You are on page 1of 33

Avaliao de Impacto Ambiental: Diretrizes e Mtodos

Arlindo Philippi Jr.


Engenheiro civil e Sanitarista, Faculdade de Sade Pblica da USP

Ivan Carlos Maglio


Engenheiro Civil, Secretaria Municipal de Planejamento Urbano da PMSP

O PROCESSO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL

O Processo de Avaliao de Impacto Ambiental AIA foi introduzido mundialmente no final da dcada de 1960, sendo gradativamente adotado pelos pases, ampliando as preocupaes mundiais existentes com a questo ambiental, com a introduo do conceito de impacto ambiental na avaliao dos projetos de desenvolvimento.

Como um instrumento de poltica e gesto ambiental de projetos de empreendimentos, o processo de Avaliao de Impacto Ambiental caracteriza-se por procedimentos capazes de assegurar, desde o incio do processo de planejamento, que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de uma proposta e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao pblico e aos responsveis pela tomada de deciso, e por eles considerados (Moreira IVD 1997).

No Brasil, a Avaliao de Impacto Ambiental, como um instrumento de gesto ambiental, foi introduzida por meio da Lei Federal n.6938 de 31 de agosto de 1981 e sua regulamentao em nvel nacional deu-se a partir da Resoluo 001/86 do CONAMA, que estabeleceu as definies, os critrios bsicos e as diretrizes para a sua introduo no pas, formalizando o Estudo de Impacto Ambiental EIA e o respectivo Relatrio de Impacto Ambiental RIMA , como condicionantes para o licenciamento ambiental de empreendimentos causadores de impactos ao meio ambiente.

Outro aspecto importante, decorrente da adoo do conceito de impacto ambiental, foi a gerao, a partir dele, de outros instrumentos de gesto ambiental, tais como as auditorias ambientais, o monitoramento ambiental e a percepo da necessidade da Avaliao de Impacto Ambiental ser aplicada na escala dos planos e das polticas setoriais. Para tanto, vem sendo mundialmente introduzido o conceito mais abrangente de Avaliao Ambiental Estratgica AAE (Maglio 2000). O termo Avaliao Ambiental Estratgica descreve um processo sistemtico de comunicao das consideraes ambientais e consequncias das propostas referentes a polticas, planos e programas. A AAE tem por objetivo integrar os fatores ambientais e a sustentabilidade no desenrolar do desenvolvimento dos processos de deciso sobre as polticas pblicas (Jacobs e Sadler 1988; Sadler 1996).

PROCESSO DE AVALIAO AMBIENTAL NO BRASIL

Processo de Avaliao Ambiental (adaptado de Sanchez 1998).

A Avaliao de Impacto Ambiental deve ser realizada na fase de planejamento de uma determinada atividade ou empreendimento. Dessa forma, a avaliao ambiental apresenta os seguintes objetivos: Subsidiar a deciso quanto escolha da melhor entre as possveis alternativas de um projeto, incluindo a hiptese de sua no-execuo; Gerenciar, do ponto de vista ambiental, as aes do projeto em todas as suas fases; Auxiliar o processo decisrio de como viabilizar o uso de recursos naturais e econmicos e promover o desenvolvimento sustentvel.

A Avaliao de Impactos envolve procedimentos tcnico-cientficos e tambm procedimentos administrativos, polticos e institucionais.

CONCEITOS BSICOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL

SISTEMA AMBIENTAL
Um sistema ambiental inclui todos os processos e as interaes que compem o ambiente, os fatores fsicos e biticos e os fatores de natureza socioeconmica, poltica e institucional (Moreira 1991). Para efeito de anlise ambiental, o sistema ambiental pode ser fragmentado em subsistemas, setores e subsetores, considerando seus elementos e componentes, bem como os processos integrados de interao.

Leopold et al. (1971) desenvolveram um mtodo para ser aplicado em estudos de avaliao de impacto ambiental, relacionando quatro subsistemas:
Caractersticas Fsicas e Qumicas; (Terra, gua, ar) Condies Biolgicas; (Flora e fauna)

Fatores Culturais; ( Usos do solo, qualidade de vida, entre outros)


Relaes Ecolgicas. (Cadeias alimentares, vetores de doenas, etc)

Um outro modelo, utilizado no Roteiro Metodolgico para o Planejamento de APAS reas de Proteo Ambiental (IBAMA 1999), estabelece a seguinte estrutura de anlise do sistema ambiental:
Componentes dos meios bitico, abitico e cultural; Componentes socioeconmicos; Componentes polticos, jurdicos, institucionais e organizao social.

