You are on page 1of 34

SADE PBLICA NO BRASIL

Conferncia Alma-ata 1978 SADE PARA TODOS

Dos 49 milhes de pessoas que morrem por ano no mundo, 11 milhes so nos pases industrializados e 38 milhes nos pases subdesenvolvidos. As doenas infecciosas e parasitrias so responsveis por 34 % das mortes. Nos pases subdesenvolvidos, morrem anualmente 15 milhes de crianas de doenas infecciosas e/ou m nutrio. Desafio: 93% das mortes evitveis ocorrem justamente nos pases subdesenvolvidos.
1

EPIDEMIAS
As epidemias ou doenas epidmicas se caracterizam pelo aparecimento sbito, com uma grande incidncia, em determinada rea, assumindo carter alarmante dentro da populao. Varola, Clera, Dengue, Febre amarela, etc.

PANDEMIA

As pandemias ou doenas pandmicas so doenas contagiosas de carter superalarmante que se alastram rapidamente por todo um pas, por todo um continente ou, at mesmo, por todo o mundo,como:. A gripe espanhola em 1919; A Peste Negra em meados do sc XIV dizimando cerca de 1/3 de toda a populao europia; A gripe asitica;

AIDS

A Pandemia de SIDA/AIDS que vem se instalando no mundo, de forma crescente, desde o incio da ltima dcada, se apresenta como um dos maiores desafios para a dcada em que vivemos. Segundo pesquisa revela: 50% das mulheres com idade entre 20 e 30 anos em Uganda e 20% dos neonatos eram sorologicamente positivos para o HIV naquele pas.

SER QUE FORAM ERRADICADAS? O retorno de antigas doenas uma nova realidade intimamente relacionada ao modelo brasileiro de desenvolvimento. Excluindo grande parte da populao dos servios pblicos e dos bens de consumo, o modelo atual gerador de pobreza e favorece a ao humana desordenada sobre o ambiente propiciando o aparecimento das doenas transmissveis.
5

ANTIBITICOS / VACINAS

Avanos representados pelo desenvolvimento de antibiticos, vacinas e modernas tecnologias de saneamento, trouxeram como resultado o controle ou preveno de diversas doenas infecciosas. Os esforos redobrados levaram eliminao ou drstica reduo da incidncia de doenas como a coqueluche, poliomielite, difteria e varola, como tambm meningite e pneumonia.

SURPRESAS DO FIM DO SCULO XX

Emergncia de novas doenas como a AIDS, hepatite C, Ebola, Vaca louca, , a Gripe do frango, a Sndrome Respiratria Aguda Grave (SARS), entre outras, e reemergncia de doenas que pareciam sob controle, como a dengue, clera, malria, difteria, febre amarela e tuberculose. A crescente resistncia bacteriana aos antibiticos tambm veio se somar s dificuldades para o controle dessas doenas e as aes e ameaas de bioterrorismo complicaram esse quadro ainda mais. Com esse panorama foi preciso uma intensa mobilizao internacional no sentido de estruturar e fortalecer a capacidade dos pases para responder ameaa microbiana.

INVESTIMENTO

Os investimentos pblicos e privados em pesquisa e desenvolvimento na rea de sade no esto direcionados para esse problema e sim para pesquisa dos problemas de sade de 10% da populao mundial, o que causa um profundo desequilbrio por conta dessa disparidade. As doenas infecciosas e parasitrias ainda permanecem hoje como a maior causa mundial de mortalidade afetando os pases em desenvolvimento e os segmentos populacionais mais pobres onde as desigualdades econmicas e sociais so centrais para sua persistncia e disseminao.

Oswaldo Cruz: o saneador do Rio de Janeiro

Quando Oswaldo Cruz assumiu a direo do Departamento Nacional de Sade Pblica, o Brasil era um pas doente. Uma das regies que mais sofria era o Rio de Janeiro. No final do sculo XIX, dizia-se que essa cidade poderia vir a ser o maior emprio da Amrica do Sul se no fosse uma fbrica de molstias. Mdico bacteriologista, Oswaldo Cruz foi responsvel pela erradicao de vrias doenas que assolavam os centros urbanos no sculo XIX e comeo do XX. Duas doenas, em especial, tiravam o sono das autoridades e a vida da populao: a Febre Amarela e a Varola.
9

Febre Amarela

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, chegou ao Brasil no sculo XVII em navios que vinham da frica. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador. Durante o sculo XVIII, no foram relatados casos dessa doena no Brasil. Ela retornou apenas entre 1849 e 1850, na forma de uma grande epidemia, que atingiu quase todo o pas. Uma das cidades mais atacadas foi o Rio de Janeiro.

