de 6 anos.

Corticosterides inalatrios
Aes mediadas por ligao aos receptores (GR) no citoplasma. Absoro sistmica pela superfcie pulmonar ou deglutio da droga. Maioria das drogas no metabolizadas durante primeira passagem heptica.

Corticosterides inalatrios

Metabolizados durante primeira passagem pelo fgado: Budesonida(89%), Fluticasona(99%). Aps inalao: 10 a 20% dose deposio pulmonar, maior parte impactase na orofaringe e deglutida.

Corticosterides inalatrios

Reduo de deposio em orofaringe e efeitos locais e sistmicos: espaadores valvulados, limpeza da cavidade oral.

J Pediatr (Rio J). 2006;82(2 Supl):S198-205

J Pediatr (Rio J). 2006;82(2 Supl):S198-205

Ciclesonida

Ativao no pulmo necessita ser clivada por esterases pulmonares especficas para ligar-se aos receptores (GR).Pr-droga.

J. Pneumologia vol.27 no.1 So Paulo Jan./Feb. 2001

H. Universitrio - FMUSP

Comparar uso de aerossol dosimetrado associado a espaador com Fenoterol e Salbutamol na crise de asma aguda em pronto socorro.
Tempo de permanncia, nmero de inalaes e porcentagem de internao: semelhantes.

Aerossol dosimetrado X NBZ na crise aguda de asma - Salbutamol


Nebulizao (600mcg) Aerossol/espaador (200 mcg) 1,82 reais

0,45 reais

0,22 dlares

0,90 dlares

Aerossol dosimetrado X NBZ na crise aguda de asma - Fenoterol


Nebulizao mcg) 0,24 reais (600 Aerossol/espaador (200 mcg) 0,06 reais

0,12 dlares

0,03 dlares

Pronto atendimento de pediatria H. Universitrio USP

Salbutamol - dose 200 mcg X 400 mcg. Menores de 5 anos: dose 400 mcg evitou mais as internaes (50%).Maiores de 5 anos sem diferena significativa.

Oxigenioterapia

Conceito

Consiste na administrao de oxignio numa concentrao de presso superior encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficincia de oxignio ou hipxia.

Consideraes
- O oxignio um gs inodoro, inspido, transparente e ligeiramente mais pesado do que o ar; - Alimenta a combusto; - Necessita de um fluxmetro e um regulador de presso para ser liberado;

Consideraes
- A determinao de gases arteriais o melhor mtodo para averiguar a necessidade e a eficcia da oxigenoterapia; -Podem ou no existir outros sinais de hipxia como a cianose.

Sinais de hipxia

- Sinais respiratrios: Taquipnia, respirao laboriosa (retrao intercostal, batimento de asa do nariz), cianose progressiva; - Sinais cardacos: Taquicardia (precoce), bradicardia, hipotenso e parada cardaca - Sinais neurolgicos: Inquietao, confuso, prostrao, convulso e coma; - Outros: Palidez.

Baqueteamento digital

Cuidados gerais
aspirao das secrees da orofaringe e narinas; sonda orogstrica para esvaziar o contedo gstrico - diminui a compresso do diafragma e evita o risco de aspirao por vmito; posicionamento da criana, colocando um coxim na altura dos ombros, permitindo hiperextenso cervical moderada;

Cuidados gerais
aquecimento do RN e lactente jovem, que pode apresentar cianose pela hipotermia ; infuso de glicose em RN ou crianas com hipoglicemia; verificar se no h desperdcios vazamentos, indicao inadequada, fluxo excessivo.

Tcnicas
O2 deve ser sempre umidificado, aquecido e usado com uma das tcnicas seguintes: Mscara - fluxo de 4 - 5 L/min, atinge FiO2 de 0,60, se bem ajustada ao rosto do paciente. Mscara com reinalao parcial pode atingir at FiO2 de 0,80.