Os modelos anteriormente apresentados so referenciais para a seleo dos componentes e fatores a serem utilizados para a anlise de um determinado sistema ambiental, objeto de alguma interveno humana.

DIAGNSTICO DO SISTEMA AMBIENTAL

A anlise do sistema ambiental deve contribuir para a elaborao do Diagnstico Ambiental, o qual tem como objetivo conhecer o grau de qualidade ambiental do ambiente. O Diagnstico Ambiental , portanto, construdo a partir da avaliao dos componentes e fatores ambientais que o compem.

QUALIDADE AMBIENTAL

A qualidade do ambiente refere-se ao resultado dos processos dinmicos e interativos dos componentes fsicos, biticos, sociais e econmicos do sistema ambiental. Define-se, portanto, qualidade do ambiente como o estado do meio ambiente em uma determinada rea ou regio, como percebido objetivamente em funo da medio de qualidade de alguns de seus componentes e, mesmo subjetivamente, em relao a determinados atributos, como a beleza da paisagem, o conforto, o bem-estar.

O CONCEITO DE IMPACTO AMBIENTAL


Segundo a Resoluo CONAMA 001/86, o conceito apresentado com a seguinte formulao: Qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: (I) A sade, a segurana e o bemestar da populao; (II) econmicas; As atividades sociais e

(III) A biota;
estticas dos e

(IV) As condies sanitrias do meio ambiente; (V) ambientais. A qualidade

recursos

ATRIBUTOS DO IMPACTO AMBIENTAL


Para analisar os Impactos Ambientais de Projeto, so definidos atributos que permitem aferir e avaliar cada um dos equipamentos potenciais identificados na anlise do projeto e de sua interao com o sistema ambiental onde est localizado. So eles: Magnitude; Importncia; Caractersticas de valor;(Pos. ou Neg.) Caractersticas de ordem; (1, 2 e 3) Caractersticas de localizao espacial; Caractersticas temporais ou dinmicas; Reversibilidade do impacto ambiental; Propriedades cumulativas ou sinrgicas; Distribuio dos impactos.

DIRETRIZES GERAIS E PRINCIPAIS TAREFAS DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA

PRINCIPAIS TAREFAS DO EIA


O contedo do estudo de impacto ambiental deve apresentar as seguintes diretrizes segundo o art. 5 da Resoluo CONAMA 001/86:
Contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao do projeto confrontando-as com a hiptese de sua no-execuo; Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais; Definir os limites da rea geogrfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada rea de influncia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrogrfica na qual se localiza; Considerar os planos e programas governamentais e em implantao na rea de influncia do projeto, bem como sua compatibilidade.

A ANLISE DO PROJETO
A identificao das aes potencialmente geradoras de impactos, do planejamento, da implantao e da operao do projeto pela equipe multidisciplinar encarregada da elaborao do EIA um dos aspectos mais relevantes da anlise do projeto. O reconhecimento e a seleo dessas aes devem ser realizados a partir da anlise do projeto por todos os participantes de equipe tcnica do EIA. Portanto, precisam ser identificadas, reconhecendo-se: As aes que ocorrero nas diferentes fases do projeto planejamento / implantao da obra / operao; As caractersticas de durao de cada uma das aes e as relaes com as demais; As caractersticas do mtodo construtivo utilizado em todas as fases da execuo do projeto.

DELIMITAO DAS REAS DE INFLUNCIA DOS IMPACTOS OS LIMITES DE UM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

A rea de influncia dos impactos ambientais de um determinado projeto definida como o territrio onde incidiro os impactos diretos e indiretos resultantes das aes da sua realizao, de acordo com sua alternativa local. A seleo da rea de influncia depender basicamente da identificao dos fatores ambientais a serem afetados pelo projeto. Esses fatores podem ser: fsicos ou biticos e antrpicos ou socioeconmicos.

COMPATIBILIDADE DAS INTERVENES COM OS PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS E COM A LEGISLAO AMBIENTAL
A elaborao deste item do EIA remete pesquisa e anlise dos planos e programas governamentais existentes na rea de influncia do projeto, em todos os nveis de governo, visando avaliar a consistncia do projeto em relao s polticas pblicas de desenvolvimento.

