You are on page 1of 24

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

ALINHANDO TI A ESTRATGIA DE NEGCIO. UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PANAMERICANA DE PORTO ALEGRE


Aluno: Rafael Soto Nogueira Professor Orientador: Leticia Silva Garcia

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um processo de alinhamento estratgico de T.I junto ao negcio, representado pela Escola Panamericana de Porto Alegre.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Conhecer as estratgias da empresa para implementar um PDTI satisfatrio e de acordo; Conhecer os principais recursos tecnolgicos e suas aplicaes em um ambiente escolar; Rever o papel da T.I e do gestor de T.I dentro da empresa; Estudar quais os processos (do fluxo da informao) que sero automatizados; Desenvolver e aplicar o PDTI; Analisar comparativamente o cenrio atual com um simulado, baseando-se em um planejamento de T.I e no cenrio igual ao de quatro anos atrs; Analisar comparativamente os resultados do PDTI proposto para os prximos trs anos com o cenrio anterior a implantao do PDTI.

Introduo

PLANEJAMENTO ESTRATGICO EMPRESARIAL


Segundo

OLIVEIRA(2002): o alcance de resultados, atravs de um processo continuo e sistemtico de antecipar mudanas futuras, tirando vantagem das oportunidades que surgem, trabalhando possveis ameaas, examinando os pontos fortes e fracos da organizao, estabelecendo e corrigindo cursos de ao de longo prazo.

Introduo

PLANEJAMENTO ESTRATGICO DE SISTEMAS DE INFORMAO E TECNOLOGIA


Parte

integrante do Planejamento Estratgico Empresarial; Enfoque gerencial; Visa a um horizonte de planejamento de 3 a 5 anos.

Problema

Falta de Alinhamento Estratgico


A

falta de habilidade das organizaes em obter retornos satisfatrios dos investimentos feitos em TI se deve, em parte, falta de alinhamento entre as estratgias de negcio e as de TI; Investimentos realizados em tecnologia que no adicionam valor estratgia da organizao.

Problema

Falta de Planejamento de TI
Software

que no atende s necessidades da

empresa; Usurios insatisfeitos; Estrutura fsica no suporta a carga de processamento necessria; Usurios incapacitados; Instalaes inadequadas.

Soluo Implantada

Estudo Emprico; Caso de uso: Escola Panamericana de Porto Alegre Foi recriado o cenrio de 4 anos atrs onde foram revistos:
Misso

e Estratgias; Infra-estrutura existente; Polticas Organizacionais e Administrativas; Maturidade da Gesto de TI.

Soluo Implantada

Foi aplicado a esse cenrio um PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informao)


Plano

de Informao; Plano de Sistemas; Plano de Tecnologia; Plano de Organizao e Recursos Humanos; Plano de Capacitao; Plano de Reviso.

Soluo Implantada

Foram coletados alguns resultados


Observao
Entrevistas; Medies.

Direta;

Foi feito uma comparao com o cenrio atual; Motivado pelos resultados e na nova situao da empresa foi proposto um novo PDTI para os prximos trs anos.

Soluo Implantada (cronograma PDTI)


Atividades 2010/1
7 Integrar os Sistemas do negcio com os sistemas de apoio administrativo Instalar framework para administrao e acompanhamento de atividades educacionais 8

2010/2
9 10 11 12 1 2

2011/1
3 4 5 6 7 8

2011/2
9 10 11 12 1 2

2012/1
3 4 5 6 7 8

2012/2
9 10 11 12 1 2

2013/1
3 4 5 6

Atualizar Intranet Criar e-mail para alunos da 6 srie em diante Aperfeioar as Polticas de Segurana para uso dos recursos de tecnologia Aquisio de 30 computadores para os laboratrios

Atualizao dos computadores das salas de aula

Aquisio de novo servidor de aplicao Aquisio e instalao de trs novos Nobreaks Aquisio de novo servidor de dados Aquisio de servidor de impresso com software de gerenciamento Instalao de quadro interativo, projetor e som Estabilizar rede eltrica da escola Contratao segundo provedor de Internet Aquisio de Access Point Wireless Troca dos monitores para LCD Instalao de Central Telefnica Digital Contratao de um integrador de tecnologia em sala de aula Plano de Capacitao Plano de Reviso

Soluo Implantada

Dentro do cronograma proposto esto sendo aplicados o Plano de Capacitao e alguns outros projetos pontuais:
Atualizao

da Intranet da escola; Criao de e-mails para os alunos da 5 srie em diante; Criao de polticas para uso dos e-mails dos alunos; Instalao de projetor interativo nas salas de aula;

Cenrio de Validao

Mtricas
Grau de Satisfao Usurios; Tempo para realizao de determinadas tarefas ; Como esto sendo utilizados os recursos disponveis; Nveis de desperdcios; Mapeamento da infra-estrutura existente/necessria; Capacitao metodolgica e tecnolgica da equipe; Crescimento da demanda por TI; Melhoria da comunicao; Motivao dos alunos; Produtividade dos professores.