Esse surto epidmico obrigou o Imprio a tomar providncias que podem ser consideradas de sade pblica. O governo, por meio de um decreto, tentou limpar as cidades purificando o ar. Mas, mesmo assim, a febre amarela continuou a atacar. No se imaginava que a causa da doena era um mosquito. Depois de 1850, ela se tornou endmica no Rio de Janeiro.
10

Febre Amarela

O nmero de vtimas aumentou assustadoramente. Entre 1880 e 1889, foram registrados 9.376 casos. A soluo para a febre amarela surgiu apenas no final do sculo XIX. At essa poca, as teorias sobre a doena eram inmeras. No Brasil, acreditava-se que o clima, o solo e os ares poderiam ser propcios ao seu surgimento; por isso a idia de limpar o ar. Foi em Cuba que um cientista descobriu que a febre amarela era transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Oswaldo Cruz j tinha conhecimento do trabalho desenvolvido em Cuba e, quando iniciou sua luta para acabar com a febre amarela na cidade do Rio de Janeiro, recebeu amplo apoio do presidente Rodrigues Alves, que havia perdido um dos filhos por causa dessa doena
11

Mosquito

O mosquito Aedes aegypti.

12

VAROLA

A varola, uma das doenas mais antigas de que se tem notcia. Causada por um vrus, o Orthopoxvirus variolae, tirou muitas vidas ao longo da histria. chegou ao Brasil com os colonizadores e os navios que vinham da frica. Datam de 1563, por ocasio de uma epidemia que ocorreu na cidade de Salvador e seus arredores. Sua presena marcou importantes perodos, como na Idade Mdia e as pessoas morriam em virtude das altas febres, dores e fatiga ou poderiam ficar cegas, com profundas cicatrizes pelo corpo, especialmente no rosto. Fez muitas vtimas no Brasil. Durante o Perodo Colonial, a doena periodicamente atacava vilas e alastrava-se pelas fazendas. Foi apenas no sculo XVIII que se vislumbrou o que seria a soluo para impedir o avano da varola. As pistas dadas pelos prprios doentes as que conseguiam sobreviver ficavam imunes molstia, ou seja, no a contraam novamente. Imunizao. Essa era a chave que a varola oferecia em meio aos seus flagelos para se evitarem tantas mortes.

13

As epidemias no Brasil

Stefan No Brasil, o retorno da dengue pegou todo mundo de surpresa, embora fosse um episdio relativamente previsvel. No sculo XX, a industrializao e conseqente aumento do lixo industrial, o significativo crescimento populacional, a urbanizao descontrolada favoreceram o aparecimento dos reservatrios de mosquitos. Bastou o vrus da dengue chegar que tudo estava pronto para sua proliferao e a doena reapareceu.
As campanhas procuram alertar as pessoas para que no deixem acumular gua em latas, garrafas, pneus ou qualquer outro recipiente nos arredores das residncias. E tem mais: alguns vrus foram descobertos em nossa flora. Nosso pas possui um nicho ecolgico no invadido pelo homem que, por certo, deve albergar vrus ainda no conhecidos. Na dcada de 1990, apareceu em Araatuba, no Estado de So Paulo, um vrus novo que acometia as vacas e passava para as pessoas que as ordenhavam.
14

Principais epidemias da atualidade

. Para a maioria delas h preveno e tratamento, mas a desigualdade social inviabiliza seu controle e erradicao. Se me perguntassem, ento, quais so as piores epidemias, eu responderia que so as que grassam nos pases pobres especialmente no continente africano. A malria, doena para qual h preveno e tratamento se precocemente diagnosticada, mata um milho de crianas por ano na frica. A tuberculose mata mais um milho. Oitocentas mil morrem de sarampo, que tem vacina.
15

NDICES ALARMANTES Para a maioria delas h preveno e tratamento, mas a desigualdade social inviabiliza seu controle e erradicao. Se me perguntassem, ento, quais so as piores epidemias, eu responderia: A tuberculose mata mais um milho. Oitocentas mil morrem de sarampo, que tem vacina. Se somarmos a essas mortes as causadas por AIDS e diarria, esses nmeros sobem para quase cinco milhes de crianas mortas anualmente, vtimas de epidemias que poderiam ter sido prevenidas ou controladas.

16

Medidas de controle e preveno

Drauzio De modo geral, que comportamento humano ajudaria a controlar as epidemias ou, pelo menos, evitaria que elas se disseminassem to depressa? Stefan No sculo XIX, os rgos responsveis pela poltica de saneamento bsico dividiam as cidades em bairros para estabelecer um programa de ao. Acontece que, hoje, o planeta uma grande cidade e os continentes viraram bairros. As doenas esto globalizadas. preciso criar um sistema de sade tambm globalizado. Um dos principais problemas que os pases industrializados enfrentam no momento a importao da malria que entra pelos aeroportos nos Estados Unidos, Inglaterra e Frana com os indivduos que chegam da frica onde no h uma poltica de controle e preveno da doena.