Na fase de concluses finais de um EIA, a ausncia de referncias para a compatibilidade com polticas de desenvolvimento acaba por trazer, para a deciso final sobre o EIA e para as condies da viabilidade ambiental do projeto, a responsabilidade da equipe tcnica no comando, bem como do rgo ambiental que o analisa, de fornecer diretrizes para polticas ainda inexistentes institucionalmente.

DIAGNSTICO AMBIENTAL DA REA DE INFLUNCIA

No EIA, o diagnstico ambiental tem como finalidade o conhecimento do grau de qualidade dos componentes ambientais do sistema ambiental de suas interaes dinmicas na rea de influncia do projeto, de modo a caracterizar a situao de qualidade ambiental dessa rea antes de sua implantao. Os resultados do diagnstico serviro de referncia para a anlise dos impactos potenciais do projeto e para o prognstico da qualidade ambiental da rea, na hiptese da implantao e operao do projeto.

QUESTES OBSERVADAS NA ELABORAO DO DIAGNSTICO AMBIENTAL

Dificuldades na seleo dos fatores ambientais mais relevantes a serem considerados; Indisponibilidade dos dados e das informaes e dificuldades de acesso a mapeamentos temticos referentes aos componentes e fatores ambientais; Inexistncia de estudos de processos ecolgicos especficos e de interaes que definem a dinmica dos sistemas ambientais na rea de influncia; Seleo inadequada dos parmetros e indicadores que devero ser acompanhados nos programas de monitoramento dos impactos; Entre outros...

A ANLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Consiste na identificao e na caracterizao dos impactos ambientais que sero objeto de medio e pesquisa detalhada.

IDENTIFICAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

No EIA, a identificao dos impactos ambientais baseia-se na constatao das alteraes de causa e efeito entre as aes desenvolvidas na execuo de uma atividade e o sistema ambiental fechado. Entre os mtodos mais utilizados para a identificao de impactos utilizam-se as matrizes de interao e as listagens de controle.

MEDIO E PREVISO DA MAGNITUDE DOS IMPACTOS

A magnitude de um impacto pode ser expressa em termos quantitativos, por meio de valores numricos que representam a alterao a ser produzida pela ao em um determinado parmetro ou fator ambiental, ou em termos qualitativos e analticos que expressem a provvel variao da qualidade a ser observada no fator afetado. Para que a previso e a medio dos impactos ocorra com acurcia e preciso necessrio a utilizao de abordagens cientficas, mtodos para a quantificao das perturbaes e tcnicas de pesquisa das cincias sociais.

AVALIAO DOS IMPACTOS

Consiste em estabelecer o grau de importncia de cada um dos impactos em relao aos fatores ambientais afetados.

ELABORAO DE MEDIDAS MITIGADORAS


As medidas mitigadoras so aquelas a corrigir ou compensar impactos negativos, ou reduzir sua magnitude, ou ainda potencializar impactos positivos. Essas medidas podem ser de diversas modalidades, tais como: Desenvolvimento de aes alternativas de projeto menos impactantes; Medidas de controle preventivo ou corretivo dos processos de degradao ou de poluio; Medidas compensatrias; Medidas potencializadoras.

O PROGRAMA DE MONITORAMENTO E SUPERVISO DOS IMPACTOS

concebido a partir do diagnstico ambiental da rea de influncia e da anlise dos impactos, visando acompanhar realizao de todas as etapas do projeto, comparando-se os impactos que efetivamente ocorrerem com o resultado das previses.

O PROGNSTICO DA QUALIDADE AMBIENTAL

Destina-se a demonstrar as diferentes situaes resultantes da aplicao das alternativas consideradas, comparando-as com a hiptese de sua no-realizao.
Os resultados de prognstico devem permitir a comparao dos impactos ambientais das alternativas do projeto e a recomendao daquela mais favorvel proteo dos recursos ambientais, inclusive o da sua norealizao.

O RIMA

O Relatrio de Impactos ao Meio Ambiente (RIMA) o documento destinado comunicao dos resultados do EIA e representa o meio formal de divulgar o projeto a ser implantado, as alteraes significativas que poder provocar, bem como suas vantagens e desvantagens.
O RIMA deve ser suficientemente claro e capaz de traduzir a linguagem tcnica cientfica, utilizada no EIA, em outras formas de comunicao facilmente assimilveis.

O RIMA

You might also like