Alguns resultados alcanados

Plano de Capacitao
Alinhamento do investimento nos projetores com a capacitao; Curso Online; Grupos de Estudos (dois encontros mensais de 55 minutos); Aumento200 300% na utilizao dessa tecnologia. de

180 160 140 120 100 80 60 40 antes depois 60 180

Alguns resultados alcanados

Nova Intranet
Melhoria

comunicao interna; Nova verso (mais segura e com mais recursos); Possibilidade de efetuar chamados tcnicos e de manuteno; Acesso ao webmail; Layout mais atrativo e moderno; www.panamerican.com.br/intranet2

Alguns resultados alcanados

CRIAO DAS CONTAS DE E-MAIL PARA OS ALUNOS


Utilizao

do Google Apps; Possibilidade de cadastro em Fruns, Wikis, Web Blogs; glogster.com, prezi.com e wikispaces.com; Comunicao entre escola e alunos:
Recados,

calendrios de provas, dicas sobre o assunto em estudo, sugestes de leitura extra ou mesmo curiosidades diversas (mas relevantes educacionalmente);

Reduo

do uso de pape.

Alguns resultados alcanados

ATUALIZAO DAS POLTICAS DE SEGURANA


Criao

Polticas de Segurana para uso do E-

mail; Disseminado aos pais e alunos; No ocorreram casos de infrao at o momento.

Alguns resultados alcanados

INSTALAO PROJETORES INTERATIVOS


Instalao

de 10 projetores Interativos modelo Epson Brightlink 450 WI; Marketing; Melhoria qualidade do ensino;
Integrao,

participao e colaborao; Interesse e envolvimento; Gerncia da sala de aula; Avaliao de alunos; Preparao das aulas.

Contribuies Acadmicas

Contribui para a discusso do tema alinhamento estratgico de TI, auxiliando na sua compreenso; Referencial Terico ajuda a entender o papel da TI nas organizaes; Entender que o alinhamento estratgico de TI a resposta para muitos questionamentos no quesito Tecnologia da Informao; Existncia de percepes comuns entre as reas do negcio e de TI;

Contribuies Gerenciais

Mostrar que alinhamento estratgico de TI ainda pouco compreendido e praticado pelas empresas brasileiras; Estimular outras instituies do ramo educacional a implantar o alinhamento estratgico TI; Ajudar as organizaes a identificar se os executivos do negcio e de TI esto com suas percepes semelhantes ou divergentes.

Limitaes da Pesquisa

Estudo de caso nico; As caractersticas especficas da instituio pesquisada; Reduzida estrutura organizacional da instituio; Respostas dadas pelos entrevistados so baseadas em percepes.

Estudos Futuros

Outros estudos de caso deveriam ser conduzidos em outras organizaes para determinar se as experincias apontadas nessa pesquisa so de fato reproduzidas em outras organizaes; Avaliar o nvel de maturidade do processo de alinhamento estratgico da TI, se utilizando do modelo de Luftman.

Consideraes Finais

Importncia da integrao entre o PDTI e o Planejamento Estratgico da organizao; Planejamento da TI integrado ao negcio; TI pode criar oportunidades estratgicas para uma empresa; As percepes dos executivos da empresa e de TI devem convergir.

Consideraes Finais

Quanto mais tempo e mais elevado for o nvel de alinhamento estratgico de TI, melhor ser o uso estratgico da TI; A natureza dos negcios, o tamanho da organizao e a sua cultura organizacional influenciam as percepes dos executivos.

Referncias Bibliogrficas
FOINA, PAULO ROGRIO. Tecnologia de Informao: Planejamento e Gesto. So Paulo: Atlas, 2006 2. Ed. FERNANDES, AGUINALDO ARAGON; ABREU, VLADIMIR FERRAZ. Implantando a Governana de TI: da Estratgia Gesto dos Processos e Servios. Editora Brasport, 2006 1 Ed. MAGALHES, IVAN LUIZIO; PINHEIRO, WALFRIDO BRITO. Gerenciamento de Servios de TI na Prtica: Uma abordagem com base na ITIL. So Paulo: Editora Novatec, 2007 1 Ed. OLIVEIRA, DJALMA DE PINHO REBOUAS DE. Planejamento estratgico: conceitos metodologia e prticas. 14 Ed. revista. So Paulo: Atlas, 1999. OLIVEIRA, DJALMA DE PINHO REBOUAS DE. Excelncia na administrao estratgica: a competitividade para administrar o futuro das empresas. So Paulo: Atlas, 1993. ALBERTIN, A. E ALBERTIN, R. Tecnologia De Informao E Desempenho Empresarial. So Paulo: Atlas, 2005. MANCINI NETO, PAULO. Implantao do Planejamento Estratgico de Sistemas de Informao. Belo Horizonte: Editora Arte, 2004. LUFTMAN, J. Managing The Information Technology Resource. Upper Saddle River, NJ: Pearson, 2004. FURLAN, JOS DAVI. Como elaborar e implementar planejamento estratgico de sistemas de informao. So Paulo: Makron Books do Brasil Editora, 1991. ITIL. Planning to implement service management. London: ITIL Books, 2002.

You might also like