You are on page 1of 15

Devido carncia de uma legislao que tratasse de forma especfica a questo da execuo penal no Brasil, no ano de 1983 aprovado

do o projeto de lei elaborado pelo Ministro da Justia Ibrahim Abi Hackel, o qual se converteu na Lei n 7.210 de 11 de Julho de 1984, a atual e vigente Lei de Execuo Penal.

A execuo penal tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou da deciso criminal e proporcionar condies para que ocorra a harmnica integrao social do condenado e do internado (art. 1 da Lei de Execuo Penal). A execuo penal predominantemente jurisdicional. condenado pela Justia Eleitoral ou Militar.

Os condenados sero classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualizao da execuo penal (Princpio da personalidade da pena).

Comisso de Classificao (lei 10.792/03)


Assistncia: Material, sade, jurdica, educacional, social e religiosa. A assistncia estende-se ao Egresso.

O RDD possui as seguintes caractersticas: Durao mxima de trezentos e sessenta dias, sem prejuzo de repetio da sano por nova falta grave de mesma espcie, at o limite de um sexto da pena aplicada; recolhimento em cela individual; visitas semanais de duas pessoas, sem contar as crianas, com durao de duas horas; o preso ter direito sada da cela por 2 horas dirias para banho de sol.

A instaurao de competncia da autoridade administrativa e ser motivada, podendo ser decretado o isolamento preventivo do interno, pelo prazo de 10 dias. O tempo de isolamento ou incluso preventiva no regime disciplinar diferenciado ser computado no perodo de cumprimento da sano disciplinar.

Os rgos da execuo penal so: O Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, o Juzo da execuo, o Ministrio Pblica, O Conselho Penitencirio, os Departamentos Penitencirios, o Patronato, o Conselho da Comunidade e Defensoria Pblica.

Os estabelecimentos penais destinam-se ao condenado, ao submetido medida de segurana, ao preso provisrio e ao egresso. Sendo que o maior de sessenta anos e a mulher sero recolhidos a estabelecimento prprio e adequado sua condio pessoal. Penitenciria, Colnia Agrcola ou Industrial, Casa do Albergado, Centro de Observao, Hospital de Custdia e Tratamento Psiquiatrico, cadeia Pblica.

Fechado, Semi-Aberto, Aberto. Progresso de Regime, Regresso de Regime

Autorizaes de Sada, Remio, Livramento Condicional Penas Restritivas de Direito

A medida de segurana no deixa de ser uma sano penal e, visa precipuamente preveno, no sentido de preservar a sociedade da ao de delinquentes temveis e de recuper-los. No basta a periculosidade, presumida pela inimputabilidade. Necessrio e imprescindvel que, na condio de sujeito ativo, tenha a pessoa cometido um fato tpico punvel.

A medida de segurana executada, em princpio, por tempo indeterminado, fixado apenas o prazo mnimo, perdurando enquanto no for averiguada, mediante percia mdica, a cessao da periculosidade. Realizada a percia e comprovada a cesso da periculosidade, o Juiz determinar a suspenso da medida de segurana.

CONCEITO Questo incidental aquela que surge no processo, cai sobre ele, ocasionando alteraes no caminho procedimental. Quando, no curso da execuo da pena privativa de liberdade, sobrevier doena mental ou perturbao da sade mental, o Juiz, de ofcio, poder determinar a substituio da pena por medida de segurana.

Os incidentes de execuo compreendem as converses, o excesso ou desvio de execuo, a anistia e o indulto. A converso distingue-se da transferncia do condenado de um regime para outro. H excesso quando ocorre violao de direito do sentenciado e desvio quando ela se afasta dos parmetros legais estabelecidos.

Anistia: Medida de interesse coletivo, em regra inspirada por motivos polticos; ); Indulto: Ato de clemncia do Poder Pblico de competncia exclusiva do Presidente da Repblica em favor de um ru condenado.

Os procedimentos que sero objetos de anlise do Juiz esto elencados na lei de execuo, que somente poder deferir ou indeferir os pedidos dos advogados e dos defensores pblicos. Ser competente para execuo penal o Juiz indicado na lei de organizao judiciria local e, na sua ausncia, o da sentena condenatria, salvo cumprimento da pena em local diverso da condenao.

Art. 198: defesa ao integrante dos rgos da execuo penal, e ao servidor, a divulgao de ocorrncia que perturbe a segurana e a disciplina dos estabelecimentos, bem como exponha o preso inconveniente notoriedade, durante o cumprimento da pena.

You might also like