You are on page 1of 15

Existencial- Humanista

Historia da Psicologia

O que Existencial-Humanista? A psicologia Humanista surgiu nas dcadas de 1940 e 1950 durante a segunda guerra mundial.

O existencialismo caracteriza-se primeiramente pela afirmao de que a existncia precede essncia. At o sculo XIX, o pensamento predominante era intelectualista.
Pensamento filosfico existencial procede das meditaes de Kierkegaard, mas Heidegger, Sartre, Jaspers, Nietzsche, Buber so tambm nomes importantes na expresso da convico de que a realidade ltima somente pode ser encontrada na existncia individual e concreta. Hegel faz uma tentativa de compreender o mundo racionalmente. o homem a categoria central da existncia na expresso de Kierkegaard. Apresenta-se as bases e os aspectos mais relevantes da existencial-humanista.

Introduo

Breve Resumo sobre a Existencial Humanista Sua influencia na Psicologia Existencial Humanista no Brasil Principais tericos

Sorem Kierkegaard
Kierkegaard escreve a partir de sua experincia pessoal. Seu pensamento baseia-se em sua cultura incomum e nos complexos sentimentais profundos. Atravs de si e de seus problemas ele procura encontrar uma explicao para a sua existncia. Mas no bastava para Kierkegaard analisar o contedo da conscincia para se encontrar a uma filosofia da existncia. Tem-se, tambm, que ter idias. E entre as idias, tem que se estabelecer uma dialtica. E atravs desta dialtica que ele percebe os estgios da existncia: estgio esttico, estgio moral e estgio religioso.

Estgio Esttico: estgio bsico na realidade humana em que os valores estticos so originrios do romantismo e contemporneos.
Estgio Moral ou tico: marcado essencialmente por uma vida coerente e regida por normas morais.

Estgio Religioso: Visto que o casamento no a nica soluo, um homem pode escolher responder ao chamamento religioso, alcanando um estgio superior de um marido mais perfeito. ele acha que os outros dois no podem existir sem o religioso que , por sua vez, um estado que surge a partir da confuso criada pelos outros e onde se tem que fazer uma escolha, optando pela solido e Deus, ou seja, a meditao. A partir da desenvolvido o sentido da existncia: A razo da existncia vem do nosso interior, compreendermo-nos a ns prprios e encontrarmo-nos com Deus.

Edimund Husserl - Fenomenolgia


A FENOMENOLOGIA , EM SENTIDO LATO, UMA ESCOLA FILOSFICA FUNDADA POR EDMUND HUSSERL. NUM SENTIDO MAIS ESTRITO, UMA DISCIPLINA DA FILOSOFIA QUE ESTUDA OS OBJECTOS E AS ESTRUTURAS DA CONSCINCIA PURIFICADA OU TRANSCENDENTAL, DA CONSCINCIA COGNITIVA, E NO DA CONSCINCIA INDIVIDUAL OU EMPRICA, QUAL SE REPORTA A PSICOLOGIA. TODA CONSCINCIA CONSCINCIA DE ALGUMA COISA. ASSIM SENDO, A CONSCINCIA NO UMA SUBSTNCIA, MAS UMA ACTIVIDADE CONSTITUDA POR ATOS (PERCEPO, IMAGINAO, ESPECULAO, VOLIO, PAIXO, ETC), COM OS QUAIS VISA ALGO. NA PRTICA DA FENOMENOLOGIA EFECTUA-SE O PROCESSO DE REDUO FENOMENOLGICA O QUAL PERMITE ATINGIR A ESSNCIA DO FENMENO.

Carl Rogers
Um dos responsveis pelo desenvolvimento da Psicologia Humanista, e o mais importante terico a desenvolver a teoria humanstica da personalidade. Em 1987 foi indicado ao prmio Nobel da paz. 1 a gravar as sesses psicoterapeutas, com as devidas permisses, tornando possvel o estudo subjetivo de um processo eminente subjetivo. Desenvolveu um mtodo teraputico centrado no prprio paciente.

Perspectiva centrada no cliente:


O terapeuta deve desenvolver uma relao de confiana fazendo com que o paciente encontre sozinho sua prpria cura.
H 3 consideraes bsicas e simultnea defendida por Rogers, como facilitadoras no relacionamento psicoterapeuta e cliente: Considerao positiva incondicional, empatia, congruncia.

Considerao positiva incondicional: saber aceitar a pessoa como ela e expressar uma considerao positiva por ela.

Eu escuto to cuidadosamente e atentamente cada pessoa ( Carl Rogers)


Empatia: colocar-se o lugar do outro e ver o mundo atravs dos olhos dele. Congruncia: o terapeuta ser profundamente ele mesmo com

sua experincia.

Rogers se ops teoria de B. F. Skinner de que a personalidade do homem seria moldada pelo meio por meio de condicionamentos operantes. Para Rogers todos os homens so bons na sua essncia, e que todo o aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivduo para o meio, e no o contrrio. Neste sentido, ele nos diz: A Questo saber se podemos permitir que o conhecimento se organize no e pelo indivduo, em vez de ser organizado para o indivduo. (Carl Rogers)

Martin Heidegger Dasein (Ente)


Martin Heidegger foi filsofo, escritor, professor universitrio, reitor e um dos grandes pensadores do sculo 20.
Existencialismo e Fenomenologia.

Anlise da existncia. Investigando o problema do ser. Estar-no-mundo . Conceito de morte (ser-para-amorte)..


Para que a investigao ontolgica possa ocorrer, haver uma fase que antecede; a anlise do meu Dasein particular e concreto. (Martin Heidegger)

Jean Paul Sartre


Foi um filsofo existencialista francs do incio do sculo XX. Esse grande filsofo, romancista e dramaturgo francs exps suas ideias em variados aspectos literrios e centrou-se na concepo de que o indivduo tem absoluta liberdade de escolha. Expe sua idia do existencialismo em duas de suas principais obras: O Ser e o Nada e Crtica da razo dialtica

O Ser e o Nada (1943), Quarta parte


... Realmente, s pelo fato de ser consciente das causas que inspiram minhas aes, estas causas j so objetos transcendentes para minha conscincia; elas esto fora. Em vo tentaria apreend-las. Escapo delas pela minha prpria existncia. Estou condenado a existir para sempre alm da minha essncia, alm das causas e motivos dos meus atos. Estou condenado a ser livre. Isso quer dizer que nenhum limite para minha liberdade pode ser estabelecido exceto a prpria liberdade, ou, se voc preferir; que ns no somos livres para deixar de ser livres...

Hierarquia de Necessidades de Maslow


Abraham Maslow (1908 -1970) foi um psiclogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow. Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics. Necessidades Fisiolgicas Necessidades de Segurana Necessidades Sociais Necessidades de Status e Estima Necessidades Auto- Realizao O homem auto-atualiza, O uso e a explorao plenos de talentos, capacidades, potencialidades.

OBRIGADO!!!
Alunos Psicologia: Andreza Di Luccia Darthcleia Moura Dbora Rievrs Jssica Rodrigues Marina Tavares Kassiane Sousa Vinicius da Gama
Profa Mestre Flavianny Ribeiro

You might also like