You are on page 1of 24

ANTIFNGICOS E ANTIPARASITRIOS

ANTIFNGICOS

Superficiais Unhas; peles; couro cabeludo

Sistmicas Tecidos e Orgos

FRMACOS ANTIFNGICOS

ANFOTERICINA B
Macrildio anfotrico isolado Streptomyces nodosus

Mecanismo de Ao
liga-se ao ergosterol na membrana celular do fungo alterando a sua permeabilidade. A perda de pequenas molculas, principalmente potssio causa a morte da clula fngica.

ANFOTERICINA EXERCE AO SELETIVA AOS FUNGOS E ALGUNS PROTOZORIOS LIGAO AO ERGOSTEROL (PARTE LIPDICA DA MEMBRANA DOS FUNGOS) Farmacocintica
Administrado preferencialmente por via IV ou intra-tecal (meningite fngica). Apresenta extensa ligao s protenas plasmticas e tecidos, com um t de cerca de 15 dias. As formulaes lipdicas (disperso coloidal, grnulos lipossmicos de 0.53.5 m, complexo lipdico) apresentam pouca toxicidade renal ou neurolgica, leve ou rara hepatotoxicidade

NISTATINA
Uso em infeco de pele e do trato gastrintestinal Mecanismo de ao igual a anfotericina.

GRISEOFULVINA
Isolada de Penicillium griseofulvum em 1939 utilizada em 1957 para tratamento de dermatomicoses Atividade antifngica fungisttico para dermatfitos: Microsporum, Epidermophyton, e Trichophyton Mecanismo de ao interfere na sntese do DNA

FLUCITOSINA
Mecanismo de Ao penetra na clula fngica por uma citosina permease

* desaminada a 5-fluorouracil (5- FU) pela citosina Desaminase


A 5 FU - POTENTE INIBIDOR DA TIMIDILATO SINTETASE, ASSIM INIBINDO A SINTESE DO DNA

TERBINAFINA
Mecanismo de ao: Inibe a sntese de ergosterol (esqualeno-2,3-epoxidase ) Ao antifngica onicomicose Tem amplo espectro de atividade incluindo fungos filamentosos, dimrficos, dematiceos, dermatfitos e algumas leveduras. Inicialmente desenvolvida para micoses superficiais, terbinafina vem sendo empregada no tratamento de infeces profundas, em monoterapia ou, mais frequentemente, em associao com outros antifngicos.

AZIS
Amplo espectro de atividade

Imidazis - cetoconazol, miconazol


Triazis - Itraconazol Fluconazol, voriconazol

Mecanismo de Ao
Bloqueia a sntese dos lipdeos fngicos (esterol 14--demetilase), especialmente o ergosterol, alterando a permeabilidade da membrana das clulas fngicas. Interferindo na ao enzimtica associada membrana. 2- Inibi a transformao das clulas da levedura candida em hifas (forma invasiva e patognica do fungo)

EFEITOS DESEJADOS
Resposta a tratamento indicada por diminuio de febre, melhora do estado geral, negativao de exames direitos e culturas, reduo dos ttulos de anticorpos, normalizao do hemograma, reduo radiolgica de infiltrados pulmonares, melhoras de leses superficiais visveis ou palpveis. Em diversas micoses profundas, os sinais de melhora podem demorar 10 dias ou mais, e por vezes, a simples no-piora pode ser considerada como sinal de resposta a tratamento.

ANTIPROTOZORIOS

Doenas Relacionadas e Tratamento

AMEBASE
O tratamento orienta-se pela presena da ameba em tecidos ou luz intestinais. No primeiro caso, h doena ativa (disenteria, abcesso, ameboma). No segundo, os indivduos so portadores assintomticos. Metronidazol a primeira escolha para casos de doena ativa. Tinidazol alternativa equivalente. Tetraciclina e cloroquina associadas so apontadas como alternativas para disenteria, e somente cloroquina recomendada para abcessos hepticos. Secnidazol mostrou-se eficaz em dose nica para a erradicao do parasita.

MALRIA
a parasitose de maior importncia global, sendo causada principalmente por Plasmodium falciparum. O ciclo sexuado dos protozorios se d no intestino do mosquito transmissor, que infecta o homem durante a picada, transferindo-lhe esporozotos presentes na saliva. O ciclo assexuado ocorre no fgado e sangue. . Fenmenos obstrusivos vasculares podem levar a insuficincia renal, isquemia cerebral e de outros rgos.

Tratamento de malria feito com cloroquina, sempre que o Plasmodium seja a ela sensvel. Amodiaquina mostrou-se eficaz, mesmo em presena de resistncia a cloroquina, mas a incidncia de hepatotoxidade e agranulocitose levou a seu abandono em muitos pases, incluindo o Brasil.

PNEUMOCITOSE
A pneumonia intersticial uma das infeces oportunistas mais comuns em pacientes imunodeprimido. O tratamento de primeira linha feito com a associao sulfametoxazol + trimetoprima. Diversos medicamentos foram comparados com a associao, tendo demonstrado, no mximo, eficcia similar: pentamidina injetvel, clindamicina com primaquina, trimetrexato associado a sulfa, dapsona e trimetoprima, atovaquona. Pentamidina por aerossol menos eficaz. Clotrimoxazol tem formulaes oral e parenteral e incidncia de efeitos adversos previsvel. Os corticoides esto indicados por pelo menos 72 horas nos casos moderados e graves.