17

Outro cuidado importante diz respeito s alteraes impostas ao meio ambiente que favorecem a volta das epidemias. Os cientistas acreditam que o El Nio seja um fenmeno mais intenso agora por causa do efeito estufa. O aquecimento da gua do mar favorece a proliferao dos mosquitos responsveis pelas epidemias de clera, malria e dengue. O desmatamento outra causa de certas enfermidades. A doena de Chagas, por exemplo, chegou Amaznia. A derrubada da mata propiciou a construo de um tipo de casa ideal para o barbeiro, besouro transmissor dessa doena.

18

Descoberta e surpresas

A descoberta dos antibiticos criou a iluso de que as doenas contagiosas seriam controladas depois de um certo tempo. Imaginvamos que as epidemias iriam desaparecendo gradativamente e chegaria o dia em que a humanidade estaria livre desse mal para sempre. Quanto engano! Apesar dos grandes avanos tecnolgicos e cientficos que marcaram o sculo XX, um olhar para o passado e para o panorama que o futuro promete, infelizmente comprova que no s foi impossvel acabar com muitas dessas doenas, como tambm surgiram epidemias novas capazes de se alastrarem pelo mundo globalizado.
19

PESTE NEGRA

Peste negra a designao por que ficou conhecida, durante a Idade Mdia, a peste bubnica. Pandemia que assolou a Europa durante o sculo XIV e dizimou entre 25 e 75 milhes de pessoas, sendo que alguns pesquisadores acreditam que o nmero mais prximo da realidade de 75 milhes, um tero da populao da poca.
20

A TRANSMISSO DA PESTE NRGRA A doena causada pela bactria Yersinia pestis[4], transmitida ao ser humano atravs das pulgas dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores. A peste bubnica uma doena primariamente de roedores: (ratos, ratazanas, coelhos, marmotas, esquilos). Espalha-se entre eles por contacto direto ou pelas pulgas, e -lhes frequentemente fatal. A peste nos humanos uma tpica zoonose, causada pelo contacto com roedores infectados. As pulgas dos roedores recolhem a bactria do sangue dos animais infectados, e quando estes morrem, procuram novos hspedes. Entretanto a bactria multiplica-se no intestino da pulga. Ces, gatos e seres humanos podem ser infectados, quando a pulga liberta bactrias na pele da vtima. A Y. pestis entra ento na linfa atravs de feridas ou microabrases na pele, como a da picada da pulga.
21

A peste bubnica uma doena primariamente de roedores: (ratos, ratazanas, coelhos, marmotas, esquilos). Espalha-se entre eles por contacto direto ou pelas pulgas, e -lhes frequentemente fatal. A peste nos humanos uma tpica zoonose, causada pelo contacto com roedores infectados. As pulgas dos roedores recolhem a bactria do sangue dos animais infectados, e quando estes morrem, procuram novos hspedes. Entretanto a bactria multiplica-se no intestino da pulga. Ces, gatos e seres humanos podem ser infectados, quando a pulga liberta bactrias na pele da vtima. A Y. pestis entra ento na linfa atravs de feridas ou 22 microabrases na pele, como a da picada da pulga.

EPIDEMIOLOGIA

A peste foi uma epidemia extremamente mortfera na Europa, China, Mdio Oriente, sia e frica durante vrias pocas, principalmente durante a baixa Idade Mdia. A ltima epidemia significativa ocorreu no fim do sculo XIX, na China e ndia, mas ainda hoje se registram casos em vrios pases, principalmente naqueles em que h populaes de roedores selvagens infectados. H cerca de 2000 casos por ano em todo o mundo, nas regies em que h roedores infectados.

23

Progresso da doena e sintomas A bactria entra por pequenas quebras invisveis da integridade da pele. Da espalha-se para os gnglios linfticos, onde se multiplica. Aps no mximo sete dias, em 90% dos casos surge febre alta, mal estar e os bubos, que so protuberncias azuladas na pele. So na verdade apenas gnglios linfticos hemorrgicos e inchados devido infeco. A cor azul-esverdeada advm da degenerao da hemoglobina. O surgimento dos bubos corresponde a uma taxa mdia de sobrevivncia que pode ser to baixa como 25% se no for tratada. As bactrias invadem ento a corrente sangunea, onde se multiplicam causando peste septicmica.
24

