You are on page 1of 21

SINAIS VITAIS Presso Arterial

PRESSO ARTERIAL
A presso arterial a fora que o fluxo sangneo exerce nas artrias. . Atravs de sua medio, dois valores so registrados: o maior, quando o corao se contrai bombeando o sangue (presso sistlica), e a inferior, quando o corao relaxa entre duas batidas cardacas (presso diastlica).

1. 2. 3. 4.

FISIOLOGIA DA PRESSO ARTERIAL SANGUNEA


INTER-RELAO ENTRE VRIOS FATORES HEMODINMICOS: Dbito Cardaco; Resistncia Vascular Perifrica; Volume e viscosidade sangunea; Elasticidade das artrias.

PRESSO SANGUNEA: PS DBITO CARDACO: DC RESISTNCIA VASCULAR PERIFRICA: R PS= DC x R

FISIOLOGIA DA PRESSO ARTERIAL SANGUNEA

FISIOLOGIA DA PRESSO ARTERIAL SANGUNEA


DBITO CARDACO AUMENTADO=mais sangue bombeado em direo as paredes arteriais, provocando elevao na presso sangunea. RESISTNCIA VASCULAR PERIFRICA= Quanto menor o lmen de um vaso maior a RVP. Ex: vasoconstrio perifrica, para desviar o sangue da periferia para orgos principais.

FISIOLOGIA DA PRESSO ARTERIAL SANGUNEA


VOLUME SANGUNEO= Se o volume aumenta maior a presso exercida sobre as paredes arteriais; VISCOSIDADE= Uma maior viscosidade aumenta a dificuldade do fluxo sanguneo atravs dos pequenos vasos. ELASTICIDADE= Com a elasticidade reduzida, h maior resistncia ao fluxo sanguneo.

PRESSO ARTERIAL
Uma vez determinada a presso arterial, conclui-se por valores normais ou elevados, isto , qualifica o indivduo em normotenso ou hipertenso.

PRESSO ARTERIAL
ADULTOS (MAIORES DE 18 ANOS)
Presso Arterial (mmHg) Sistlica Diastlica Categoria

< 130 130-139 140-159 160-179 > 180 > ou= 210 > 140

< 85 85-89 90-99 100-109 > 110 > ou=120 < 90

Normal Normal Limtrofe Hipertenso Leve (estgio 1) Hipertenso Moderada (estgio 2) Hipertenso Severa (estgio 3) Hipertenso Muito Severa (4) Hipertenso Sistlica Isolada

Fonte: III Consenso Brasileiro de Hipertenso Arterial

CUIDADOS NECESSRIOS AO MEDIR A PRESSO SANGNEA


Aparelho devidamente calibrado e manguito adequado ao dimetro do brao; Presso deve ser medida aps um breve repouso (5 minutos sentado ou deitado), pois a atividade fsica interfere na presso sangnea da pessoa; Manter o brao altura do trio esquerdo; Evitar o fumo, a ingesto de lcool e de caf, por exemplo, pois podem proporcionar superestimativas dos valores pressricos. Certificar-se de que o paciente no est com a bexiga cheia; No esfigmomanmetro de coluna de mercrio, a coluna de mercrio deve estar sempre no zero quando o manguito for desinsuflado e deve cair livremente quando a presso aliviada; No prender o diafragma do estetoscpio sob a braadeira do esfigmomanmetro.

MEDIO DA PRESSO ARTERIAL


Mtodo direto: Invasivo cateter arterial; Mtodo indireto: Ausculta e palpao.

A medio indireta da presso sangunea arterial funciona num principio bsico de presso. A aplicao externa de presso, alm daquela que mantm um vaso aberto, provoca a sua ocluso. O sangue flui livremente por uma artria at que um balo seja insuflado e exera presso sobre os tecidos, causando a ocluso dessa artria. Uma vez liberada a presso, o ponto no qual o fluxo sanguneo restabelecido e audvel pela ausculta, determina a presso sistlica. No abafamento do ltimo som, a presso do manguito menor do que a presso intraluminar do vaso, desaparecendo o som.

MEDIO INDIRETA AUSCULTA

MEDIO INDIRETA AUSCULTA


KOROTKOFF: Cirurgio russo, descreveu em 1905, os sons auscultados em uma artria durante o esvaziamento do manguito.

