You are on page 1of 38

Dissertao Argumentativa

Objetivo
A dissertao um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse gnero textual requer reflexo, pois as opinies sobre os fatos e a postura crtica em relao ao que se discute tm grande importncia.

Objetividade
A objetividade um fator importante, pois d ao texto um valor universal, por isso geralmente o enunciador no aparece porque o mais importante o assunto em questo e no quem fala dele.

Objetividade
A ausncia do emissor importante para que a idia defendida torne algo partilhado entre muitas pessoas, sendo admitido o emprego da 1 pessoa do plural - ns-, pois esse no descaracteriza o discurso dissertativo.

Escolha da Palavra
Palavra o incio da expresso, logo escolha-a muito bem. Imagine o seu leitor - especialista. Primeiro passo: expressar a ideia requer escolha de tema adequado de forma clara e objetiva. No escreva de forma prolixa.

Sentido denotativo e conotativo


Sentido Denotativo sentido real. Sentido Conotativo sentido figurado.

Recomendaes
Os vestibulares esperam dos candidatos textos em sentido denotativo, com poucas palavras, mas coerentes, concisas e objetivas. Escreva para qualquer um ler, no escreva palavras, frases difceis, que no so de fcil entendimento.

Exemplos de expresses a serem evitadas


Estribado no esclio do saudoso mestre baiano, o pedido contido na exordial no logrou agasalho. A perorao do discurso do advogado foi clara ao pedir a absolvio por legtima defesa.

Evitar
Ambiguidades Polissemias Neologismos Arcasmos ou grias Nosso texto no literrio! dissertativo.

Perodo adequado
Frases curtas. Mximo trs oraes por perodos. Lembre-se de no ser prolixo.

Qualidades de um bom perodo


Seja direto ao apresentar a idia; Busque ser claro; Procure usar a ordem direta (sujeito predicado - complemento); Use voz ativa; Evite gerndios.

Ordem inversa e direta das palavras


Descontrados, alegres e peraltas na sala os garotos esto.
Os garotos alegres, descontrados e peraltas esto na sala. Os garotos - Sujeito Simples Esto na sala- Predicado Nominal Alegres, peraltas e descontrados - Predicativo do sujeito. Na sala - Adjunto adverbial de lugar.

Pargrafo adequado
Processo de elaborao consistente e progressivo. Uma boa redao pede planejamento, organizao, assim, tenha: Clareza na abordagem inicial; Contedo argumentativo adequado; Unidade coerente e coesa entre as idias; Objetividade.

Clareza na abordagem inicial


Quem l uma redao no pode se irritar e ficar procurando reler vrias vezes para compreender uma simples idia. Logo, depender de seu incio-porta de entradamais claro possvel. Seja sempre direto e v logo para o assunto, nada de rodear. Apresente sua idia principal, a sua tese, a sua abordagem sobre o assunto da redao.

O tema, segundo o Ministrio da Educao, ser de ordem social, cientfica, cultural ou poltica.

Estrutura dissertao
Tese: idia inicial e algumas sugestes de assuntos a serem tratados na argumentao. Ocupa de 5 a 8 linhas. Divida em 2 ou 3 perodos. O segundo perodo deve lanar as idias a serem explicitadas no desenvolvimento.

Exemplo
As ltimas eleies ocorreram no dia 29 de outubro, pois houve necessidade de segundo turno, j que nenhum dos candidatos obteve maioria absoluta dos votos. As eleies presidenciais demonstram que o presidente eleito Lula ter que governar com a contribuio da oposio para aprovar reformas necessrias ao desenvolvimento do Pas.

Argumentao
Comprova a sua ideia inicial. Apresente fatos objetivos que servem de base para sua abordagem. Seja coerente. O primeiro pargrafo apresenta a ideia. Os prximos argumentam. Aqui demonstra-se conhecimento sobre o assunto principal. Dados, estatsticas, raciocnio lgico, exemplos, causa e conseqncia, prs e contras.

Contedo argumentativo adequado


A argumentao do candidato deve sempre fundamentar de maneira clara e convincente as idias que apresentou na introduo. Todas as partes de um texto devem estar voltadas a um objetivo principal. Acrescentar novas informaes, aps o pargrafo introdutrio. Ser coerente o tempo todo.

