You are on page 1of 54

DST

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS

SFILIS

SFILIS
O que Sfilis?
uma doena infecciosa causada por uma bactria chamada Treponema Pallidum, que evolui de forma crnica e ataca todo o organismo. De acordo com algumas caractersticas de sua evoluo a sfilis divide-se em Primria, Secundria, Latente, Tardia e Congnita.

SFILIS

Primaria: so feridas que no di: no pnis, vagina, nus. Secundaria: 4 a 8 semanas (dois meses) depois, manchas pelo corpo parecidas com alergia.

Latente: dois anos depois, leses no corao, crebro, fgado e ossos.


Tardia: alguns desses sintomas desaparecem mesmo sem tratamento, um perodo sem manifestao de feridas na pele, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. Congnita: quando transmitida da me para o feto.

SFILIS

Primaria: so feridas que no di: no pnis, vagina, nus.

SFILIS

Secundaria: 4 a 8 semanas (dois meses) depois, manchas pelo corpo parecidas com alergia.

SFILIS

Latente: dois anos depois, leses no corao, crebro, fgado e ossos.

SFILIS

Tardia: alguns desses sintomas desaparecem mesmo sem tratamento, um perodo sem manifestao de feridas na pele, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso.

SFILIS

Congnita: quando transmitida da me para o feto.

SFILIS
Conseqncias?
Pode prejudicar a pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso

Como se adquire?
- ato sexual - beijo - via placentria - transfuso de sangue - acidente direto

SFILIS
Como se tratar?
Medicamentos (antibiticos). Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente.

Preveno?
- o uso da camisinha

SFILIS

CLAMDIA

CLAMDIA
O que Clamdia?
Clamdia uma doena sexualmente transmissvel (DST) muito comum causada por uma bactria chamada Chlamydia trachomatis. Ela afeta os rgos genitais, mais especificamente a uretra; s pra acertar

CLAMDIA
Transmisso
De uma pessoa para outra por contato pessoal direto como atravs das relaes sexuais (e no pelo contato casual como um aperto de mo) De me para filho com a passagem da criana pelo canal de parto. A clamdia pode causar pneumonia ou infeces oculares graves em um recm-nascido. Ele tambm pode ser passada para o olho ao por a mo ou outra parte do corpo umedecido com secrees infectadas

CLAMDIA
No homem, os sintomas so:
Pequena quantidade de secreo transparente na ponta do pnis Dor ao urinar. Queimao e coceira ao redor da abertura do pnis. Dor e inchao ao redor dos testculos, embora no seja comum.

CLAMDIA
Na mulher, os sintomas so:
Sangramento entre os ciclos menstruais. Dor durante o ato sexual. Secrees vaginais. Dor abdominal. Febre.

CLAMDIA
Tratamento
Clamdia tem cura e tratada com antibiticos, mais especificamente o azitromicina ou doxiciclina. Em geral, uma ou duas semanas de tratamento so suficientes para curar a infeco em 95% dos casos. importante que no s o infectado, mas o seu cnjuge tambm seja tratado.

Transmisso Relao sexual

CLAMDIA
Prevenes
Pessoas com clamdia devem abster-se de relaes sexuais at que elas e seus parceiros tenham completado o tratamento, caso contrrio, re-infeco possvel.

GONORRIA

GONORRIA
O que Gonorria?
Doena infecto-contagiosa que se caracteriza pela presena de abundante secreo purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente precedido por coceira na uretra e ardncia miccional.

GONORRIA
Transmisso
Relao sexual. O risco de transmisso superior a 90%, isto , ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se de cerca de 90%. O fato de no haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), no afeta a transmissibilidade da doena.

GONORRIA
Complicaes/Consequncias
Abrto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Doena Inflamatria Plvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectpica. Septicemia, Infeco ocular (ver foto abaixo) , Pneumonia e Otite mdia do recm-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infeco por clamdia, uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina

GONORRIA
Diagnstico Exame das secrees coradas pelo Gram e/ou cultura do mesmo material.
Tratamento Antibiticos. Preveno Camisinha; Higiene Ps-Coito.

HERPES GENITAL

HERPES GENITAL
Conceito:

infeco recorrente (vem, melhora e volta) leses genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) em 4-5 dias sofrem eroso (ferida) aleatrio (no tem prazo certo)

A pessoa pode estar contaminada pelo virus e no apresentar ou nunca ter apresentado sintomas e, mesmo assim, transmit-lo a(ao)
parceira(o) numa relao sexual.

HERPES GENITAL
Complicaes/Consequncias:
Abrto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Infeces peri e neonatais. Vulvite. Vaginite. Cervicite. Ulceraes genitais. Proctite. Complicaes neurolgicas etc. .

HERPES GENITAL
Transmisso: Frequentemente pela relao sexual. Da me doente para o recm-

nascido na hora do parto.