TRICOMONASE
Doena sexualmente transmissvel que na mulher, se manifesta com corrimento vaginal, disria e dispareunia, entre outras manifestaes. O homem apresenta-se geralmente assimtomtico ou tem sintomas que se confundem com os determinados por outras causas de uretrite. De qualquer forma, o homem tambm deve ser tratado para evitar reinfeco da parceira. O frmaco de escolha o metronidazol. Vrios congneres, como tinidazol e ornidazol, detm eficcia similar. Preconizam-se inmeros tratamentos locais, como acidificao da vagina por meio de duchas com vinagre e instilao de lactobacilos.

GIARDASE
a causa comum de diarreia endmica ao redor do mundo, sendo tambm responsvel por surtos de diarreia devidos a contaminao alimentar. Pode ainda ser achado casual em indivduos assintomticos ou determinar quadros de diarreia crnica, com sndrome de m absoro e diminuio de peso. O tratamento de escolha metronidazol. Secnidazol em dose nica mostrou eficcia similar ao metronidazol em doses repetidas. Furazolidona alternativa escolhida para crianas pelo comodidade da apresentao lquida, mas a taxa de sucesso menor. A preveno passa pelos cuidados com fontes de gua.

TOXOPLASMOSE
frequentemente assintomtica no adulto imunocompetente, mas pode manifestar-se por, febre e eritema nas palmas das mos e solas dos ps. Nos imunodeprimidos, pode ocasionar graves quadros de meningoencefalite, sendo a causa mais frequente de encefalite focal em pacientes sidticos. Se no tratada, frequentemente fatal. A infeco do feto, especialmente no primeiro trimestre, pode induzir sndrome clssica, composta por hidrocefalia e ictercia.

Associao de sulfadiazina com primetamina constitui o tratamento padro, acompanhada de cido folnico. Cerca de 80% dos pacientes que toleram a associao tm evoluo favorvel. Associao de primetamina com clindamicina mostrou-se igualmente efetiva. Afirma-se que o tratamento de toxoplasmose durante a gestao reduz em 60% a chance de infeco do feto. Espiramicina preferentemente recomendada no primeiro trimestre, pois no ultrapassa eficazmente a placenta.

LEISHMANIOSE
Comprometimento mucocutneo pode variar desde pequenas lceras isoladas at acentuado acometimento da mucosa nasofarngea. O tratamento padro inclui compostos de antimnio pentavalente, mas resistncia est se tornando comum.

DOENA DE CHAGAS
A doena usualmente manifesta-se por comprometimento crnico de alguns rgos , especialmente corao, esfago e clon. O controle de vetores a abordagem mais eficaz para prevenir a infeco de novos pacientes. O tratamento medicamentoso no produz resultados marcantes. Nifurtimox mostra-se eficaz na fase aguda, reduzindo intensidade e durao de sintomas. Seu uso dificultado pelos efeitos adversos. Benznidazol alternativa de eficcia similar e melhor tolerabilidade.

CRIPTOSPORIDIOSE
responsvel por quadros intermitentes de diarreia de intensidadevarivel. Pode causar infeces em outros stios, como colecistite, hepatite, pancreatite e pneumonias. Em torno de 95 frmacos, incluindo praticamente todos os antiparasitrios, antibacterianos e antivirais, h relato de possvel eficcia de nitozoxanida.

ANTI-HELMNTICOS
Muitos indivduos podem ser completamente assintomticos, constatando-se a parasitose em exame parasitolgico de fezes ou pela eliminao do verme. Nos sintomticos, as manifestaes clnicas variam amplamente. Perturbaes gastrintestinais e anemia so mais comuns. Prurido anal e sintomas pulmonares decorrentes do ciclo pulmonar so exemplos de manifestaes. Melhoria das condies de higiene medida preventiva eficaz, pois a maioria das infeces ocorre por ingesto de alimentos contaminados com fezes de animais ou humanos. Alguns parasitas penetram atravs da pele pelos ps, o que pode ser evitado por saneamento bsico e uso de calados. Tratamento medicamentoso eficaz em todas as helmintases.

Tratamento: A escolha de frmacos anti-helmnticos determinada por eficcia, segurana, comodidade posolgica e atividade em mltiplas parasitoses. Esta ltima condio propicia tratamento nico de infeces mistas e familiarizao do pessoal de sade com seu uso. Mebendazol classicamente o representante que apresenta essa caracterstica. eficaz (ndice de cura parasitolgica a 90%) em grande nmero de helmintases e tem mnimos efeitos adversos, pois no praticamente absorvido. Somente seu esquema de administrao no o ideal, pois precisa ser administrado repetidamente. Assim, o albendazol tem sido considerado de primeira escolha para algumas helmintases intestinais. Mesmo sendo mal tolerado, tiabendazol ainda utilizado em estrongiloidase. Praziquantel a primeira escolha em esquistossomose e hidatidose.

You might also like