Venturi

Tcnicas

Bolsa de reanimao auto inflvel tipo AMBU - fluxo 2-3 L/min, para RN e lactentes jovens e 4 - 5 L/min, para lactentes e crianas maiores, atinge FiO2 de 0,60. Bolsas com reservatrio podem atingir FiO2 de 1.

Tcnicas

Cnulas ou prongas nasais pequenos tubos introduzidos de 0,5 a 1 cm nas narinas, com FiO2 varivel, dependendo do fluxo e do padro ventilatrio do paciente . O fluxo no deve ultrapassar 5 L/min, porque ocorre irritao da mucosa nasal.

Tcnicas

Cateter nasal - pequena sonda nmero 6,8 ou 10, que colocada na narina da criana at a parte posterior do nariz (medir a distncia entre a base da narina e o canto interno da plpebra), com fluxo entre 0,5 e 1 L/min, para atingir uma concentrao maior que com as cnulas nasais .

Tcnicas
Cateter naso-farngeo - pequena sonda nmero 6, 8 ou 10, que colocada na narina da criana at um pouco acima do palato mole (medir a distncia entre a base da narina at o tragus), com fluxo entre 0,5 e 1 L/min, para atingir uma concentrao superior s cnulas nasais. considerado o modo mais eficaz, com fluxo menor de oxignio.

Tcnicas

Capacete, Halo ou Campnula procedimento mais utilizado em RN e lactentes jovens, podendo ser usado dentro de uma incubadora. O fluxo de Oxignio e Ar Comprimido (usar dois fluxmetros e sistema em Y para o aquecedor) deve ser entre 6 a 8 L/min, dependendo do tamanho do capacete, para evitar hipercapnia.

Tcnicas
FiO2 = n de litros O2 X 1 + n de litros ar X 0,21 n total de litros

Tcnicas

C P A P Nasal - (Presso Positiva Contnua nas Vias Areas ) evita que o alvolo colabe-se na expirao - usar cnula ou prongas nasais com um fluxo da mistura gasosa em torno de 5 - 6 L/min.

Tcnicas

Intubao e Ventilao Mecnica indicadas em quadro de falncia respiratria.

VPM no invasiva

DPOC

Oxigenioterapia a longo prazo


Indicao Absoluta * PaO2 < 55 mmHg ou Saturao < 88% Em presena de Cor-pulmonale * PaO2 55-59 mmHg ou Saturao = 89% * ECG amostrando evidncia de p pulmonale, hematcrito acima de 55%

Oxigenioterapia a longo prazo

Se o paciente rene as condies necessrias para oxigenoterapia durante o descanso utilizar durante o sono e o exerccio se for dosificado adequadamente.

Oxigenioterapia em condies especiais


* PaO2 > 60 mmHg ou Saturao > 90% Em presena de doena pulmonar associada a outros problemas, como apnia do sono com hipxia no corrigida com o uso de CPAP (Presso contnua positiva).

Oxigenioterapia em condies especiais

Se o paciente rene as condies necessrias para oxigenoterapia durante o descanso utilizar durante o sono e durante o exerccio se for dosificado adequadamente.

Oxigenioterapia em condies especiais

Rever necessidade de manuteno de oxigenioterapia a cada 30 a 90 dias.

OBRIGADA!

Referncias bibliogrficas
1. Clark AR. Medical aerosol inhalers: past, present and future. Aerosol Sci Technol 1995;22:374-91. 2. Muers MF. The rational use of nebulizers in clinical practice. Eur Resp Rev 1997;7:189-97. 3. Vilarinho LCS, Mendes CMC, Souza LSF. Inalador dosimetrado com espaador artesanal versus nebulizador no tratamento da crise de sibilncia na criana. J Pediatr (Rio J) 2003;79:403-12. 4. Coates AL, Ho SL. Drug administration by jet nebulization. Pediatr Pulmonol 1998;26:412-23.

You might also like