HERPES GENITAL
Diagnstico: O diagnstico essencialmente clnico (anamnese e exame fsico). A cultura e a bipsia so raramente utilizados.

Tratamento:

No existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doena. O tratamento tem por objetivo diminuir as manifestaes da doena ou
aumentar o intervalo entre as crises.

HERPES GENITAL
Preveno: No est provado que a camisinha diminua a transmissibilidade da doena. Higienizao genital antes e aps o relacionamento sexual recomendvel. Escolha do(a) parceiro(a)

AIDS

AIDS
O que AIDS?
uma doena que se manifesta aps a infeco do organismo humano Pelo vrus da imunodeficincia humana, mais conhecido como HIV; Esse vrus ataca as clulas de defesa do organismo.

AIDS
dividida em duas Fases:
A fase aguda - (aps 1 a 4 semanas da exposio e contaminao) da infeco manifesta-se em geral como um quadro gripal (febre, mal estar e dores no corpo) que pode estar acompanhada de manchas vermelhas pelo corpo e adenopatia (ngua) generalizada (em diferentes locais do organismo). A fase aguda dura - Em geral, de 1 a 2 semanas e pode ser confundida com outras viroses (gripe, mononucleose etc) bem como pode tambm passar desapercebida.

AIDS
Transmisso:
Relao sexual sem camisinha Contato direto com sangue infectado Transmisso de me para o filho na gravidez,parto e amamentao.

AIDS
A Aids tem tratamento?
Existem drogas que inibem a replicao do HIV,que devem ser usadas Associadas, mas ainda no se pode fala em cura daAIDS.

AIDS
Preveno:
Sexo seguro e uso de camisinha. Na transmisso pelo sangue recomenda-se cuidado no manejo de sangue (uso de seringas descartveis, exigir que todo sangue a ser transfundido seja previamente testado para a presena do HIV, uso de luvas quando estiver manipulando feridas ou lquidos potencialmente contaminados).

Lembre-se: que para colocar a camisinha o pnis deve estar ereto (duro). A camisinha masculina deve ser colocada antes de ter qualquer contato do pnis com a vagina, o nus ou a boca. Essa a embalagem da camisinha masculina, antes de abr-la importante estar ligado (prestar ateno), em trs detalhes:

A camisinha possui lado certo para desenrolar, para saber qual o correto, basta tentar desenrolar, se no der ou for muito complicado, vire a pontinha para o outro lado.

Depois de retir-la da embalagem, olhar o lado certo, aperte a pontinha (o reservatrio), dando uma leve torcidinha para evitar que fique com ar, porque esta pontinha o lugar onde deve ficar o esperma(gozo) e, se ficar com ar, ela pode estourar com mais facilidade.

Ainda segurando a ponta apertada, deve-se ir desenrolando a camisinha sobre o pnis at chegar base. Se no for desenrolada at a base pode ser que durante a relao sexual ela saia do pnis e perca a proteo.

Depois de desenrolar at a base, evite ficar passando a mo, pois, isto pode retirar o lubrificante da camisinha, possibilitando que a camisinha estoure com mais facilidade.

A camisinha deve ficar desta forma no pnis.

Agora est tudo pronto para se ter uma relao sexual protegida.

Imediatamente aps ejacular (gozar), segurando a camisinha pela base, o homem deve tirar o pnis do/a parceiro/a para evitar que ela fique l dentro. Em seguida, ele deve retirar a camisinha do pnis evitando o contato com o/a parceiro/a. Agora s dar um n, embrulhar em papel higinico e jogar no lixo, pois jogar na privada pode entupir e na rua falta de educao e higiene!!!

A camisinha feminina deve ser usada em todas as relaes sexuais, antes de ter qualquer contato da vagina com o pnis ou a boca, mesmo durante a menstruao, e pode ser colocada at oito horas antes
da relao sexual Segurando com os dedos, o anel que fica dentro da camisinha feminina deve ficar em forma de 8.

Em uma posio em que a mulher se sinta confortvel, ela deve introduzir o anel.

A mulher deve ajeitar a camisinha, introduzindo o dedo dentro dela, para verificar se ela no est torcida, o que pode dificultar a entrada do pnis.

O anel de fora da camisinha deve cobrir ento a entrada da vagina e a vulva (parte externa do genital da mulher). O homem poder ento introduzir o pnis na vagina, tomando cuidado para que este entre por dentro da camisinha.

Aps o homem ejacular, ele deve tirar o pnis de dentro da mulher e a camisinha feminina deve ser retirada imediatamente. Para retirar s dar uma leve torcida na camisinha para evitar que o esperma vaze. Agora s embrulhar em papel higinico e jogar no lixo, pois jogar na privada pode entupir e na rua falta de educao e higiene!!!

You might also like