sintomas

A peste septicmica caracteriza-se pelas hemorragias em vrios orgos. As hemorragias para a pele formam manchas escuras, de onde vem o nome de peste negra. Do sangue podem invadir qualquer orgo, sendo comum a infeco do pulmo. A peste pneumnica pode ser um desenvolvimento da peste bubnica ou uma inalao directa de gotas infecciosas expelidas por outro doente. H tosse com expectorao sanguinolenta e purulenta altamente infecciosa. A peste inalada tem menor perodo de incubao (2-3 dias) e logo de incio pulmonar, sem bubos. Aps surgimento dos sintomas pulmonares a peste no tratada mortal em 100% dos casos. Mesmo se tratada com antibiticos, excepto se na fase inicial, a peste tem ainda uma mortalidade de 15%.
25

Preveno

Fato de "proteo" usado pelos mdicos durante a Idade Mdia quando visitavam doentes vtimas da Peste Bubnica Evitar o contacto com roedores e erradic-los das reas de habitao a nica proteo eficaz. O vinagre foi utilizado na Idade Mdia, j que as pulgas e as ratazanas evitam o seu cheiro.
26

TRATAMENTO

Os antibiticos revolucionaram o tratamento da peste, tornando-a de agente da morte quase certa em doena facilmente controlvel. So eficazes. Notificao : A peste uma doena de Notificao Compulsria internacional e deve ser comunicada imediatamente, pela via mais rpida, s autoridades sanitrias. A investigao obrigatria.
27

Sistema de proteo

Fato de "proteco" usado pelos mdicos durante a Idade Mdia quando visitavam doentes vtimas da Peste Bubnica

28

ESPCIE TRANSMISSORA

Rattus rattus, a espcie de ratazana responsvel pela disseminao da peste durante a Idade Mdia
29

DUAS FORMAS DA DOENA H duas formas de peste: a peste bubnica, que afeta os gnglios linfticos e a peste pneumnica, uma das molstias mais infecciosas e mortais conhecidas pelo ser humano e que atinge os pulmes. Transmitia-se com facilidade, j que podia ser difundida pela tosse e pelos espirros. Ambas as formas coexistiram.
A epidemia cruzava as fronteiras com facilidade, no s entre diferentes pases, mas tambm entre animais e seres humanos. No h dvidas sobre o dramtico impacto da peste em 1348-1349. Muitos observadores contemporneos mostraram-se impressionados ante a devastao humana causada pela doena. Posteriormente, calculou-se que, nas reas mais afetadas da Europa, mais da metade da populao pereceu.
30

Doena de rico x doena de pobre

E, como em tudo no Brasil, a desigualdade marca registrada tambm no que se refere sade. Se por um lado alguns sofrem de doenas relacionadas ao desenvolvimento, outros sofrem por doenas que j foram consideradas at mesmo erradicadas, como a dengue e a clera. Um relatrio da Organizao Mundial da Sade (OMS), lanado no incio do ms de julho, aponta o perigo do ressurgimento desses tipos de enfermidade nos pases em desenvolvimento, incluindo o Brasil, e ressalta que a falta de vontade poltica e polticas de sade mal-empregadas so os viles dessa histria. Outro relatrio, elaborado pela Unicef, mostra que, em 28,8% dos lares brasileiros, o abastecimento de gua feito de maneira inadequada e alerta para o descaso com o saneamento bsico.
31

ESQUISTOSSOMOSE

Outra doena comum em locais sem saneamento bsico, a esquistossomose. Hoje h oito milhes de brasileiros infectados. O tratamento, feito com uma dose nica de um combinado de quatro comprimidos, custa menos de R$ 3. "Quando se voltam muitos esforos para o combate a uma epidemia, como a dengue, se esquece de combater outras e isso um perigo enorme", alerta o sanitarista Carlyle Guerra de Macedo.
32

Doena de Chagas

A doena de Chagas tambm uma mancha. Transmitida por um inseto, conhecido como barbeiro, fez 950 vtimas, em 1996.

33

REFLEXO

O Pas hoje sustenta a vergonhosa posio de ser o responsvel por 80% dos casos de hansenase das Amricas. Entre 1988 e 1995, o nmero de infectados cresceu 62%. Em 1995, 138 mil ficaram doentes. O problema do sarampo ainda mais gritante. Em 1996, foram registrados 3,6 mil casos da doena, prevenvel com uma vacina. O esforo de vacinao, porm, foi deixado de lado no comeo da dcada de 90. Em 1996, o Brasil tinha 3,6 mil casos. Mas, em 1997, 26 mil pessoas ficaram doentes. A tuberculose tambm no pra de crescer. Em 1992, houve 85 mil casos e trs anos depois havia 90 mil infectados.
34

You might also like