Exemplo
Quem assiste TV hoje talvez nem imagine que seu compromisso inicial, quando chegou ao pas, h pouco mais de meio sculo, fosse com educao, informao e entretenimento. No se pode negar que ela evoluiu transformou-se na maior representante da mdia, mas em contrapartida esqueceu-se de educar, informa relativamente e entretm de maneira discutvel. Argumentao histrica.

Concluso
Retomada da tese, arremate de ideias ou pode-se apresentar uma soluo, demonstrando respeito aos direitos humanos. Deve manter relao muito forte com o pargrafo inicial. Nada de cpia, mas retome com embasamento.

Concluso
Interrogao (retrica) s deve ser utilizada quando trouxer implcita a crtica procedente, que instigue a reflexo do leitor. preciso evitar perguntas que repassem ao leitor a incumbncia de encontrar respostas que deveriam estar contidas no prprio texto.

Ideias que podem auxiliar


Ateno ao tema proposto. Nunca copie os textos motivacionais. Selecione o que for mais adequado para a prova. No escreva sobre o que voc no conhece. Pense em quem vai ler.

Coerncia e coeso
Fundamentais para o pargrafo. A coerncia organiza a seqncia dessas idias. Ser coerente ser organizado. A coeso a relao adequada entre idias ou vocbulos.

Elementos de coeso
Algumas palavras e expresses facilitam a ligao entre as idias, seguem algumas sugestes: assim, desse modo - valor exemplificativo e complementar. ainda - introduz mais um argumento. alis, alm do mais, alm de tudo, alm disso introduzem um argumento decisivo. mas, porm, todavia, contudo, entretanto... (conj. adversativas) - marcam oposio entre dois enunciados. embora, ainda que, mesmo que - servem para admitir um dado contrrio para depois negar seu valor de argumento. este, esse e aquele - referncia a termos anteriormente expressos.

Defeitos do texto
Gerundismo; Frases feitas; Quesmo: O jornalista que redigiu a reportagem que apareceu no jornal receber o prmio que todos desejavam. Cacofonia: por cada, boca dela, essa fada. Eco: possvel a aprovao da transao sem conciso e sem associao. Coloquialismo.

Organize seu tempo (planejamento, redao e reviso). Evite frmula preestabelecida. Siga o fio condutor de seu pensamento- lgica coerente. Evite expresses da lngua falada. No busque impressionar o examinador Tese, argumentao e concluso interligadas com a idia central do texto.

Aspectos importantes
No sublinhe o ttulo, coloque apenas se for solicitado. Faa letra legvel (cursiva). Para anular uma palavra use trao. Respeite as margens; Esttica.

Aspectos importantes
No faa menos que o exigido e nem ultrapasse o mximo de linhas da folha de Redao; Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mo de sinnimos e expresses que representem a idia em questo; Repetir idias mudando apenas as palavras resulta em redundncia.

Aspectos importantes
Evite abreviaes (etc, , c/, qdo); No inove na caligrafia; No use lpis, no se identifique e no faa comentrio no final do texto.

Jamais misture dissertao com religio.


1. A soluo para a violncia urbana est em Jesus Cristo, nosso salvador. 2. Freqentar a igreja regularmente e confessarse uma vez por semana: o conselho que dou para quem est passando por conflitos familiares. 3. O conflito pela terra s acontece no Brasil por falta de leitura da Bblia. Tanto o Velho quanto o Novo Testamento trazem ensinamentos que, se aplicados ao campo brasileiro, resolveriam o problema da Reforma Agrria.

Aspectos intrnsecos
Seja direto. No faa pargrafo inicial com perodo nico. Use ordem direta. No impressione o examinador. No seja criativo, escreva o que for pedido. Obedea tipologia textual.

A importncia da leitura
No ler ou no ser capaz de interpretar o que l equivale a impor limites relao do sujeito com o mundo. conden-lo a assumir os valores de outrem, ditados oralmente com o poder da voz. incorporar a histria dos outros como se fosse a sua prpria. Enfim, alienar o indivduo de si mesmo.
Marta M. Costa

Letramento
o estado ou condio que assume aquele que aprende a ler e a escrever. Implcita nesse conceito est a idia de que a escrita traz conseqncias sociais, culturais, polticas, econmicas, cognitivas e lingsticas, quer para o grupo em que seja introduzida, quer para o indivduo que aprenda a us-la.

Exemplo de Redao Nota Dez

A persistncia o caminho do xito.


Chaplin

You might also like