MEDIO INDIRETA AUSCULTA


I Korotkoff = batida clara e ritmada que aumenta gradativamente em intensidade; II Korotkoff = vibraes na parede do vaso, pela disteno do vaso; III korotkoff = ntido e mais intenso; IV Korotkoff = abafamento do 3 som de Korotkoff; V Korotkoff = ausncia de som.

REGISTRO DOS VALORES


I Korotkoff = presso sistlica (mxima) V Korotkoff = presso diastlica (mnima)
Os valores devem ser separados por barras e o brao utilizado deve ser anotado. Ex: BD 120/80 mmHg

MEDIO DA PRESSO ARTERIAL


Segundo III Consenso Brasileiro de Hipertenso Arterial e baseada na American Heart Association
1) 2) 3) Lavar as mos e preparar o material; Explicar o procedimento ao paciente; Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradvel. Localizar a artria braquial por palpao. Colocar o manguito firmemente cerca de 2 cm a 3 cm acima da fossa antecubital centralizando a bolsa de borracha sobre a artria braquial. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferncia do brao e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do brao. Assim, a largura do manguito a ser utilizado estar na dependncia da circunferncia do brao do paciente.

4) 5)

6)

Manter o brao do paciente na altura do corao.

7) Posicionar os olhos no mesmo nvel da coluna de mercrio ou do mostrador do manmetro aneride. 8) Palpar o pulso radial e inflar o manguito at seu desaparecimento, para a estimativa do nvel da presso sistlica, desinflar rapidamente e aguardar de 15 a 30 segundos antes de inflar novamente.

9) Colocar o estetoscpio nos ouvidos, com a curvatura voltada para a frente.


10) Posicionar o diafragma do estetoscpio suavemente sobre a artria braquial, na fossa antecubital, evitando compresso excessiva. 11) Solicitar ao paciente procedimento de medio. que no fale durante o

12) Inflar rapidamente, de 10 mmHg em 10 mmHg, at o nvel estimado da presso arterial.

13)

Proceder deflao, com velocidade constante inicial de 2 mmHg a 4 mmHg por segundo, evitando congesto venosa e desconforto para o paciente. 14) Determinar a presso sistlica no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), que se intensifica com o aumento da velocidade de deflao. 15) Determinar a presso diastlica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff), exceto em condies. Especiais. Auscultar cerca da 20 mmHg a 30 mmHg abaixo do ltimo som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder deflao rpida e completa. Quando os batimentos persistirem at o nvel zero, determinar a presso diastlica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff).

16) Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas. 17) Registrar os valores das presses sistlica e diastlica, complementando com a posio do paciente, o tamanho do manguito e o brao em que foi feita a mensurao. Dever ser registrado sempre o valor da presso obtido na escala do manmetro, que varia de 2 mmHg em 2 mmHg, evitando-se arredondamentos e valores de presso terminados em 5. 18) O paciente deve ser informado sobre os valores da presso arterial e a possvel necessidade de acompanhamento. 19) Lavar as mos e arrumar os materiais.

OBSERVAES
Na presena de fibrilao atrial, pela dificuldade de determinao da presso arterial, devero ser considerados os valores aproximados. Nos indivduos idosos, alcolicos e/ou em uso de medicao antihipertensiva, a presso arterial deve ser medida tambm na posio ortosttica. Consulta de enfermagem: mnimo duas medidas, com intervalo de 1 a 2 minutos entre elas; caso as presses diastlicas obtidas apresentem diferenas superiores a 5 mmHg, sugere-se que sejam realizadas novas aferies. As medies na primeira avaliao devem ser obtidas em ambos os membros superiores. As posies recomendadas na rotina para a medida da presso arterial so sentada e/ou deitada.

Circunferncia Denominao Largura Comprimento do do brao(cm) manguito da bolsa (cm) do brao (cm) 5-7,5 Recm-nascido 3 5 7,5-13 Lactente 5 8 13-20 Criana 8 13 17-24 Adulto magro 11 17 24-32 Adulto 13 24 32-42 Adulto obeso 17 32 42-50 Coxa 20 42

MEDIO DA PRESSO ARTERIAL EM MEMBROS INFERIORES de membro O procedimento deve ser igual ao

superior, com exceo de: 1. Utilizar manguito maior, de tamanho adequado, colocado no tero inferior da coxa; 2. Colocar o paciente em decbito ventral; 3. Realizar a ausculta na artria popltea.

You might also like